Qual adubo verde é melhor para semear na primavera?

Contente
  1. Para que servem?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Tecnologia em crescimento

Jardineiros inexperientes, tentando adicionar beleza ao seu local, começam a destruir cada folha de grama, sem perceber que logo a terra deixará de ser fértil. Será muito difícil restaurar a qualidade do solo no futuro. Para evitar tal problema, é aconselhável recorrer à ajuda dos siderados. Neste artigo, examinaremos mais de perto o papel desses "curandeiros verdes" na fertilidade da terra.

Para que servem?

Siderata - São certas plantas, constituídas por uma ou mais espécies, cuja semeadura é necessária para melhorar as propriedades do solo.

Plantas semelhantes semeado ao longo da temporada - e na primavera antes das colheitas principais, e no verão depois da colheita, e no outono para deixar no solo para o inverno. Siderata tem uma poderosa estrutura de raízes, solta o solo e ao mesmo tempo o enriquece com matéria orgânica fina.

Essa vegetação fornece ao solo o principal componente de sua fertilidade - o húmus, que é obtido quando a massa verde se decompõe.

Siderata desempenha as seguintes funções úteis:

  • prevenir o crescimento de ervas daninhas;
  • proteger o solo de ressecamento, superaquecimento ou hipotermia;
  • não permitir que várias pragas se multipliquem e lutem contra patógenos;
  • soltar o solo devido à estrutura especial do sistema radicular;
  • dar folga ao solo após arar a grama, promover a troca de ar adequada;
  • não permitir que a camada fértil e os nutrientes necessários sejam eliminados;
  • proteger contra a erosão;
  • ajudar na remoção dos microelementos necessários para as camadas aráveis ​​superiores do solo;
  • enriquecer a terra com fertilizantes valiosos (nitrogênio, potássio, fósforo), que são formados durante o processamento;
  • diminuir a acidez do solo;
  • a parte da raiz do adubo verde é um alimento útil para vermes e outros microorganismos necessários.

Visualizações

Vamos conhecer os principais tipos de adubos verdes adequados para a semeadura na primavera.

  • Mostarda. O mais famoso tipo de planta para semeadura na primavera. Ele não tem medo de geadas, mas pântanos e azedos não são adequados para ele. Amadurece em 1,5-2 meses, crescendo com uma massa verde exuberante, impedindo o crescimento de ervas daninhas. Esta cultura de adubo verde solta o solo, evita doenças nas plantas como a requeima e fusarium.
  • Ervilhas. Pertence à família das leguminosas, cujo objetivo é a restauração do solo. Em 1,5 meses, ganha massa verde suficiente, evitando que as camas superaquecem e sequem. Solos neutros e suficientemente úmidos são adequados para ele. Esta cultura tolera ondas de frio moderadas, mas não resiste à geada.
  • Tremoço. A melhor opção para o plantio na primavera. Devido à sua capacidade de restaurar a fertilidade de qualquer solo, é frequentemente usado em áreas abandonadas. Esta planta é semeada 2 meses antes do plantio das principais variedades ou no outono, após a finalização da colheita. Esta espécie adora solos leves e ácidos, mas é capaz de germinar em solos argilosos e arenosos.
  • Aveia. Esta cultura é considerada a mais antiga e familiar de todos. Os caules da aveia contêm muitas proteínas essenciais. Graças às suas raízes poderosas, esta planta é capaz de formar uma camada densa, saturando o solo com as vitaminas e o oxigênio necessários. Devido ao arranjo próximo dos caules entre si, este adubo verde protege a cultura principal das ervas daninhas. Qualquer solo vai servir para ele, mesmo argiloso.
  • Phacelia. Essa cultura, além de desempenhar funções que melhoram a qualidade do solo, é também protetora de diversos parasitas para as principais plantas.
  • Trigo mourisco. Esta cultura não é exigente e pode crescer em solos pobres e ácidos. Esta espécie alimenta a terra com fósforo e potássio e evita o crescimento de ervas daninhas, incluindo a malfadada erva de trigo. O trigo sarraceno é uma planta que gosta de calor, portanto, a semeadura é recomendada no início de maio.

A semeadura de adubo verde na primavera deve ser iniciada após o derretimento final da neve e o aquecimento do solo. O solo deve ser liberado de detritos estranhos com antecedência e, em seguida, solto.

Como escolher?

Escolher um certo adubo verde para semear na primavera, é necessário levar em consideração o estado do solo e a cultura principal que ali crescerá... Siderata leguminosas e cereais as colheitas são adequadas para qualquer tipo de solo. Escolhendo um tipo de cultura de adubo verde antes de plantar batatas, é melhor escolher uma mistura de vários tipos de plantas. A combinação ideal: aveia com ervilha ou aveia com cevada. Mas vale a pena considerar que as variedades de cereais não podem ser semeadas antes das batatas para evitar o aparecimento de um verme.

Ao escolher adubo verde para um jardim, você deve seguir algumas regras:

  • o uso de adubo verde e da cultura principal da mesma família é inaceitável;
  • a alternância da cultura de adubo verde em um só lugar é necessária;
  • é preferível usar espécies de cereais em solos argilosos devido à capacidade dessas plantas de soltar a camada superior da terra;
  • não se pode trazer adubo verde até o aparecimento de sementes, elas devem ser ceifadas na hora certa.

Para o cultivo em casa de vegetação, as misturas que cicatrizam o solo serão correspondentes, pois neste caso não é possível observar a rotação de culturas.

Por exemplo, em um futuro jardim para tomates tremoço, mostarda, phacelia, aveia devem ser plantados. A massa verde regenerada, aproximadamente 2 semanas após a semeadura, deve ser ceifada e arada no solo. Antes dos pepinos É aconselhável semear mostarda branca, além dela, pode-se usar aveia, phacelia, centeio e colza primavera. Variedades semelhantes podem ser semeadas antes de berinjela e pimenta.

Tecnologia em crescimento

No outono, no final da colheita, começam os trabalhos de introdução de diversos fertilizantes no solo. Em seguida, eles desenterram tudo. No início da primavera, após o degelo da neve, é hora de começar a preparar e continuar a semear. Para fazer isso, usando um ancinho, eles quebram e nivelam os torrões de terra que sobreviveram após o inverno e semear uma espécie ou uma mistura de vários tipos de culturas de adubo verde. Existem duas maneiras de semear.

  1. Semeadura contínua sobre a superfície de um solo previamente preparado, que é posteriormente arado com ancinho.
  2. Sulcos. Antes de semear, se necessário, cave o solo com uma profundidade de 4 a 7 cm, depois faça fileiras no ângulo da enxada, coloque as sementes e, com um ancinho ou enxada, nivele o terreno. O canteiro acabado é coberto com qualquer cobertura morta, evitando que os pássaros biquem as sementes. Os adubos verdes são ceifados bem no início da formação dos botões ou 2-3 semanas antes do plantio da cultura principal.

Além das descritas acima, uma versão em fileiras largas de semeadura de plantas de adubo verde também é usada, que é usada para o plantio de mudas.

        Nesta versão, o adubo verde é semeado em 2 fileiras, recuando 15 cm entre as fileiras, em seguida, uma fileira de 20 a 25 cm de largura é separada para as mudas e novamente 2 fileiras são preenchidas com adubo verde. No auge da temporada, os residentes de verão experientes podem semear variedades de adubo verde mais de uma vez.

        Decidir sobre adubo verde para o plantio na primavera, a qualidade do solo e da planta principal, que posteriormente crescerá neste local, deve ser avaliada... Com uma abordagem competente para esta tarefa, qualquer jardineiro sempre terá uma boa colheita.

        Veja o vídeo a seguir para dicas sobre quais adubos verdes semear na primavera.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário