Recursos dos canais 30
O Canal 30, junto com o 40 e dezenas de outras denominações, é geralmente feito de aços simples de médio carbono. É usado como unidade principal de montagem para estruturas de construção e outros fins.
descrição geral
Canal - elemento com paredes principais e laterais. É subdividido em um tipo de subespécie em forma de H (prateleira dupla-face) e comum (unidirecional, semelhante a uma letra "P" truncada). A estrutura H é como uma imagem espelhada do contorno em U, no entanto, a espessura da parede principal não dobra, como no espelhamento completo. "Reflexão" não é mutuamente exclusiva, mas é complementada por uma construção P.
Os conjuntos de canais, operando com alto nível de desgaste, são feitos de ligas de aço especial, por exemplo, 110G13L. Portanto, esta liga é conhecida por um alto nível de resistência ao desgaste, é capaz de suportar impactos de alta temperatura e forças de choque-vibração de grandes valores. O aço 110G13L pertence a ligas austeníticas, não é utilizado para soldagem, embora não trinca ao ser liberado. A compressão dinâmica linear não excede 2,7 mm por metro, também é tratada termicamente a uma temperatura de 1075 Celsius.
Após a têmpera, as peças de trabalho podem ser resfriadas em óleo e água.
Dimensões e peso
O canal de aço laminado a quente para fins gerais e especiais é produzido ao longo da largura da parede principal de 5 a 40 cm. A largura das tiras laterais é de 32 a 115 mm. Os valores desses parâmetros são controlados por Gosstandart 8240-1997. No entanto, de acordo com outro GOST, o canal 30 é produzido como um produto laminado a quente (de acordo com Gosstandart 8240-1989). Os produtos de canal laminados a frio são fabricados de acordo com um padrão semelhante - 8278-1983.
O ângulo de inclinação das prateleiras é quase sempre o mesmo: não faz sentido soltar tiras excessivamente dobradas, pois isso perde a capacidade de carga dos produtos. Eles se aproximam das características de tiras de aço convencionais de dupla espessura. O canal laminado a quente é produzido na maioria das vezes em aço St3ps, St5 e 09G2S-12. O último tem uma dureza e elasticidade ligeiramente maiores do que as ligas St-3-St-6 clássicas (devido à liga com manganês e silício em proporções um pouco maiores).
Tipos
As diferenças entre o sortimento desse tipo e os laminados estão apenas na disposição das prateleiras em um determinado ângulo. O canal 30 é uma unidade produzida nas modificações "P" e "U". O primeiro significa que as bandas laterais do produto são paralelas entre si, o segundo significa que, pelo contrário, estão ligeiramente dobradas para dentro. O elemento de canal clássico implica uma disposição perpendicular das faixas laterais em relação à principal, mas na modificação “U” esta perpendicularidade é violada. Os canais de paralelogramo são produzidos apenas para pedidos individuais e em pequenos lotes, suas prateleiras são paralelas e curvas na mesma direção.
Tais elementos não trazem nenhuma vantagem adicional em resistência (elasticidade, dureza), ou em termos de recurso de carga, portanto, as prateleiras são contra-isósceles dobradas (ao longo do ângulo de curvatura). Assim, surgiu a denominação de 30U e outras iguais a ela em execução. Os canais 30P e 30U são produzidos na forma de laminados a quente (com curvas acentuadas) e laminados a frio (mais lisos nos cantos, design dobrado).
O valor medido do comprimento de uma unidade de canal é 11,75-12 m (coincide, por exemplo, com os pinos A3 / A500-C). A largura da parede principal é de 30 centímetros. O número da denominação indica o valor em centímetros, não em milímetros. Laminado a frio "trinta" é produzido a partir de aço 3 calmo ou semi-calmo.O peso de 1 metro (em funcionamento) do canal laminado a quente 30U é de 31,8 kg, em uma tonelada de aço laminado esse valor nominal é de 31,45 m. A largura das prateleiras de 30U é de 10 cm. A espessura da borda principal é de 6,5 com uma precisão de 1 mm, o valor para prateleiras curvas é 11 com uma precisão de 1,5 (o erro é permitido de acordo com GOST).
O raio de curvatura das flanges do elemento de canal formado a frio não é superior a 12 mm. A pedido do cliente, um elemento de doze metros pode ser cortado em pedaços de 6, 4, 3 e 2 m (divisão de uma unidade de 12 metros). O enviesamento da borda lateral não é permitido mais do que 1,5 ppm do valor de sua largura, caso contrário, esse desnível é perceptível a olho nu e pode causar o enfraquecimento da estrutura. Para um canal de 30 valores nominais, ligas de aço carbono com um teor baixo ou próximo da média de impurezas de liga são usadas. A deflexão das faixas principal e lateral dos canais não deve exceder 1 mm com base no comprimento total da unidade do canal. O peso total do canal é calculado com base no valor específico para a maioria dos aços. A gravidade específica das ligas de aço é 7,85-7,95 t / m3, este valor é multiplicado pelo volume real de espaço ocupado pelo elemento de canal.
Os canais curvos têm flanges iguais e desiguais. Os elementos laminados a quente são fundidos (cozidos) a partir do zero, de modo que o ângulo permanece agudo, uma vez que a forma que forma os cantos agudos já foi definida e é muito difícil dobrar um canto agudo em um liso.
Aplicativo
O canal é utilizado para a construção de edifícios industriais, comerciais e residenciais com estrutura com vãos significativos. Ele é usado para montar estruturas e caixas para mecanismos de dispositivos de máquinas, todos os tipos de equipamentos especiais. Os elementos do canal têm a capacidade de suportar cargas significativas sem serem destruídos. Tais são, por exemplo, produtos de aço semi-calmo 6 grau St. Mesmo quando a carga excedeu um pouco as classificações calculadas, a curvatura dos produtos para baixo, mesmo que ocorra, é insignificante: só o mestre perceberá, levantando-se da extremidade do teto para uma visão detalhada.
No entanto, cargas alternadas repetitivas com alta frequência levarão ao acúmulo de tensões de fadiga no produto. O microcracking, via de regra, ocorre muito antes do esgotamento completo do recurso do produto. Você pode reconhecer a proximidade de uma estrutura a uma quebra, digamos, batendo nela: o aço sólido ideal soa e não emite um som abafado, cuja resposta de frequência é significativamente distorcida quando a onda sonora é transmitida através da espessura do material. Uma das aplicações típicas do canal são postes e torres de sustentação de linhas de transmissão e redes celulares.
É relativamente fácil soldar e aparafusar em um suporte alto usando canais, ângulos e conexões com um tubo profissional.
O comentário foi enviado com sucesso.