Como desapertar um parafuso em diferentes situações?
Qualquer parafuso não é aparafusado para sempre - mais cedo ou mais tarde, pode ser necessário removê-lo. Mas nem tudo é tão simples - se antes você não tentou desmontar a estrutura por anos, então, sob a influência do ar ou da umidade, ela pode ficar bem presa. Em alguns casos, o reparo em si leva um minuto e a remoção dos fixadores "teimosos" - 10 minutos. Às vezes acontece que o parafuso não pode ser removido. No entanto, você não é o primeiro nessa situação e, antes de você, muitas pessoas se perguntavam como esse problema era resolvido. Felizmente eles vieram com algumas maneirascomo sair da situação.
Possíveis dificuldades
Você pode entender que haverá problemas com o parafuso antes mesmo do início do trabalho ou logo no início dele. Em alguns casos, entender por que os fixadores não estão desparafusando diretamente indica a melhor maneira de resolver o problema, por isso vale a pena dar uma olhada mais de perto na “anatomia de um desastre”. Aqui estão alguns exemplos de porque temos que mexer no parafuso:
- ferrugem é visível na superfície do fixador, há listras vermelhas características ao redor da cabeça - um parafuso enferrujado está quase sempre preso e, como resultado, muitas vezes também é "lambido", porque as bordas de um produto enfraquecido rapidamente se arrancam sob a influência áspera de uma chave de fenda;
- cabeça quebrada ou goivada - se a cruz for arrancada e, em vez de quadrangular, apresentar orifício triangular ou geralmente informe, será difícil pegar nela uma chave de fenda;
- a base na qual os fechos são aparafusados sofreu deformação: a madeira pode inchar com a umidade e o metal achatado sob pressão - então a rosca é firmemente presa e a moldura não solta apenas o parafuso;
- as peças conectadas são deslocadas em relação à sua posição original - isto é especialmente verdadeiro no caso de produtos grandes que simplesmente não podem ser realinhados como esperado e, enquanto isso, as peças pesadas criam uma carga aumentada no parafuso auto-roscante.
Esteja preparado para o fato de que na maioria dos casos o problema não é o mesmo - o mesmo um parafuso enferrujado é perigoso tanto por furar como por quebrar a cruz. Pior de tudo, se a montaria também for colocada em um lugar difícil de alcançar, onde você realmente não pode chegar.
Nesses casos, muitos artesãos simplesmente desistem, mas, na verdade, quase sempre há uma solução.
Maneiras de desapertar parafusos diferentes
Isso pode parecer ridículo para alguns, mas às vezes o problema não está tanto no parafuso, mas na falta de experiência adequada de quem está tentando ser um mestre. Portanto, para começar, vamos esclarecer que a maioria dos fixadores no mundo moderno tem rosca direita, o que significa que precisam ser desenroscados no sentido anti-horário. Também esclareceremos separadamente para aqueles que pensam que sua experiência é relevante sempre e em qualquer lugar - é a maioria dos parafusos que são desenroscados no sentido anti-horário, mas não absolutamente todos, portanto, em caso de problema, vale a pena mudar de tática e tentar desparafuse o parafuso girando a ferramenta na outra direção. Observe que você não deve ser excessivamente zeloso em nenhuma circunstância - se o fio ou a cabeça forem afrouxados, você pode piorar ainda mais com o seu zelo.
Ao mesmo tempo, existem várias recomendações geralmente aceitas sobre como desaparafusar os parafusos em uma determinada situação. Não use força - use a mente, e então tudo dará certo!
Desaparafusando
Em muitos casos, o problema é precisamente que o parafuso preso à base, agarra-se a ela, e você está tentando desenrolá-lo, como deveria, ordenadamente, sem esforço. Se o atrito estiver claramente interferindo no processo, é lógico supor que a lubrificação resolveria o problema - esse método também funciona com fixadores. Existem líquidos que têm a capacidade de fluir para as fendas e espaços mais estreitos - incluem, por exemplo, querosene ou WD-40. Ambos são capazes de fornecer o efeito que você procura - será mais fácil desparafusar os fechos, você não precisa fazer movimentos fortes e arriscados que ameacem a integridade da tampa.
Vale lembrar também que no caso de grudar, às vezes apenas um pouco para mover o parafuso auto-roscante "congelado", para que as coisas ocorram de forma abrupta. Com a chave de fenda no lugar, tente bater levemente de um lado para o outro. É importante não exagerar, para não arrancar a cruz da tampa, para que depois de dois ou três golpes leves, você já possa verificar se o efeito desejado apareceu.
Se bater na chave de fenda não ajudar, mas a tampa se projeta ligeiramente acima da base, você pode tentar bater diretamente na cabeça do fixador. Claro, é improvável que você acerte diretamente em um alvo tão pequeno, então tire-o com um cinzel e bata nele. Aqui você precisa agir com ainda mais cuidado, porque com um movimento descuidado você pode cortar o chapéu completamente e, então, problemas sérios começarão. Em geral, este método é adequado apenas se você tiver certeza de que o fixador em si é muito forte e o único problema é que ele ficou muito preso.
Um problema típico é quando não há problemas com o próprio hardware ou seu thread, apenas estruturalmente, os fechos estão localizados tão profundamente no funil que não é possível alcançá-lo por meios improvisados. Isso costuma acontecer em laptops e outros equipamentos, se o fabricante tem tanto medo de quebrar a tampa que a esconde quase dentro do processador. Nesta situação uma chave de fenda é feita independentemente de um pedaço longo e reto de arame - a extremidade deve ser achatada para parecer uma chave de fenda plana. Os especialistas observam que qualquer fenda cruzada pode ser "derrotada" com uma ponta plana, mas deve ser ligeiramente menor do que a cruz na cabeça.
Serrar
Acontece também que a cabeça do parafuso está completamente limpa. - geralmente não é possível encontrar um suporte adequado para uma chave de fenda Phillips nele. Se, ao mesmo tempo, o próprio chapéu ainda está mais ou menos intacto, a conclusão se auto-sugere - é preciso lidar com as fendas, isto é corte a "marcação" da chave de fenda novamente... Via de regra, o recorte adicional já é feito único, sob uma chave de fenda plana, para não mexer muito e "machucar" menos a tampa. É claro que o procedimento só é possível se a cabeça do fixador sobressair visivelmente acima da superfície da caixa, mas você ainda precisa agir com muito cuidado. A tarefa do mestre é fure a fenda pelo menos metade da profundidade da tampa, caso contrário, há um grande risco de que seja possível quebrar a última em vez de puxar o parafuso infeliz... Para atingir o objetivo, usaremos um moedor ou uma serra para metal.
Quando o slot está pronto, pegamos uma chave de fenda comum e tentamos remover os fechos. Já que começamos a serrar, isso significa que a situação parece bastante difícil, então você pode e até precisa se ajudar em paralelo de outras formas às descritas acima.
Serrar é realmente relevante mesmo que a tampa não seja mais, mas então o esquema se torna um pouco mais complicado. A ênfase terá de ser “inventada” de meios improvisados - muitas vezes, uma noz comum é vista como um candidato ideal para esse papel. Ele deve ser soldado aos restos da ferragem ou colado, embora a segunda solução seja adequada apenas se o parafuso se soltar facilmente.Quando a nova "cabeça" for fixada com sucesso e fixada com segurança, siga o procedimento já descrito acima - fure a fenda e trabalhe com uma chave de fenda.
Corte
Outro método de "emergência", ao qual se recorre apenas quando não existe outra forma. Essa opção é adequada para resolver todos os tipos de problemas, incluindo uma cruz rasgada ou até mesmo uma cabeça totalmente ausente, bem como um parafuso de rolagem ou a falta de uma chave de fenda adequada.... Outra coisa é que o procedimento proposto é bastante complicado tecnicamente e requer a disponibilidade de equipamentos adequados.
O significado da tarefa é o seguinte: uma vez que não temos pontos de parada adequados na forma de uma cabeça e uma rosca interna, isso significa que ela deve ser criada não fora do hardware, mas dentro dele. Claro, o método só é adequado para fixadores razoavelmente grandes, porque o artesão precisa encontrar uma broca com um diâmetro menor do que a parte roscada do parafuso preso. Esta broca faz uma rosca à esquerda no parafuso (o oposto do desenroscamento que falhou) e permite que você tente desenroscá-lo na outra direção. Deve-se observar imediatamente que este truque pode ser acionado com a maioria dos fixadores, especialmente os chineses, mas haverá um problema com os parafusos auto-roscantes - eles quase sempre são endurecidos, perfurá-los se tornará farinha de verdade.
Se foi possível cortar a rosca interna, o produto pode ser desligado com extratores cônicos.
Recomendações
Em muitos casos, o sucesso de toda a empresa é determinado não tanto por decisões óbvias e força aplicada, mas pela criatividade e astúcia. Ao mesmo tempo, é importante não se enganar e pensar com antecedência se o resultado será ainda pior. Por exemplo, se houver probabilidade de o parafuso ficar preso devido a alguma deformação do material ao redor, você pode tentar resolver o problema com aquecendo a cabeça. Isso é especialmente verdadeiro para produtos de plástico - eles são feitos de um material que reage rapidamente ao calor. O parafuso se expande ligeiramente durante o aquecimento e, por assim dizer, empurra a base que o prendeu, agora um pouco amolecida.
Observe que o plástico “derretido” pode “agarrar” os fechos com ainda mais força, portanto, estes devem ser desparafusados ainda visivelmente aquecidos. A dificuldade aqui é calcular corretamente o aquecimento e em nenhum caso exagere, visto que a base de plástico para o parafuso é a mais típica para a tecnologia, e o superaquecimento excessivo da caixa de plástico pode levar não apenas à deformação perceptível do produto, mas também à interrupção de suas funções.
Uma situação semelhante com aquecimento é especialmente relevante se o fabricante, imediatamente antes de aparafusar o parafuso, borrou sua rosca com tinta - isso geralmente é feito para que a fixação seja confiável, esquecendo completamente que pode haver necessidade de destorcer. Neste caso, o aquecimento é necessário bastante forte - um ferro de solda com uma ponta fina é usado para isso. Ao mesmo tempo, com essa abordagem, o hardware não deve apenas não ser parafusado diretamente na base de plástico - não deve haver nenhum plástico próximo a ele! Lembre-se também que, como resultado do aquecimento, o próprio parafuso também se tornou um pouco menos durável e qualquer esforço excessivo pode terminar na quebra da rosca ou da cabeça.
Se a cruz na cabeça se desgastou tanto que não se presta mais a uma descrição adequada em termos de geometria, tente você pode resolver o problema com uma gaxeta de borracha fina. Ela deve ser fixada no local da cruz danificada e, em seguida, pressione-a firmemente por cima com uma chave de fenda Phillips um pouco menor. Você ainda precisa se acostumar com esse método, mas o ponto do truque é que a borracha não desliza, adere firmemente ao hardware e entope em todas as suas rachaduras, cedendo ao ataque de uma chave de fenda. Como resultado, uma espécie de slot temporário é formado, permitindo que você desparafuse os fixadores.
Um método semelhante assume usando super cola ou solda (menos eficaz). A massa selecionada deve ser deixada cair dentro da fenda rasgada e, em seguida, inserir imediatamente uma chave de fenda lá para formar uma nova fenda. A sutileza da tarefa reside no fato de que a ferramenta não deve, em caso algum, mudar de posição enquanto a cola seca, caso contrário, você criará novamente problemas desnecessários para si mesmo. Resta esperar o tempo que, de acordo com as instruções (ou experiência), este tipo de cola seque, após o que se pode tentar desenroscar um pouco o suporte.
Se você perceber que o ferrolho está cedendo, o ataque pode ser aumentado gradualmente.
Se você tiver certeza de que possui fixadores sobressalentes do mesmo tamanho, mas não conseguir remover a cópia antiga presa, você pode usar o método geralmente usado em oficinas de conserto de equipamentos para extrair pequenos fixadores. Primeiro você precisa escolher uma broca, cujo diâmetro é exatamente igual ao diâmetro da cabeça de hardware. Depois disso, a tampa é perfurada com extremo cuidado, fazendo todo o possível para não tocar no plástico circundante ou na parte inferior rosqueada do suporte. Como resultado, ele não interfere na remoção da tampa depois que todos os outros parafusos foram desparafusados. Depois de remover a tampa, parecerá que a parte roscada agora se projeta ligeiramente acima da parte interna. Em seguida, é necessário pegar com cuidado a peça com um alicate e desparafusá-la - desta vez o deslocamento dos fragmentos a serem conectados não interferirá mais nela, e ela não está aparafusada de forma alguma a ponto de resistir fortemente. Consequentemente, durante a montagem, o parafuso finalmente desmontado é substituído por um novo.
Para obter informações sobre como desparafusar qualquer parafuso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.