O que é um parafuso de cavilha e como corrigi-lo?
O parafuso de cavilha é um elemento de fixação de estruturas em diversos materiais: pedra, madeira, tijolo, concreto e outros. Um parafuso auto-roscante é selecionado para cada material. A seguir falaremos sobre as características de fixadores, tipos, materiais, tamanho e peso, bem como a possibilidade de fixação em várias superfícies.
Peculiaridades
O parafuso guia é um fixador para estruturas que possui gavinhas especiais para fixação na superfície. Quando espaçado com um parafuso ou parafuso, surge uma força de atrito que segura o pino na estrutura e o impede de girar. As cavilhas são feitas de diferentes materiais, podem ter diferentes pesos e tamanhos. Dependendo do material de fabricação, os parafusos auto-roscantes possuem características próprias. Por exemplo, produtos de polipropileno não resistem a baixas temperaturas. Eles não são recomendados para uso ao ar livre. Os elementos de nylon são versáteis. Eles podem ser usados tanto no exterior como no interior.
O pino pode ser equipado com um colar de retenção. O parafuso é feito de nylon e é usado para trabalhos de instalação externa. A sua peculiaridade reside nas rolhas especiais. Eles evitam que o parafuso auto-roscante caia no orifício.
Os parafusos auto-roscantes sem colar também têm sua própria característica distintiva. O produto é feito de poliamida, possui furo passante com nervuras longitudinais e tampo não expansível. A estrutura do produto facilita o aparafusamento do parafuso e aumenta a força de expansão. O tampo inquebrável protege a superfície de fissuras devido à sua imobilidade.
Também deve ser notado que tal as cavilhas são resistentes às condições meteorológicas. Eles podem ser usados para trabalhos de fachada ao ar livre. Existem tipos de cavilhas para uma arma de construção. Os produtos são práticos, eficientes e fixam as peças à superfície com segurança.
Todos os fixadores são fabricados de acordo com GOST. Algumas especificações estão sujeitas a alterações. Isso inclui peso, diâmetro, comprimento e estrutura. Mas as regras básicas devem ser estritamente seguidas. Os fabricantes aderem estritamente aos seguintes padrões GOST:
- material de fabricação;
- min e max são o índice de curvatura da haste;
- proteção de uma camada galvanizada - a galvanização é realizada em conformidade com as regras da tecnologia de galvanização e passivação (espessura do revestimento - 6 mícrons);
- diâmetro da arruela e haste de metal.
Vale a pena se familiarizar com os diversos tipos de produtos e suas propriedades.
Visão geral da espécie
Os tarugos são divididos nos seguintes tipos.
- Cavilha "borboleta" usado no trabalho com materiais finos. O elemento cortado atravessa a parede. Quando aparafusado, ele se abre. O parafuso auto-roscante está equipado com uma braçadeira especial que impede o giro. A fixação da estrutura é forte e confiável.
"Borboletas" são divididas em subespécies: para paredes sólidas, sólidas e macias ocas.
- Parafusos auto-roscantes para conexões de fachada. Usado para fixar materiais de isolamento térmico. Os espaçadores estruturais têm um colar reforçado com uma borda. Assim, o material de isolamento térmico macio não desliza e fica preso com segurança. Material de fabricação - poliamida com alto grau de resistência ao impacto.
- Âncora de cavilha. O produto inclui vários elementos: uma bucha com espaçador e uma haste. A haste é aparafusada na manga, as ranhuras são expandidas e ocorre a fixação rígida. O pino é adequado para trabalhar em superfícies duras.
- Cavilhas-âncoras de injeção. Este é um tipo químico de parafuso projetado para fixação em material poroso.O produto tem composição adesiva. Ele sai do cartucho e preenche o orifício perfurado. O processo de trabalho é realizado com uma pistola de construção ou seringa. Volume do cartucho - até 800 ml.
- O plugue da ampola também pertence ao tipo químico. A ampola é colocada no orifício e, em seguida, uma haste de aço é aparafusada. O invólucro da ampola se dissolve, a cola é distribuída. Em seguida, o ar entra no orifício. A cura ocorre, o que proporciona uma fixação segura e rígida. A resina sintética é usada como adesivo.
O trabalho de instalação com essas buchas é rápido e fácil.
- O parafuso autoajustável é usado para fixar produtos de madeira... Durante o trabalho de instalação, não são necessários calços ou cunhas adicionais.
- Passador universal utilizado para trabalhar paredes de qualquer espessura.
- Pino de prego tem um prego especial com uma extremidade semelhante a um fio. O elemento de cone reverso fornece uma fixação firme dos produtos à superfície.
- Pinça de cavilha utilizado na área de fixação de cabos, fios e instalação de tubos corrugados. O desenho é uma tira de plástico de até 1 cm de largura e pode ter vários formatos. Na extremidade do produto existem dentes que impedem que o produto gire dentro da superfície. Dessa forma, você pode ter certeza de que os fios não serão puxados pela rajada de vento.
- Cavilha "molly" feito de aço galvanizado. O parafuso auto-roscante é usado para trabalhar com drywall, tijolos ocos e blocos. Com a ajuda de uma bucha, quadros, espelhos, prateleiras, lâmpadas de parede são fixados. Ao fixar a estrutura, o parafuso auto-roscante se abre e aumenta a confiabilidade da fixação. A peculiaridade do "molly" é a distribuição uniforme da carga.
Materiais (editar)
As buchas são feitas de diversos materiais, que possuem características próprias.
- Os produtos de polietileno têm propriedades resistentes ao calor. O material viscoso mantém a sua forma perfeitamente, não racha nem se desintegra.
- Os parafusos auto-roscantes de poliamida têm uma vida útil bastante longa. Fornece fixação segura e rígida.
- Cavilhas de nylon são usadas para decoração de interiores. O material se decompõe rapidamente em baixas temperaturas. Portanto, seu uso é excluído para instalação ao ar livre.
- Os parafusos de cavilha de metal são fortes e confiáveis. Durante a fabricação, uma certa quantidade de zinco é misturada ao metal. Isso expõe o produto à aparência de corrosão, portanto, os parafusos de metal devem ser revestidos com um composto especial anti-ferrugem. Os produtos possuem uma broca e espaçadores roscados na extremidade. Assim, não há necessidade de pré-perfurar o furo. A instalação dos produtos é feita aparafusando parafusos auto-roscantes na superfície.
- Os produtos plásticos são usados para fixação em drywall ou em uma superfície porosa de concreto.
Os produtos plásticos também fornecem uma fixação segura às folhas de fibra de gesso.
Dimensões e peso
A marcação do produto inclui diâmetro e comprimento. O tamanho padrão do pino do parafuso é 6x60 mm. Peso do produto - 0,91 g. Os tarugos medindo 6 por 35 mm têm uma massa de 0,70 g. Outras dimensões e pesos são apresentados a seguir:
- 6x30 mm - 0,60 g;
- 6x40 mm - 0,72 g;
- 6x80 mm - 1,1 g;
- 8x60 mm - 1,68 g;
- 10x50 - 2,09 g;
- 10x100 mm - 5,05 g;
- 12x70 mm - 14,01 g;
- 14x70 mm - 5,32 g;
- 20x100 mm - 10,35 g.
Modelos versáteis e espaçadores estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos. Pode haver 3 ou mais comprimentos por diâmetro. Produtos com dimensões de 6x30 mm, 10x50 mm, 6x37 mm são considerados buchas corrediças.
Fixação em várias superfícies
Os tarugos são usados para instalar as hastes e refluxos da cortina. Para o trabalho, levam produtos com travas que impedem a passagem total pela superfície. Cavilhas de prego são usadas para reparar rodapés e para fixar caixilhos de janelas antes de usar espuma. Ao fixar a moldura, é necessário levar em consideração a relação entre as peças não espaçadoras e espaçadoras.Para drywall, é melhor usar parafusos de plástico ou metal. Além disso, esses parafusos são ótimos para uma instalação rápida. Não há necessidade de pré-perfurar a parede. No final dos produtos existe uma broca e uma rosca. Para montar o parafuso auto-atarraxante, use uma chave de fenda que aparafuse o pino na superfície.
O pino "borboleta" ou "molly" é usado para fixação em uma superfície de gesso cartonado, uma vez que o parafuso autorroscante se expande apenas em um vazio completo. Buchas de plástico e metal são adequadas para a fixação em espuma de concreto. Para fixar produtos de grande porte com grande peso, opta-se por buchas de poliamida. Eles têm um orifício de passagem e um topo sem espaçadores. Aparafusar um parafuso autorroscante é rápido e fácil. O impulso aumenta. Devido a isso, a estrutura é capaz de suportar muito peso.
Para instalar TVs e condicionadores de ar, é recomendado o uso de buchas padrão que vêm com os fechos... Os produtos já são projetados para o peso do aparelho. A única ressalva é a base do material. Se o equipamento for montado em uma parede de tijolo ou concreto, não haverá problemas de fixação. Para instalar lustres e arandelas, é melhor usar parafusos auto-roscantes longos com espaçadores reforçados. Os tarugos corrugados são capazes de suportar o peso de lustres enormes quando instalados sob tetos tensos.
Para estruturas mais pesadas, buchas de ancoragem são usadas. Eles são equipados com várias peças - bucha roscada e espaçador. O espaçador é aparafusado na luva. A força de impulso é aumentada, devido ao qual é realizada uma fixação confiável e rígida.
As âncoras não são usadas para instalação em concreto aerado ou rocha concha. A superfície irá estourar ao ser atingida.
Para a reparação e instalação de tubos, é preferível utilizar uma pinça de encaixe, que possui um parafuso especial para a fixação. Também é usado para prender fios.
Durante o trabalho de reparo e instalação, você não pode prescindir de buchas. A escolha dos parafusos depende do material dos produtos e da superfície na qual a estrutura será fixada. Cada tipo de parafuso auto-roscante possui características, peso e tamanho próprios. Este artigo apresenta ao leitor as características dos parafusos e o ajudará a determinar a escolha de buchas para um determinado material.
No próximo vídeo, os tipos de bucha e sua aplicação estão esperando por você.
O comentário foi enviado com sucesso.