Como usar a colza como adubo verde?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Recursos crescentes
  4. Conselho de profissional

A utilização da colza como adubo verde no outono ou na primavera permite preparar adequadamente o solo para a nova época de semeadura. Entre outros fertilizantes verdes, distingue-se pela sua despretensão, habitabilidade - vai bem com centeio, ervilhaca, mostarda. Antes de semear a colza de inverno e de primavera, vale estudar dicas para preparar e desenterrar o solo, além de decidir o local de plantio para a adubação verde.

Vantagens e desvantagens

O estupro é uma cultura favorita de agrônomos e fazendeiros... O plantio no local permite obter uma planta de mel que atrai abelhas, biocombustível universal, ração animal e até óleo próprio para fritar. Para fins agrícolas, a colza é mais frequentemente usada como adubo verde - uma fonte natural de nutrientes valiosos para o solo. É importante notar os benefícios óbvios da cultura.

  1. Alta velocidade de crescimento de massa verde. Após ser embutido no solo, esse valioso material se torna uma fonte de fósforo, enxofre e matéria orgânica.
  2. Sistema radicular desenvolvido. Desempenha 2 funções ao mesmo tempo - penetra profundamente no solo, extraindo os componentes minerais mais valiosos, solta o solo, melhorando a sua permeabilidade.
  3. A presença de óleos essenciais na composição. Eles agem como inseticidas, repelem as pragas de insetos. Além disso, a colza pode servir como fitoncida, prevenindo o desenvolvimento de doenças do solo.
  4. Minimização da erosão do solo. O plantio de colza evita a flacidez do solo devido à influência das águas subterrâneas, retém a neve no inverno e evita a erosão eólica no verão.
  5. Controle de ervas daninhas. Ao plantar em locais onde as safras de frutas vermelhas estão crescendo, o estupro ajuda a protegê-los. É importante observar que o controle de ervas daninhas, neste caso, é bastante eficaz e quimicamente seguro.
  6. Saturação intensiva do solo com nitrogênio. De acordo com esta propriedade, apenas as leguminosas podem ser comparadas com a colza.

Existem também características que podem ser atribuídas a desvantagens. A colza não cresce muito bem em solos com alto nível de acidez, densidade ou umidade significativa, água estagnada.

Essa cultura não pode ser plantada constantemente em um só lugar - o intervalo deve ser de 4 anos. Não é recomendado o cultivo de colza como adubo verde após plantas crucíferas, bem como antes do plantio de beterraba - ela espalha um nematóide que é perigoso para esta cultura de raízes.

Visualizações

Os tipos de colza que existem hoje são geralmente subdivididos para a primavera e o inverno. A primeira opção envolve um esforço mínimo de crescimento. Colza de primavera refere-se a anuais, não dá alta eficiência como adubo verde. Inverno - bienal, normalmente é semeado junto com o centeio para enriquecer o solo com os componentes minerais mais valiosos. Para o plantio, eles escolhem o início do outono - neste caso, a planta terá tempo para florescer, o crescimento será direcionado ao máximo para aumentar o volume de folhagem, substâncias mais valiosas entrarão no solo.

Os rebentos novos podem ser cortados várias vezes por estação. A última vez em setembro, eles não são removidos, mas trazidos diretamente para o solo durante a escavação. É importante aprofundar o fertilizante verde em pelo menos 10-15 cm. Ao planejar o plantio de plantas para o inverno, a semente de colza é esmagada e enviada para apodrecer o mais tardar 3 semanas antes desse momento.

Recursos crescentes

O estupro como adubo verde tem suas próprias características de cultivo. É muito importante proporcionar-lhe as condições necessárias para a germinação e nutrição, pois esta cultura em si garantirá a correta e completa saturação do solo com substâncias biologicamente ativas. É só importante levar em consideração as peculiaridades da semeadura, que estão disponíveis nas variedades de inverno ou primavera. O plantio pode ser feito durante um período em que a terra está quente o suficiente - da primavera até meados do outono.

Semeadura

A estupro é uma planta anual com raiz reta e ramificação horizontal. É mais resistente aos efeitos da geada, pode suportar temperaturas de até -3 e até -8 graus. Costuma-se semear na primavera ou início do verão - o que é suficiente para proporcionar as oportunidades necessárias para o desenvolvimento dos rebentos verdes. O procedimento será o seguinte:

  • escavando o solo;
  • nivelamento da camada superficial do solo;
  • fertilização se necessário;
  • remoção completa de ervas daninhas;
  • embeber as sementes em um remédio complexo para pragas ("Cosmos", "Promet");
  • colocar sulcos com uma distância de 15 cm entre eles;
  • as sementes são imersas em um método de linha, aprofundado em 2 cm.

A estupro de inverno é tradicionalmente plantada no outono. A melhor maneira de fazer isso é setembro, dando ao jovem crescimento a chance de emergir e crescer com sucesso. Se o outono for quente, a colza de inverno pode até florescer facilmente. No momento da semeadura, as sementes pequenas são misturadas com areia limpa e seca, de preferência areia de rio ou mar. A proporção é de 1: 25, você pode até aumentar este indicador - a densidade de plantio correta é de cerca de 100 sementes por 1 m2.

Plantar antes do inverno tem suas vantagens. Substâncias biologicamente ativas, componentes minerais, neste caso, são armazenados no solo e não são eliminados pelas águas subterrâneas. Um maciço cortado de vegetação colocado no topo das cristas cria uma proteção natural e emite calor. O solo fica menos exposto ao risco de erosão e preserva melhor sua estrutura natural.

A planta brota de 4 a 8 dias após o plantio, necessitando de cerca de 60 dias para um desenvolvimento adequado e completo. Às vezes, é melhor adiar a semeadura para agosto do que atrasar-se. Com um plantio tardio, a planta pode congelar em um inverno com pouca neve. As variedades de inverno toleram mal solos argilosos e argilosos, arenitos.

Cuidado

O principal cuidado com o estupro na primavera é a rega periódica e a colheita de ervas daninhas. Especialmente importante capina quando o crescimento jovem aparece. O estupro é facilmente obstruído por ervas daninhas e pode retardar seu crescimento. Durante a temporada, você precisa fornecer controle de pragas, uma vez que todos os representantes da família crucífera não são muito resistentes a eles.

O estupro de inverno não requer cuidados especiais. Ao cultivar com adubo verde, só é importante prevenir a floração. À primeira aparição dos botões, os rebentos são ceifados até à base, transformam-se em cobertura morta e são cravados no solo. Na primavera, as mudas aparecerão assim que as temperaturas médias se tornarem positivas.

Limpeza

É comum colher estupro na primavera na 2ª ou 3ª década de julho. O primeiro corte deve ser feito antes que a planta floresça. Depois disso, o terreno terá tempo de voltar a crescer. As verduras obtidas na primeira vez podem ser compostadas.

O estupro de inverno é colhido pela primeira vez antes do inverno. É ceifado novamente no próximo ano, assim que os botões começam a aparecer nos brotos. A escavação é necessária apenas se o segundo ano de plantio tiver expirado. Nesse caso, tanto o caule quanto o sistema radicular da colza são convertidos em fertilizante.

Depois de arar as plantas, você precisa esperar pelo menos 3 semanas e, em seguida, semear a cultura principal.

Conselho de profissional

Em caso de violação das regras e condições de plantio, a colza de inverno pode se transformar em primavera e vice-versa. Vale a pena considerar que uma planta que não foi ceifada pode atingir 150 cm de altura. Colhidas no final da estação, essas plantas proporcionam um aumento máximo na fertilidade do solo ao serem incrustadas no solo e apodrecendo. O enriquecimento de nitrogênio será muito intenso.

Quando usado como adubo verde, o estupro da primavera é geralmente usado apenas no estado de crescimento jovem. Os grandes rebentos formados são ceifados, os restantes caules são tratados com EM-líquido, o que permite acelerar a formação do vermicomposto devido à intensa decomposição. A estupro da primavera é melhor plantada em áreas onde os cereais crescerão no futuro. Mostarda ou ervilhaca podem ser colocadas na vizinhança.

O plantio de colza como adubo verde é importante para plantas cultivadas como abobrinha, pimentão, pepino, tomate e batata. As colheitas são plantadas antes ou depois dessas espécies para restaurar a fertilidade do solo.

Para os benefícios do adubo verde e os benefícios da colza, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário