Tudo sobre a carga no canal
Canal é um tipo popular de metal laminado, que é usado ativamente na construção. A diferença entre o perfil e outras variações do sortimento de metal é a forma especial da seção transversal na forma da letra P. A espessura média da parede do produto acabado varia de 0,4 a 1,5 cm, e a altura pode chegar a 5–40 cm.
Visualizações
A principal tarefa do canal é a percepção das cargas com sua posterior distribuição de forma a garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura em que é utilizado. Durante a operação, um dos tipos mais comuns de deformações é a deflexão, que é o que o perfil experimenta com mais frequência. No entanto, este não é o único tipo de tensão mecânica enfrentada por um elemento de aço.
Outras cargas incluem flexão permitida e crítica. No primeiro ocorre a deformação plástica do produto, seguida de destruição. Ao projetar estruturas de metal, os engenheiros realizam cálculos especiais nos quais determinam a capacidade de carga de um edifício, estrutura e elemento separadamente, o que permite selecionar a seção transversal ideal. Para cálculos bem-sucedidos, os designers usam os seguintes dados:
- carga normativa que recai sobre o elemento;
- tipo de canal;
- o comprimento do vão coberto pelo elemento;
- o número de canais dispostos lado a lado;
- módulo de elasticidade;
- tamanhos padrão.
O cálculo da carga final envolve matemática padrão. Existem várias dependências no material de resistência, graças às quais é possível determinar a capacidade de carga do elemento e selecionar sua melhor configuração.
Que tipo de carga pode suportar?
Canal é um dos tipos mais populares de metal laminado, que é usado para a construção de estruturas de aço para vários edifícios e estruturas. O material funciona principalmente em tensão ou deflexão. Os fabricantes produzem diferentes perfis com dimensões transversais modificadas e graus de aço, o que afeta a capacidade de carga dos elementos. Em outras palavras, o tipo de produto laminado determina que tipo de carga ele pode suportar, e para os canais 10, 12, 20, 14, 16, 18 e outras variações, o valor da carga máxima será diferente.
Os mais populares são os seguintes graus de canais de 8 a 20, que demonstram a capacidade máxima de carga devido à configuração efetiva da seção transversal. Os elementos são divididos em dois grupos: P - com bordas paralelas, U - com inclinação das prateleiras. Os parâmetros geométricos das marcas, independentemente do grupo, coincidem, a diferença está apenas no ângulo de inclinação das faces e no raio de seu arredondamento.
Canal 8
É usado principalmente para reforçar estruturas de aço que estão dentro de um edifício ou estrutura. Para a produção de tais elementos, utilizam-se aços carbono calmos ou semi-calmos, que garantem alta soldabilidade aos canais. O produto tem uma pequena margem de segurança, por isso segura bem as cargas e não deforma.
Canal 10
Ele tem uma margem de segurança maior devido à sua seção transversal aprimorada, por isso os projetistas costumam escolhê-lo. É uma demanda tanto na construção quanto nas indústrias de construção de máquinas e máquinas-ferramenta.
O Canal 10 é usado para pontes, edifícios industriais, onde os elementos são instalados como suportes de carga para formar paredes.
Pagamento
A colocação horizontal do canal leva à necessidade de calcular as cargas. Em primeiro lugar, você precisa começar com um desenho de projeto. No material de resistência, ao formar o diagrama de carga, os seguintes tipos de vigas são distinguidos.
- Vão único com suporte de dobradiça. O esquema mais simples em que as cargas são distribuídas uniformemente. Como exemplo, podemos destacar um perfil que é usado na construção de pisos entre pisos.
- Viga cantilever. Difere da anterior com uma extremidade rigidamente fixada, cuja posição não se altera independentemente dos tipos de carregamento. Nesse caso, as cargas também são distribuídas uniformemente. Normalmente, esses tipos de vigas de fixação são usados para o dispositivo das viseiras.
- Articulado com um console. Neste caso, as dobradiças não estão sob as extremidades da viga, mas a certas distâncias, o que leva a uma distribuição desigual da carga.
Esquemas de vigas com as mesmas opções de apoio também são considerados separadamente, nos quais as cargas concentradas por metro são levadas em consideração. Quando o esquema é formado, é necessário estudar o sortimento, que mostra os principais parâmetros do elemento.
A terceira etapa envolve a coleta de cargas. Existem dois tipos de carregamento.
- Temporário. Além disso, eles são divididos em curto prazo e longo prazo. Os primeiros incluem as cargas de vento e neve e o peso das pessoas. A segunda categoria envolve a exposição a partições temporárias ou uma camada de água.
- Permanente. Aqui é necessário levar em consideração o peso do próprio elemento e as estruturas que se apoiam sobre ele na moldura ou nó.
- Especial. Representam as cargas que surgem em situações imprevistas. Isso pode ser o impacto de uma explosão ou atividade sísmica na área.
Depois de determinados todos os parâmetros e traçado o diagrama, pode-se proceder ao cálculo usando fórmulas matemáticas da joint venture de estruturas metálicas. Calcular um canal significa verificar sua resistência, deflexão e outras condições. Caso contrário, sua seção transversal do elemento é aumentada se a estrutura não passar, ou reduzida se houver uma grande margem.
O momento de resistência do canal na concepção de pisos
O projeto de tetos entre pisos ou tetos, estruturas metálicas de suporte exige, além do cálculo básico da carga, cálculos adicionais para determinar a rigidez do produto. De acordo com as condições do consórcio, o valor de desvio não deve ultrapassar os valores permitidos especificados na tabela do documento normativo de acordo com a marca do canal.
Verificar a rigidez é um pré-requisito para o design. Liste as etapas do cálculo.
- Primeiro, é coletada uma carga distribuída, que atua no canal.
- Além disso, o momento de inércia do canal da marca selecionada é retirado do sortimento.
- A terceira etapa envolve a determinação do valor da deflexão relativa do produto usando a fórmula: f / L = M ∙ L / (10 ∙ Е ∙ Ix) ≤ [f / L]. Também pode ser encontrada na joint venture de estruturas metálicas.
- Em seguida, o momento de resistência do canal é calculado. Este é um momento fletor, que é determinado pela fórmula: M = q ∙ L2 / 8.
- O último ponto é a determinação da deflexão relativa pela fórmula: f / L.
Quando todos os cálculos estiverem feitos, resta comparar a deflexão resultante com o valor padrão de acordo com o SP correspondente. Se a condição for atendida, a marca do canal selecionada é considerada relevante. Caso contrário, se o valor for muito mais alto, um perfil maior é selecionado.
Se o resultado for muito inferior, é preferível um canal com uma seção transversal menor.
O comentário foi enviado com sucesso.