Tudo sobre parafusos e parafusos de móveis
Parafusos de móveis e parafusos auto-roscantes são usados para montar estruturas de aglomerado, MDF e outros materiais à base de madeira. Este fecho ajuda a facilitar e agilizar o processo de ligação de várias peças de mobiliário.
Peculiaridades
Parafusos de móveis e parafusos são os 2 tipos mais comuns de fixadores. Externamente, são bastante semelhantes: os produtos são hastes de metal com fio externo e chapéu. Ao contrário dos parafusos, os parafusos auto-roscantes são feitos de aço sólido que foi submetido a tratamento térmico, o que lhes confere resistência adicional. Na produção de parafusos, são usados tipos macios de ligas de aço.
Outra diferença entre o parafuso para móveis é uma rosca mais afiada e mais alta, terminando quase perto da própria cabeça.
As vantagens de usar este hardware:
- obter uma conexão confiável e precisa;
- alta precisão no encaixe de elementos estruturais;
- baixo custo e prevalência (os fixadores são vendidos em quase todas as lojas de ferragens ou ferragens);
- a capacidade de suportar grandes cargas de energia para fratura;
- garantindo uma mesa firme de peças;
- uma grande seleção de produtos de diferentes tipos e tamanhos.
Os parafusos auto-roscantes são mais convenientes de usar, uma vez que a pré-perfuração dos orifícios não é necessária ao fixar as peças. Graças à ponta em forma de broca, eles penetram suavemente no material e são fixados nele com segurança. As desvantagens dos parafusos auto-roscantes são possíveis distorções da estrutura em caso de trabalho descuidado e perda da resistência de fixação durante o aparafusamento repetido. A desvantagem do uso de parafusos é a obrigatoriedade de furação com broca.
Áreas de uso
A principal função dos parafusos para móveis e parafusos auto-roscantes é conectar várias peças feitas de materiais de madeira aparafusando e formando fios dentro dos elementos estruturais. Eles são usados para anexar dobradiças, alças de fixação.
Eles são usados para a montagem de móveis para casa e escritório, bem como para construtores e marceneiros para conectar várias estruturas.
Com a ajuda deles, os móveis de gabinete são produzidos a partir de:
- telas de madeira maciça;
- MDF e aglomerado;
- Aglomerado;
- Madeira compensada;
- drywall fino.
As ferragens são utilizadas na instalação de escadas de madeira, caixilhos de portas, no fabrico de estruturas com juntas móveis.
Visão geral da espécie
Vários tipos de parafusos auto-roscantes são usados para madeira. Isso inclui ferragens universais com fios raros e ponta afiada e confirmações - produtos com espessamento na parte superior. Os primeiros têm cabeça chata que, aparafusada, fica quase totalmente embutida no material. Graças à escultura, o hardware entra rapidamente na madeira.
Para a montagem de móveis, também são utilizados parafusos universais e confirmações (parafusos euro). Nesse caso, a cabeça do hardware pode ter vários recursos e formato. Os produtos podem ter várias opções.
- Cabeça escareada. Quando aparafusada no material, a parte superior da ferragem afunda, de forma que não se projeta na superfície das peças a serem fixadas. Recomenda-se o uso de ferragens com cabeça escareada ao instalar prateleiras, dobradiças, puxadores.
- Com a cabeça meio escareada. Esses produtos têm uma transição suave da base para a rosca.
- Com chapéu semicircular. Devido a este recurso de design, pressão adicional é criada nas peças conectadas. A estrutura montada é mais robusta.
Outro tipo de parafusos de móveis é confirmado. Eles têm:
- passo roscado grosso;
- ponta sem corte;
- um chapéu em forma de cilindro;
- slot hexadecimal.
Para tornar a mobília atraente, você pode escolher plugues de plástico decorativos para parafusos, confirmações e parafusos auto-roscantes.
Eles são projetados para mascarar a parte visível da cabeça para combinar com a mobília.
Materiais (editar)
Os parafusos e parafusos auto-roscantes são feitos de vários tipos de aço. Em que para aumentar as propriedades de proteção do hardware, sua superfície é revestida com compostos especiais. É o tipo de "concha" ao qual você deve prestar atenção ao escolher os produtos.
Fixadores pretos foscos tratados com agente à base de fosfato. Os produtos fosfatados apresentam baixa resistência à corrosão, por isso não são recomendados para a montagem de móveis utilizados em ambientes com alta umidade.
Hardware com uma superfície preta brilhante é coberto com uma película de óxido. Ele protege o produto de forma confiável de alta umidade e água.
Também estão à venda fechos cromados. Tem uma cor prateada. No processamento com ácido crômico, é formado um filme na superfície do produto, que protege o parafuso de diversas influências mecânicas e corrosão. O hardware cromado é classificado como decorativo. Eles podem ser usados em locais bem visíveis sem a necessidade de plugues ou adesivos especiais.
As ferragens também podem ser galvanizadas e passadas em amarelo. Eles têm um acabamento branco ou dourado brilhante para realçar as qualidades estéticas dos produtos. Eles também são chamados de fechos decorativos.
As nuances de escolha
Antes de comprar fixadores, você deve saber por quais critérios eles devem ser escolhidos e o que procurar.
- Dimensões do hardware (comprimento, diâmetro e largura da tampa). Os tamanhos mais populares de elementos de fixação para montagem de móveis são 3x16 mm, 3,5x16 mm, 4x16 mm. Para descobrir as dimensões dos produtos, você precisa olhar as marcações. Por exemplo, a designação 3,5x45 mm PH2 informará que esse hardware tem um diâmetro de 3,5 mm, um comprimento de 45 mm e uma ranhura em forma de cruz. Os tamanhos de um lote devem ser iguais.
- Espectro de cores. As ferragens do mesmo lote devem ter a mesma tonalidade. Uma cor uniforme indicará que todos os produtos foram submetidos ao mesmo processamento nas mesmas condições de processo. Suas características técnicas serão exatamente as mesmas.
- Os furos devem ser profundos, retos e claros - será conveniente trabalhar com este tipo de ferragens, pois não "escorregam" de uma chave de fenda ou ferramenta elétrica.
- Os fixadores devem ter o mesmo passo de rosca - isso irá garantir uma distribuição uniforme da carga entre os threads.
Antes de comprar, você precisa avaliar a qualidade do hardware visualmente.
Se você planeja comprar parafusos auto-roscantes com uma ponta, suas extremidades devem ser afiadas, sem rebarbas.
As interrupções indicarão a má qualidade do produto.
Regras de fixação
Na maioria das vezes, a preparação não é necessária para conectar peças de madeira usando parafusos auto-roscantes - os parafusos podem ser aparafusados na peça sem fazer um orifício. Para isso, use uma chave de fenda Phillips ou chave de fenda. Você precisa agir com suavidade e cuidado, especialmente ao trabalhar com parafusos auto-roscantes oxidados (eles são considerados os mais frágeis).
A ferramenta deve ser mantida estritamente alinhada com a ferragem aparafusada. Você não deve tentar aparafusar o fixador no nó - apesar do fato de que essas são as áreas mais apertadas, tal fixação será considerada ineficaz. Se os parafusos auto-roscantes são planejados para serem aparafusados em madeira natural de alta densidade, é recomendado pré-lubrificar a ferragem com sabão em pó. Ele atuará como um lubrificante e facilitará a entrada do fixador no material.
A conexão dos elementos de madeira com parafusos é um pouco diferente. Ao escolher uma ferragem, deve-se dar preferência a um produto que tenha aproximadamente 3 vezes a espessura da peça a ser unida.
Deve-se ter em mente que o parafuso não deve passar pelas 2 estruturas a serem conectadas.
Antes de furar, é necessário aplicar uma marcação e, em seguida, fazer um furo na parte principal 0,8 vezes o diâmetro do parafuso. Em profundidade, o furo deve corresponder à base aparafusada da ferragem. Se os fechos forem finos, você pode usar um furador.
Ao perfurar madeira serrada macia, também é permitido fazer furos manualmente. Para materiais duros, faça um furo para coincidir com o perfil do fixador de aparafusar. Para fazer uma ranhura, você precisa de uma broca e uma broca. É melhor usar um escareador.
Após o trabalho preparatório, o parafuso é inserido no orifício. Deve ser reforçado no material aparafusando-o no sentido horário com uma chave de fenda. Nesse caso, a seleção correta das ferramentas manuais é importante. Se você pegar uma chave de fenda do tamanho errado, há grandes riscos de danificar a fenda na cabeça - neste caso, será impossível apertar os parafusos. Os parafusos também podem ser fixados com chaves de fenda elétricas ou pneumáticas. Sua utilização facilita o trabalho e agiliza o processo de montagem.
A etapa final é a instalação de adesivos ou plugues nas cabeças dos fixadores. Esses acessórios são vendidos em uma ampla gama de cores. Sua principal tarefa é mascarar os fechos. Graças ao uso de adesivos, a estética do móvel acabado pode ser aumentada.
Para parafusos e parafusos auto-roscantes, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.