Classificação e características da escolha de bits para uma chave de fenda
Para trabalhos de reparo, montagem ou desmontagem dos elementos de retenção, são utilizadas ferramentas elétricas que facilitam o processo de fixação e remoção dos retentores. Chaves de fenda e brocas podem falhar devido a um bico selecionado incorretamente, portanto, para um trabalho multidimensional confiável e de alta qualidade, os artesãos usam brocas. Vamos examinar mais de perto os tipos modernos de bits, o que são e como usá-los.
Peculiaridades
Uma broca é uma haste que é fixada no mandril de uma ferramenta elétrica e a broca selecionada já está inserida nela. A superfície de trabalho do bico é um hexágono. Cada bit corresponde ao tipo de fixador.
Acessórios de ferramenta consistem em:
- furar;
- bit magnético / regular e suporte (cabo de extensão).
Os bits para uma chave de fenda devem ser selecionados de acordo com o tamanho da cabeça do fixador e as características do próprio bico. Levando em consideração todos esses critérios, os conjuntos são compostos por bicos comuns na prática de 2 a 9 mm.
Cada elemento tem seu próprio lugar na mala. Seu tamanho também é indicado ali, o que simplifica o armazenamento e o uso da ferramenta.
Variedades
Cada bico é distinguido pela forma geométrica da superfície de trabalho. Com base nisso, as seguintes categorias são distinguidas.
- Padrão. São cabeças para parafusos, peças de mão retas, em forma de cruz e hexagonais para parafusos, em forma de estrela.
- Especial. Equipado com várias molas com batente, utilizado para a fixação de chapas de gesso cartonado. Eles têm uma forma triangular.
- Combinado. Esses são acessórios reversíveis.
Os cabos de extensão estão disponíveis em duas variedades:
- uma mola - um bico inserido em uma broca, via de regra, se presta a uma fixação rígida;
- ímã - fixa a ponta com um campo magnético.
Spline reta
Esses bits são encontrados em todos os conjuntos de bits, pois são usados em quase todos os trabalhos. As brocas para fenda reta apareceram primeiro, hoje essas bocas são usadas para trabalhar com parafusos e parafusos, cuja cabeça tem uma seção reta.
O equipamento para um slot plano é marcado com S (slot), após o qual há um número que indica a largura do slot, o intervalo de tamanho é de 3 a 9 mm. Todas as pontas têm uma espessura padrão de 0,5-1,6 mm e não são etiquetadas. A cauda indica o material do qual o bico foi feito. Todos os elementos têm maior proteção contra erosão e dureza.
Os bits de titânio com fenda são incrivelmente duráveis. O folheado a ouro é varrido com as letras TIN, indicando que a ponta é feita de nitreto de titânio. A largura dessas pontas é maior do que a padrão - até 6,5 mm, e a espessura é um pouco menor - até 1,2 mm.
Bicos com fenda são freqüentemente reversíveis, em combinação com uma ponta cruciforme. Isso se deve à versatilidade e à demanda frequente pelo produto. A espessura de uma broca chata geralmente não é indicada, pois possui um padrão internacionalmente aceito de 0,5 a 1,6 mm.
Algumas plataformas estão disponíveis em uma versão estendida. Devido ao comprimento, consegue-se a possibilidade de contato apertado entre o parafuso e o bico, o que melhora a qualidade e precisão do trabalho.
Cruzar
Muitas empresas produzem bits com suas próprias marcações, mas em um formato padrão. A Philips usa as letras PH nas cruzetas e as produz em 4 tamanhos: PH0, PH1, PH2 e PH3.O diâmetro depende do tamanho da cabeça do parafuso. O PH2 mais comumente usado é usado no trabalho doméstico. PH3 é usado por artesãos em reparos de automóveis, montagem de móveis. O comprimento dos bits varia de 25 a 150 mm. As extensões flexíveis são projetadas para trabalhos de fixação em locais de difícil acesso.
Esta forma permite fixar o parafuso em um ângulo inclinado.
Pedaços cruciformes Pozidrive têm formato duplo. Tal bico garante uma operação confiável com momentos de torção, ocorre forte adesão mesmo quando a cabeça do parafuso é girada em um pequeno ângulo em relação a ele. A faixa de tamanho das brocas é marcada com as letras PZ e números de 0 a 4. As ferramentas PZ0 são projetadas para pequenos parafusos e parafusos com um diâmetro de 1,5 a 2,5 mm. Os chumbadores são fixados com a maior cabeça PZ4.
Hexagonal
O material de fixação da cabeça hexagonal é preso com pontas hexagonais. Esses parafusos são usados na montagem de móveis pesados, reparando equipamentos de grande porte. Uma característica especial dos fechos hexagonais é a ligeira deformação da cabeça do parafuso. Isso deve ser levado em consideração ao torcer os clipes.
Os bits são divididos em tamanhos de 6 a 13 mm. O bit mais comum na vida cotidiana é 8 mm. É conveniente para eles apertar os parafusos e realizar o trabalho de cobertura. Alguns bits são especialmente magnetizados com ferragens de metal. Por isso, os bits magnéticos são uma vez e meia mais caros do que os bits convencionais, mas ao mesmo tempo facilitam e agilizam muito o trabalho com fixadores.
Em forma de estrela
Essa ponta se assemelha ao formato de uma estrela de seis raios. Esses bits são usados na reparação de automóveis e eletrodomésticos estrangeiros.
As pontas estão disponíveis nos tamanhos T8 a T40, indicados em milímetros. Tamanhos abaixo do valor T8 são produzidos por fabricantes de chaves de fenda altamente especializadas usadas em tecnologia microeletrônica. Os bicos em forma de estrela também possuem uma segunda marcação - TX. O número na marcação indica a distância entre os raios da estrela.
A inserção de seis vigas cria uma aderência segura da broca ao parafuso sem força excessiva. Este formato minimiza o risco de escorregamento da chave de fenda e desgaste da broca.
Os bits de campanha de buraco Torx vêm em dois sabores: oco e sólido. Este ponto deve ser considerado no momento da compra.
Formulários não padronizados
As pontas triangulares são marcadas com as letras TW (Tri wing) e o tamanho varia de 0 a 5. A cabeça dessa ferramenta parece um triédrico com raios. Os modelos são usados com parafusos Phillips. Este tipo de parafuso é geralmente usado em eletrodomésticos estrangeiros para proteger contra a abertura não autorizada do equipamento. Para fixar o drywall, foram criados bicos com limitador, que não permite que o parafuso seja apertado mais fundo do que o batente.
Pedaços quadrados são de natureza altamente especializada. Designado com a letra R, o spline consiste em quatro faces e está disponível em quatro tamanhos. Pedaços quadrados são usados na montagem de móveis grandes.
Brocas longas estão disponíveis até 70 mm.
Os bits em forma de garfo são representados por uma fenda plana com uma fenda central. Eles são designados pelas letras GR e vêm em quatro tamanhos. Tipo - padrão, estendido, comprimento de até 100 mm. Os bits de quatro e três lâminas são rotulados como TW. Esses são acessórios profissionais usados nas indústrias aeroespacial e de aviação.
Tipos não padronizados são incluídos em conjuntos de brocas convencionais, mas não são usados em reparos domésticos, portanto, é aconselhável dar preferência a conjuntos contendo bicos padrão e Phillips para porca, parafuso, parafuso e outros fixadores.
Bicos de chave de fenda angulares e longos são projetados para trabalhar com fixadores em locais de difícil acesso. Eles são flexíveis e sólidos, permitem que você aparafuse e remova os parafusos. Feito de materiais duráveis, não magnéticos.
Os bocais de impacto ou torção são projetados para aliviar o efeito do torque que ocorre quando o parafuso é aparafusado nas camadas macias da superfície de trabalho. Esses acessórios são usados apenas com uma chave de fenda de impacto e não exigem um aumento de carga no dispositivo. A marca de bits é colorida.
Classificação por material e revestimento
Uma atenção especial deve ser dada ao material do qual a broca é feita, seu revestimento. A maior parte do trabalho é feita pela superfície do bico e os materiais de baixa qualidade levarão a um rápido desgaste da ferramenta.
Brocas de qualidade estão disponíveis em várias ligas:
- molibdênio com vanádio;
- molibdênio com cromo;
- irá vencer;
- vanádio com cromo;
- aço de alta velocidade.
O último material é mais barato e sujeito a desgaste rápido e, portanto, não é considerado ao comparar o desempenho.
A soldagem da broca é feita por pulverização:
- níquel;
- titânio;
- carboneto de tungstênio;
- diamante.
O revestimento externo é sempre aplicado, ele oferece proteção contra corrosão, aumenta a resistência ao desgaste e melhora a resistência do material do qual o elemento é feito. A soldagem de titânio aparece em tons dourados.
Define classificação
Não existe uma resposta universal para a questão de quais bits são melhores, mas você ainda deve dar preferência a marcas comprovadas. Produtos baratos não só não permitirão que você execute a tarefa com alta qualidade, mas também danificarão a ferramenta.
As empresas alemãs abastecem o mercado com uma grande quantidade de produtos, bons em preço e qualidade.
Fabricantes e características dos kits:
- Bosch 2607017164 - material de qualidade, durabilidade;
- KRAFTOOL 26154-H42 - preço adequado em relação à qualidade do produto;
- HITACHI 754000 - conjunto multifuncional de 100 peças;
- Metabo 626704000 - a melhor qualidade de ferramental;
- Milwaukee Shockwave - Alta confiabilidade
- Makita B-36170 - bits corridos com chave de fenda manual, alta qualidade;
- Bosch X-Pro 2607017037 - facilidade de uso;
- Metabo 630454000 - aumento da margem de segurança do ferramental;
- Ryobi 5132002257 - conjunto grande em mini-estojo (40 unid.);
- Belzer 52H TiN-2 PH-2 - desgaste médio dos elementos;
- DeWALT PH2 Extreme DT7349 - alta durabilidade.
Quais são os melhores para operar?
A questão da exploração de bits sempre permanece relevante.
- Conjuntos alemães da empresa Belzer e DeWALT representam produtos de qualidade acima da média. Nos primeiros minutos de operação, aparece o desgaste dos fixadores, pequenas rupturas da broca, rupturas em elementos de baixa qualidade, mas após alguns minutos o desgaste pára. Essas mudanças estão acontecendo com todos os bits de empresas diferentes. Os bits alemães são os mais resistentes ao impacto.
- Em grandes conjuntos HITACHI 754000 São apresentados bits de todos os tamanhos e tipos, adequados para artesãos de grandes empresas de reparação e construção. A qualidade dos bits é média, mas é compensada pelo número de bicos. Com uma atitude cuidadosa, a vida útil será ilimitada.
- Empresa Kraftool apresenta pontas em liga de cromo vanádio. O conjunto é composto por 42 itens, sendo um deles uma mala. Adaptador de ¼ ”incluído.
- Makita (empresa alemã) - um conjunto de aço cromo vanádio, representado por tipos comuns de estrias. Os bits são projetados para funcionar com uma chave de fenda, mas o kit também inclui uma chave de fenda manual. Além disso, existe um suporte magnético. Todos os elementos são de alta qualidade.
- Conjunto Milwaukee Americano fornece aos artesãos brocas de superfície de trabalho, cada uma das quais é projetada com tecnologia Shock Zone, que protege a broca contra dobras durante a operação. A excelente elasticidade e resistência ao impacto do material garantem uma longa vida útil.
- Conjunto metabo destacado com codificação de cores. Cada tipo de spline é codificado por cores para facilitar o armazenamento e a recuperação de um determinado bit. O conjunto contém 9 bases alongadas de 75 mm e 2 bicos.
Material - liga de cromo vanádio.
- Ryobi É uma empresa japonesa que se concentra na duplicação de bits populares em diferentes comprimentos.O suporte magnético é feito em um formato não padronizado, parece uma bucha em uma haste hexagonal, por isso, é possível uma fixação magnética solta do fixador e da broca. Em geral, o conjunto possui resistência suficiente e materiais de qualidade.
- Bosch consolidou-se como uma empresa produtora de produtos de qualidade que gozam do prestígio dos artesãos. Os bits mais usados são de titânio banhado a ouro, mas os bits de tungstênio-molibdênio, cromo-vanádio e cromo-molibdênio são mais duráveis. O titânio é substituído por níquel, diamante e carboneto de tungstênio para proteger contra a corrosão e reduzir o desgaste. O revestimento de titânio aumenta o preço do produto, mas também vai durar mais. Para obras raras e de curto prazo, você pode escolher o hardware comum.
- Se você precisar reabastecer o conjunto com cópias individuais, você deve dar uma olhada nas ferramentas por Whirl Powermarcado com marcações verdes. Possui excelente dureza e magnetismo, fixadores resistem por muito tempo. A broca adere firmemente ao mandril, não cai. O bit padrão WP2 na maioria dos casos é usado para fixar parafusos, enquanto WP1 é destinado a parafusos auto-roscantes. O comprimento dos bits é diferente, o intervalo de tamanho é de 25, 50 e 150 mm. As pontas possuem entalhes que são responsáveis pela resistência ao desgaste do material. Pedaços desta marca já se comprovaram no mercado, são utilizados por construtoras e artesãos particulares.
Como escolher?
Se você comprar peça por peça, é importante selecionar modelos com:
- a presença de um revestimento protetor;
- alta resistência ao impacto.
Ao comprar um conjunto, você deve prestar atenção a parâmetros ligeiramente diferentes.
- O material com o qual os bits são feitos. Quanto melhor, menos problemas ocorrerão no trabalho.
- A forma como o item é processado. Existem dois tipos de processamento. A fresagem é a opção menos durável devido à remoção da camada superficial do material. O forjamento é uma estrutura homogênea. O tratamento térmico das brocas permite que sejam usadas em vários modos com carga aumentada.
- Criação de perfil. Projetado para facilitar o manuseio de fixadores de difícil liberação.
Essas brocas não devem ser utilizadas em parafusos anticorrosivos cromados, de latão, devido à possibilidade de danificar a superfície de trabalho do elemento.
- Micro-rugosidade. Bits com bordas ásperas, revestidos com nitreto de titânio, são usados para prender fixadores com um revestimento especial.
- Dureza. O valor padrão para a maioria dos acessórios é em torno de 58-60 HRC. Os bits são divididos em moles e duros. Os bits duros são frágeis, mas são mais duráveis. Eles são usados para fixadores de baixo torque. Soft, por outro lado, são projetados para montagens rígidas.
- Projeto. As pontas de metal não devem ser usadas em trabalhos onde existam cavacos do mesmo material. Isso tornará o processo de fixação mais difícil e levará ao desgaste da peça de trabalho.
Dicas de uso
Antes de iniciar o trabalho, vale a pena decidir a profundidade de aparafusamento dos fixadores e ajustá-la. Para substituir o suporte magnético, é necessário remover o mandril, montar, acoplar, após o que todas as peças são inseridas de volta na chave de fenda.
Depois de selecionar o bico, a configuração da cabeça do parafuso, seu tamanho, tipos de recessos são determinados, a broca é instalada no centro dos cames abertos do suporte. Em seguida, a luva é girada no sentido horário e a broca é fixada no cartucho. Para remover ou trocar a broca, gire o mandril no sentido anti-horário.
Se um mandril de chave for usado, a chave é girada no sentido horário, inserida em seu recesso designado no mandril da ferramenta elétrica. Ao mesmo tempo, a ponta da broca entra na ranhura do parafuso. As brocas de dupla face não precisam ser fixadas no acessório do mandril.
Além disso, o sentido de rotação é ajustado: torcer ou destorcer. O anel do mandril é marcado com marcações que indicam a faixa de valores necessária para apertar os vários fixadores. Os valores 2 e 4 são adequados para aplicações de drywall, valores mais altos são necessários para materiais duros. O ajuste correto minimizará o risco de danos às estrias.
O sentido de rotação tem uma posição central, que bloqueia o acionamento da chave de fenda, é necessário trocar as brocas sem desconectar a ferramenta da rede. O mandril em furadeiras elétricas também é substituído, se necessário. A própria manga é fixada com parafusos especiais com rosca à esquerda.
As pontas podem ser endurecidas com uma tocha convencional, mas nem todos os tipos se prestam a esse procedimento. O método é usado para aumentar os indicadores de durabilidade e dureza do material do qual o elemento é feito. O dispositivo está conectado à rede ou uma fonte de alimentação portátil é usada.
Ao pressionar o gatilho ou botão com diferentes intensidades, a velocidade de rotação é regulada.
A bateria de brocas vai descarregando com o tempo, recomenda-se colocá-la em carga antes do trabalho para que a velocidade e a potência do torque não diminuam. A primeira carga leva até 12 horas. A frenagem do motor elétrico pode danificar a bateria.
Para obter informações sobre como escolher os parafusos e bits corretos, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.