Como consertar adequadamente as baterias de uma chave de fenda?
A chave de fenda é uma ferramenta indispensável em muitas obras. A sua utilização é dirigida tanto em condições domésticas como durante as atividades de construção. No entanto, como qualquer outro produto tecnicamente complexo, a chave de fenda está sujeita a certas quebras e defeitos. Um dos problemas mais comuns é a falha da bateria. Hoje, veremos mais de perto como você pode corrigir isso.
Mau funcionamento comum
Apesar de a chave de fenda ser um dispositivo muito conveniente e funcional, que está no arsenal de muitos artesãos (domésticos e profissionais), ela ainda pode quebrar. Nenhum equipamento está imune a tais problemas. Freqüentemente, a origem do mau funcionamento de uma chave de fenda é uma bateria com defeito. Vamos nos familiarizar com uma lista dos problemas mais comuns associados à bateria desta ferramenta.
- Em muitos casos, há perda de capacidade da bateria na chave de fenda. Além disso, podemos falar não apenas sobre uma, mas também sobre várias baterias.
- Prováveis defeitos mecânicos na cadeia da própria bateria. Esses problemas geralmente são causados pela separação das placas, que conectam os frascos entre si ou os conectam aos terminais.
- A quebra da bateria pode ser provocada pela oxidação do eletrólito - este é outro incômodo comum que muitos proprietários de chaves de fenda enfrentam.
- O lítio pode ser decomposto em componentes de íon-lítio.
Se você escolher o defeito mais comum em uma bateria de chave de fenda, o problema de perda de capacidade pode ser atribuído a ele. O ponto aqui é que a perda da capacidade de pelo menos um elemento simplesmente não permite que o resto dos potes sejam totalmente carregados normal e completamente. Como resultado de receber uma carga com defeito, a bateria começa a descarregar rápida e inevitavelmente (não mantém o carregamento). Esse mau funcionamento pode ser consequência do efeito memória ou do ressecamento do eletrólito nas latas devido ao fato de estarem muito quentes durante o carregamento ou trabalharem com cargas pesadas.
É perfeitamente possível eliminar esse defeito em uma bateria de absolutamente qualquer tipo por conta própria, sem recorrer aos serviços de especialistas.
Como determinar se o reparo é possível?
Se você notar que sua chave de fenda parou de funcionar corretamente e descobriu que a raiz do problema está na bateria, a próxima etapa que você precisa determinar é se é possível repará-la. Para fazer isso, você precisa ir para a desmontagem do corpo da ferramenta. É composto por duas partes principais, que são interligadas com parafusos ou adesivo (dependendo do modelo que você possui).
Se as duas metades do gabinete forem presas com parafusos, você não deverá ter problemas para desmontá-lo. Basta desapertar os parafusos e separar a estrutura do corpo. Mas se esses componentes forem colados, então, na junção entre eles, você precisará inserir cuidadosamente uma faca com lâmina afiada e aparafusar um parafuso auto-roscante nesta seção. Com muito cuidado, para não danificar elementos importantes, passe a faca ao longo da junta, separando assim as metades da caixa.
Tendo desmontado a base do corpo, você verá os bancos conectados em série uns com os outros. Essa estrutura sugere que, mesmo que apenas um deles esteja danificado, a bateria não terá um bom desempenho como um todo.Você precisará encontrar o elo mais fraco da corrente que se abre à sua frente. Retire as células da caixa e coloque-as cuidadosamente sobre a mesa para que você tenha acesso irrestrito a todos os contatos necessários. Agora faça as medições de tensão necessárias de cada elemento individual com um multímetro. Para tornar a verificação mais fácil e conveniente, anote todos os indicadores obtidos em uma folha de papel separada. Algumas pessoas os escrevem imediatamente no corpus - faça-o como achar melhor.
O valor da tensão na bateria de níquel-cádmio deve ser 1,2-1,4 V. Se estamos falando de íon-lítio, então outros indicadores são relevantes aqui - 3,6-3,8 V. Tendo medido os valores de tensão, os bancos precisarão ser cuidadosamente instalados no gabinete novamente. Ligue a chave de fenda e comece a trabalhar com ela. Use a ferramenta até que sua energia se esgote. Depois disso, a chave de fenda precisará ser desmontada novamente. Anote as leituras de tensão novamente e corrija-as novamente. As células com a tensão mais baixa possível após uma carga completa demonstrarão mais uma vez sua queda impressionante. Se os indicadores diferirem em 0,5-0,7 V, deve-se ter em mente que essa diferença é muito significativa. Esses detalhes logo se tornarão completamente "enfraquecidos" e se tornarão ineficazes. Eles precisam ser reanimados ou substituídos por novos.
Se você tiver uma ferramenta de 12 volts em seu arsenal, poderá recorrer a um método mais simples para solucionar problemas - exclua a desmontagem dupla. A primeira etapa também é medir o valor da tensão de todas as partes totalmente carregadas. Anote as métricas que encontrar. Conecte a carga na forma de uma lâmpada de 12 volts aos potes dispostos sobre a mesa. Isso irá descarregar a bateria. Em seguida, determine a tensão novamente. A área onde ocorre a queda mais forte é a fraca.
Restauração de vários elementos
É possível restaurar a capacidade perdida de diferentes baterias apenas nos tipos de baterias em que existe um efeito de memória especial. Essas variedades incluem variantes de níquel-cádmio ou níquel-hidreto metálico. Para repará-los e restaurá-los, você terá que estocar um carregador mais potente, que tem uma função para ajustar os indicadores de tensão e corrente. Definido o nível de tensão em 4 V, assim como a corrente em 200 mA, será necessário atuar com esta corrente nos componentes da fonte de alimentação, nos quais foi detectada a queda máxima de tensão.
Baterias defeituosas podem ser reparadas e reconstruídas usando compressão ou selagem. Este evento é uma espécie de “diluição” do eletrólito, que se tornou menor no banco de baterias. Agora estamos restaurando o dispositivo. Para realizar esses procedimentos, você precisará realizar uma determinada sequência de ações.
- Primeiro, você precisa fazer um furo fino na bateria danificada, onde o eletrólito estava fervendo. Isso deve ser feito na parte final desta parte do lado do contato "menos". É aconselhável usar um punção ou broca fina para este propósito.
- Agora você precisa bombear o ar da jarra. Uma seringa (até 1 cc) é ideal para isso.
- Usando uma seringa, injete 0,5-1 cc na bateria. veja água destilada.
- O próximo passo é selar o frasco com epóxi.
- É necessário equalizar o potencial, bem como descarregar todos os potes da bateria conectando uma carga externa (pode ser uma lâmpada de 12 volts). Depois disso, você precisará carregar totalmente a bateria. Repita os ciclos de descarga e recarga aproximadamente 5-6 vezes.
O processo descrito no último ponto pode, em algumas circunstâncias, fazer com que a bateria funcione bem se o problema for efeito memória.
Substituição
Se não for possível reparar os componentes da fonte de alimentação da bateria, eles devem ser substituídos. Você também pode fazer isso com suas próprias mãos. Isso não é difícil. O principal é agir com cuidado, cuidado e de acordo com as instruções. Tente não danificar nada no processo. Claro, você pode comprar uma bateria nova e instalá-la em uma chave de fenda (elas são intercambiáveis). Você pode substituir a lata danificada na própria bateria.
- Em primeiro lugar, retire da corrente do dispositivo a bateria que deixou de funcionar corretamente. Dado que estão ligados entre si por placas especiais construídas por soldadura por pontos, é melhor utilizar cortadores laterais para tal. Lembre-se de deixar uma haste de comprimento normal (não muito curta) em uma jarra que esteja funcionando corretamente durante o processo para que você possa anexá-la a uma nova peça de energia.
- Prenda uma nova peça com um ferro de solda na área onde estava o frasco antigo com defeito. Lembre-se de ficar de olho na polaridade dos elementos. O cabo positivo (+) deve ser soldado ao cabo negativo (-) e vice-versa. Para fazer isso, você precisará usar um ferro de solda com potência de pelo menos 40 W e ácido. Se você não conseguiu deixar o comprimento necessário da placa, então é permitido conectar todos os frascos usando um condutor de cobre.
- Agora precisamos devolver a bateria de volta ao estojo de acordo com o mesmo plano que estava lá antes mesmo do trabalho de reparo.
- Em seguida, você precisa equalizar a carga em todos os frascos separadamente. Isso deve ser feito por vários ciclos de descarga e recarga do dispositivo. Em seguida, você precisa verificar os potenciais de tensão em cada um dos elementos disponíveis usando um multímetro. Eles devem ser mantidos no mesmo nível de 1,3 V.
Durante o trabalho de solda, é muito importante não superaquecer o jarro. Não mantenha o ferro de solda na bateria por muito tempo.
Se estamos falando sobre consertar blocos de bateria com bancos de íons de lítio, você deve agir de maneira semelhante. No entanto, existe uma nuance que pode dificultar um pouco a tarefa - é desconectar a bateria da placa. Só uma maneira ajudará aqui - substituindo o banco danificado.
Como converter uma bateria em baterias de íon de lítio?
Freqüentemente, os proprietários de chaves de fenda alimentadas por baterias de níquel-cádmio desejam ajustar a bateria para baterias de íon de lítio. A popularidade deste último é perfeitamente compreensível. Eles têm muitas vantagens sobre outras opções. Esses incluem:
- a capacidade de diminuir o peso da ferramenta (é mais conveniente trabalhar com ela se baterias de íon de lítio estiverem instaladas);
- é possível eliminar o notório efeito de memória, porque ele simplesmente não existe nas células de íon-lítio;
- ao usar essas baterias, o carregamento ocorrerá várias vezes mais rápido.
Além disso, é necessário levar em consideração o fato de que com um determinado esquema de montagem do dispositivo é possível multiplicar a capacidade de carga várias vezes, o que significa que o tempo de operação da chave de fenda com uma única carga aumentará significativamente. Os aspectos positivos são, obviamente, óbvios. Mas devemos ter em mente que existem certas desvantagens na adaptação da tecnologia para baterias de íon-lítio. É importante levar em consideração ambos. Considere as desvantagens que você pode enfrentar com esse trabalho:
- os componentes de alimentação de íon de lítio são mais caros do que outras opções;
- você precisará manter constantemente um certo grau de carga dessa bateria (de 2,7 a 4,2 V) e, para isso, você precisa inserir a placa controladora de carga e descarga na caixa da bateria;
- As peças de energia de íon de lítio são mais impressionantes em tamanho do que suas contrapartes, por isso nem sempre é conveniente e sem problemas colocá-las no corpo da chave de fenda (muitas vezes você tem que recorrer a vários truques aqui);
- se você tiver que trabalhar em um ambiente de baixas temperaturas, é melhor não usar tal ferramenta (as baterias de íon-lítio têm "medo" do frio).
Se, dados todos os prós e contras, você ainda decidir substituir as baterias de níquel-cádmio por íon-lítio, você deve realizar os procedimentos a seguir.
- Primeiro, você precisa determinar o número de fontes de íons de lítio.
- Você também precisará selecionar uma placa controladora adequada para 4 baterias.
- Desmonte a caixa da bateria. Remova as latas de níquel-cádmio dele. Faça tudo com cuidado para não quebrar detalhes importantes.
- Corte toda a corrente com um alicate ou alicate lateral. Não toque apenas nas partes superiores com os contatos necessários para conectar a chave de fenda.
- É admissível a retirada do termistor, pois após isso a placa controladora irá "observar" o superaquecimento das baterias.
- Em seguida, você pode prosseguir com a montagem de uma cadeia de baterias de íon de lítio. Anexe-os de forma consistente. Em seguida, conecte a placa controladora com base no diagrama. Preste atenção à polaridade.
- Agora coloque a estrutura preparada na caixa da bateria. As baterias de íons de lítio devem ser colocadas horizontalmente.
- Agora você pode fechar a bateria com segurança com uma tampa. Fixe em baterias colocadas horizontalmente a bateria com os contatos da bateria velha.
Às vezes, verifica-se que o equipamento montado não é carregado a partir da unidade de carregamento anterior. Nesse caso, você precisará instalar outro conector para um novo carregamento.
Conselhos de armazenamento
Para que a bateria da chave de fenda funcione o máximo possível e funcione corretamente, ela deve ser armazenada de maneira adequada. Vamos considerar como isso deve ser feito usando o exemplo de diferentes tipos de baterias.
- As baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd) devem ser descarregadas antes de serem armazenadas. Mas isso não deve ser feito completamente. Descarregue esses dispositivos de forma que a chave de fenda possa continuar a trabalhar com eles, mas não em sua capacidade total.
- Se você mantiver essa bateria armazenada por muito tempo, ela precisará ser "agitada" da mesma forma que antes do uso inicial. Você não deve negligenciar esses procedimentos se quiser que a bateria funcione de forma rápida e eficiente.
- Se estamos falando de uma bateria de níquel-hidreto metálico, é aconselhável carregá-la totalmente antes de enviar para armazenamento. Se você não usar essa bateria por mais de um mês, periodicamente ela precisará ser enviada para recarga.
- Se a bateria de níquel-hidreto metálico tiver ficado armazenada por um longo período de tempo, ela precisará ser instalada e carregada por cerca de um dia. Somente se essas condições simples forem atendidas, a bateria funcionará corretamente.
- As baterias de íon de lítio (Li-Ion) comuns hoje podem ser carregadas quase a qualquer momento. Eles são caracterizados pela corrente de auto-carregamento mais baixa possível. É importante considerar apenas que não é recomendado dispensá-los completamente.
- Se, durante a operação, uma chave de fenda com bateria de íon de lítio repentinamente parar de funcionar com força total, você não deve arriscar. Envie a bateria para carregar.
Dicas úteis
Para que uma bateria nova de uma chave de fenda (de qualquer empresa) não perca sua capacidade, nas primeiras vezes precisará ser carregada por 10-12 horas. Durante o funcionamento da chave de fenda, é aconselhável usar a bateria até que esteja completamente descarregada. Depois disso, apresse-se para conectá-lo imediatamente ao carregador e deixá-lo lá até que esteja totalmente carregado.
É importante levar em consideração o fato de que a soma de cada uma das baterias, em última análise, dá a tensão nos contatos da bateria. Lembre-se de que uma diferença entre 0,5 V e 0,7 V na bateria é considerada bastante significativa. Esse indicador indicará que a peça está lenta mas seguramente caindo em degradação.
Nenhuma das opções de firmware será eficaz quando se trata de uma bateria de níquel-cádmio na qual o eletrólito tenha fervido.A capacidade é inevitavelmente perdida nesses detalhes. Ao comprar um novo componente da fonte de alimentação da bateria, é muito importante garantir que o nível de sua capacidade e os indicadores dimensionais correspondam aos elementos nativos da chave de fenda. Caso contrário, será muito problemático instalá-los, senão impossível.
Se, ao consertar a bateria de uma chave de fenda, você recorrer ao uso de um ferro de solda, lembre-se de que é necessário trabalhar com ele o mais rápido possível. Esta regra se deve ao fato de que a retenção de longo prazo deste dispositivo pode levar ao superaquecimento destrutivo das peças da bateria. Aja rapidamente, mas com cuidado.
Nunca confunda baterias positivas e negativas. Suas conexões são sempre consistentes, o que significa que o menos do jarro anterior vai para o mais do novo.
Se você decidir consertar a bateria da ferramenta por conta própria, deve agir com cuidado e precisão. tente não cometer erros para não prejudicar ainda mais o aparelho. Remova e instale componentes individuais com cuidado para não danificar outras peças importantes. Se você duvida de suas habilidades e habilidades, então é melhor confiar o reparo da bateria a especialistas experientes ou comprar uma bateria nova e simplesmente instalá-la em uma chave de fenda. Neste caso, será muito fácil alterar esta parte.
Para obter informações sobre como consertar adequadamente a bateria de uma chave de fenda com suas próprias mãos, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.