Qual é a diferença entre um parafuso e um parafuso auto-roscante?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Onde eles são usados?
  3. Principais diferenças

Qualquer trabalho manual requer ferramentas e materiais. Conhecer seus recursos simplifica muito a seleção do estoque certo. No entanto, pode ser difícil para iniciantes entender a diferença entre certos instrumentos que são muito semelhantes. A maioria das perguntas é causada por um parafuso e um parafuso auto-atarraxante, que um olho inexperiente pode não distinguir. Para saber como entender exatamente o que deve ser tratado, vale a pena aprender mais sobre esses fixadores.

O que é isso?

Para prender vários elementos juntos, você pode usar diferentes materiais de fixação, mas tradicionalmente os mais populares e convenientes são os parafusos e parafusos autoatarraxantes. Apesar de sua semelhança externa, esses produtos têm certas diferenças. O primeiro inventou um parafuso, que servia para conectar peças de madeira e, em vez de uma chave de fenda, muitas vezes se usava um martelo, o que dificultava muito o desmonte do produto acabado.

O surgimento de um parafuso auto-roscante está associado ao comissionamento de um material como o drywall. Pelas suas propriedades versáteis e pela comodidade de criar qualquer estrutura, este material tornou-se o principal material para trabalhos de reparação. Para a fixação de chapas de drywall, eram necessários fixadores adequados, já que o parafuso tradicional era inconveniente e causava atrasos na obra. Devido à maciez do material, a tampa muitas vezes se soltava após o primeiro aparafusamento do fixador e era impossível reutilizá-la. O uso de parafusos rígidos também era impraticável, uma vez que eram muito frágeis e costumavam deixar os artesãos na mão.

O parafuso auto-roscante, na verdade, é um seguidor do parafuso, exteriormente são muito semelhantes, mas o parafuso auto-roscante tem certas diferenças, graças ao qual foi possível trabalhar confortavelmente com esses fixadores, usando-os repetidamente. Devido à popularidade do novo tipo de parafuso, a versão antiga tornou-se menos procurada, no entanto, ainda é usada para certas tarefas até hoje. Os parafusos auto-roscantes são produzidos em diferentes tamanhos, com diferentes passos de rosca e uma variedade de características específicas que permitem sua utilização em muitos casos.

Para aparafusar facilmente o parafuso, recomenda-se primeiro fazer um furo para ele e depois começar a aparafusar. O parafuso auto-roscante tem uma haste mais fina, por isso é mais fácil aparafusá-lo. No parafuso, a rosca sai da ponta e não atinge a cabeça, enquanto o parafuso auto-roscante é totalmente recoberto com rosca, o que facilita o processo de entrada do produto na superfície. Para cada material existe a opção mais adequada de fixadores e, sabendo das características, pode escolher as ferramentas de forma mais correta e racional.

Parafusos de madeira

Externamente, o parafuso se assemelha a uma haste de metal, na qual uma rosca é parcialmente aplicada. Eles podem ser usados ​​para aparafusar em diferentes materiais, o que afeta a aparência deste fixador. Este tipo de fixadores é recomendado para produtos de base macia. Para o parafuso, você deve perfurar cerca de 70% do caminho para aparafusá-lo com bastante facilidade. Para trabalhar corretamente com os parafusos, é importante poder selecionar as brocas de diâmetro correto que proporcionarão um movimento moderadamente fácil do material de fixação na superfície.

O uso de parafusos é recomendado para produtos que possuem partes móveis. Graças ao design especial dos fechos, é possível obter imobilidade e resistência de toda a estrutura, o que permite ter confiança na qualidade da torção das peças.

Tendo em vista que os parafusos são utilizados para diversos produtos e materiais, vale a pena considerar sua classificação para poder selecionar corretamente os fixadores:

  • forma e tipo de tampa - pode ser semicircular, escareado, hexagonal, quadrado;
  • diferenças de ponta - os produtos com ponta romba são utilizados para aparafusar no plástico, sendo necessários bordos cortantes para os outros casos;
  • com base no tipo de fio - a opção de início único é grande, variedades frequentes e pequenas, rosca de início duplo com o mesmo ou indicadores de altura variável;
  • no slot - variedades cruciformes, retas e hexagonais.

Vários tipos de parafusos tornam possível usá-los com sucesso para uma fixação confiável; no entanto, devido ao advento de fixadores mais modernos, sua popularidade diminuiu drasticamente.

Parafusos auto-roscantes

Os parafusos auto-roscantes surgiram há relativamente pouco tempo e ganharam imensa popularidade em todo o mundo. Esses materiais de fixação não são fundamentalmente diferentes do parafuso, pois têm o mesmo formato cilíndrico e são feitos de metal, mas devido a algumas peculiaridades, permitiram agilizar o processo de aparafusamento, o que não foi de pouca importância. Para a produção de parafusos auto-roscantes, utiliza-se aço inoxidável ou aço carbono, para proteção contra corrosão são fosfatados, galvanizados ou oxidados.

Ao contrário dos parafusos, os parafusos auto-atarraxantes prendem os produtos a uma base sólida, os fixadores são aparafusados ​​com mais segurança na superfície devido à presença de uma rosca completa da ponta à cabeça do produto. A peculiaridade dos novos fixadores é que sua rosca possui uma estrutura especial, que permite fazer de forma independente um furo para um parafuso auto-roscante, o que dispensa o uso de broca.

A popularidade particular e a facilidade de uso dos parafusos auto-roscantes tornaram possível criar uma grande variedade desses produtos, que podem ser exibidos na classificação.

  • Compromisso. Eles são usados ​​com sucesso para trabalhar com produtos de metal, plástico, madeira e gesso cartonado.
  • Visão da cabeça. Semicircular, cilíndrica, escareada, arruela de pressão para cobertura, com cone truncado, forma de cabeça hexagonal.
  • Tipo de ponta. Afiado ou semelhante a uma broca, necessário para aparafusar em peças de metal.
  • No slot. Variedades retas, cruciformes e hexagonais.
  • Por escultura. Os fechos de passo estreito são adequados para produtos de metal e plástico, com os fechos de passo pequeno para substratos de madeira. Também foram criados parafusos autorroscantes mistos, onde a rosca na base torna-se mais frequente, o que é conveniente no trabalho com estruturas de concreto. O material de tal parafuso auto-roscante também será diferente - o aço de alta liga é usado para materiais pesados.

Os parafusos autorroscantes também são convenientes para o aparafusamento em folhas de gesso, devido à presença de uma rosca na cabeça, que permite afundá-los na placa de gesso, tornando-os invisíveis. Cada superfície tem seu próprio tipo de parafusos auto-roscantes e o conhecimento das características desses fixadores permitirá que você os escolha corretamente.

Onde eles são usados?

Parafusos auto-roscantes com uma rosca grande e um passo largo são usados ​​para aparafusar em superfícies de uma estrutura macia e solta: plástico, gesso cartonado, madeira, aglomerado, MDF, cartão.

Materiais de fixação com roscas finas e frequentes são recomendados para materiais de alta densidade e dureza: superfícies metálicas, madeira densa e plástico rígido.

Os parafusos auto-roscantes com roscas de duas entradas têm uma estrutura especial: eles têm um fio alto e baixo na base, o que é conveniente no caso de diferentes densidades de superfície. Eles são mais usados ​​para torcer drywall e perfis de metal.

Uma variedade especial são os parafusos auto-roscantes para telhados, que são apertados com uma chave, não com uma chave de fenda, e têm uma grande cabeça hexagonal. O comprimento e a largura do fixador variam de acordo com o material da cobertura, mas um elemento obrigatório é uma arruela de borracha, que evita que a água entre no orifício e segura o parafuso autorroscante com mais firmeza.

Parafusos auto-roscantes são recomendados para:

  • trabalhar com perfis de alumínio no processo de criação de estruturas;
  • revestir a estrutura com forro, drywall, folha de metal, folha perfilada;
  • conjuntos de cozinhas, armários e estruturas inseparáveis;
  • instalação de vidros duplos, trabalho com painéis plásticos, elementos de fixação na viatura.

É comum o uso de parafusos para trabalhos relacionados à madeira, principalmente rochas duras, para as quais é necessária a perfuração preliminar da superfície. Existem variedades de parafusos para telhados que têm uma cabeça grande especializada que fixa com segurança o material do telhado a uma base de madeira.

Os parafusos são recomendados para:

  • instalação de pisos de madeira;
  • trabalho de instalação com placas MDF e OSB;
  • criando escadas de madeira;
  • instalação de moldura de porta;
  • acessórios de encanamento;
  • estruturas de fixação com elementos móveis.

Existem também parafusos para móveis e parafusos auto-roscantes, que agora são chamados de confirmados - eles podem ter uma base pontiaguda e romba, uma superfície de cabeça plana com um recesso hexagonal. Compreendendo a diferença nos materiais de fixação, é possível determinar com mais precisão a opção necessária para um caso particular.

Principais diferenças

Artesãos inexperientes ou pessoas que estão longe de trabalhar com ferramentas podem se confundir nas definições de “parafuso” e “auto-roscante”, o que pode ocasionar a seleção incorreta dos materiais de fixação e complicar a tarefa principal. Para lidar facilmente com os parafusos de fixação em qualquer base, é importante entender a diferença entre esses produtos. As diferenças são difíceis de entender a olho nu, mas no trabalho são de grande importância. Para entender a diferença entre um parafuso e um parafuso autorroscante, é mais conveniente apresentar uma tabela comparativa desses dois produtos.

Diferenças

Parafuso

Parafuso auto-roscante

material

Feito de aço macio

Eles são feitos de tipos sólidos de aço.

tratamento

Sem tratamento térmico ou proteção contra corrosão

Durante o processo produtivo, passam por um tratamento térmico, pelo qual adquirem maior resistência, e o tratamento corrosivo permite que resistam a fatores externos.

forma de base

Borda cega do produto

Ponta afiada

fio

Fio fino com passo pequeno

Rosca grossa com passo suficientemente grande

Os dados da tabela são suficientes para distinguir um parafuso autorroscante de um parafuso, mas ainda existem vários recursos.

  • No trabalho com parafusos auto-roscantes, não há necessidade de furar o material, pois os fixadores possuem ponta semelhante a uma broca, roscas bem cortadas e de alta resistência, o que permite que o produto seja utilizado para trabalhar madeira, plástico, metal e concreto. Para um aperto do parafuso durável e fácil, a perfuração da superfície é indispensável.
  • Os parafusos auto-roscantes têm grande resistência devido à passagem da etapa de endurecimento, o que permite trabalhar mesmo com materiais resistentes, mas apesar de todas as qualidades positivas, são frágeis, pelo que a cabeça pode ser arrancada ou mordida com um alicate. Os parafusos são feitos de um material mais macio, por isso não quebram, mas dobram, o que é mais conveniente para vários casos.
  • Nos parafusos auto-roscantes, a rosca é aplicada em toda a haste, o que permite que o produto seja aparafusado na própria cabeça e fixado o máximo possível. Os parafusos possuem rosca incompleta, possuem espaço liso sob a cabeça, o que auxilia no trabalho de aperto, pois o material não trinca durante o trabalho dinâmico.

Os parafusos auto-roscantes são os materiais de fixação mais populares, mas é impossível abandonar completamente os parafusos, uma vez que ambos os produtos cumprem a sua função. A escolha correta de fixadores permitirá que você fixe com segurança todas as peças e tenha confiança na qualidade do trabalho.

O vídeo a seguir descreve como um parafuso difere de um parafuso autoatarraxante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário