Tipos e regras para a escolha de parafusos
Muitos têm experiência na fixação de estruturas em concreto. Um dos problemas mais comuns é fazer um furo no local desejado e depois instalar o sistema de fixação. Vale a pena considerar com mais detalhes como escolher os parafusos certos para concreto e que tipos de fixadores existem em princípio.
O que é isso?
De acordo com GOST 27017-86, um parafuso é interpretado como um tipo especial de fixador, pois tem o formato de uma haste. A construção do parafuso também contém:
- fio de dois tipos: externo e especial;
- uma extremidade em forma de cone;
- a cabeça localizada na parte superior do produto.
No processo de utilização, os parafusos são aparafusados em orifícios pré-perfurados com uma chave de fenda, utilizando para isso bases de madeira ou plástico. Os aços leves são usados principalmente como material para a fabricação de parafusos. Menos comumente, são usados aços com maior resistência à corrosão.
Deve-se notar que nenhum revestimento protetor é aplicado à superfície de tais materiais.
Há vários anos, surgiu no mercado nacional um novo tipo de fixadores, os chamados parafusos estruturais. Eles têm vários recursos:
- elementos estruturais modificados (estrias, pontas e cabeças), a rosca também mudou ligeiramente;
- o uso de aços e ligas com um revestimento protetor adicional.
Graças ao lançamento de novos fechos, os fabricantes puderam expandir as funções de tais produtos. Eles agora podem ser aparafusados ao concreto sem a necessidade de preparar orifícios para os fixadores. Esta abordagem simplifica significativamente a instalação dos elementos conectados e sua fixação uns com os outros.
Também conseguimos expandir a gama de materiais com os quais os parafusos podem trabalhar. Agora, com esses fechos, você pode conectar elementos feitos de madeira, plástico. Adicionados à lista tijolos, ligas incluindo cobre e alumínio, materiais compostos.
O tipo de parafuso recentemente modificado passou a ser denominado de uma nova forma - parafusos auto-roscantes ou parafusos estruturais. Os elementos estruturais de tais fixadores incluem:
- cabeça;
- slot;
- haste roscada;
- o fim.
Eles simplificam significativamente o trabalho com qualquer estrutura quando se trata de organizar a fixação de elementos adicionais a ela.
Formulários
Os parafusos são usados para trabalhar com diferentes materiais. Versões mais antigas de fixadores são usadas principalmente para aglomerado, usando-o como material principal. Portanto, os parafusos são usados durante a instalação:
- florestas;
- placa de piso;
- painéis sanduíche;
- treliças de madeira;
- torneamento.
Parafusos de construção de encanamento também são distinguidos. Os parafusos autorroscantes convencionais são suficientes para atingir a resistência e rigidez exigidas da estrutura.
Além disso, os parafusos autorroscantes universais podem ajudar a resolver vários problemas. Os fechos são frequentemente encontrados em fábricas de móveis, canteiros de obras, durante trabalhos de acabamento ou outras tarefas igualmente importantes.
O que eles são?
Existem várias classificações de parafusos. A divisão mais comum é pelo tipo de tampa, que pode ser:
- com cabeça semicircular;
- escondido;
- volta;
- quadrado ou hexadecimal.
Vale ressaltar que os parafusos auto-roscantes também possuem essa classificação, mas sua escolha de opções é mais ampla. Portanto, há mais áreas em que são usados.
Outro método de divisão envolve classificar os parafusos de acordo com o formato da ponta. Eles são:
- sem corte - tais produtos não parecem muito confiáveis, eles são usados para amarrar vários elementos;
- parafusos de muleta afiados são considerados os mais populares.
A terceira classificação implica na divisão de acordo com a linha da lançadeira. Neste caso, os parafusos são agrupados nos seguintes tipos:
- passagem única;
- dupla face.
Além disso, é importante notar a presença de elementos em forma de L.
Freqüentemente, a distribuição de fixadores ao longo dos slots é executada. Neste caso, os parafusos são divididos nas seguintes variedades: cruciforme, reto ou hexagonal, trilho.
Além disso, os parafusos decorativos, de plástico ou de latão são diferenciados, dependendo do material com o qual devem trabalhar.
Dimensões e peso
Os principais parâmetros para fixadores pequenos são tamanho e peso. Vale a pena considerar o primeiro com mais detalhes primeiro. Existem dois tamanhos principais de fixadores:
- diâmetro;
- comprimento.
Para o diâmetro principal, tome aquele que permite determinar o tamanho da circunferência das saliências da rosca. Atualmente, mais de 10 tamanhos padrão de vários parafusos estão disponíveis com um indicador de diâmetro de 1,6 a 12 mm.
Um determinado tipo de parafuso auto-roscante nem sempre tem todos os diâmetros disponíveis. Os mais populares a esse respeito são os parafusos universais, cujo alcance é mais amplo do que o resto. Para parafusos autorroscantes especializados, o número de diâmetros é ligeiramente menor.
Quanto ao comprimento, este parâmetro é medido de duas formas.
- Para cabeça oculta. O comprimento é levado em consideração na íntegra - da parte inferior da cabeça até o final da ponta do produto.
- Para uma cabeça convexa. O parâmetro é definido como a distância do topo da cabeça até a parte inferior do parafuso auto-roscante.
Independentemente do tipo de parafuso, a faixa de tamanho não muda neste caso. Encontra-se na faixa de 4,5 a 300 mm. Vale ressaltar que alguns fixadores especializados podem ter comprimentos adicionais com base nos requisitos individuais do cliente. Deve-se notar que um determinado modelo de parafuso tem uma faixa limitada de comprimentos.
Vários parâmetros afetam a escolha do diâmetro e comprimento do fixador:
- a carga da conexão formada pelos fixadores;
- dimensões das peças;
- o material no qual você planeja aparafusar o parafuso.
E esta não é uma lista completa de fatores que afetam as dimensões finais do produto. Portanto, ao determinar o diâmetro necessário que você deseja aparafusar em um pino de expansão de plástico, você deve levar em consideração os conselhos e recomendações do fabricante. Eles estão indicados na embalagem ou no passaporte.
A seguinte afirmação é considerada completamente lógica: quanto maior o diâmetro do parafuso, mais durável será a conexão. No entanto, ao mesmo tempo, a quantidade de torque aumenta e, portanto, há um problema de quebra da cabeça ou quebra de uma ferramenta que não consegue lidar com a perfuração do material. O comprimento adequado do parafuso deve ser determinado somando o comprimento nominal do pino do fixador, a espessura do elemento a ser conectado e o diâmetro do fixador selecionado. O último parâmetro levará em consideração a saída da ponta do parafuso auto-roscante do pino.
Muitas vezes, as empresas envolvidas na produção e venda de parafusos vendem fixadores, calculando o preço por peso. Portanto, este indicador também é considerado importante.
Ao calcular o peso de um fixador, é recomendável levar em consideração os dados das normas estaduais e outros documentos regulamentares. Eles contêm tabelas que mostram os pesos nominais de cada parafuso.
Fabricantes populares
A produção de parafusos está em demanda onde há uma demanda por tais fixadores. Ou seja, são feitos em locais próximos aos grandes consumidores que estão dispostos a adquirir uma grande quantidade desses produtos.
A maioria dos fabricantes está localizada na Rússia, no entanto, alguns tipos de parafusos auto-roscantes vêm do exterior para o país. Ao mesmo tempo, os países próximos e distantes do exterior estão envolvidos nas entregas.
Aqui está uma lista dos fabricantes de parafusos mais comuns.
- "Roskrep". Empresa nacional localizada na região de Middle Moscow. Realiza a fabricação de diversos tipos de fixadores de alta qualidade. Colabora com várias empresas de construção em Moscou e outras cidades russas.
- "Dneprometiz". Um fabricante da Ucrânia, que produz principalmente tipos universais de parafusos auto-roscantes de vários diâmetros e comprimentos.
- Stankoornal. Fábrica de parafusos na Letônia. Fornece regularmente produtos manufaturados para o território da Federação Russa.
- ARS-Prom. Uma empresa muito procurada que se dedica à produção de fechos e exaustores. Também produz telhas metálicas. A fábrica está localizada em Tyumen.
- Normand Fasternes. Apesar do nome estrangeiro, a marca é considerada nacional. A fábrica para a produção de parafusos auto-roscantes de alta qualidade está localizada na região de Moscou. Entre outras coisas, o fabricante fabrica ferragens e outros tipos de fixadores.
- PROF-MET. A empresa está localizada na região de Ulyanovsk. Ela está envolvida na produção de vários tipos de parafusos auto-roscantes, que são procurados em muitas áreas.
- "Integrante". Localizada em Nizhny Novgorod, a empresa produz parafusos, parafusos auto-roscantes e dutos de ar. Para a fabricação de elementos, utiliza-se aço de alta qualidade, adicionalmente revestido com compostos de proteção.
O número de fábricas está aumentando a cada ano. No entanto, a lista contém as empresas mais populares.
Como escolher?
Antes de comprar um parafuso, é recomendável levar em consideração vários parâmetros:
- a estimativa de carga que será exercida sobre o produto durante a operação;
- tipo de bloco de montagem;
- as dimensões do futuro parafuso, que você mesmo pode calcular;
- os intervalos entre os fios, determinados por cálculos adicionais.
Em média, parafusos com tamanhos de 12 a 220 mm e diâmetro de até 6 mm são considerados procurados. O restante dos fechos deve ser classificado na classe especializada. Parafusos em espinha de passo médio merecem atenção especial. No caso de sua compra, você precisará adquirir adicionalmente tarugos especiais.
O comentário foi enviado com sucesso.