Como usar uma chave de fenda corretamente?

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Como se preparar para o trabalho?
  3. Casos de uso
  4. Características da perfuração de concreto
  5. Pode ser usado como furadeira?
  6. Dicas úteis de uso

Muitos artesãos preferem usar uma chave de fenda em vez de uma chave de fenda. Ele permite que você economize tempo e realize o trabalho de forma rápida e eficiente. Vamos nos familiarizar com os princípios de funcionamento e dispositivo desta ferramenta, descobrir o escopo de sua aplicação e as regras de funcionamento, e também dar algumas dicas úteis.

Dispositivo e princípio de operação

A chave de fenda pode ser usada em vários campos de atividade e para várias ações, por exemplo, na vida cotidiana, durante a construção, montagem e desmontagem de móveis, em várias oficinas e onde são utilizados muitos fechos. Eles podem furar, rosquear, torcer e desparafusar fixadores. Vamos conhecer o dispositivo e o princípio de funcionamento de tal mecanismo.

Todas as chaves de fenda são divididas em três tipos:

  • trabalhar em uma rede regular e em uma rede chamada;
  • alimentado por uma bateria carregada e chamadas baterias recarregáveis;
  • operando tanto da rede elétrica quanto da bateria - uma opção combinada.

Todas as chaves de fenda são muito semelhantes na estrutura externa e interna. Eles consistem em elementos como:

  • quadro;
  • cartucho;
  • botão de energia;
  • interruptor de rotação;
  • regulador de velocidade;
  • botão de bloqueio de ativação;
  • regulador da força de aperto.

Além disso, alguns modelos têm luz de fundo e alguns não têm um ou outro elemento. Assim, para os modelos alimentados pela rede, existe um cabo de alimentação, enquanto para os modelos recarregáveis ​​existe um acumulador de carga.

O corpo de uma ferramenta elétrica consiste em duas partes e pode ser feito de plástico ou uma liga de vários metais, mas isso é muito menos comum.

Dentro dele estão:

  • motor elétrico;
  • pagar;
  • capacitor;
  • redutor;
  • embreagem.

O princípio de funcionamento de todas as chaves de fenda é semelhante entre si - o motor elétrico é colocado em movimento giratório com a ajuda da eletricidade consumida, que transfere a força por meio da caixa de engrenagens e do eixo do motor para o bico existente instalado no mandril, e o bico já realiza o processo de furar, aparafusar ou desparafusar os fixadores. Para chaves de fenda sem fio, o motor usa uma tensão alternada de 200 V, e nas sem fio, uma tensão constante de 3,5 V a 36 V.

Substituir o bico também é bastante fácil e direto. Nesse caso, a chave de fenda pode ter um mandril de liberação rápida ou chave na mão.

Troca do bico com um mandril de liberação rápida:

  • primeiro você precisa escolher uma broca para o trabalho que pretende realizar, ou uma broca, levando em consideração o tamanho da cabeça, o tipo de fenda;
  • o cartucho é desparafusado no sentido anti-horário;
  • instale o bico selecionado;
  • girando a caixa do cartucho no sentido horário, o bico é preso.

Troca do bico com um mandril pronto para uso:

  • pegue uma chave e insira-a em um nicho especial;
  • destorça o cartucho;
  • insira um novo bico;
  • gire a chave no sentido horário, prendendo o bico.

Como se preparar para o trabalho?

A primeira coisa que você precisa fazer para começar é remover a chave de fenda da caixa ou mala e verificar se há danos visíveis, lascas ou rachaduras. Se notar que algo está errado com a ferramenta, em nenhum caso você deve usá-la, pois pode ser insegura.Certifique-se de que a bateria da chave de fenda esteja carregada ou que a própria chave de fenda esteja conectada à rede elétrica. Quando essas condições são atendidas, a chave de fenda é colocada em marcha lenta e verifica a correspondência da rotação do bico e da rosca no fixador. Se todas as condições forem atendidas, você pode começar a trabalhar com segurança.

Certifique-se de selecionar e fixar a broca ou broca corretamente, dependendo de onde e como você vai trabalhar. Como corrigi-los, mencionamos acima quando falamos sobre a troca do bico.

Ao usar o dispositivo diretamente, você também deve seguir uma série de regras e requisitos simples.

Preste muita atenção na própria chave de fenda. Nela existe uma escala especial giratória que permite regular a potência do instrumento. Ao girar o dial, defina o modo que você precisa, focando no tipo de trabalho que você está fazendo no momento.

Modos:

  • torção;
  • desenroscando;
  • bloqueio.

Alternar entre os recursos dessas ferramentas é bastante fácil e direto. Basta segurar a chave de fenda pela alça localizada acima da bateria. Na maioria das vezes, a alça é coberta com um material emborrachado. É por isso que é seguro trabalhar com esse cabo processado e garante que a chave de fenda não caia de sua mão durante o trabalho. Para maior confiabilidade, a ferramenta é presa à mão com uma alça.

Casos de uso

O uso correto de uma chave de fenda é a sua utilização de acordo com as instruções ou documentação estabelecida. De acordo com esses documentos, a principal área de uso é diretamente a capacidade de aparafusar e retirar vários fixadores, bem como de fazer vários furos.

Dependendo das capacidades, um ou outro modelo pode ser usado tanto na vida cotidiana quanto na esfera profissional. As chaves de fenda domésticas são mais baratas e têm baixo consumo de energia, enquanto os modelos profissionais têm maior potência, alto desempenho e maior funcionalidade para uso.

Mas alguns usuários usam uma chave de fenda, por exemplo, para coisas não padronizadas como polir um carro, misturar misturas ou tintas, lixar várias superfícies, torcer fios, amarrar acessórios e até mesmo fazer buracos no gelo.

Fios torcidos

Uma chave de fenda com bico específico é excelente para torcer as pontas separadas dos fios. Normalmente a torção é feita com alicate, mas quem quiser pode usar uma chave de fenda, usando-a para esse fim. O principal é executar corretamente esse procedimento complicado.

Amarração de vergalhão

A chave de fenda pode ser usada para tricotar reforço usando arame de aço. Isso é comum na construção, quando várias estruturas de concreto armado de casas e fundações estão sendo erguidas. Para tricotar, use uma ferramenta sem fio ou elétrica que tenha um gancho.

Características da perfuração de concreto

Conforme observado acima, a chave de fenda pode ser usada em diferentes campos e de maneiras diferentes. As chaves de fenda elétricas podem perfurar madeira, concreto e muitos outros materiais. Leia atentamente as instruções para a utilização de um determinado modelo, pois é nele que estão indicados os materiais que podem ser utilizados para a perfuração.

Brocas muito poderosas são usadas para perfurar concreto. Na maioria das vezes, essas ferramentas funcionam em modo de choque, mas mesmo com tal dispositivo, perfurar uma parede de concreto é bastante problemático. Portanto, para esses casos, é melhor usar uma broca de diamante especial.

Pode ser usado como furadeira?

Como mencionado acima, basicamente uma chave de fenda é usada para desparafusar ou torcer algo. Ao usar uma chave de fenda como furadeira, leia atentamente as instruções - se tal possibilidade é fornecida nas instruções do fabricante.

Se, no entanto, é possível usar uma chave de fenda como broca para furar e fazer um furo, por exemplo, em um produto de madeira ou plástico, então é recomendável colocar um pequeno e uniforme pedaço de madeira sob este ou aquele objeto. Isso tornará o buraco melhor e evitará o aparecimento de rachaduras e lascas.

Se você usa metal em seu trabalho, aqui você precisa seguir algumas regras simples. Antes de iniciar a perfuração, o orifício deve ser inclinado para evitar que a broca escorregue no metal. Selecione o modo de perfuração e comece a trabalhar. Mas aqui não devemos esquecer que, ao perfurar metal, a broca pode quebrar. Para evitar isso, não é recomendável pressionar a ferramenta com força. Se acontecer de a furadeira emperrar, mude a chave de fenda para o modo de desparafusamento e desaperte a furadeira com calma.

Mas, no entanto, é recomendado para esses fins comprar um modelo especial de chave de fenda, que também pode ser tanto da rede quanto da bateria.

Dicas úteis de uso

Vamos nos familiarizar com algumas dicas úteis para operar chaves de fenda convencionais e ferramentas como uma chave de fenda, usando o qual você pode usar suas ferramentas por um longo tempo e de forma eficiente:

  • se for conectar ou remover a bateria, certifique-se de desligar a chave de fenda;
  • durante o trabalho, não permita que a ferramenta sobreaqueça e, ao menor sinal, faça uma pausa no trabalho;
  • se você usa uma chave de fenda em alta velocidade, depois disso é recomendável girá-la em marcha lenta até que esfrie;
  • se a rede for perdida, é necessário substituir o fio ou fio do carregador;
  • não pode ser usado na chuva, neve ou qualquer outro ambiente úmido.

Ao usar uma furadeira / chave de fenda:

  • certifique-se de que todas as peças do dispositivo estão em boas condições de funcionamento;
  • se não utiliza a ferramenta há muito tempo, recomenda-se carregar a bateria, pois a bateria descarrega mesmo quando não está funcionando;
  • durante o procedimento de perfuração em si, certifique-se de que um cabo elétrico, vários tubos e assim por diante não passem em lugar algum;
  • da mesma forma que ao usar uma chave de fenda convencional, tente evitar que a umidade do dispositivo entre;
  • ao usar pela primeira vez, a bateria deve ser carregada por pelo menos 12 horas;
  • durante o uso direto, evite abrandar frequentemente o funcionamento do dispositivo, caso contrário, pode danificar a bateria.

Não se esqueça de alguns dos recursos de armazenamento da chave de fenda. Desconecte a bateria do dispositivo durante o armazenamento, é recomendável armazenar esses componentes separadamente. Depois que a bateria for removida, ela deve ser carregada. Lembre-se de que a bateria pode descarregar quando não for usada por um longo período, portanto, é recomendável carregá-la periodicamente.

A chave de fenda possui uma caixa de engrenagens que requer lubrificação. A frequência desse procedimento depende de qual modelo é usado e da frequência com que você o usa. Um aviso de que o dispositivo precisa ser lubrificado será o aparecimento de um som desagradável de rasgo característico, ou rotação pesada do cartucho. Graxa de silicone ou Teflon, Litol ou Manol são adequados para lubrificação.

Não se esqueça de ler o manual de instruções antes de usar a chave de fenda. Geralmente contém as características técnicas do modelo operacional, vários recursos de design, áreas de aplicação recomendadas, bem como conselhos sobre como cuidar, manter e transportar.

Para obter informações sobre como trabalhar corretamente com uma chave de fenda, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário