Chaves de fenda sem escova: características, vantagens e desvantagens
As chaves de fenda sem fio tornaram-se muito procuradas devido à sua mobilidade e capacidade. A falta de dependência de uma fonte de energia permite que você resolva muito mais problemas de construção.
O que é um motor sem escova
O desenvolvimento da eletrônica de semicondutores na década de 1970 levou à constatação de que o comutador e as escovas deveriam ser eliminados nos motores CC. Em um motor sem escova, um amplificador eletrônico substitui a comutação mecânica dos contatos. Um sensor eletrônico detecta o ângulo de rotação do rotor e é responsável por monitorar as chaves semicondutoras. A eliminação dos contatos deslizantes reduziu o atrito e aumentou a vida útil das chaves de fenda.
Esse motor oferece maior eficiência e menos suscetibilidade ao desgaste mecânico. Os motores sem escova têm várias vantagens sobre os motores com escova:
- maior torque;
- maior confiabilidade;
- redução de ruído;
- longa vida útil.
O interior do motor pode ser completamente fechado e protegido de sujeira ou umidade. Ao converter eletricidade em força mecânica, os motores sem escovas são mais eficientes.
A velocidade depende da tensão, mas não depende da força centrífuga, e o motor opera no modo configurado. Mesmo com vazamento de corrente ou magnetização, tal unidade não reduz o desempenho e a velocidade de rotação coincide com o torque.
Ao usar tal motor, não há necessidade de usar um enrolamento e um comutador, e o ímã no projeto é caracterizado por uma pequena massa e tamanho.
Os motores sem escova são usados em dispositivos cuja potência está na faixa de até 5 kW. É irracional usá-los em equipamentos de maior potência. Além disso, os ímãs no design são sensíveis a campos magnéticos e altas temperaturas.
Chave de fenda sem escova: o princípio da geração de energia
A chave de fenda sem escova possui um motor do tipo descrito, sua diferença é que a corrente é chaveada não no rotor, mas nos enrolamentos do estator. Não há bobinas na armadura, e o campo magnético é criado por meio de ímãs instalados na estrutura do instrumento.
O momento em que a fonte de alimentação é necessária é determinado por sensores especiais. Seu trabalho é baseado no efeito Hall. Os pulsos DPR e o sinal do regulador de velocidade são processados no microprocessador, a partir do qual são formados. Em linguagem profissional, eles também são chamados de sinais PWM.
Os pulsos criados são alimentados sequencialmente para inversores ou, mais simplesmente, amplificadores, que aumentam a intensidade da corrente, e suas saídas são conectadas ao enrolamento localizado no estator. Esses amplificadores de corrente são projetados para comutar a corrente que ocorre nas bobinas, de acordo com os sinais que vêm da unidade microprocessada. Como resultado desta interação, forma-se um campo magnético, que entra em conexão com o que está ao redor do rotor, como resultado do qual a armadura começa a girar.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens estão:
- A capacidade de ajustar a velocidade. Ao mesmo tempo, o usuário tem uma ampla gama de configurações para este indicador, dependendo do trabalho realizado e da superfície de trabalho.
- No projeto de tal unidade não há conjunto coletor-escova, portanto, a ferramenta quebra com menos frequência quando usada corretamente e a manutenção não causa problemas.
- A chave de fenda é mais capaz de lidar com cargas pesadas associadas a um maior torque.
- A energia da bateria é consumida economicamente.
- A eficiência desse equipamento é de 90%.
- A capacidade de usar a chave de fenda em um ambiente perigoso com a presença de uma mistura de gás explosiva, uma vez que não há arco voltaico.
- Dimensões em miniatura e baixo peso.
- A mesma potência é mantida em ambas as direções de operação.
- Mesmo um aumento de carga não causa uma diminuição na velocidade.
Desvantagens:
- Valor impressionante.
- O grande tamanho da chave de fenda, o que dificulta o trabalho com o braço estendido e em locais de difícil acesso.
É muito importante prestar atenção ao tipo de bateria no design da ferramenta. Se você escolher a chave de fenda sem escova certa, ela funcionará por muito tempo e o encantará com seu desempenho.
Comparação de ferramentas coletoras e sem escova
Como já foi observado, a eficiência dos motores sem escovas é maior e chega a 90%. Em comparação com eles, os coletores têm apenas 60%. Isso significa que, com a mesma capacidade da bateria, a chave de fenda sem escova funcionará mais com uma única carga, o que é muito importante se a fonte de carga estiver distante.
Dimensões e peso também são melhores para a ferramenta com um motor sem escova interno.
Nesse sentido, podemos dizer que o equipamento descrito é muito mais eficiente, mas muitas vezes o usuário é impedido pelo seu custo. Como qualquer ferramenta, mesmo a mais cara, quebra mais cedo ou mais tarde, a maioria prefere trabalhar com produtos chineses baratos. Mas se você quiser pegar uma unidade que vai durar muito tempo, então você deve conhecer os critérios básicos de seleção nos quais um usuário moderno deve confiar.
Como escolher
Se o consumidor está disposto a pagar um preço decente por uma chave de fenda sem escova, ele deve dar uma olhada mais profunda. quais parâmetros são importantes ao escolher uma ferramenta de qualidade.
- No projeto de tais equipamentos, o mandril pode ser sem chave ou hexagonal, com um diâmetro de haste de geralmente ¼ de polegada. No primeiro caso, trocar o equipamento é mais fácil e rápido, mas o outro tipo de cartucho não é pior, então é melhor confiar no diâmetro. Como o valor é responsável pela versatilidade do instrumento, é desejável que ele seja maior.
- O número de revoluções é igualmente importante. Se você não planeja trabalhar com a ferramenta constantemente, mas é necessário, por exemplo, montar móveis, então uma chave de fenda com indicador de 500 rpm será suficiente. Essa unidade não pode ser usada como furadeira e, se essa função for necessária, é melhor prestar atenção a um produto com um indicador de 1300 rpm e superior.
- A escolha da bateria é especialmente importante. Hoje no mercado você encontra chaves de fenda com baterias de níquel-hidreto metálico, elas possuem excelente resistência a esforços mecânicos, mas se autodescarregam rapidamente e demoram muito para carregar. O níquel-cádmio se satura rapidamente de energia, pode ser usado em baixas temperaturas do ar e tem baixo custo, mas também se descarrega rapidamente e pode funcionar por no máximo 5 anos. O íon ou polímero de lítio são pequenos em peso e dimensões, não se autodescarregam, mas não podem ser operados no frio e têm uma vida útil curta.
- O usuário também deve prestar atenção ao torque, a força rotacional máxima e a velocidade com que o parafuso entra na superfície depende disso. Se o instrumento ler 16-25 N * m, então este indicador é considerado médio. Para equipamentos profissionais, é mais frequentemente na faixa de 40 a 60 N * m, e para os modelos mais caros é até 150 N * m.
- A função de impacto permite que você use a unidade como uma broca, sem prejudicar a chave de fenda. Sua vantagem é que a ferramenta pode facilmente criar orifícios em materiais densos, como tijolo ou concreto.
É claro que, ao comprar, você precisa prestar atenção às funcionalidades adicionais que o fabricante oferece. É melhor comprar uma ferramenta que tenha a capacidade de ajustar não apenas a velocidade de rotação da chave de fenda, mas também a força transmitida, o sentido de rotação.
A retroiluminação e o indicador que avisa a quantidade de carga são funções agradáveis e úteis com as quais o trabalho se torna mais confortável. Se você tem uma segunda bateria, um estojo para transporte, carga e até um conjunto de acessórios - essa chave de fenda certamente merecerá a atenção do comprador.
Para obter informações sobre qual chave de fenda sem escova escolher, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.