Tudo sobre canais
O canal tem uma seção transversal em forma de U na seção transversal. Os elementos principais são a parte traseira e as duas faixas laterais. Na construção de edifícios altos e baixos, a construção de pontes e escadas, é impossível prescindir de um canal.
O que é isso?
Essa estrutura, que tem um corte "P" na seção transversal, tem uma resistência significativa à flexão em comparação com a tira convencional ou cantoneira de aço. A espessura da parede é de vários milímetros - sem esse requisito, o canal é muito mais fácil de dobrar.
Pode ser colocado em qualquer uma das 4 posições: nas paredes laterais, na parede principal e para cima com a parede traseira - a resistência à deflexão permanecerá muito alta. O canal é produzido na forma de produtos com prateleiras iguais e desiguais (um recorte), com e sem inclinação da prateleira. A estrutura, que inclui o canal e os cantos, parece bastante estável.
Visualizações
De acordo com o material do qual este elemento é feito, eles distinguem peças de alumínio e aço... O alumínio é mais fácil de dobrar que o aço, tem menos resistência, o metal puro quebra facilmente e transfere a vibração para outros elementos da estrutura, quase sem extingui-la. A liga do alumínio com outros metais - magnésio, cobre, ferro e outros aditivos de liga - permite obter uma composição mais plástica, porém a densidade e a resistência não são tão altas como no caso do aço.
Canais não metálicos - por exemplo, feitos de plástico - não estão disponíveis: o elemento do canal deve ser necessariamente de metal, não composto ou plástico. Muitos tipos de aços, com exceção dos aços ferramenta (de dureza aumentada), podem ser furados e cortados com relativa facilidade em diferentes projeções.
Aço os mesmos canais, embora sejam processados não menos facilmente que o alumínio (o mesmo aço 3 é bem furado, soldado, cortado e torneado), eles têm dureza e resistência muito maiores. Conclui-se que o alumínio é inaceitável para ser usado como material de partida para a construção de estruturas de suporte de carga. Porém, para a construção de caixilhos auxiliares, desde que sua espessura no elemento seja três vezes maior que a espessura do aço em um produto de tamanho equivalente, é admissível seu uso como material de canal.
Por exemplo, a parada de ônibus coberta é feita em cantos e canais, principalmente de aço: A estrutura de suporte deve resistir a furacões e nevascas. Mas o enquadramento das guias de plexiglass, graças ao qual as inserções transparentes do material em folha não caem, também pode ser feito de um canal de alumínio dobrado com uma fenda em forma de U fino.
Por design, os canais são subdivididos em curvados (em forma de U na seção) e em ângulo agudo (em forma de U). As primeiras são utilizadas para acabamento e sustentação de esquadrias de móveis, onde cantos vivos prejudicam a aparência do produto, as últimas são utilizadas como estruturas de suporte mascaradas sob revestimento ou gesso, cuja função é suportar o principal efeito de peso, pressão de elementos sobrejacentes e outros atributos em um objeto específico, bem como das pessoas que trabalham nele.
Por designação, o rolo de metal do canal é subdividido em automóvel e construção de carruagens. O funcionamento, a estrutura de suporte de carros e vagões são levados em consideração, respectivamente, de acordo com GOST 19425-1974 e 52671-1990. Esses elementos são produzidos na forma de segmentos de 4-13 m.A encomenda especial de camiões de longo curso - vagões para reboques, reboques de automóveis, plataformas de carga para transporte de equipamentos militares e especiais, automóveis, peças de aeronaves e mísseis - é efectuada mediante acordo prévio com o cliente. Não se pode enrolar um canal em uma baía, isso exigiria um tambor com pelo menos um raio de vários quilômetros, ele é produzido apenas na forma de um segmento. Na prática, segmentos com comprimento de 2 a dezenas de metros são usados.
Os laminadores de metal produzem canais de comprimentos medidos e não medidos. O comprimento medido pode ser com um restante não superior a 5% do peso da pilha. O restante do comprimento é adicionado pelo menos 3 mm. Não faz sentido usar "pesos" grandes, pois um canal de grande porte para a construção de estruturas é um produto maciço e pesado: o peso de um medidor corrido pode ultrapassar os 100 kg. Por força, o canal é classificado em grupos: A - alta resistência, B - força padrão. Canal - em primeiro lugar, um tipo de perfil, que está sujeito a rígidos requisitos de resistência.
De acordo com o design das prateleiras, os canais são produzidos com uma inclinação das prateleiras na direção uma da outra. Isso significa que não as próprias prateleiras são dobradas para os lados, mas sua espessura é variável - ela diminui na direção da parede traseira para as bordas laterais terminais, que são paralelas, como as próprias bordas da prateleira, entre si. O ângulo de inclinação dos lados internos das faces laterais pode atingir três graus para um dos lados longitudinais do produto.
Elementos de canal iguais e desiguais são produzidos ao longo da largura das prateleiras. A igualdade é rigidamente especificada pelo GOST 8278-1993. Em termos de precisão, os canais são subdivididos em classe A (alta precisão), B (aumentada) e C (padrão). A cobertura do canal pode ser composta por diferentes metais. Os produtos galvanizados são muito populares. Anodizar o canal com cobre, alumínio e cromo é muito menos comum do que unidades galvanizadas.
Pelo tipo de produtos laminados, as unidades laminadas a quente e a frio são diferenciadas. A laminação a frio implica um processamento mais suave, eliminando a rugosidade e outras tolerâncias ásperas inerentes aos produtos laminados a quente.
Especificações
A altura do canal de flange igual é de 50-400 mm, a largura é de 32-115 mm. Além dos comprimentos medidos e não medidos, esses produtos também são produzidos como elementos com um comprimento limitado (dentro dos limites dos erros). Essas características são estritamente regulamentadas pelo mesmo GOST 8281-1980. O cálculo da deflexão é feito pelo método de comparação com a viga em I: de acordo com a resistência às forças de flexão direcionadas perpendicularmente, o canal é inferior à viga em I ("cruz" na seção transversal).
Ao projetar estruturas de suporte estruturais, a inclinação das bordas internas, a espessura das paredes traseira (principal) e laterais, o raio de arredondamento na convergência da prancha principal e das paredes laterais são levados em consideração. Um papel igualmente importante também é desempenhado pela largura da parede e das prateleiras, o peso de todo o segmento e o medidor corrido, o tipo de aço com o qual o produto é feito. Apesar do canal poder ser feito de aço St3, outros tipos altamente especializados também podem ser usados, por exemplo, a composição resistente ao gelo 09G2S. Quando a resistência à corrosão é importante, ligas de médio e baixo carbono com alto teor de cromo e níquel são usadas, por exemplo, ligas com um marcador "X2", "X3", "X2H" na designação e outros. Em casos raros, são usados canais de aço inoxidável, feitos de aços do tipo "X13" e superiores (a partir de 13% de cromo por peso).
Para a fabricação de alguns tipos de canal, os seguintes padrões GOST se aplicam: 8240-1997 - para produtos laminados a quente, 19425-1974 - elemento em forma de T (barra T), viga em I e canal especial, 8278-1983 - produtos dobrados, 8281-1980, elementos de flange desiguais dobrados, 5422-1973 - produtos para "tratores", 5267.0- 1990 - variedade "carrinhos", 21026-1975 - prateleiras dobradas para truques. A inclinação das prateleiras laterais, no valor de 4-10%, é regulamentada pela GOST 8240-1997.
Como todos os produtos de aço, os canais são facilmente pintados em toda a área. Produtos obsoletos, que conseguiram ficar cobertos com uma fina camada de ferrugem, são primeiro imprimados com um primer especial. Hoje, essa tarefa é resolvida pelo esmalte à base de ferrugem: ele reage com a camada superficial de óxido de ferro, impedindo a posterior destruição dos elementos.
Marcando
Por design, os canais são marcados como "U" - com uma inclinação dos lados internos das paredes laterais, "P" - estritamente paralelo com a versão padrão, "L" - leve com um arranjo paralelo de bordas, "C" - especializado , "E" - design econômico. As penúltimas das variedades acima estão com lacunas tecnológicas, perfuração em determinado intervalo: ambas são utilizadas principalmente na indústria de máquinas-ferramenta.
A marcação numérica fornece uma indicação da espessura da parede posterior. Os produtos denominados “canal-25” prevêem uma largura de parede posterior de 25 cm. As dimensões 200x120 mm correspondem a “20” nominal, que tem um design de prateleira igual, e a largura de ambas as paredes laterais é de 12 cm. Se, por exemplo, o atributo 200x110x120 é especificado, então você está lidando com um produto em que uma parede lateral tem uma largura de 11, a outra - 12 cm, e o próprio produto é padronizado como um canal-20. A embalagem ou pilha também indica o GOST de acordo com o qual o produto foi produzido e o grau de aço, por exemplo, 09G2S, St4sp (aço “calmo” 4) ou, por exemplo, 12X14H2 (um de dezenas de graus de aço inoxidável) .
Para a organização de pisos entre pisos, por exemplo, são usados segmentos de produto de 6 e 12 m.O comprimento é determinado principalmente pelas dimensões das instalações localizadas entre as paredes de suporte do edifício.
As nuances de escolha
A gama de cantos é muito mais ampla do que a gama de produtos de canal. Use produtos de tipo e classe adequados, escolhendo a marca que mais se aproxime das menores dimensões e pesos. Também é necessário levar em consideração o momento de inércia ao longo do eixo, a resistência ao longo do eixo do elemento e o raio de rotação. Os desenvolvedores novatos simplesmente pegam um produto com uma margem de segurança (peso, espessura e largura das paredes). O elemento deve suportar três vezes a carga que deve ser usada para a construção de uma estrutura ou edifício: isso também é importante para manter a resistência sísmica do edifício.
Você também deve escolher produtos que não causem dificuldades no processamento. Duas tarefas são resolvidas aqui: resistência (elasticidade, resistência ao impacto e dureza em uma combinação ideal) e fragilidade a quente e fragilidade a frio extremamente baixa. A fragilidade a quente deve ser mínima - isso significa que o aço do qual o canal é feito tem resistência suficiente a rachaduras durante o resfriamento, imediatamente após a aplicação das soldas.
A integridade da solda resfriada é determinada pela tendência da liga de aço a deformações térmicas, que evitam a formação de muitas microfissuras na solda por resfriamento. Nesse caso, os aços simples de médio carbono do tipo St3 não são capazes de resolver totalmente esses dois problemas. O distribuidor selecionará para o cliente um canal com as características mecânicas e físicas necessárias e adequadas a uma situação específica, por exemplo, durante a construção de um edifício alto monolítico com estrutura.
Aplicativo
Junto com cantos, acessórios e tubos, o canal define a resistência de carga, sem a qual nenhum edifício e nenhuma estrutura teriam funcionado. Elementos mais grossos e maiores são usados para a construção de pontes e edifícios, hangares, suas contrapartes menores - para reconstrução, reparo, remodelação de objetos já construídos. Assim, para as obras de reparação e requalificação, utiliza-se o 20º canal - a altura da parede posterior é de 20 cm, podendo as bandas laterais inclinadas suportar um peso de carga maior do que as rectas.
Canais de aço inoxidável podem ser usados, por exemplo, para a construção de estruturas e estruturas historicamente significativas: o aço inoxidável pode resistir à chuva por 100 anos ou mais sem perda de desempenho básico. Na construção, os canais são usados não apenas para tetos intermediários e molduras de parede, mas também para reforçar aberturas de janelas e portas: em cada um deles, um segmento de 1,5-2 m é suficiente. Riscos de colapso de uma parte da alvenaria da parede acima são mínimos: mais do que o dobro do fator de segurança, sua deflexão é excluída.
A indústria de construção de máquinas prevê o uso de canais feitos de aços diferentes de St3 e composições semelhantes. Por exemplo, nas regiões do norte da Rússia, a mesma liga resistente ao gelo 09G2S, que tem indicadores de fragilidade mais baixos, é usada para construção de carruagens, máquinas-ferramenta e máquinas-ferramenta. A partir desta e de ligas semelhantes, o teor de fósforo e enxofre, afetando a fragilidade a frio, é reduzido a limites tecnologicamente mínimos (0,005% para cada uma das impurezas).
Aços para construção de máquinas e máquinas-ferramenta usados para a produção de elementos de canal podem ser marcados com o símbolo “A”, que denota um alto grau de purificação de impurezas prejudiciais. No entanto, aços ferramenta como U11, U12 não são usados na produção de produtos de canal: a tarefa do canal é construir uma estrutura de suporte e vigas, e não bicos de corte operando em uma máquina para uma finalidade específica. Por exemplo, uma fresadora de esteira ou fresadora automática de solda pode ter uma estrutura de ângulo de canal: isso é feito para estabilidade e imobilidade da estrutura de suporte.
Canais pequenos (denominações 10, 12) são usados para organizar rampas. Os últimos tornam mais fácil para os ciclistas e scooters descerem de uma elevação e servem como guias para cadeiras de rodas e carrinhos para todos os tipos de uso. O Canal-20/25, reforçado com suportes constituídos por segmentos da mesma classificação, forma uma rampa com pressão de carga mais potente, indicada para garagens, postos de abastecimento, postos de assistência automóvel, onde para uma reparação rápida e bem sucedida terá de conduzir o carro para uma elevação especial. Os mesmos dispositivos são usados em guinchos: uma rampa ou plataforma de canal é fixada em um acionador poderoso que sobe e desce essa rampa.
Para informações sobre como escolher o canal certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.