Características do reparo de chave de fenda
A chave de fenda é uma ferramenta popular e insubstituível. É utilizado tanto em condições domésticas como em vários tipos de estaleiros de construção. No processo de muitas obras, você simplesmente não pode passar sem ele. Mas, como convém a uma técnica complexa e funcional, a chave de fenda é suscetível a quebrar. Mesmo o instrumento mais caro e de alta qualidade não tem seguro contra isso. Hoje veremos mais de perto como você pode consertar um dispositivo tão útil e também descobriremos quais problemas acontecem com chaves de fenda com mais frequência.
Dispositivo e princípio de operação
Antes de proceder ao auto-reparo de uma ferramenta como um shurpovert, você deve compreender em detalhes sua estrutura e princípio de operação. Somente com essas informações será possível consertar o aparelho, e não danificá-lo.
Os componentes básicos de qualquer chave de fenda moderna são:
- Motor elétrico;
- caixa de engrenagens planetárias;
- botão iniciar que pode ser ajustado;
- interruptor de tipo reverso;
- parte que regula esforços;
- unidade de energia.
O motor elétrico na construção da chave de fenda é caracterizado pelo fato de operar a partir de uma rede de corrente contínua. Pelo seu design, tem uma forma especial de cilindro. Na parte interna do motor existe uma âncora especial com escovas e peças magnéticas. Uma característica distintiva de tal esquema reside no fato de que a direção do fluxo da tensão de alimentação sempre tende para as escovas acima mencionadas localizadas no interior. Se a polaridade mudar, o movimento reverso do motor é executado.
A caixa de engrenagens do tipo planetário é considerada um componente muito sérioresponsável por converter vibrações brutas de alta frequência do motor elétrico em revoluções de baixa frequência do eixo do mandril. Normalmente, esses componentes são feitos de plástico ou metal durável e resistente ao desgaste. Freqüentemente, os modelos de chaves de fenda modernas são equipados com caixas de engrenagens projetadas para algumas velocidades. A transição para o primeiro modo de velocidade é necessária para trabalhar com parafusos autoatarraxantes. Quanto à segunda velocidade, se você configurá-la, você pode furar bases de madeira, metal ou plástico.
O botão de função "iniciar" é necessário para que, ao ser pressionado, o dispositivo seja inicializado. Com a ajuda deste botão, é possível manter a velocidade sob controle. Além disso, será possível escolher a velocidade de rotação ideal do eixo do mandril para um determinado momento. Assim, uma forte pressão na “partida” fará com que o motor trabalhe em altas velocidades. Se você pressionar o botão com mais força, o próprio indicador de energia enfraquecerá.
Um interruptor de reversão é necessário para realizar medidas para alterar a direção de rotação do controle deslizante do dispositivo. Este componente funcional é muito conveniente de usar não apenas para torcer, mas também para desparafusar os fechos.
Quanto ao elemento regulador de força, deve-se observar que ele é responsável por determinar a velocidade de aperto dos parafusos. Em cópias modernas da chave de fenda, geralmente há uma gradação variável com 16 etapas. Torna possível identificar de forma precisa e contínua qual velocidade de aperto será ideal ao trabalhar com uma variedade de materiais.
A fonte de alimentação de tal dispositivo é uma bateria.Suas classificações de potência de tensão são capazes de variar de 9 a 18 V.
Mau funcionamento frequente
Depois de descobrir como uma chave de fenda sem fio moderna é organizada, você pode prosseguir com segurança e considerar os problemas típicos dessa ferramenta.
Se em algum momento você notar que a ferramenta simplesmente não inicia, então talvez ela tenha sido atingida por um certo mau funcionamento. Na prática, a situação é que uma ferramenta que não funciona pode ser assim por duas razões principais:
- avarias, nas quais tais dispositivos param de funcionar, em muitos casos são causadas por problemas associados ao seu "enchimento" eletrônico;
- muitas avarias de chaves de fenda modernas ocorrem devido a danos mecânicos.
Se entendermos diretamente as razões objetivas para o colapso de tais ferramentas, podemos distinguir uma série de características:
- em algum ponto, a técnica para de funcionar;
- o regulador de velocidade para de funcionar normalmente (pode parar de funcionar completamente);
- o reverso interrompe seu trabalho.
No que diz respeito aos problemas mecânicos de tais dispositivos, muitas vezes há um desgaste significativo nas peças localizadas no interior da ferramenta. Por exemplo, os sons de crepitação característicos do mecanismo podem vir da chave de fenda. Na maioria das situações, uma chave de fenda quebrada fará ruídos incomuns quando a bucha está seriamente gasta ou o rolamento colapsou. Ferramentas de martelo freqüentemente encontram esses problemas.
E também os seguintes problemas podem ser atribuídos aos problemas mais comuns com chaves de fenda:
- mau funcionamento da bateria (o carregador pode parar de carregá-la ou o dispositivo pode parar de carregar);
- desgaste severo das escovas localizadas na parte interna do motor;
- quebra do botão de partida;
- batimento do cartucho;
- pode não agarrar a broca;
- falta de resposta para ligar e desligar o dispositivo;
- Trabalho "irregular" com falhas perceptíveis.
Você pode lidar com todas as falhas acima por conta própria, se tiver pelo menos habilidades mínimas nessas questões. Aqui você precisa ter instrumentos de solda e medição em mãos - eles ajudarão a resolver muitos problemas com chaves de fenda. Em alguns casos, não será possível evitar a substituição completa de componentes importantes, uma vez que nem todas as peças de reposição são vendidas separadamente nas lojas (tais peças incluem engrenagens localizadas no interior da ferramenta).
Se a reparação do motor ou da caixa de velocidades de uma chave de fenda parecer uma tarefa árdua, então é permitido submeter essas peças a uma substituição completa ou enviá-las para uma oficina, onde esses elementos para serem reparados os colocarão rapidamente em funcionamento .
Como desmontar?
Muitas vezes será possível identificar este ou aquele mau funcionamento da chave de fenda, bem como repará-la, somente após a desmontagem correta. Uma vez que quase todas essas ferramentas são semelhantes entre si e têm o formato de uma espécie de pistola angular, ao desmontá-los, você deve seguir recomendações úteis.
- O primeiro passo é desconectar a bateria da bateria do dispositivo. Para tal, será necessário pressionar suavemente o trinco e desapertar o módulo com igual cuidado.
- Você precisará desapertar os parafusos ao redor do perímetro da ferramenta usando uma pequena chave de fenda Phillips.
- Desaparafusando todos os fechos, as duas partes da base do corpo podem ser facilmente desconectadas uma da outra. Mas, ao mesmo tempo, é extremamente importante agarrar-se aos restantes elementos da estrutura existente, que estão fixados nas ranhuras.
- Com muito cuidado é necessário retirar a parte responsável pela mudança de marcha. Junto com ele, remova cuidadosamente o botão de início e o mecanismo reverso.
- Depois disso, você pode desmontar a técnica com mais cuidado. Remova o redutor da metade removida da carcaça. Para removê-lo de seu lugar, você precisará girar a caixa de câmbio no local de pouso.
Como consertar sozinho?
Conhecendo a estrutura interna da chave de fenda, bem como o seu princípio de funcionamento e o método de desmontagem, você pode prosseguir com segurança para se familiarizar com o processo de seu reparo direto. Qualquer infortúnio pode acontecer com essa ferramenta - a maioria dos problemas pode ser resolvida por conta própria, sem a ajuda de artesãos experientes. Vamos analisar em etapas como reparar os vários elementos desta ferramenta para que volte a funcionar de forma correta e eficiente.
Carregador
Na maioria dos casos, os problemas com carregadores são surgem pelos seguintes motivos comuns:
- se o fusível fundiu;
- o cabo de rede está quebrado;
- o enrolamento primário do transformador quebrou;
- o diodo rompeu.
Não importa a marca da chave de fenda que você possui. Se, ao ligá-lo, ele simplesmente não iniciar, a primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que a bateria está carregada. Para descobrir, você precisa colocar a bateria em carga por algumas horas. Após o tempo especificado, remova a bateria e insira-a novamente no dispositivo. Verifique se a bateria está funcionando corretamente. Se a chave de fenda ainda não funcionar, você precisará realizar várias manipulações usando um dispositivo como um multímetro (você pode usar um testador especial). Usando esta ferramenta, você pode diagnosticar as peças existentes da chave de fenda.
Se você tem um multímetro em seu arsenal, provavelmente já sabe como usá-lo. Caso contrário, você deve ler as instruções de uso. Esta ferramenta é muito útil e eficaz.
Com a ajuda desses dispositivos, será necessário determinar qual é exatamente o problema da recusa de lançamento do equipamento. Nesse caso, a culpa é da bateria ou do próprio carregador. Para descobrir qual é a causa do mau funcionamento, você precisará realizar os seguintes procedimentos:
- primeiro, fixe o multímetro no modo de medição de tensão CC (defina a classificação para 20 V);
- se a bateria na chave de fenda diferir em um valor nominal de 24 V, o dispositivo precisará ser ajustado para um valor nominal de 200 V;
- insira o plugue do carregador em uma tomada;
- Agora meça a tensão de saída nos terminais do carregador.
A leitura deste dispositivo deve ser aproximadamente 2 V mais alta do que a classificação da bateria sendo diagnosticada. Se este indicador ficar muito mais baixo, ou se não houver nenhum valor, isso significa que o problema está no mau funcionamento do carregador em si, e não na bateria do dispositivo. Só será possível consertar essa parte se você tiver certos conhecimentos e habilidades em eletrônica. Se não houver nenhum e você não puder consertar a unidade de carregamento, será necessário comprar uma nova peça da mesma marca.
Bateria
Se você descobrir que o carregador da chave de fenda está funcionando bem e não tem nada a ver, isso significa que o problema está na bateria do equipamento. No entanto, desmonte a bateria com calma. Antes disso, você precisa se certificar de que os problemas da chave de fenda estão nesta parte específica. Existem dois métodos para isso.
- Conecte o testador aos terminais da bateria. Determine o nível de tensão na saída. Ao realizar essas manipulações, você precisará pré-carregar a bateria, deixando-a para carregar por 3-4 horas. Se os valores no testador forem menores do que o nominal, a raiz do mau funcionamento da chave de fenda está precisamente na quebra da bateria.
- Instale outra bateria na chave de fenda. Certifique-se de que o dispositivo ligue com ele. Se isso acontecer, significa que a primeira bateria está com defeito e o equipamento não liga por causa disso. Os fabricantes modernos não recomendam fortemente o recurso ao auto-reparo das baterias. Desmontá-los também não é aconselhável. É por isso que, se você passou a desmontar o dispositivo, precisa ter em mente que todas as suas ações são completamente inseguras.Na prática, a situação é que ainda é possível restaurar a bateria e isso é feito de forma bastante simples. Considere como você pode consertar uma bateria de chave de fenda.
- Desmonte a bateria (por sua própria conta e risco - não se esqueça das recomendações dos fabricantes). Muitos fabricantes fabricam baterias com um par de bases de plástico aparafusadas.
- Removendo a tampa superior, você verá um certo número de pequenos barris (latas). Seu número depende da voltagem direta da bateria. Os bancos emitem 1 V. Cada um. Para obter um valor nominal de 12 ou 15 V (ou outros valores), os jarros precisarão ser conectados em série.
- Agora precisamos ter certeza de que os contatos são confiáveis. Se houver ruptura nas ligações entre os bancos, podemos concluir que a ruptura foi identificada diretamente. Mas deve-se ter em mente que esses problemas ocorrem em casos raros. Na maioria das situações, uma ou um certo número de latas falha.
- Em seguida, você deve verificar se há tensão em cada uma das latas. Se todos eles tiverem uma tensão de 1 V e uma de 0,8 V, isso significa que os problemas com a partida da chave de fenda estão nesta parte em particular. Eles não podem ser reparados, mas é perfeitamente possível substituí-los para consertar a bateria do dispositivo.
Para substituir os potes, será necessário realizar tais manipulações.
- Retire o barril danificado com um ferro de solda.
- Em seu lugar, solde um frasco novo do mesmo tamanho. Ao escolher uma nova peça, você precisará levar em consideração seu valor de face e conteúdo.
- Recolha a bateria, carregue e teste o funcionamento correto do equipamento.
Problemas de botão
Se você descobrir que a bateria e a unidade de carregamento estão funcionando normalmente, será necessário procurar a origem da falha um pouco mais profundamente. Desmonte a chave de fenda. Em seguida, você precisa executar uma série de ações para identificar e eliminar falhas.
- Meça a tensão que vem da bateria para os terminais do botão Iniciar. Se houver tensão, isso significa que a energia necessária é fornecida ao botão. Se a tensão não foi detectada, isso significa que o fio foi danificado em uma determinada área, ou um dos contatos importantes foi quebrado. Continue descendo a cadeia para solucionar o problema.
- Verifique o funcionamento do botão que liga o dispositivo. Remova a bateria para realizar as verificações necessárias. Curto-circuite os contatos. Os elementos de saída do botão exigirão a conexão das pontas de prova do multímetro. Defina o dispositivo para o modo de medição de resistência. Se o botão funcionar corretamente, as leituras no dispositivo tenderão a zero. Se a parte especificada ainda estiver com defeito, os parâmetros tenderão para o infinito.
Um botão de partida quebrado pode ser substituído por um novo ou pode ser consertado. Se este componente for dobrável, é permitido desmontá-lo, limpar os contatos. Freqüentemente, os botões quebram se um deles queimar. Pode ser limpo com lixa. A chave de fenda funcionará como antes. Se o botão não for separável, você precisará comprar um novo.
Redutor
O redutor é um conjunto de engrenagens que aumenta o torque de rotação do mandril e diminui a velocidade. Se as engrenagens forem de metal, é melhor fixar a peça em vez de substituí-la por uma nova. Para efetuar o reparo deste componente, será necessário desmontá-lo, encontrar um mau funcionamento. Limpe o mecanismo e todos os elementos da graxa velha. Então você precisa lubrificar todos os componentes novamente. Substitua as engrenagens defeituosas. Então você precisa montar a caixa de engrenagens. A montagem deve ser organizada.
Substituindo escovas
As escovas de grafite estão localizadas na extremidade do motor na junção com o botão. Eles podem ser localizados dentro ou fora da caixa. Se pelo menos uma escova estiver gasta, ambas terão que ser trocadas. Para fazer isso, você precisará desmontar o motor, dobrar cuidadosamente o alargamento com um alicate. Em seguida, uma peça com pincéis é retirada.Elementos antigos são extraídos dele e novos são instalados. Depois disso, você precisa colocar a base novamente.
Motor
Nas chaves de fenda modernas, existe um motor DC em uma caixa cilíndrica com elementos magnéticos. Para verificar o estado do motor, é necessário desligar a caixa de velocidades, bem como os fios que vão para o botão de arranque. Meça a resistência do enrolamento da armadura (parte interna) usando um multímetro. Se você não viu nenhuma leitura no dispositivo, isso indicará que há um circuito aberto. Valores muito pequenos confirmarão que ocorreu um curto-circuito no dispositivo.
O parâmetro de resistência do coletor deve ser medido no eixo e em cada uma das placas. Deve ser zero. Quebras na âncora podem provocar o desligamento do dispositivo durante sua operação. A energia será perdida, faíscas e fumaça podem aparecer. Se o motor quebrar, as engrenagens geralmente permanecem intactas. Como a maior parte dos motores é pressionada contra o eixo, pode ser difícil removê-la. Adquira um elemento removível especializado ou recorra às ferramentas disponíveis. Não faça isso com um pregador ou alicate - estrague as engrenagens. Você deve agir de forma diferente.
- Compre um pedaço de perfil ou canal. Faça um entalhe longitudinal limpo usando um amolador.
- Coloque o eixo na ranhura em uma direção perpendicular ao perfil. Arranque o equipamento.
- Coloque o perfil preparado em 2 bases rígidas de modo que o controle deslizante fique pendurado entre elas.
- Pegue o prego e o martelo. Bata suavemente nas bordas do eixo. A engrenagem então deslizará para baixo suavemente.
- Agora você pode colocar a marcha no novo motor usando um martelo e uma base de superfície dura.
chave catraca
Se uma catraca quebrar em tal ferramenta, será necessário removê-la da caixa de engrenagens para encontrar as causas da quebra. Freqüentemente, hastes especiais são fixadas no acoplamento, reservadas para ajustar as forças. Também existem dispositivos onde, em vez de hastes, um par de bolas é instalado em cada furo. Eles são pressionados com uma mola.
Em muitos casos, o reparo dessa peça consiste em limpá-la e aplicar lubrificante novo.
Recomendações
Se o controlador de velocidade não funcionar, o transistor queimou. Terá de ser substituído sem falhas.
As engrenagens de plástico podem ser substituídas, mas as engrenagens de metal são melhor deixadas - consertadas e recolocadas se estiverem quebradas.
Se o problema estiver nos cartuchos, é mais fácil substituí-los por novos. Encontrar peças de reposição para cartuchos é um grande problema. É mais fácil obter uma peça de fixação totalmente nova. Será barato (cerca de 300 rublos).
Desmonte e monte a chave de fenda com muito cuidado para não danificar as peças localizadas dentro de seu corpo.
Como consertar uma chave de fenda com as próprias mãos, você aprenderá no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.