Alfafa como um siderat

Contente
  1. Visualizações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Regras básicas de semeadura
  4. Como cortar alfafa?

Atualmente, para tornar o solo mais nutritivo e fértil, vários adubos verdes são utilizados. São fertilizantes especiais que, entre outras coisas, podem aumentar significativamente a produtividade. A alfafa é freqüentemente usada como adubo verde. Hoje falaremos sobre as principais vantagens e desvantagens dessas plantas, bem como como plantá-las corretamente.

Visualizações

Atualmente, várias variedades dessa vegetação podem ser usadas para fertilizar chalés de verão.

  • Alfafa de semeadura azul. Esta cultura se distingue pela parte terrestre mais exuberante. A altura do fuste pode variar de 40 a 80 centímetros. Este tipo permite que você obtenha 2 ou 3 cortes. A vegetação densa protege o local da erosão. O sistema radicular penetra profundamente no solo (2-3 metros). Essa alfafa pode crescer até mesmo em solo altamente ácido, em um lugar, ela cresce por 10-15 anos. Neste caso, o rendimento máximo de adubo verde ocorre 3-4 anos após a semeadura.
  • Alfafa em forma de foice amarela. Essa variedade tem uma altura de até 55-60 centímetros. Ela cresce em um lugar por 5-7 anos. Este tipo de adubo verde apresenta uma resistência especial às doenças e à ação de organismos nocivos. A espécie pode se desenvolver em quase qualquer solo. Além disso, a alfafa crescente amarela pode tolerar facilmente flutuações extremas de temperatura e geadas.

Vantagens e desvantagens

A alfafa tem muitos benefícios importantes como adubo verde. Vamos destacar os principais.

  • Recuperação de frutificação. Alfalfa é capaz de restaurar até as áreas mais erodidas.
  • Melhorando a troca de ar. O sistema radicular desta planta penetra perfeitamente no solo, o que contribui para uma melhor circulação do ar. A troca de umidade também pode aumentar.
  • Acúmulo de componentes contendo nitrogênio. A alfafa, ao interagir com bactérias nodulares especiais, começa a produzir nitrogênio por conta própria.
  • É o adubo verde mais eficaz. A alfafa é melhor usada para aquelas áreas suburbanas que precisam ser melhoradas completamente, esta planta será útil por mais de dois anos.
  • Proteção do solo. Esse adubo verde permite proteger o solo do congelamento na estação fria, do superaquecimento excessivo com o calor, bem como dos efeitos negativos de uma grande quantidade de umidade e ventos fortes.
  • Propriedades sanitárias. A vegetação é às vezes usada para limpar o solo de vários patógenos e pequenas pragas. Além disso, não permitirá que ervas daninhas apareçam no site.
  • Formação de cobertura morta. A planta cresce rapidamente e acumula massa verde, que será usada no futuro para cobertura morta. Às vezes, é levado para a alimentação do gado.

Apesar de todas as vantagens acima, a alfafa como siderat tem uma série de desvantagens significativas.

  • Preço Alto. Comparada com outros adubos verdes e fertilizantes, a alfafa tem um preço bastante alto, então nem todos podem pagar.
  • A dependência da germinação do material de plantio às condições meteorológicas. Para obter mudas maduras, uma grande quantidade de umidade é necessária. Se não houver água suficiente, então um grande número de lugares vazios pode aparecer na cabana de verão onde o material da semente não germinou.

Regras básicas de semeadura

Para que a alfafa brote, algumas regras importantes de plantio devem ser seguidas. Então lembre-se disso Antes de plantar as sementes, você deve preparar cuidadosamente o solo. Para isso, é desenterrado pela primeira vez no período de outono do ano. A profundidade deve ser de pelo menos 25 ou 30 centímetros.

Caso se verifique que o terreno selecionado apresenta acidez excessiva, será necessário realizar o beneficiamento com cal ou gesso antes da escavação.

Em seguida, na primavera, é necessária a gradagem, o que contribui para o nivelamento do terreno e retenção da umidade. Só então a alfafa pode ser semeada. Recomenda-se fazer isso junto com areia.

A profundidade de semeadura não deve ser superior a 2 centímetros. Após o desembarque, você pode percorrer o território com um rolo ou forcado especial. Este procedimento permitirá compactar e nivelar a área.

Lembre-se de que esta planta é perene, então você deve esperar o efeito dela apenas alguns anos após o plantio.

Como cortar alfafa?

Este procedimento é realizado durante o período de floração mais ativa. Geralmente ocorre 55-60 dias após a semeadura. A vegetação cortada deve ser deixada no local para recortar. Além disso, tudo isso pode ser enviado imediatamente para a fossa de compostagem.

Além do mais, se houver muita grama, uma parte dela pode ser usada como alimento para o gado. Após um mês, será possível ceifar o rescaldo formado, mas ao mesmo tempo, não permitir a lignificação dos caules. Esses elementos não caberão como um siderat.

Na semeadura da primavera, a grama é cortada durante a floração, quando pelo menos uma pequena parte já formou as lâminas das folhas e os botões das flores. A roçada não deve ser feita em tempo chuvoso, é recomendável fazê-lo em dias de sol.

Lembre-se de não cortar a alfafa muito baixa. Caso contrário, os rebentos jovens podem simplesmente morrer. Com a abertura incompleta dos botões, o procedimento é realizado por cerca de 5 centímetros. Se as flores já estiverem totalmente abertas, você pode aumentar o corte para 10 centímetros.

Muitas vezes, o siderat não deve ser ceifado, porque isso pode levar ao esgotamento severo da vegetação e posterior morte da cultura.

Se a planta parecer muito fraca, o corte deve ser adiado.

Dicas para o cultivo de alfafa no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário