Diferenças entre um canal e um I-beam
Viga em I e canal - tipos de perfis de metal que são procurados tanto na construção quanto na esfera industrial... Os produtos siderúrgicos possuem características de alta resistência e longa vida útil, mas ao mesmo tempo apresentam diversas diferenças e são considerados absolutamente diferentes entre si.
Qual é a diferença visualmente?
Primeiro, você precisa descobrir o que é cada locação. Canal - produto com 2 prateleiras fixadas na parede, tem formato da letra P. Um perfil semelhante é dividido em:
- canais Seção em forma de U laminada a quente;
- canais Seção em forma de U dobrada.
Independentemente do tipo, regula a produção de canais GOST 8240, que também indica as características regulatórias das marcas existentes e subespécies de espaços vazios de canal.
Viga em I - um produto de metal que consiste em duas prateleiras verticais, cujos centros são conectados por uma parede... É caracterizado por maior resistência à deflexão e confiabilidade, é produzido em comprimentos de 4 a 12 metros e tem uma seção em H maciça.
A produção de tais elementos é regulamentada por dois documentos regulamentares: GOST 8239 e GOST 26020.
O que é mais forte e durável?
Deve-se notar imediatamente que O feixe em I ultrapassa o canal de qualquer forma e é considerado o mais confiável entre os metais laminados. Agora precisamos descobrir o porquê. O elemento está equipado com duas prateleiras, cada uma das quais sobressaindo da parede por um determinado comprimento. A carga principal recai sobre as prateleiras, por isso a resistência do produto aumenta em comparação com o mesmo canal. A peculiaridade da estrutura da viga em I é que as cargas atuam verticalmente no perfil. A parede, por sua vez, passa a resistir a eles, não permitindo que forças de compressão destruam a seção. Portanto, é bastante difícil torcer a viga.
As forças que o canal sofre são muito maiores, e o motivo são as prateleiras, que funcionam como uma alavanca unidirecional... Além disso, o grau de carga é determinado com base em onde a força é aplicada e como ela é posteriormente distribuída nas prateleiras. Assim, a rigidez da parede da viga em I da prateleira é fornecida de dois lados ao mesmo tempo, e o canal é fornecido apenas de um lado, e esta é uma das principais diferenças entre as características de resistência dos perfis. Você pode visualizar os indicadores de resistência à compressão e outros parâmetros no GOST para o canal e o feixe em I. A partir da comparação dos dados, será possível concluir que os indicadores destes últimos são muito mais elevados.
O principal critério de comparação é o momento de inércia, sendo maior para vigas I.
Diferenças na aplicação
Vigas I são produtos laminados em demanda na construção, que são usados como vigas de suporte na construção de grandes objetos:
- pontes;
- estruturas de arranha-céus;
- edifícios industriais.
O canal é mais bem usado em construções baixas. Também é freqüentemente usado na construção de dependências. É importante notar que, independentemente da finalidade, ambos os elementos são utilizados tanto como pisos quanto como elementos de cobertura.
Comparação de outras características
A diferença entre os dois perfis também está nas peculiaridades de produção. As vigas I são produzidas por soldagem de flanges e redes. A produção inclui várias etapas, sendo as principais:
- preparação de espaços em branco;
- montagem da estrutura do perfil;
- elementos de soldagem uns com os outros.
Muito raramente, os feixes I são produzidos pelo método laminado a quente, o que não pode ser dito sobre as barras de canal.... Além desta técnica, GOST permite a fabricação de perfis de canal dobrando peças brutas. A produção de canais laminados a quente envolve o aquecimento do material a uma alta temperatura usando equipamento especial, seguido pela moldagem do tarugo na forma necessária. Os elementos dobrados são feitos a frio, dobrando as bordas das folhas no ângulo desejado.
Se compararmos os dois materiais em termos de preço, o canal ficará mais caro, pois é mais pesado. As vigas I têm baixo peso por metro linear, portanto, o perfil é popular em muitas áreas.
O comentário foi enviado com sucesso.