Trevo como um siderat
Siderados ou fertilizantes verdes são geralmente chamados de plantas que são cultivadas com o propósito de serem posteriormente embutidos no solo. Eles melhoram a estrutura do solo, enriquecem-no com nitrogênio e inibem o crescimento de ervas daninhas. O trevo é um dos siderados mais baratos e populares.
Vantagens e desvantagens
O trevo pertence ao gênero de planta da família das leguminosas. Como um siderat, tem muitas vantagens.
- Nas raízes do trevo existem nódulos especiais, dentro dos quais se instalam bactérias únicas. Esses microrganismos podem absorver o nitrogênio do ar, que está contido no solo, e fornecê-lo às plantas.
- As raízes do trevo drenam e soltam o solo, cultivam solo argiloso, tornando-o permeável à água e ao ar.
- Esta planta aumenta a adesão das partículas do solo. Pode ser plantada em quase todos os solos, mesmo nos arenosos, bem como em encostas acidentadas.
- Quando o trevo cresce, forma-se um gramado denso, que é de grande importância para proteger o solo das geadas de inverno e das secas de verão. Este solo não é lavado por tempestades.
- Bom controle de ervas daninhas.
- A descarga das raízes do trevo pode repelir e destruir as pragas. Por exemplo, um verme perigoso para as batatas.
- Esta planta é uma boa planta de mel. Atrai insetos que polinizam as plantações próximas.
Alguns recursos podem ser atribuídos a desvantagens.
- O desenvolvimento do trevo é um processo longo. Demora muitos anos para que a planta seja efetivamente usada como adubo verde.
- Não tolera solos ácidos e salgados, bem como solos muito úmidos.
- O trevo está sujeito a crescimento excessivo. Após o esverdeamento, o crescimento da planta principal pode parar.
- Nos locais húmidos que esta planta prefere vivem lesmas e caracóis, que podem prejudicar as culturas circundantes.
Visualizações
De acordo com a cor das flores de trevo, podem ser distinguidos 3 grupos principais.
- Vermelho. É uma planta de prado que atinge os 20-50 cm, tem caule ascendente e folhas trifolioladas. As inflorescências são capitadas, rosa-avermelhadas, friáveis. Os frutos são formados em setembro - trata-se de feijão com uma única semente. O trevo vermelho dá 4 vezes mais massa do que o trevo branco e rosa, mas deve crescer em adubo verde por pelo menos 2-3 anos.
- Branco (mingau branco). Tem um forte sistema de raiz principal. Possui caule rasteiro, que se enraíza nos nós, as folhas são tripartidas, localizadas em raízes alongadas de até 32 cm de comprimento e os botões das flores são em forma de bola, branca ou branco-rosada. No final de junho, os frutos amadurecem na forma de feijão chato com 3-4 sementes de laranja em cada. Para fazer a sideração, precisa ser cultivada por cerca de 20 anos.
- Cor de rosa. Espécies híbridas de até 83 cm de altura, brotos tubulares e folhas obovadas ou ovais. As inflorescências são terry e densas, na primavera são rosa claro, no verão adquirem uma tonalidade marrom. Os frutos planos e oblongos amadurecem no final do verão ou início do outono.
Para que culturas é usado?
O trevo será um bom precursor para as plantas e vegetais de jardim que requerem nitrogênio no solo. Isso inclui pepino, berinjela, repolho, tomate, morango, batata, abóbora. Ao usar adubo verde, não há necessidade de aplicar fertilizantes orgânicos. É importante saber que os vegetais não devem ser plantados antes de três semanas após o corte. Recomenda-se plantar leguminosas pelo menos 4 anos após o trevo parar de crescer.
Regras de pouso
Você pode semear trevo em qualquer estação quente. No outono, as sementes devem ser plantadas no solo, cuja temperatura é inferior a +15 graus Celsius. Em solo quente, eles brotam rapidamente e podem morrer na geada. As sementes plantadas no verão requerem umidade regular do solo.
Antes do processo de plantio, as sementes devem ser embebidas por 12 horas em água em temperatura ambiente ou em solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, devem ser bem secos para que não grudem. Imediatamente antes da semeadura, as sementes devem ser misturadas em proporções iguais com húmus seco e areia.
O trevo vermelho é melhor plantado no início da primavera porque seus brotos preferem baixas temperaturas. Antes do plantio, será útil adicionar estrume e fertilizantes de cal ao solo se o solo for ácido. A semeadura deve ser em solo úmido com 2 cm de profundidade, podendo-se espalhar uniformemente as sementes ou colocar em ranhuras a uma distância de 15 cm uma da outra. Após o processo de plantio, o solo pode ser ligeiramente enrolado, o que melhorará a aderência das sementes ao solo. Os brotos aparecerão em cerca de 5 dias.
O trevo branco pode ser plantado como semente ou mudas. Plantas desta cor fortalecem perfeitamente as encostas.
Recomenda-se misturar as sementes com a mesma quantidade de areia do rio antes do plantio. Melhor não plantar no início da primavera. O local de plantio deve estar bem limpo de ervas daninhas para que as plantas jovens se desenvolvam com sucesso.
Dicas de cuidados
Para cultivar corretamente o trevo, que se tornará um adubo verde maduro, você deve seguir as recomendações de especialistas.
- Para alimentar as plantas jovens, é necessário aplicar esterco líquido. O verbasco é diluído em água 1: 2 e colocado para fermentar, coberto com uma película, por vários dias. Em seguida, a mistura é diluída com água na proporção de 1: 5 e é realizada a rega.
- Os fertilizantes com cal não só reduzem a acidez do solo e o tornam respirável, como também contêm o cálcio necessário para o trevo.
- É melhor regar as plantas jovens com uma mangueira com um bico de malha fina.
- Recomenda-se alimentar as plantações de trevo com fertilizantes minerais 1-2 vezes por temporada. Os fertilizantes nitrogenados são usados na primavera e após o corte. Fósforo-potássio - uma vez por temporada, a partir do segundo ano de crescimento, formam raízes saudáveis e aumentam a resistência da planta à geada.
- Não se esqueça de soltar o solo e remover as ervas daninhas em tempo hábil.
Tempo de corte
É necessário cortar qualquer trevo como um siderat não antes de 2 anos de crescimento. O corte (especialmente de plantas com flores vermelhas) deve ser feito várias vezes por temporada. Recomenda-se cortar pela primeira vez durante a formação dos botões, em julho, quando a altura das plantas é de cerca de 10 cm, período durante o qual o trevo é mais rico em nitrogênio, valioso para outras culturas.
Durante a última poda no outono, eles são guiados pelo fato de que antes do frio o trevo faz brotos aéreos. Se a semeadura for feita em agosto, o trevo não é ceifado, saindo até a primavera. Então, em abril-maio, eles cortam a raiz e plantam vegetais.
Para o trevo branco como um siderat, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.