Como usar a mostarda como adubo verde?

Contente
  1. Como isso é útil?
  2. Por que a phacelia é melhor?
  3. Quando semear?
  4. Taxa de semeadura
  5. Tecnologia de uso
  6. Quando cortar e cavar?
  7. Dicas úteis

A mostarda é o adubo verde preferido dos jardineiros. Substitui facilmente fungicidas e inseticidas. A mostarda permite reduzir a quantidade de solo a ser desenterrado no jardim e livrar a área de ervas daninhas indesejadas. E não é de estranhar - tem propriedades únicas, pelo que é uma espécie de médico da eco-agricultura.

Como isso é útil?

A mostarda é um fertilizante de fácil digestão, razão pela qual é apreciado pela maioria dos jardineiros. Ele cresce muito rapidamente. De cem metros quadrados de terreno, você pode coletar até 400 quilos desta planta.

Suas folhas e caules contêm muitas substâncias orgânicas, altos níveis de nitrogênio, fósforo e potássio.

A mostarda cultivada para adubo verde é de grande benefício não só para os humanos, mas também para o solo, bem como para as lavouras que crescem nessa área.

  • A mostarda ajuda a restaurar os elementos que faltam no solo. Ele rapidamente preenche o solo do jardim com matéria orgânica, que é incorporada na composição do solo.
  • A planta de adubo verde absorve minerais pesados ​​e os converte em uma forma leve.
  • Melhora a estrutura do solo, pois é um agente fermentador ideal.
  • Um benefício importante da mostarda é suprimir o crescimento de ervas daninhas antes do plantio e após a colheita.
  • Esta planta resiste à lixiviação de nutrientes do solo do jardim durante o tempo chuvoso.
  • As substâncias benéficas secretadas pelas raízes do adubo verde-mostarda resistem à formação de fungos e bactérias. Ele minimiza o número de fitofores patogênicos e microorganismos putrefativos.
  • Graças a esta planta, será possível devolver a cultura do jardim ao seu lugar habitual para o jardineiro muito mais cedo do que deveria.
  • Na composição do solo onde a mostarda branca cresce, o número de pragas diminui.
  • A mostarda sem cortes tardios atua como uma cobertura morta que retém a neve.
  • A mostarda, plantada na primavera como adubo verde, é uma excelente planta de mel durante a floração.
  • Para a maioria das plantações de jardim, a mostarda branca é uma boa vizinha, como ervilhas e uvas. Cultivando mostarda próximo a árvores frutíferas, você pode ter certeza de que a mariposa e os pulgões não atacarão as árvores.

A mostarda é inerentemente uma cultura despretensiosa. Ela não requer cuidados especiais consigo mesma. Sementes de mostarda para adubo verde podem ser encontradas em qualquer loja de jardinagem. Ao mesmo tempo, seus preços não afetarão de forma alguma o estado da carteira. Após a floração, as sementes coletadas pelo jardineiro são destinadas a serem usadas como sementes para a próxima temporada.

E ainda, existem algumas nuances que um jardineiro deve prestar atenção ao escolher um local para semear mostarda para adubo verde. Esta planta não deve ser cultivada em terras onde o rabanete, a colza e outras plantas crucíferas já cresciam.

Jardineiros inexperientes afirmam que, como análogo da mostarda branca, existe uma variedade amarela com as mesmas propriedades. Mas este não é o caso. Amarelo mostarda é o nome comum da mostarda branca.

Por que a phacelia é melhor?

Antes de fazer uma conclusão: qual planta é melhor, é preciso ler atentamente as características do oponente da mostarda branca. Phacelia é uma planta da família aquifolácea utilizada por muitos agricultores como adubo verde. Em climas quentes, a phacelia desenvolve hastes ásperas que, após o corte, se decompõem muito lentamente. Consequentemente, a eficácia do uso desse adubo verde é significativamente reduzida.

Os biólogos de Phacelia argumentam que esta cultura não apenas remove as ervas daninhas do solo, mas também aumenta a fertilidade do solo. Ele enche a terra de nutrientes e oligoelementos.

Sementeira de phacelia para adubo verde deve ser produzido no outono, cerca de 2 meses antes do início da geada. Este tempo é suficiente para que a planta fique mais forte e seja capaz de sobreviver ao frio severo.

Tendo lidado com as principais propriedades da phacelia, você pode começar a descobrir qual adubo verde é melhor. Na verdade, ambas as culturas curam o solo. No entanto, na estação quente, a phacelia forma uma base rugosa, da qual é muito difícil livrar-se. O caule leva muito tempo para se decompor e se assemelha a brotos de ervas daninhas. Por esse motivo, os veranistas que vivem nas regiões sul recomendam o uso da mostarda como adubo verde. Enquanto as regiões do norte são mais adequadas para phacelia.

E apenas alguns agricultores que cuidam regularmente de sua fazenda alternam a semeadura dessas safras.

Quando semear?

Agricultores com grandes campos para plantações e jardineiros com pequenas parcelas apreciaram a utilidade da mostarda branca como siderat. Em que cada jardineiro determina o tempo de semeadura de forma independente, com base na experiência pessoal. Alguns semeiam no outono, enquanto outros preferem a primavera.

Na verdade, o momento de semear mostarda para adubo verde dependem da localização geográfica da região, flutuações de temperatura e mudanças climáticas. Mas os residentes de aldeias indígenas são mais frequentemente guiados por de acordo com o calendário de semeadura e os sinais folclóricos.

Antes do inverno

Poucas pessoas sabem que a semeadura de mostarda para adubo verde pode ser realizada no final do outono. O plantio antes do frio que se aproxima é voltado para os brotos da primavera. O processo de semeadura é igual ao plantio de cenoura, salsa e outras safras.

O ponto principal do plantio de adubo verde-mostarda antes do inverno são os brotos no início da primavera. E antes que chegue a hora do plantio principal, a planta poderá ganhar massa verde.

Na primavera

Semeadura de primavera de mostarda para adubo verde começa em março, quando a neve derrete e o solo se aquece a temperaturas acima de zero grau. Apenas o solo estará suficientemente umedecido, portanto, não será necessário realizar trabalhos adicionais de irrigação. O local de plantio selecionado é limpo de ervas daninhas e a semeadura é realizada por cima. Em um mês, a biomassa plantada atinge o tamanho necessário.

No outono

Para a semeadura de adubo verde mostarda no outono, há apenas uma regra: quanto mais cedo, melhor. E não é surpreendente que quanto mais cedo a mostarda criar raízes, mais benefícios serão os verdes. Conclui-se que é necessário plantar mostarda imediatamente após a colheita. Não há necessidade de esperar até que toda a área seja limpa. Se a cebola for colhida em agosto, o jardim vazio deve ser semeado imediatamente com mostarda.

É importante para o jardineiro lembrar que existe uma nuance séria que deve ser levada em consideração antes de semear a mostarda. Você não pode alternar esta planta com outras culturas crucíferas, pois elas têm as mesmas doenças. Em termos simples, você não pode plantar mostarda onde está previsto plantar repolho, nabo, rabanete ou rabanete no futuro.

Antes de semear os grãos de mostarda, deve-se afrouxar um pouco o solo e fazer depressões de no máximo 10 cm. Os grãos de mostarda não requerem preparo especial. Normalmente, eles são espalhados na superfície do solo, após o que são selados com um ancinho.

Para semear 1 hectare de terra, você precisará de cerca de 500 g de sementes.

Taxa de semeadura

O número de sementes de adubo verde de mostarda depende do tipo de solo. Abaixo está uma tabela que mostra as taxas de semeadura para 1 acre de terra.

Variedade

Terra arenosa

Solo de argila

Chernozem

Mostarda

200 g / 10 m

300 g / 10 m

100 g / 10 m

Mostarda preta

400 g / 10 m

500 g / 10 m

250 g / 10 m

Mostarda Sarepta

150 g / 10 m

250 g / 10 m

150 g / 10 m

Depois de revisar os dados apresentados, fica claro - quanto mais pesado o solo, mais sementes serão necessárias. Com uma rara dispersão de sementes de mostarda em solo pesado, há uma grande probabilidade de que muitas plantações simplesmente não cresçam.

Taxas de semeadura padrão as mostardas por 1 hectare de terra diferem de outras sideradas, pois geram uma quantidade suficiente de vegetação em um curto período de tempo. Os arbustos de mostarda têm 1 m de altura e, em boas condições, seu comprimento pode chegar a 1,4 m, mas isso é muito raro.

É importante notar que as taxas de semeadura de adubo verde mostarda diferem das sementes semeadas desta planta destinada à cocção. Siderata desenvolve um grande número de raízes, que posteriormente se decompõem no solo e o soltam. Para fins culinários, os verdes são os mais importantes. Portanto, a mostarda culinária é plantada em fileiras, em vez de espalhada aleatoriamente, para que a parte verde receba o máximo de luz solar possível.

Além disso, propõe-se considerar uma tabela que indica a taxa em linha de semeadura de sementes de mostarda comestível por 1 hectare de terra.

Variedade

solo arenoso

Solo de argila

Chernozem

Mostarda preta

150 g / 10 m

400 g / 10 m

100 g / 10 m

Mostarda Sarepta

100 g / 10 m

200 g / 10 m

50 g / 10 m

Para reduzir o número de insetos nocivos no solo, a taxa de semeadura de adubo verde por 1 hectare de terra deve ser duplicada. As substâncias ativas contidas nas raízes desta planta espantam o verme, o urso e o gorgulho.

Tecnologia de uso

Qualquer jardineiro será capaz de lidar com a semeadura de mostarda para adubo verde. O processo em si não requer conhecimentos e habilidades especiais. E devido à sua natureza despretensiosa, a planta não requer cuidados especiais ou procedimentos complexos no cultivo do solo.

O trabalho de semeadura é feito manualmente, mas isso é muito divertido para a maioria dos jardineiros. Mas a semeadura das sementes deve ser realizada com um ancinho ou outras ferramentas de jardim.

Para conseguir uma germinação oportuna, é necessário seguir várias regras para o plantio de sementes.

  1. Na hora de escolher um local para a semeadura, é preciso levar em consideração a proximidade com outras culturas. Os biólogos desaconselham o plantio de mostarda branca onde as plantas crucíferas costumavam crescer. O local escolhido para a mostarda deve ter acesso à luz solar e proteção adequada contra o vento.
  2. Antes de semear os canteiros, é preciso cavar, tirar as raízes das ervas daninhas e derramar o solo com água gelada.
  3. Nas linhas preparadas, é necessário fazer sulcos em miniatura. As sementes devem ser plantadas com 12-15 cm de distância. Profundidade de plantio inferior a 1/3 de um dedo.
  4. Por 1 sq. m do jardim exigirá cerca de 4-5 g de sementes.
  5. Após a semeadura, as sementes devem ser polvilhadas levemente com terra, mas não mais do que 1 cm.
  6. A área semeada deve ser regada. É preferível usar um regador de jardim. A rega por mangueira ou balde não é recomendada. Um forte fluxo de água pode aprofundar as sementes ou até mesmo arrancá-las do solo.

Você pode esperar os primeiros tiros em 4 dias. A maior parte das sementes chocam de uma vez. Os brotos formados na superfície do solo cobrem o solo com um tapete verde.

O cultivo de mostarda para adubo verde deve ocorrer naturalmente. O uso de quaisquer produtos químicos de origem desconhecida pode levar a consequências desagradáveis. Mas se necessário, você pode fertilizar o plantio com o preparo "Baikal". Mas mesmo ele não será capaz de ajudar se a composição do solo do jardim foi severamente esgotada depois de muitos anos de cultivo de safras que não tinham alimentação adequada.

A tecnologia de semeadura é simples e acessível. Cada agricultor ou jardineiro com qualquer nível de habilidade pode facilmente lidar com esta tarefa.

Se de repente o jardineiro decidir semear uma grande área com sementes de mostarda branca, seria mais correto usar o método usual de espalhamento das sementes em solo solto, seguido de seu enterro com um ancinho.

Quando cortar e cavar?

O processo de crescimento das folhas de mostarda depende da umidade do solo e das condições climáticas. Esta planta cresce bem em locais com luz solar suficiente. mas chega um momento em que o estrume verde cultivado deve ser ceifado. Isso é feito por vários motivos.

  1. Quando as flores aparecem na planta, todos os elementos da estrutura da mostarda ficam ásperos. Consequentemente, o processo de decomposição demorará muito mais. Mas as delicadas folhas dessa planta, que ainda não atingiram a floração, se decompõem muito mais rápido. Eles também saturam a composição do solo com substâncias úteis.
  2. Durante a floração, a mostarda direciona toda a sua energia para o crescimento das flores, que posteriormente formam vagens com sementes. Durante este período, as propriedades benéficas da mostarda, espalhadas pelo solo, diminuem.
  3. Se você não cortar a planta germinada, as sementes formadas no final da floração se espalham de forma caótica pelo local. Conseqüentemente, a planta medicinal crescerá como uma erva daninha.

Dicas úteis

Não é difícil cultivar mostarda para adubo verde. Até mesmo iniciantes e crianças pequenas podem lidar com isso. No entanto, jardineiros experientes estão prontos para dar algumas dicas úteis para cultivar um bom adubo verde sem qualquer manipulação adicional.

  1. O jardim deve ser cuidadosamente preparado: alinhar e limpar outros resíduos de vegetação. Graças a este preparo, não haverá obstáculos no contato entre o solo e as sementes.
  2. Ao plantar sementes não é recomendado pressionar as sementes profundamente no solo com zelo.
  3. Em solo arenoso, é permitido aprofundar as sementes a uma distância maior... Se houver solo denso no jardim, as sementes devem ser plantadas mais perto da superfície.
  4. Graças ao corte oportuno o jardineiro recebe o fertilizante mais eficaz para o terreno do jardim. O melhor é enterrar os caules no solo na primavera, antes da época de plantio dos vegetais.
  5. As sementes são plantadas na primavera em ranhuras, e no outono recomenda-se plantar sementes por dispersão.

A mostarda, plantada como adubo verde, é um fertilizante. O desenvolvimento das raízes da planta plantada em um curto período de tempo preenche a composição do solo com a quantidade necessária de microelementos úteis. Isso aumenta a fertilidade da distribuição da terra.

Não se esqueça de escolher os vizinhos certos. Então, terá uma excelente colheita.

Quando a mostarda brotar, deve ser ceifada. Os rebentos ceifados não devem ser queimados ou enviados para aterro. Eles podem ser usados ​​como fertilizantes, bem como ração para aves e gado. Além disso, as folhas cortadas com estrume verde mostarda jovem podem ser utilizadas na culinária. Por exemplo, prepare uma salada primavera com eles. Em alguns casos, as folhas chanfradas desempenham o papel de decorar os pratos.

Muitos fazendeiros e jardineiros usam mostarda como anti-séptico. Os praticantes da medicina tradicional cultivam mostarda para fins medicinais. Não há nada de surpreendente.

Esta planta tem efeitos antiinflamatórios e antifúngicos. Pode ser usado para tratar psoríase e micose.

          Muitas vezes mostarda e seus constituintes são o principal ingrediente para pomadas e compressas... O remédio de mostarda é usado para resfriados, pneumonia e bronquite. O adubo verde de mostarda não é apenas um fertilizante para o solo, mas também um grande benefício para o mundo ao redor, mesmo após o corte.

          Para os benefícios da mostarda como siderat, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário