Como remover e trocar o mandril em uma chave de fenda?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de cartuchos
  3. Determinação do método de fixação
  4. Como remover?
  5. Como desmontar?
  6. Como mudar?
  7. Como reparar?
  8. Dicas operacionais

A presença de vários dispositivos técnicos em casa é simplesmente necessária. Estamos falando de ferramentas como furadeira e chave de fenda. Eles são indispensáveis ​​no curso de várias pequenas tarefas domésticas. Mas, como qualquer técnica, eles também podem funcionar mal e quebrar. Por exemplo, em uma chave de fenda, uma das partes mais instáveis ​​é o mandril. Neste artigo, consideraremos como remover e substituir o cartucho neste dispositivo.

O que é isso?

Esta peça é um cilindro de metal preso ao eixo da ferramenta em questão. Sua principal tarefa é consertar os bits dos fechos. Observe que essa peça é fixada na chave de fenda usando uma rosca interna localizada no mandril ou usando um cone especial necessário para fixação ao eixo.

O tipo sem chave é o tipo mais comum. A haste é fixada girando a luva da ferramenta. São hastes com diâmetro de 0,8 a 25 milímetros. A única desvantagem séria deste produto é o preço alto em comparação com as mesmas capas de chaves. Alguns segundos são suficientes para fixar o elemento no BZP. Isso não requer o uso de quaisquer mecanismos auxiliares. No caso de soluções de fixação rápida, a lâmina da luva de ajuste é ondulada, o que facilita a rotação do cilindro. A pressão na haste do produto é regulada por meio de um elemento de travamento especial.

É verdade que, depois de um tempo, partes do mecanismo de fixação se tornam inutilizáveis. Por esta razão, a fixação vai perdendo gradualmente, de forma que a manga não pode fixar as grandes hastes redondas.

Tipos de cartuchos

Observe que o mandril da chave de fenda pode ser de diferentes tipos.

Eles geralmente são divididos em três categorias:

  • fixação rápida, que pode ser de uma ou duas embreagens;
  • chave;
  • auto-aperto.

O primeiro e o terceiro são bastante semelhantes. A única diferença é que este último fixa o produto no modo automático. Se a ferramenta tiver um bloqueador, será melhor usar soluções de manga única e, na sua ausência, é melhor usar opções de duas buchas.

Mas também com uma solução de manga única, ele pode ser preso com uma mão, enquanto no outro caso, é necessário usar as duas mãos.

O que é self, esses modelos de fixação rápida são projetados para soluções modernas. Por exemplo, para as mesmas chaves de fenda pneumáticas.

Se falarmos sobre as opções principais, então elas não são tão convenientes em operação, mas são tão confiáveis ​​quanto possível. Eles se agarram bem e são mais resistentes a cargas de impacto. Se você planeja usar o cilindro com frequência e de forma intensiva, é melhor levar um dispositivo com uma chave.

Determinação do método de fixação

Observe que a consolidação é realizada por três métodos:

  • Cone Morse;
  • com parafuso de fixação;
  • escultura.

O Cone Morse recebe o nome do nome de seu criador, que o inventou no século XIX. A conexão é realizada engatando as partes do cone com o furo e o eixo devido ao cone idêntico. Essa montagem é usada em uma variedade de casos devido à sua confiabilidade e simplicidade.

No caso de uma rosca, geralmente é cortada no mandril e no eixo. E a combinação é realizada enrolando-a no eixo.

A última opção é o fixador roscado "aprimorado".Para tornar a conexão o mais confiável possível, ela deve ser consertada usando um bot. Normalmente, o parafuso é colocado sob uma chave de fenda Phillips com uma rosca à esquerda. O parafuso torna-se acessível apenas quando as mandíbulas estão totalmente abertas.

Se falamos sobre como determinar o método de fixação, isso geralmente acontece por inspeção visual. Por exemplo, a marcação no cone Morse é geralmente 1-6 B22. Nesse caso, os primeiros dígitos serão o diâmetro da cauda do bico, que é usado, e o segundo dígito será o tamanho do próprio cone.

No caso de uma conexão roscada, uma designação alfanumérica também está disponível. Por exemplo, será semelhante a 1,0 - 11 M12 × 1,25. A primeira metade indica o diâmetro da haste do bico que está sendo utilizada e a segunda indica o tamanho métrico das roscas. Se a chave de fenda for fabricada no exterior, o valor será indicado em polegadas.

Como remover?

Agora vamos falar sobre como remover a peça em questão. Isso pode ser necessário para limpeza e lubrificação de rotina, o que aumentará a vida útil da ferramenta. Primeiro, vejamos o caso de retirar o cartucho com o parafuso de fixação. Você precisará de um hexágono do tamanho correto:

  • em primeiro lugar, o parafuso é desrosqueado no sentido horário se a peça for com rosca à esquerda;
  • antes disso, você precisa abrir as câmeras o máximo possível para vê-lo;
  • inserimos a chave em nossos punhos e rapidamente a rolamos no sentido anti-horário;
  • desparafusamos o cartucho.

Se estamos falando sobre desmontar um mandril com um cone Morse, então você precisa ter um martelo à mão. Usando-o, você pode tirar a haste do encaixe do corpo. Primeiramente, a chave de fenda é desmontada, após o que retiramos o eixo com o mandril e a caixa de engrenagens localizada nele. Usando uma chave de tubo, giramos o cilindro da braçadeira.

Agora, vamos prosseguir com a desmontagem do cartucho com rosca. O procedimento será o seguinte:

  • desparafusamos a montagem do tipo rosqueada usando o hexágono em forma de L;
  • inserir uma chave de 10 mm no cilindro com o lado curto, após o que a fixamos firmemente com cames;
  • acionamos a chave de fenda em baixa velocidade e imediatamente a desligamos de modo que a parte livre do hexágono atinja o suporte.

Como resultado de todas as ações realizadas, a fixação da rosca deve se afrouxar, após o que o cilindro de fixação pode ser puxado para fora do fuso sem muita dificuldade.

Acontece que a retirada não pode ser realizada por nenhum dos métodos acima. Em seguida, o dispositivo deve ser desmontado e, dependendo do fabricante e modelo, realizar determinadas ações. Vamos mostrar o processo de desmontagem usando uma chave de fenda Makita como exemplo.

Os proprietários de tais modelos têm a necessidade de desparafusar o mandril, onde é utilizada uma fixação roscada com uma montagem tipo parafuso que desempenha uma função auxiliar.

Em seguida, você precisa desparafusar o parafuso e, em seguida, pressionar o botão de parada do eixo. Depois disso, enrolamos o corpo da chave de fenda em um pano e o fixamos em um torno. Pressionamos a chave sextavada nos cames e batemos com um martelo para que o cilindro possa ser removido.

Como desmontar?

Antes de comprar uma nova peça, você pode tentar consertar a antiga. O núcleo do mandril da chave de fenda é um eixo interno cônico. Possui guias de cames. Sua superfície externa se assemelha a uma rosca que converge com uma rosca em uma gaiola de tipo cilíndrico. Quando a estrutura gira, os cames seguem as guias e seu lado de fixação pode divergir ou convergir. Isso vai depender do sentido de rotação. A gaiola é protegida do movimento ao longo do eixo por um parafuso especial do tipo trava. Alternativamente, pode ser protegido por uma porca especial. Para desmontar o mandril, você deve desmontar o parafuso ou porca.

Se o clipe estiver preso, a situação será mais difícil, pois não pode ser recolocado, mesmo que o elemento de retenção não esteja mais lá. Para resolver o problema nesta situação, seria melhor colocar o cartucho em um solvente por um tempo, prender em um torno e tentar removê-lo novamente. Se isso não ajudar, é melhor apenas alterá-lo.

Às vezes, a desmontagem simplesmente não é possível. No caso mais difícil, você também pode resolver esse problema simplesmente serrando o clipe. E depois de resolvido o problema, suas partes podem ser conectadas por meio de uma pinça ou algum outro fixador. Mas esse método só pode ser uma solução temporária para o problema.

Como mudar?

Agora que removemos o cartucho, podemos trocá-lo. No entanto, a substituição do cartucho deve ser realizada levando em consideração as recomendações de especialistas. Por exemplo, você precisa trocar o cartucho para levar em consideração a potência do dispositivo.

Além disso, se os bits são alterados com frequência, é melhor usar as opções de liberação rápida, que são muito fáceis de puxar, o que irá acelerar seriamente o trabalho. Você também pode escolher um cartucho de chave. Mas isso só deve ser feito quando o diâmetro das brocas ou brocas for grande.

Se for escolhida a opção cônica, deve-se levar em consideração suas características, que, segundo o GOST, são designadas pelas marcações de B7 a B45. Se o cartucho for feito no exterior, a marcação será diferente. Geralmente é indicado em polegadas.

Deve-se dizer que vários cartuchos de chaves de fenda diferem uns dos outros na rosca, forma, finalidade e aparência. Eles são todos feitos de aço.

Se for difícil determinar o tipo de pinça, é melhor consultar um especialista. Caso contrário, a operação do dispositivo pode se tornar não confiável e incorreta.

Como reparar?

Nem sempre é necessário trocar imediatamente o cartucho por um novo. Às vezes, reparos elementares podem ajudar, por exemplo, quando uma chave de fenda bate. Vamos considerar os principais problemas e como corrigi-los. Por exemplo, o dispositivo está congestionado. Isso ocorre devido ao fato de que os cames depois de um tempo simplesmente param de se comprimir. Para resolver o problema, você pode aplicar uma das opções:

  • pressione o cilindro e bata com força contra um objeto de madeira;
  • prenda o dispositivo em um torno e prenda o cartucho com uma chave de gás, depois coloque a chave de fenda em alguma superfície e ligue-a;
  • unte bem o mandril.

Outro problema comum é o giro do mandril. Uma das razões pode ser que os dentes da manga de fixação estão simplesmente gastos. Em seguida, deve-se desmontar a embreagem e, no lugar dos dentes desgastados, fazer orifícios, depois apertar os parafusos e remover as peças que vão se projetar com a ajuda de pinças. Resta substituir o cartucho.

Dicas operacionais

Algumas dicas sobre o funcionamento correto da chave de fenda não serão supérfluas, que irá estender significativamente sua vida e garantir um trabalho estável:

  • a chave de fenda deve ser protegida da água;
  • ao trocar os acessórios, você deve desligar a bateria;
  • antes de usar a ferramenta, ela deve ser ajustada;
  • se não for usado por muito tempo, de vez em quando use uma chave de fenda para descarregar a bateria;
  • não será supérfluo ter várias baterias sobressalentes em caso de falha da principal.

    Em geral, deve-se dizer que a desmontagem e substituição do mandril em uma chave de fenda pode ser realizada por qualquer homem, mesmo que nunca tenha experiência com tais ferramentas, sem muita dificuldade.

    Para obter informações sobre como remover o cartucho da chave de fenda, consulte o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário