Características de seleção e características técnicas das chaves de fenda Bosch
A chave de fenda, sem dúvida, pode ser considerada uma das ferramentas mais essenciais tanto no dia a dia quanto no trabalho de construção profissional. É projetado para apertar e desparafusar todos os tipos de parafusos, parafusos auto-roscantes, parafusos e, se houver função adequada, pode auxiliar no processo de perfuração de furos em diversos materiais. Talvez o líder indiscutível no mercado de ferramentas sejam os produtos da Bosch.
Características da marca
A Bosch é um grupo de empresas alemãs que, além de produzir uma grande quantidade de equipamentos diversos, também se dedica à criação de ferramentas de alta qualidade para uso doméstico e industrial. Ao longo de um longo período, além do constante aprimoramento das tecnologias, a marca conseguiu se firmar como uma verdadeira líder no mercado de ferramentas.
Os produtos desta marca destacam-se favoravelmente no contexto de outras empresas concorrentes. Em primeiro lugar, isso se deve a um produto de altíssima qualidade, já que os fabricantes estão sempre em busca de novas ideias para facilitar o trabalho com os equipamentos sem perder a alta produtividade da mão de obra. Além disso, as ferramentas da Bosch destacam-se entre outras pela sua durabilidade e facilidade de utilização, independentemente das condições em que decorrem as obras.
Os fabricantes encontram uma abordagem para cada cliente, portanto, uma ampla gama de vários modelos de chaves de fenda foi lançada. Aqui você pode escolher elétrica, alimentada por bateria e rede elétrica, exigindo uma fonte de alimentação estacionária. Também são apresentadas versões angulares desta ferramenta, permitindo que você trabalhe em espaços confinados. Resumindo, se de repente você precisar de uma chave de fenda, os produtos da Bosch devem ser os primeiros na lista de candidatos à compra.
Visualizações
Em primeiro lugar, as chaves de fenda diferem na fonte de alimentação: há bateria e rede elétrica. Os primeiros são convenientes para uso fora de casa, uma vez que não requerem corrente elétrica nas proximidades, mas são bastante grandes em peso e volume. Nisso, eles são definitivamente inferiores ao segundo tipo de ferramentas, que são relativamente mais leves, mas requerem eletricidade. Além disso, na maioria das vezes são as chaves de fenda de rede que são dotadas de maior potência, portanto, podem proporcionar um trabalho frutífero, o que é mais necessário no campo profissional.
As chaves de fenda de impacto são uma ótima alternativa para uma furadeira de martelo, apenas para o uso doméstico mais básico. Por exemplo, se você estiver no ramo de reparos, não precisa comprar uma ferramenta profissional. Você também pode fazer isso com uma chave de fenda de impacto, que é adequada para muitos outros trabalhos. O dispositivo sem escova é mais fácil de ajustar a velocidade. Além disso, é mais eficiente em termos de energia do que ferramentas escovadas. Os dispositivos mais populares são aqueles com bateria de lítio. É durável e funciona bem com cargas pesadas.
As mini-chaves de fenda costumam ser compradas em lojas. Eles são ideais para trabalhar com parafusos pequenos e parafusos auto-roscantes. Sua massa não chega nem a um quilo, o que é muito conveniente, por exemplo, para trabalhos simples em altura.
As chaves de fenda angulares são excelentes auxiliares na construção. Devido à sua leveza e compacidade, são indispensáveis no trabalho em quaisquer espaços confinados, aberturas estreitas.A chave de fenda de cinta é uma ferramenta indicada principalmente para profissionais. É necessário para o trabalho em larga escala das equipes de construção, e em casa não é absolutamente necessário tê-lo. Além disso, seu preço excede significativamente o custo de um simples eletrodoméstico. Ter uma chave de fenda pneumática em casa pode não ser lucrativo devido à manutenção bastante cara. Porém, em todos os tipos de oficinas, pode ser algo muito necessário que auxilie no reparo de estruturas complexas.
Especificações
Potência e velocidade são as principais características pelas quais construtores experientes e homens comuns distinguem as chaves de fenda. Depende da finalidade da ferramenta: profissional ou doméstica. O torque para as chaves de fenda mais simples varia de 10 a 15 Nm, e para modelos mais profissionais, uma caixa de engrenagens de 130 Nm é fornecida. Se a ferramenta é destinada a verdadeiros construtores, ela é equipada com uma função adicional - perfuração, de modo que o número de suas rotações por minuto é 1200, e para residências é bastante aceitável cerca de 500 rotações.
Um indicador como o tipo e tamanho da capacidade da bateria é importante. Para modelos domésticos simples, a Bosch usa baterias de níquel-cádmio, que não têm função de choque. Além disso, se o instrumento estiver ocioso, o dispositivo pode ser descarregado sozinho. No entanto, existem vantagens na forma de uma vida útil bastante longa, cerca de 5 anos, e um preço relativamente baixo.
Para chaves de fenda profissionais, baterias de íon de lítio são usadas. Eles permitem o uso da função de impacto, o aperto de fixadores de um diâmetro razoavelmente grande. Nesse caso, a bateria não descarrega após um longo período de inatividade e o peso do dispositivo como um todo não aumenta quando a bateria é conectada. Se falarmos sobre ferramentas sem fio, levará cerca de uma hora para carregar um dispositivo profissional, e eles serão capazes de funcionar por um longo tempo. Para uma bateria de chave de fenda amadora, leva cerca de 3-5 horas para estar totalmente pronta para uso.
O indicador de tensão da fonte de alimentação da chave de fenda afeta o trabalho que pode ser feito com o dispositivo. Normalmente, a ferramenta é equipada com baterias com voltagem de 9 a 36 volts. Portanto, cada um escolhe exatamente o que precisa, referindo-se ao volume e à complexidade do trabalho. Por exemplo, se seus planos incluem a instalação de todos os tipos de estruturas de madeira, furos de vários diâmetros, dê preferência a uma ferramenta com uma tensão de pelo menos 12-18 volts.
As chaves de fenda da Bosch também diferem na cor do corpo, o que é muito conveniente ao escolher um modelo. As ferramentas destinadas ao trabalho doméstico são coloridas de verde e os dispositivos profissionais são coloridos de azul. Mas também preste atenção ao contrário. A maioria dos modelos profissionais são equipados com esta função, com sua ajuda você pode remover brocas, brocas, brocas. A presença de várias velocidades não fará mal, o que melhorará significativamente a qualidade do processo de construção. As chaves de fenda podem diferir na presença de um coldre no kit e vários acessórios, a qualidade do motor.
Como escolher?
Para trabalhos em locais de difícil acesso e espaços confinados, uma chave de fenda com cabeça é perfeita, cujo valor mínimo varia de 220 a 280 milímetros. Se tiver que construir na cave, dê preferência à ferramenta com iluminação LED Power Light. Os fabricantes da Bosch também forneceram um sistema chamado Auto Lock. Graças a este design, é fácil realizar trocas frequentes de ferramentas com uma mão.
Claro que, ao escolher uma chave de fenda, como qualquer outra ferramenta, é preciso focar nas características técnicas (apresentadas acima), na comodidade pessoal e no custo da mercadoria.Se todos os três indicadores coincidirem com suas preferências, definitivamente vale a pena usar a ferramenta.
Variedade de modelos
Os fabricantes da empresa alemã há muitos anos encantam seus clientes com produtos de qualidade e uma ampla variedade de opções. É claro que muitas pessoas reclamam do alto custo das ferramentas, mas a Bosch sabe do que está pedindo tanto dinheiro, porque há mais de um século a empresa é líder em muitas áreas de produção.
A mais comprada por vários anos continua sendo a poderosa chave de fenda dupla-face Bosch GSB 180-LI 1.5Ah x2 Caseadequado para qualquer finalidade. Seu torque é de 54 Nm, o que contribui para uma perfuração igualmente excelente em concreto, ferro, madeira. É possível fazer furos com diâmetro de 8 a 30 milímetros, e a velocidade de rotação da broca chega a 1700 rpm. A ferramenta é equipada com uma lanterna, um botão de bloqueio de energia e um controle eletrônico de velocidade. A potência do motor é de 18 volts. O dispositivo é vendido com um carregador e um estojo.
Com base na opinião de muitos compradores, você pode notar deficiências não particularmente significativas: não há adaptadores e não há nenhum indicador pelo qual você possa determinar o nível de carga. Além disso, nem todos os usuários estão satisfeitos com a qualidade da caixa de ferramentas.
O conhecido modelo Bosch GSR 12-2 V 1.5AH X2 Case tem uma alta potência. Esta é uma chave de fenda sem martelo equipada com uma bateria Ni-Cd de 18 volts. O cartucho, cujo tamanho é de 10 milímetros, gira em marcha lenta a uma velocidade máxima de 1200 rpm. O modelo é adequado para todas as superfícies, cria furos com um diâmetro de 11 a 23 milímetros. Dos comentários conclui-se que este modelo é ideal para uso doméstico, mas para necessidades profissionais pode ter muitas desvantagens. E também as pessoas notam um tempo de carregamento bastante longo - cerca de três horas em vez da hora declarada.
A Bosch AdvancedImpact 18 QuickSnap é a primeira na lista de chaves de fenda da Bosch. Possui alto desempenho, excelente reversão, iluminação conveniente para a área de trabalho, controle de velocidade contínua e travamento do eixo. O poder da ferramenta é uma boa notícia: o torque é de 38 Nm e a velocidade de rotação chega a 1350 rpm. Graças aos componentes da caixa de engrenagens, que são feitos de metal de alta qualidade, e protetores especiais contra sobrecarga, o dispositivo irá atendê-lo por muito tempo e com fidelidade. O dispositivo está equipado com uma bateria Power4ll de íon de lítio de 18 volts, um carregador automático está incluído no kit.
Os proprietários deste modelo observam que é ideal para trabalhar em qualquer área do espaço. A única desvantagem deste dispositivo é seu custo. O preço do Bosch AdvancedImpact 18 QuickSnap começa em 7 e pode ir até 12 mil rublos.
O PSR 1200 da Bosch é muito popular entre homens e até mulheres., que, com excelente desempenho, desempenha duas funções principais de uma chave de fenda: fazer furos e apertar parafusos em ambiente doméstico. Com uma tensão de 12 volts, seu torque é de 15 Nm, o que é muito conveniente para tarefas domésticas simples. Compacto e leve, ele permite que pessoas com diferentes níveis de experiência com ferramentas manuseiem-se confortavelmente.
Segundo os usuários, o preço deste modelo é bastante alto, mas se justifica plenamente no processo de construção. Portanto, o PSR 1200 é um dos mais comprados há muito tempo.
Dicas operacionais
Em primeiro lugar, ao trabalhar com uma chave de fenda, como com qualquer outra ferramenta, é importante seguir as regras de segurança, para evitar quebra e perigo da ferramenta.
- Tome cuidado para que umidade, poeira de construção e quaisquer detritos não entrem na ferramenta.
- Se você estiver trabalhando com uma chave de fenda, verifique a condição dos fios e do soquete.Isso certamente ajudará a evitar problemas elétricos.
- Para que a ferramenta continue a funcionar adequadamente por um longo período, é importante alterar o modo de operação apenas no estado desligado, quando o motor está completamente parado.
- Se você acha que a ferramenta começou a funcionar com esforço, é melhor reduzir a velocidade ou interromper o processo de perfuração por um tempo. Se necessário, você precisa remover uma parte do corpo para verificar a capacidade de manutenção das peças internas. Depois disso, reúna tudo e verifique o funcionamento do aparelho.
- Não é recomendado tocar em aparelhos elétricos aterrados com a ferramenta. Você pode ser eletrocutado.
- Para que a chave de fenda sirva como auxiliar no trabalho por um longo tempo e com fidelidade, o cartucho deve ser lubrificado e limpo de sujeira em tempo hábil, e o próprio dispositivo deve ser constantemente carregado, sem esperar o valor mínimo da bateria.
Comparação com outras marcas
É claro que, ao comprar qualquer produto, atenção especial é dada ao seu custo. Como você sabe, a Bosch cobra um preço bastante alto por seus produtos de alta qualidade. A chave de fenda mais simples pode exigir mais de 5 mil rublos. Em todos os aspectos, os produtos da Bosch têm o direito de competir com muitas outras marcas de ferramentas. No entanto, em muitos aspectos, existem modelos melhores. Dewalt é capaz de produzir ferramentas com bateria de longa duração, no entanto, seu preço é muito superior ao da Bosch.
Alguns modelos da empresa alemã Metabo podem competir com a Bosch de acordo com a maior potência da bateria. Por exemplo, o torque do Metabo PowerMaxx BS pode ser de até 34 Nm. Enquanto a empresa alemã tem apenas as chaves de fenda mais caras que podem se orgulhar de um poder tão alto. Se você comparar Bocsh e Makita, notará que eles têm a mesma durabilidade. Ambas as empresas produzem, de facto, aparafusadoras de elevada qualidade, tanto em termos de características técnicas como em termos de equipamentos com várias funções.
Muitos modelos da marca Hitachi são bastante pesados, mas graças a isso eles têm um case muito durável. Se eles podem competir com a Bosch, é apenas em termos de potência do motor.
Reparar
Se, de repente, você notar um mau funcionamento na operação da chave de fenda Bosch, então não será difícil fazer reparos com suas próprias mãos. Você só precisa descobrir a causa da quebra e escolher os materiais certos. O problema mais comum é a falha da bateria. Por exemplo, muitos usuários percebem que, após um carregamento prolongado, a bateria ainda se esgota rapidamente. Não se trata apenas da bateria. Os bancos de baterias também estão sujeitos a substituição, o que ajudará a manter o nível de carga dentro do normal.
Às vezes acontece que o fio que fornece eletricidade começa a acender. Neste caso, é importante verificar a integridade de todos os contatos internos. É necessário fixar o fio, por exemplo, com fita isolante ou adquirir um novo condutor. Os danos também podem afetar o próprio motor. Então, provavelmente, você precisará alterar os pincéis para que funcionem do mesmo modo. Eles podem até ser comprados em lojas automotivas. Em seguida, os pincéis devem ser fixados em seu devido lugar com o auxílio de supercola, caso não haja mais nada em mãos.
As chaves de fenda da Bosch entraram no mercado de ferramentas por um longo tempo e imediatamente se tornaram procuradas entre os verdadeiros mestres de seu ofício e o homem comum. São ideais para trabalhos de construção e uso doméstico, conforme comprovado por muitos anos de experiência.
Para saber como consertar uma chave de fenda Bosch com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.