Tesouras circulares para chave de fenda
A tesoura de disco para metal é um dispositivo técnico desenvolvido para o corte de chapas de paredes finas. Os elementos de trabalho, neste caso, são peças rotativas. Eles são discos autopropelidos feitos de material de alta resistência, afiados ao longo da borda. O processo de corte do material com o auxílio deste dispositivo ocorre devido ao aperto linear-translacional da folha. O dispositivo permite que você faça um corte uniforme sem deformar a peça de trabalho.
Existem tesouras de disco para metal, acionadas por uma chave de fenda. Eles são um acessório substituível que expande a funcionalidade da ferramenta elétrica.
Peculiaridades
Este acessório de chave de fenda permite cortar chapas de metal sem danificá-las. Fazer o mesmo com uma retificadora tem um efeito negativo na peça de metal. No momento em que o disco abrasivo passa pelo metal, suas bordas são submetidas a atritos na área de corte, o que cria condições para elevar os indicadores de temperatura a níveis críticos. O superaquecimento do material ocorre e sua estrutura composta é perturbada. Se for coberto com uma camada galvanizada, perde suas propriedades e o metal começa a reagir facilmente às agressivas influências ambientais - oxidar, enferrujar.
Além disso, o método abrasivo de serrar causa rebarbas nas bordas do corte da serra. Para removê-los, é realizada retificação adicional, o que leva a perda de tempo, deterioração da qualidade da linha de corte, efeito negativo da temperatura do metal e aumento do desgaste da ferramenta elétrica e de suas partes rotativas.
As tesouras circulares permitem o corte do metal, eliminando os fatores negativos acima descritos. Ao mesmo tempo, torna-se possível variar as linhas - fazer serras curvas.
O grau de desvio de uma linha reta é determinado pelo tamanho dos discos de corte e pelas características de projeto de um modelo de cisalhamento específico.
Dispositivo
Este bico funciona segundo o princípio da transmissão de força por meio de um sistema de engrenagens. A eficiência do add-on removível é aumentada combinando a eficiência da caixa de engrenagens da chave de fenda com o mesmo indicador do mecanismo de engrenagem do próprio bico. A força transmitida às facas circulares é duplicada, o que é um fator chave no desempenho de corte.
Os acessórios de tesoura são divididos em dois tipos:
- dois discos;
- multi-disco.
A foto mostra o esquema de operação da tesoura de disco duplo, porém o princípio de disposição dos discos de corte pode ser diferente. Em alguns casos, uma das facas é inclinada, na outra as duas facas são inclinadas e, na terceira, elas são colocadas diretamente em relação uma à outra. A presença ou ausência de um ângulo de inclinação é determinada pela finalidade do acessório de corte. O ângulo depende de como será feito o corte, bem como dos parâmetros permitidos de espessura do metal.
As tesouras, acionadas por uma chave de fenda, são equipadas com uma polia que é fixada no mandril da ferramenta elétrica. A polia gira, transmitindo força mecânica para a caixa de engrenagens localizada dentro do corpo do bico. A força faz com que a lâmina móvel gire.
Uma montagem especial sai do corpo principal da caixa, segurando o segundo disco sobre si mesma. Pode ser instalado como elemento móvel ou estacionário.O desenho da montagem pressupõe a presença da função de ajuste da folga entre os discos.
A lacuna é determinada pela espessura da folha de metal que será cortada.
A folga é fixada apertando o parafuso localizado na junção da parte móvel do suporte com o corpo do bico.
Uma parada de metal sai do corpo. Ele é projetado para manter o implemento em uma posição fixa. Sua ausência levará à rotação radial de todo o mecanismo. Para eliminar este efeito, o batente é colocado na parte inferior do cabo da chave de fenda - logo acima da bateria.
Durante a rotação da caixa de engrenagens da chave de fenda, o bico começará a fazer um movimento circular correspondente. Este movimento é interrompido pelo fato de que o batente está apoiado no cabo da ferramenta elétrica. Depois disso, a força rotacional é transmitida ao mecanismo de engrenagem do bico. Para que o batente não fique pendurado e se encaixe perfeitamente na alça, ele tem um gancho especial com a capacidade de mudar sua posição no espaço.
O dispositivo deste dispositivo é muito simples. Carece de blocos mecânicos complexos que exigiriam conhecimento especializado de métodos operacionais.
Como escolher
A qualidade do bico e sua durabilidade dependem do fabricante e do material de que é feito. No mercado russo de "ferro", você pode encontrar nomes marcados com dados de um fabricante nacional. No entanto, a maioria desses acessórios ou suas peças são fabricados na China. O fato de o dispositivo ser montado no território da Federação Russa não garante sua qualidade.
Para modelos chineses, os seguintes recursos são característicos:
- má qualidade do material;
- construção pobre;
- preço baixo.
A principal característica deste bico, que determina a eficiência de seu funcionamento, é a liga com a qual são feitos os elementos de corte - as facas. Se forem feitos de aço com baixo teor de carbono, as facas ficarão cegas para sempre, o que reduzirá o desempenho da ferramenta e a qualidade do corte. Esses discos requerem afiação regular.
O pior cenário pode ser o aparecimento de aparas na aresta de corte dos discos.
Não é pouca importância o material do qual o corpo do bico é feito. Durante a operação, todas as partes do corpo estão sujeitas a cargas de alta potência. Isso se deve à presença de mecanismos de engrenagem embutidos no sistema. Uma enorme força rotacional é transmitida através da caixa de engrenagens em baixas velocidades. O material macio do corpo pode não suportar a carga, o que levará à ocorrência de danos destrutivos. O resultado desta situação pode ser uma falha completa deste dispositivo.
Ao escolher as tesouras de disco, é importante prestar atenção à qualidade de construção e ao estado das unidades de rotação das juntas do mecanismo. Folgas, rachaduras, lascas e outros defeitos são inaceitáveis. É verificado se existe uma quantidade suficiente de lubrificante aplicado nas partes móveis do bico.
Na ausência de uma boa lubrificação, desmonte o dispositivo, remova os sinais de lubrificante de má qualidade e aplique um novo. É aconselhável usar uma graxa resistente a altas temperaturas, pois o corpo do aparelho e outras partes dele ficam quentes durante o funcionamento.
Como usar
O acessório da tesoura é fácil de usar. Para utilizá-lo, é necessário inserir a haste do bico no mandril da chave de fenda (é aconselhável usar uma chave de fenda, pois funciona em baixas rotações). Fornece um alto nível de aperto da haste no mandril.
- Instale o batente fixando sua extremidade no cabo da chave de fenda usando fechos móveis.
- Ajuste a distância entre os discos de corte.
O ajuste é feito afrouxando o parafuso de ajuste, aplicando uma amostra de metal nos discos, colocando as facas na posição desejada e reapertando o parafuso.
A distância entre as facas circulares deve ser menor que a espessura da folha de metal em 0,3-0,5 mm.
Se for maior, a tesoura passará pelo metal sem afetá-lo, e se for menor, o processo de corte pode ser bastante complicado.
Verifique o funcionamento do dispositivo por meio de um teste de funcionamento. Para correção dos resultados do teste, você pode cortar um fio de metal com o diâmetro apropriado. Durante o corte, não deve haver sinais de escorrimento, escoriações e outros fatores que podem reduzir a precisão e qualidade do corte.
Comece a cortar pela borda da folha. Dirija o aparelho lentamente, sem movimentos bruscos. Neste caso, a peça de trabalho deve ser fixada firmemente para que a vibração e mudanças arbitrárias não violem a linha de corte.
Ao realizar trabalhos com tesouras circulares em chave de fenda, é importante observar todas as medidas de segurança exigidas. Sua lista inclui os principais:
- proteja os órgãos da visão com óculos especializados;
- use luvas para proteger as palmas das mãos de metal afiado;
- possuir roupas e calçados especializados que sejam resistentes a influências destrutivas;
- evitar o contato das luvas e partes da roupa com as partes giratórias da tesoura e chave de fenda;
- não use a ferramenta elétrica continuamente.
Tudo estava ótimo no começo. Comprei duas dessas tesouras: o eixo do pinhão não aguentava a carga, girava e cortava os dentes, o metal estava cru, embora a espessura do metal fosse de 0,8. Agora estou pensando em como consertar essas tesouras e aplicar uma haste endurecida ...
O comentário foi enviado com sucesso.