Características, vantagens e desvantagens das baterias de lítio para chaves de fenda

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Diferença das baterias de níquel cádmio
  4. Como escolher?
  5. Como refazer e montar?
  6. Como carregar corretamente?
  7. Como armazenar?

Se uma ferramenta elétrica portátil alimentada por uma fonte de alimentação doméstica estiver ligada a uma tomada com um fio, limitando o movimento de uma pessoa segurando o dispositivo em suas mãos, então as contrapartes operadas por bateria das unidades "na coleira" fornecem muito mais liberdade de ação no trabalho. A presença de uma bateria é muito importante quando se trata de usar chaves de fenda.

Dependendo do tipo de bateria usada, elas podem ser condicionalmente divididas em dois grupos - com baterias de níquel e lítio, e as características destas últimas tornam esta ferramenta elétrica a mais interessante para o usuário.

Peculiaridades

O design de uma bateria recarregável de lítio não é muito diferente do design de baterias baseadas em outra química. Mas uma característica fundamental é o uso de eletrólito anidro, que impede a liberação de hidrogênio livre durante a operação. Esta foi uma desvantagem significativa das baterias dos designs anteriores e levou a uma alta probabilidade de incêndio.

O ânodo é feito de um filme de óxido de cobalto depositado em um coletor de corrente base de alumínio. O cátodo é o próprio eletrólito, que contém sais de lítio na forma líquida. O eletrólito impregna uma massa porosa de material eletricamente condutor e quimicamente neutro. Grafite solta ou coque são adequados para isso.... A coleta da corrente é realizada a partir de uma placa de cobre aplicada na parte posterior do cátodo.

Para operação normal da bateria, o cátodo poroso deve ser pressionado com força suficiente contra o ânodo.... Portanto, no projeto de baterias de lítio, há sempre uma mola que comprime o “sanduíche” do ânodo, cátodo e coletor de corrente negativa. A entrada de ar ambiente pode perturbar o equilíbrio químico cuidadosamente equilibrado. E a entrada de umidade e ameaça o perigo de incêndio e até explosão. É por isso a célula acabada da bateria deve ser cuidadosamente selada.

Uma bateria descarregada tem um design mais simples. Todas as outras coisas sendo iguais, uma bateria de lítio descarregada será mais leve, muito mais compacta e fornecerá uma corrente significativa (ou seja, mais energia). Mas é necessário projetar um dispositivo com baterias de lítio achatadas, o que significa que a bateria terá uma aplicação estreita e especializada. Essas baterias são mais caras do que suas contrapartes.

Para ampliar o mercado de vendas, os fabricantes produzem células de bateria de formatos universais e tamanhos padrão.

Entre as baterias de lítio, a versão 18650 realmente domina hoje. Essas baterias têm uma forma semelhante às baterias cilíndricas de dedo familiar na vida cotidiana. Mas o padrão 18650 fornece especificamente para dimensões um pouco maiores... Isso evita confusão e evita que tal fonte de alimentação seja substituída por engano no lugar de uma bateria salina convencional. Mas isso seria muito perigoso, já que a bateria de lítio tem duas vezes e meia a voltagem padrão (3,6 volts contra 1,5 volts para uma bateria de sal).

Para uma chave de fenda elétrica, as células de lítio são coletadas sequencialmente em uma bateria. Isso aumenta a tensão aplicada ao motor, que fornece a potência e o torque exigidos pela ferramenta.

A bateria de armazenamento contém necessariamente em seu projeto sensores de temperatura e um dispositivo eletrônico especializado - um controlador.

Este circuito:

  • monitora a uniformidade da carga de elementos individuais;
  • controla a corrente de carga;
  • não permite descarga excessiva de elementos;
  • evita o superaquecimento da bateria.

As baterias desse tipo são chamadas de iônicas. Existem também células de polímero de lítio, esta é uma modificação das células de íons de lítio. Seu design é fundamentalmente diferente apenas no material e design do eletrólito.

Vantagens e desvantagens

  • A principal vantagem das baterias de lítio é sua alta capacidade elétrica. Isso permite que você crie uma ferramenta manual leve e compacta. Por outro lado, se o usuário estiver pronto para trabalhar com um aparelho mais pesado, receberá uma bateria muito potente que permite que a chave de fenda funcione por muito tempo.
  • Outra vantagem é a capacidade de encher baterias de lítio com energia de forma relativamente rápida. Uma carga completa típica é de aproximadamente duas horas e algumas baterias podem ser carregadas em meia hora com um carregador especial! Essa vantagem pode ser um motivo excepcional para equipar uma chave de fenda com uma bateria de lítio.

As baterias de lítio também têm algumas desvantagens específicas.

  • O mais notável é a queda significativa na capacidade prática ao operar em climas frios. Em temperaturas abaixo de zero, as ferramentas equipadas com baterias de lítio precisam ser aquecidas de vez em quando e a capacidade elétrica é totalmente restaurada.
  • A segunda desvantagem perceptível é a vida útil não muito longa. Apesar das garantias dos fabricantes, as melhores amostras, com o uso mais cuidadoso, não duram mais do que três a cinco anos. Dentro de um ano após a compra, uma bateria de lítio de qualquer marca comum, com o uso mais cuidadoso, pode perder até um terço de sua capacidade. Após dois anos, dificilmente a metade da capacidade original permanecerá. O período médio de operação normal é de dois a três anos.
  • E outra desvantagem notável: o preço das baterias de lítio é muito mais alto do que o custo das baterias de níquel-cádmio, que ainda são amplamente utilizadas em ferramentas elétricas portáteis.

Diferença das baterias de níquel cádmio

Historicamente, as primeiras baterias recarregáveis ​​verdadeiramente produzidas em massa para ferramentas elétricas portáteis foram as baterias de níquel-cádmio. A um preço baixo, eles são capazes de cargas relativamente grandes e têm uma capacidade elétrica satisfatória com dimensões e peso razoáveis. Baterias desse tipo ainda são comuns hoje, especialmente no setor de eletrodomésticos de baixo custo.

A principal diferença entre as baterias de lítio e as baterias de níquel-cádmio é o baixo peso, com alta capacidade elétrica e muito boa capacidade de carga..

Além disso, muito uma diferença importante entre as baterias de lítio é um tempo de carregamento significativamente mais curto... Esta bateria pode ser carregada em algumas horas. Mas o ciclo completo de carga das baterias de níquel-cádmio leva pelo menos 12 horas.

Há outra peculiaridade associada a isso: enquanto as baterias de lítio toleram tanto o armazenamento quanto a operação em um estado de carga incompleta com bastante calma, o níquel-cádmio tem um "efeito de memória" extremamente desagradável... Na prática, isso significa que, a fim de estender a vida útil e também evitar a perda rápida de capacidade, Baterias de níquel-cádmio devem ser usadas preferencialmente antes da descarga completa... Depois disso, certifique-se de carregar até a capacidade total, o que leva um tempo significativo.

As baterias de lítio não têm essa desvantagem.

Como escolher?

Na hora de escolher uma bateria para chave de fenda, a tarefa se resume à seleção do próprio dispositivo elétrico, que incluirá uma bateria de um modelo específico.

A avaliação das chaves de fenda sem fio baratas nesta temporada é a seguinte:

  • Makita HP331DZ, 10,8 volts, 1,5 A * h, lítio;
  • Bosch PSR 1080 LI, 10,8 volts, 1,5 A * h, lítio;
  • Bort BAB-12-P, 12 volts, 1,3 A * h, níquel;
  • "Interskol DA-12ER-01", 12 volts 1,3 A * h, níquel;
  • Kolner KCD 12M, 12 volts, 1,3 A * h, níquel.

Os melhores modelos profissionais são:

  1. Makita DHP481RTE, 18 volts, 5 A * h, lítio;
  2. Hitachi DS14DSAL, 14,4 volts, 1,5 A * h, lítio;
  3. Metabo BS 18 LTX Impuls 201, 18 volts, 4 A * h, lítio;
  4. Bosch GSR 18 V-EC 2016, 18 volts, 4 A * h, lítio;
  5. Dewalt DCD780M2, 18 volts 1,5 A * h, lítio.

      As melhores chaves de fenda sem fio em termos de confiabilidade:

      1. Bosch GSR 1440, 14,4 volts, 1,5 A * h, lítio;
      2. Hitachi DS18DFL, 18 volts, 1,5 A * h, lítio;
      3. Dewalt DCD790D2, 18 volts, 2 A * h, lítio.

      Você pode ver que as melhores chaves de fenda nos segmentos semiprofissional e profissional têm baterias recarregáveis ​​de 18 volts.

      Esta tensão é considerada o padrão profissional da indústria para baterias de lítio. Uma vez que uma ferramenta profissional é projetada para trabalho ativo de longo prazo e também implica um nível adicional de conforto, uma parte significativa das baterias de chaves de fenda de 18 volts produzidas são totalmente compatíveis entre si e, às vezes, até intercambiáveis ​​entre ferramentas de diferentes fabricantes.

      Além do mais, Padrões de 10,8 volts e 14,4 volts são comuns... A primeira opção é encontrada apenas entre os modelos mais baratos. O segundo é tradicionalmente um "camponês médio" e pode ser encontrado tanto em modelos profissionais de chaves de fenda quanto em modelos de classe média (intermediária).

      Mas as designações de 220 volts nas características dos melhores modelos não podem ser vistas, pois isso indica que a chave de fenda está conectada com um fio a uma tomada elétrica doméstica.

      Como refazer e montar?

      Freqüentemente, o mestre já tem uma velha chave de fenda sem fio que se adapta perfeitamente a ele. Mas o dispositivo está equipado com baterias de níquel-cádmio desatualizadas. Uma vez que a bateria ainda terá que ser trocada, existe um desejo de substituir a bateria antiga por uma mais nova. Isso não só proporcionará um trabalho mais confortável, mas também eliminará a necessidade de procurar baterias de um modelo desatualizado no mercado.

      A coisa mais simples que vem à mente é montar uma fonte de alimentação de um transformador eletrônico em uma caixa de bateria velha.... Agora você pode usar a chave de fenda conectando-a à fonte de alimentação doméstica.

      Modelos de 14,4 volts podem ser conectados a baterias de carro... Tendo montado um adaptador de extensão com terminais ou um plugue de isqueiro do corpo de uma bateria velha, você obtém um dispositivo indispensável para garagem ou trabalho "no campo".

      Infelizmente, ao converter uma bateria antiga em um adaptador com fio, a principal vantagem da chave de fenda sem fio é perdida - a mobilidade.

      Se formos converter uma bateria velha em lítio, podemos levar em conta que 18.650 células de lítio são extremamente difundidas no mercado e, portanto, podemos fabricar baterias de chave de fenda a partir de peças prontamente disponíveis. Além disso, a prevalência do padrão 18650 permite que você escolha baterias de qualquer fabricante.

      Não será difícil abrir a caixa de uma bateria velha e remover o enchimento antigo dela. É importante não esquecer de marcar o contato na caixa à qual o "plus" do antigo conjunto da bateria foi conectado anteriormente..

      Dependendo da voltagem para a qual a bateria antiga foi projetada, é necessário selecionar o número de células de lítio conectadas em série. A voltagem padrão de uma célula de lítio é exatamente três vezes maior que a de uma célula de níquel (3,6 V em vez de 1,2 V). Assim, cada lítio substitui três níquels conectados em série.

      Ao prever o projeto da bateria, em que três células de lítio são conectadas uma após a outra, é possível obter uma bateria com tensão de 10,8 volts. Entre as baterias de níquel, elas são encontradas, mas não com frequência. Quando quatro células de lítio são conectadas a uma guirlanda, já temos 14,4 volts.Isso substituirá a bateria de níquel com ambas de 12 volts.e 14,4 volts são padrões muito comuns para baterias de níquel-cádmio e níquel-hidreto metálico. Tudo depende do modelo específico da chave de fenda.

      Depois de ter sido possível determinar o número de fases sucessivas, provavelmente irá descobrir-se que ainda há espaço livre no edifício antigo. Isso permitirá que duas células sejam conectadas em cada estágio em paralelo, o que dobrará a capacidade da bateria. Fita de níquel é usada para conectar baterias de lítio umas às outras na produção.... As seções da fita são conectadas umas às outras e aos elementos de lítio por soldagem por resistência. Mas na vida cotidiana, a soldagem é bastante aceitável.

      A soldagem de células de lítio deve ser feita com muito cuidado. A junta deve ser cuidadosamente limpa de antemão e um bom fluxo deve ser aplicado. A estanhagem é feita muito rapidamente, com um ferro de solda bem aquecido e de alta potência.

      A soldagem em si é feita aquecendo de forma rápida e segura o local onde o fio é conectado à célula de lítio. Para evitar superaquecimento perigoso do elemento, o tempo de soldagem não deve exceder três a cinco segundos.

      Ao projetar uma bateria de lítio caseira, você deve levar em consideração que ela é carregada de uma forma especial. É imperativo fornecer um circuito eletrônico para monitorar e equilibrar a carga no projeto da bateria de armazenamento. Além disso, tal circuito deve evitar possível superaquecimento da bateria e descarga excessiva. Sem esse dispositivo, uma bateria de lítio é simplesmente explosiva.

      É bom que agora existam módulos de controle e balanceamento eletrônicos prontos para venda a preços bastante baixos. Basta escolher uma solução adequada ao seu caso particular. Basicamente, esses controladores diferem no número de "etapas" conectadas em série, cuja tensão está sujeita à equalização (balanceamento). Além disso, eles diferem em sua corrente de carga permissível e método de controle de temperatura.

      Qualquer forma, não é mais possível carregar uma bateria de lítio caseira com um carregador de bateria de níquel velho... Eles têm algoritmos de carregamento e tensões de controle fundamentalmente diferentes. Você precisará de um carregador dedicado.

      Como carregar corretamente?

      As baterias de lítio são muito exigentes quanto às especificações do carregador. Essas baterias podem ser carregadas com bastante rapidez com uma corrente significativa, mas uma corrente de carga excessiva leva a forte aquecimento e risco de incêndio.

      Para carregar uma bateria de lítio, é imprescindível o uso de um carregador especial com controle eletrônico da corrente de carga e controle de temperatura.

      Também deve-se ter em mente que quando as células são conectadas em série em uma bateria, as fontes de lítio são muito propensas ao carregamento desigual de células individuais. Isso leva ao fato de que não é possível carregar a bateria em sua capacidade total, e o elemento, que funciona regularmente em modo de subcarga, simplesmente se desgasta mais rápido. Portanto, os carregadores são geralmente construídos de acordo com o esquema do "balanceador de carga".

      Felizmente, todas as baterias de lítio modernas feitas de fábrica (exceto as falsas) têm proteção integrada e circuitos de equilíbrio. No entanto, o carregador dessas baterias deve ser especializado.

      Como armazenar?

      O que é ótimo sobre as baterias de lítio é que elas não exigem muito das condições de armazenamento. Eles podem ser armazenados, carregados ou descarregados, em quase qualquer temperatura razoável. Se ao menos não estivesse muito frio. Temperaturas abaixo de 25 graus abaixo de zero são fatais para a maioria dos tipos de baterias de lítio. Bem, e acima de 65 graus de calor, também é melhor não superaquecer.

      No entanto, ao armazenar baterias de lítio, certifique-se de levar em consideração o alto risco de incêndio.

      Com uma combinação de baixo estado de carga e baixa temperatura no armazém, os processos internos da bateria podem levar à formação dos chamados dendritos e causar autoaquecimento espontâneo. Esse tipo de fenômeno também é possível se baterias muito descarregadas forem armazenadas em altas temperaturas.

        As condições corretas de armazenamento são quando a bateria está com pelo menos 50% da carga e a temperatura ambiente é de 0 a +40 graus. Ao mesmo tempo, é aconselhável proteger as baterias da umidade, inclusive na forma de gotículas (orvalho).

        Você descobrirá qual bateria é melhor para uma chave de fenda no próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário