Recursos de canais laminados a quente e seus tipos
Canal laminado a quente refere-se a um dos tipos de aço laminado, é fabricado usando a técnica de laminação a quente em um laminador de seção especial... Sua seção transversal é em forma de U, graças ao qual o produto é amplamente utilizado em diversas áreas da construção civil e da indústria. Falaremos sobre todas as características operacionais de tais canais e suas diferenças em relação aos canais tortos em nosso artigo.
descrição geral
Canal laminado a quente refere-se para uma das categorias mais exigidas de laminados. Pode ser considerado um produto verdadeiramente versátil, já que sua área de aplicação abrange uma variedade de indústrias e construção. O processo de produção é estritamente regulamentado, o mais difundido é GOST 8240-89. De acordo com essa norma, o canal pode ser feito de aço de diversos graus e é utilizado na construção de estruturas metálicas de diversos tipos, inclusive de suporte de carga.
O método de fabricação de tais produtos laminados é sugerido por séculos de experiência. Basta lembrar como os ferreiros trabalhavam: primeiro aqueciam completamente a peça de metal e depois a processavam intensamente com um martelo. Na fabricação de um canal laminado a quente, o mesmo princípio é usado: uma tira de metal incandescente é laminada através de uma máquina de perfil, onde recebe a forma necessária na forma da letra russa "P".
Os canais são feitos de flanges iguais, enquanto as prateleiras podem ser paralelas ou inclinadas. A forma única se tornou a principal vantagem do canal laminado a quente e dá ao produto laminado as propriedades que estão em demanda no transporte, engenharia mecânica e também na indústria de construção:
- rigidezgraças ao qual o produto pode suportar as forças mais intensas;
- resistência a qualquer tipo de deformação, incluindo cargas de tração e flexão: possibilita a utilização do produto laminado a quente para a montagem de estruturas metálicas ponderadas, inclusive de carga;
- resistência a influências mecânicas externas: as características da tecnologia quente para a produção de um canal de acordo com GOST excluem completamente o menor risco de zonas fracas em sua estrutura, nas quais a destruição do material pode ocorrer em caso de impacto.
Outra vantagem de qualquer produto de aço laminado a quente é a resistência à oxidação e corrosão.... Esta característica distingue favoravelmente os produtos laminados obtidos como resultado da laminação a quente de produtos feitos de ferro fundido. Não é segredo que para que o ferro fundido não perca sua alta resistência durante a operação devido ao aparecimento de ferrugem, ele deve ser vazado com concreto.
Se não for possível fazer isso, você deve processar o ferro fundido com tinta, primer ou algum outro composto de proteção. Mas isso não passará de uma medida temporária, já que depois de um tempo esse revestimento irá rachar ou simplesmente descascar. Nesta área, ocorre a oxidação e o canal começa a enferrujar. Por isso, quando for planejada a construção de uma usina siderúrgica, na qual o canal será operado em ambientes agressivos (entrar em contato com umidade ou ser exposto a temperaturas extremas), então a liga de aço inoxidável laminado a quente será a melhor solução .
No entanto, os canais laminados a quente têm um recurso que restringe um pouco a área de uso. Os produtos laminados a quente não são altamente soldáveis. A este respeito, nos casos em que seja necessária a montagem de uma estrutura soldada, é preferível dar preferência aos produtos fabricados pelo método a frio. Outra desvantagem de um canal laminado a quente é seu peso pesado.
No entanto, isso não é surpreendente, visto que tal viga é feita de um tarugo de aço sólido. O produto siderúrgico não tem outras desvantagens.
Requisitos primários
Para a produção de produtos laminados a quente, são utilizadas ligas especiais St3 e 09G2S. Menos comumente, o aço 15KhSND é usado - esta é uma marca cara, então os produtos laminados a partir dele são feitos principalmente sob encomenda. Os fabricantes produzem canais com a maior extensão possível - 11,5-12 m, isso se deve às peculiaridades de seu funcionamento. No entanto, dentro de cada lote, é permitida a presença de vários produtos de metal de um tipo não medido.
Além disso, GOST estabelece com precisão o desvio máximo permitido dos regulamentos estabelecidos para todos os indicadores:
- a altura da flange da viga laminada a quente não deve diferir do nível padrão em mais de 3 mm;
- o comprimento não deve desviar-se dos indicadores especificados na marcação em mais de 100 mm;
- o nível limite de curvatura não ultrapassa 2% do comprimento do produto laminado;
- o peso do canal de aço acabado não deve diferir do padrão em mais de 6%.
Os produtos de metal acabados são vendidos em fardos com um peso total de 5 a 9 toneladas Canal com números a partir de 22 mm e mais, via de regra não é embalado: é transportado e armazenado a granel. As vigas embaladas em um pacote não são marcadas, a marcação está contida em uma etiqueta fixada em cada pacote.
As grandes barras de canal contêm marcações: são aplicadas com tinta em produtos acabados a 30-40 cm da extremidade.
Sortimento
Os fabricantes oferecem várias opções diferentes para o canal laminado a quente. A área de aplicação do produto depende muito de seu tamanho e tamanho. Portanto, os compradores de aço laminado devem saber o que significam os símbolos alfanuméricos na marcação. Portanto, todos os tipos de canais produzidos pelos fabricantes russos são divididos por números. Além disso, este parâmetro corresponde à altura das prateleiras indicada em centímetros. Os canais mais difundidos são 10, 12, 14, 16, 20, menos frequentemente são utilizadas vigas com números 8 e 80. O número deve ser acompanhado de uma letra: indica o tipo de produto siderúrgico. Por exemplo, 30U, 10P, 16P ou 12P.
De acordo com esse critério, existem cinco categorias básicas de produtos.
- "NS" significa que as prateleiras do produto são colocadas paralelas umas às outras.
- "VOCÊ" As prateleiras de tais produtos laminados proporcionam uma ligeira inclinação para dentro. De acordo com GOST, não deve exceder 10%. A produção de canais com declive mais significativo é permitida a pedido individual.
- "NS" - um canal de flange igual econômico, suas prateleiras estão localizadas em paralelo.
- "EU" - canal com prateleiras paralelas de tipo leve.
- "COM" - estes modelos são classificados como especializados, o âmbito da sua utilização é significativamente limitado.
Lidar com os tipos de canais é fácil. Com os paralelos, tudo é óbvio: as prateleiras neles estão localizadas em um ângulo de 90 graus em relação à base. A primeira reivindicação de especificidade são os modelos em que as prateleiras laterais proporcionam uma ligeira inclinação. Para os produtos dos grupos "E" e "L", seus nomes são falados: tais modelos têm suas próprias características em termos do material de fabricação e da espessura do perfil, que os distinguem da versão padrão de prateleira paralela. . Eles são feitos de ligas leves, portanto, 1 metro de tal canal pesa menos. Além disso, esses produtos são ligeiramente mais finos e são usados para algum propósito específico. O mesmo se aplica às barras do canal C.
Além das opções listadas, também existem classes de produtos laminados que são levados em consideração na criação de produtos laminados a quente: "A" e "B". Esta designação indica canais de alta e maior precisão, respectivamente.
Esta classificação significa o método de acabamento do produto e, dessa forma, informa o especialista sobre a possibilidade de encaixe de peças metálicas na montagem.
Aplicativo
O escopo de aplicação dos canais obtidos na técnica de laminação a quente está diretamente relacionado ao número do produto. Por exemplo, um canal com parâmetros 100x50x5 é amplamente utilizado como elemento de reforço de estruturas metálicas utilizadas na construção de edifícios. O canal 14 tem maior densidade e resistência. É capaz de suportar cargas significativas, por isso encontrou a sua aplicação na montagem de estruturas portantes. Como resultado da utilização deste tipo de canal, a estrutura é o mais leve possível, sendo necessário muito menos metal para a instalação.
As vigas feitas de vários tipos de aço também têm suas próprias características operacionais. Produtos laminados feitos de ligas de baixa liga são mais procurados em condições em que a estrutura de metal erguida será operada em baixas temperaturas. Por exemplo, ao construir edifícios no Extremo Norte, quaisquer outros metais se tornam frágeis e começam a quebrar. Barras de canal são usadas para fortalecer estruturas de suporte de carga, realizar comunicações de engenharia e erguer estruturas de edifícios. Uma alta margem de segurança para produtos laminados determina uma longa vida útil da estrutura: as casas com esse "esqueleto" durarão mais de uma dúzia de anos. O canal é amplamente utilizado na construção de pontes. E todas as colunas com monumentos, na maioria dos casos, têm uma base de canais de metal com uma seção em forma de U.
Perfis de canal têm sido usados por muitos anos na construção de máquinas-ferramenta e na fabricação de equipamentos de construção de estradas. Devido à sua maior resistência, essas vigas podem suportar vibrações e cargas de máquinas de grande porte. Eles também estão incluídos na estrutura dos vagões, onde canais são incluídos nos elementos da estrutura e bases para a fixação do motor.
Sem o uso de vigas resistentes com seção em U, essas máquinas dificilmente teriam sido capazes de suportar as cargas que surgem quando grandes trens estão em movimento e durante o engate em todos os tipos de slides.
O comentário foi enviado com sucesso.