Tudo sobre os canais 40
Os produtos do canal são o material de construção mais comum. Junto com as variedades redondo, quadrado (reforço), canto, T, trilho e folha, este tipo de perfil tem assumido uma posição de liderança nos setores de construção e engenharia mecânica.
Descrição
O Channel-40, como seus outros tamanhos (por exemplo, 36M), é feito principalmente de classes de aço "St3", "St4", "St5", 09G2S, bem como várias ligas de alumínio. Naturalmente, o alumínio é várias vezes inferior em resistência e elasticidade às estruturas de aço de dimensões transversais e comprimento semelhantes. Em casos excepcionais - em um pedido individual - uma das várias ligas de aço inoxidável com marcação russa, como 12X18H9T (L), etc., é usada, mas esses produtos são mais caros do que seus equivalentes, feitos de ligas menos "exclusivas". Este produto é fabricado pelo método de laminação a quente - ao contrário de um elemento de canal curvado arredondado, a produção convencional em fornos transportadores é usada aqui, e não a dobra de produtos de chapa já acabados (tiras) em uma máquina de dobra de perfil
Na verdade, esses elementos são um tipo ligeiramente diferente de perfil, mas eles são semelhantes à parte em U, em que os chamados. prateleiras, ou painéis laterais (faixas laterais): são muito mais estreitas do que a faixa principal, o que define a rigidez de toda a peça. GOST 8240-1997 serve como padrão para a produção da denominação de produto "40º".
O cumprimento de regras uniformes reduz significativamente o custo de produção dessas peças e componentes, permite agilizar e simplificar o desenvolvimento de estruturas de aço: da construção à máquina, na qual este canal é utilizado. Os valores dos parâmetros do canal 40 são conhecidos antecipadamente.
Dimensões e peso
As dimensões do canal 40 são iguais aos seguintes valores:
- borda lateral - 15 cm;
- principal - 40 cm;
- espessura da parede lateral - 13,5 mm.
Peso 1 m - 48 kg. O levantamento manual de tal peso está além do poder de uma pessoa. A massa real é ligeiramente diferente - devido às pequenas diferenças permitidas pelo GOST - da massa de referência. Com uma pequena massa desse produto, o preço por tonelada não é muito alto. As principais qualidades - resistência à flexão e torção sob carga - permanecem em um nível bastante alto. A altura do produto não depende totalmente da série e do tamanho padrão dos produtos. Para o perfil “40º”, é fixado em 40 cm. O raio de alisamento interno do canto é de 8 mm do lado de fora e 15 mm do lado de dentro. A largura, altura e espessura das prateleiras são indicadas nos desenhos, respectivamente, pelos marcadores B, H e T, os raios de arredondamento (externo e interno) - R1 e R2, a espessura da parede principal - S (e não o área, conforme indicado nas fórmulas matemáticas).
Para produtos do 1º tipo, cujas placas laterais são inclinadas para dentro, é indicado o valor médio da espessura. Este parâmetro é medido no ponto médio entre a borda da faixa lateral do elemento de canal e sua borda principal. A precisão é determinada pela meia diferença entre os valores da largura da parede lateral e a espessura da parede principal.
Para os canais 40U e 40P, por exemplo, a área da seção transversal é de 61,5 cm2, para a versão econômica (menos intensiva em metal) 40E - 61,11 cm2. O peso exato (sem média e aproximação) dos elementos 40U e 40P é 48,3 kg, para 40E - 47,97 kg, que se encaixa nos padrões GOST 8240. A densidade do aço técnico é 7,85 t / m3. De acordo com GOST e TU, o comprimento real e as dimensões (em seção transversal) são indicados levando em consideração os seguintes valores:
- comprimento medido - o valor indicado pelo cliente;
- um valor múltiplo "vinculado" a um valor medido, por exemplo: 12 m é duplicado;
- não dimensional - GOST define uma tolerância que o fabricante e distribuidor não irão exceder;
- alguns calculados ou desviados - dentro da tolerância de acordo com o valor GOST - este valor é permitido;
- valores medidos e não medidos devido aos quais o peso do lote difere no máximo 5%.
O canal não é produzido na forma de enormes bobinas, é impossível enrolá-lo em uma baía - caso contrário, seu raio ultrapassaria significativamente um quilômetro. Você pode se convencer disso comparando o canal com um aluguel de ferrovia - e olhando para o mapa dos trilhos antes colocados. Os canais são produzidos apenas em trechos que podem ser mais longos ou mais curtos, mas nenhuma empresa pode fazer, por exemplo, um canal sólido de 40 quilômetros.
A inclinação do canal 40U não ultrapassa 10% da localização perpendicular das paredes, o que caracteriza sua contraparte - 40P. A distância entre as paredes laterais não excede 40 cm.
Os produtos são produzidos por laminação a frio ou a quente, a qualidade é média ou acima da média.
A soldabilidade dos elementos de canal 40P e 40U é muito satisfatória. Antes da soldagem, os produtos são limpos de ferrugem e incrustações e desengraxados com solventes. As costuras de soldagem são aplicadas com base na espessura do produto: é desejável usar os eletrodos mais grossos (cerca de 4 ... 5 mm) para soldagem a arco elétrico. Se isso não for possível - uma estrutura muito responsável devido a uma carga excessivamente alta - então, para evitar um colapso rápido e afundamento da estrutura em construção, utiliza-se a soldagem a gás do tipo semiautomático ou automático. No entanto, edifícios de vários andares, pontes e outras estruturas são fabricados com juntas soldadas e aparafusadas: aqui, um complementa o outro.
Os produtos são facilmente torneados, perfurados, cortados por um cortador mecânico (usando lâminas de serra e serras) e um cortador a plasma a laser (a precisão é máxima, quase não há erros). Disponível em seções de 2, 4, 6, 8, 10 ou 12 m. O custo do aluguel de longo prazo - por metro - pode ser menor; a maior quantidade possível de resíduos (restos), a partir dos quais é improvável que seja possível fazer algo útil. Basicamente, são produzidos produtos com prateleiras iguais: as variedades 40U e 40P não implicam na fabricação de produtos com prateleiras diferentes.
Aplicativo
A construção de edifícios e estruturas monolíticas com estrutura metálica é impensável sem o uso de cantos, acessórios e barras de canal. Após o assentamento - via de regra, alicerce em faixa enterrada de estrutura monolítica - é instalada uma estrutura, graças à qual a estrutura assume seus contornos básicos. O canal também permite reconstruir um edifício ou estrutura já construída. As tecnologias modernas envolvem o abandono gradual da base de alvenaria, o que tem um impacto significativo na fundação. Isso significa que o custo de equipar o último também pode ser reduzido. Graças ao surgimento do canal de canal igual, a construção naval profissional tornou-se possível, por exemplo, a construção de quebra-gelos. Outra área de uso é a construção de plataformas de perfuração offshore, cuja função é bombear petróleo.
A indústria de engenharia mecânica também envolve a utilização de unidades de canal na forma de uma estrutura básica, que é submetida à carga dos eixos das rodas (giro) de uma máquina em movimento.
O uso do mesmo canal 40 reduz o consumo de metal e o consumo de material da instalação que está sendo construída ou do equipamento em construção. E esses fatores, por sua vez, garantem a redução dos investimentos, posição competitiva mais vantajosa do mercado.
O comentário foi enviado com sucesso.