Como escolher e usar chaves de fenda sem fio?
As chaves de fenda sem fio, sem dúvida, têm uma série de vantagens (em oposição às chaves de rede). Mas, para escolher o equipamento certo, você precisa saber em quais especificações técnicas confiar. Além disso, você deve levar em consideração a classificação dos melhores fabricantes nesta categoria de produtos.
Especificações
Escolha uma chave de fenda sem fio com base em:
- a velocidade com que o parafuso entra na superfície;
- torque;
- volume da bateria e tensão nominal;
- disponibilidade de funções adicionais.
Deve-se dizer que a mobilidade de tais equipamentos não está em último lugar. Ao escolher uma ferramenta que lhe permitirá resolver rapidamente as tarefas do dia-a-dia, deve prestar atenção ao tamanho da chave de fenda.
A mobilidade e o baixo peso permitem que você transporte facilmente esse equipamento para o país.
Qualquer unidade de bateria é capaz de parafusar facilmente parafusos, porcas, parafusos e âncoras em superfícies de madeira, gesso, metal e plástico... A função de impacto permite fazer um furo mesmo em alvenaria de tijolo ou concreto.
O torque demonstra a força com que o motor elétrico faz com que o mandril na estrutura do equipamento gire. Quanto mais alto for o indicador, melhor., uma vez que a densidade da superfície com a qual a chave de fenda pode trabalhar depende disso.
Se você está comprando uma ferramenta para uso doméstico, o torque pode estar na faixa de 10 a 15 Nm. Modelos profissionais com duas (e às vezes três) velocidades devem ter um indicador de mais de 130 Nm, pois somente com esse torque é possível fazer furos em concreto e tijolo. Em equipamentos semiprofissionais, o torque está na faixa de 50-80 Nm - isso é suficiente para aparafusar o parafuso em uma superfície de metal.
A velocidade de rotação representa o número total de rotações que o fuso faz por minuto. Quanto mais alto for este indicador, mais rápido será o trabalho e os parafusos penetrarão no material. Ao aparafusar parafusos em uma inserção de tijolo e concreto, este número deve ser o mais alto possível. É desejável que o equipamento tenha várias velocidades... O usuário precisará definir corretamente o modo de operação, o que economiza energia da bateria.
Em geral, uma chave de fenda pode ter quatro velocidades de rotação. Na primeira, geralmente são feitos fixadores, na segunda e na terceira a chave de fenda funciona como uma broca, e na quarta ajuda no trabalho com materiais densos. Para aparafusar simples (por exemplo, na construção de móveis), basta 45 rpm, mas para furar o indicador não pode ser inferior a 1000 rpm.
A bateria desempenha um papel importante, pois o tempo de operação da chave de fenda depende dela. Nesse caso, as baterias de íon de lítio não são nem a melhor nem a opção mais barata. Eles descarregam rapidamente, são muito sensíveis ao frio, mas são leves.
O níquel-cádmio é barato, não tem medo do frio, não se autodescarrega, mas deve ser totalmente descarregado antes do armazenamento, pois tende a perder a capacidade da bateria. Essas baterias são tóxicas e difíceis de descartar.
É melhor usar dispositivos de níquel-hidreto metálico, que não apenas não descarregam, mas também são ecologicamente corretos, são pequenos em tamanho e peso e também podem ser usados no frio.
Funções adicionais são muito apreciadas pelos usuários, uma vez que durante a maioria dos trabalhos de construção, há uma necessidade adicional de remover tinta e perfurar concreto. Os profissionais recomendam a compra de chaves de fenda com função de impacto, porém, vale lembrar que com o funcionamento constante neste modo, o motor se desgasta muito. Vale a pena atentar para a possibilidade de parada instantânea do equipamento, presença de travamento automático do fuso, retroiluminação e indicador de carga.
Visualizações
As chaves de fenda sem fio têm uma vantagem inegável - podem funcionar de forma autônoma. No entanto, eles só podem ser usados enquanto a bateria mantiver a carga. Conforme a energia começa a acabar, o equipamento se torna menos eficiente.
Todos os modelos podem ser divididos em dois grandes grupos:
- profissional;
- doméstico.
Eles se distinguem por sua potência, dimensões, presença de funcionalidade adicional, número de velocidades e, claro, o custo. Os equipamentos profissionais são mais potentes e projetados para trabalhar com concreto e alvenaria, os domésticos são mais compactos, necessários para a resolução de tarefas simples.
Existe outra classificação:
- choque;
- angular;
- fita;
- mini-chaves de fenda.
- Uma chave de perfuração é uma peça do equipamento que tem uma função de impacto.... O dispositivo é capaz não só de aparafusar parafusos e âncoras na superfície, mas também de criar orifícios com o diâmetro necessário. É uma ferramenta multifuncional que pode funcionar com fixadores. É freqüentemente usado na implementação de tarefas de construção. O aparelho não tem restrições quanto ao material da superfície de trabalho, é bastante móvel e pode ser usado em locais de difícil acesso.
Todos os modelos deste tipo têm uma classificação de alto torque.
- Angular a chave de fenda tem um design especial que permite ao usuário completar a tarefa sem esforço adicional e penetrar em locais de difícil acesso. A alça da estrutura está localizada na parte superior. A parte principal é articulada e pode girar na direção desejada. O mandril está na caixa de engrenagens, por isso é fixado no ângulo necessário.
- Fita uma chave de fenda é uma ferramenta com a qual é possível economizar significativamente o tempo alocado para a tarefa. Os parafusos são fornecidos com fita adesiva, portanto você não precisa tirar cada um individualmente.
Quanto às mini-chaves de fenda, a principal vantagem é o tamanho.
É verdade que eles não diferem em alta produtividade e raramente são usados em grandes canteiros de obras.
Em que é diferente de uma chave de fenda sem fio?
A principal diferença entre uma chave de fenda e uma chave de fenda sem fio é a funcionalidade. A chave de fenda é capaz de muito mais operações.
Além disso, existem outras diferenças também.
- A chave de fenda pode lidar com uma quantidade limitada de materiais. Não é adequado para superfícies metálicas devido à sua baixa potência e torque mínimo.
- A chave de fenda tem grandes dimensões e peso, por isso nem sempre é fácil de usar. Por exemplo, uma chave de fenda compacta é suficiente para montar os móveis.
- A chave de fenda em forma de T pode completar a tarefa com rapidez e facilidade, mesmo em um local de difícil acesso - onde a chave de fenda não pode penetrar.
- Apenas bits hexagonais podem ser usados no design da chave de fenda e brocas não podem ser instaladas.
- Para uma chave de fenda, a bateria está localizada na estrutura do cabo, enquanto para uma chave de fenda esta parte é removível e fica abaixo.
Sutilezas de escolha
Uma chave de fenda sem fio pode economizar uma quantidade incrível de tempo e esforço. Para a casa, basta escolher equipamentos para 18 volts.Com base na potência, vale pensar onde exatamente você planeja utilizar o equipamento, já que seu custo varia muito em função da disponibilidade de funções adicionais e características técnicas.
É importante prestar atenção especial ao tipo e capacidade da bateria, pois você pode ficar desapontado com a compra quando a ferramenta começar a perder energia após apenas 15 minutos de operação. Quanto às dimensões e ao peso, tudo é mais ou menos claro aqui.
Chaves de fenda pequenas são mais convenientes (especialmente se você tiver que trabalhar com as mãos para cima). O usuário é aconselhado a encontrar um equilíbrio entre o peso e a vida útil da bateria, uma vez que diferentes tipos de baterias podem pesar de maneira diferente.
Se o design tiver a capacidade de mover a alça, não há problema, pois essa função permite que você trabalhe em locais de difícil acesso. Existem várias outras funções que podem ser úteis ao usuário. Coisas como luzes LED, punho de borracha e indicador de bateria podem tornar seu trabalho mais conveniente.
Claro, o preço é sempre o fator determinante. Existe uma grande variedade de preços para esses dispositivos. Se não houver nenhuma tarefa para realizar um trabalho complexo, vale a pena escolher uma chave de fenda barata.
Quem trabalha no canteiro de obras precisa de equipamentos que suportem cargas pesadas.
Classificação dos modelos de chave de fenda
Nas prateleiras das lojas pode encontrar uma grande variedade de aparafusadoras sem fios de empresas russas ou alemãs, bem como modelos fabricados na China e na China.
Confiabilidade
- Black & Decker ASD14KB classificada entre as chaves de fenda sem fio mais confiáveis. O equipamento é fabricado na China, é perfeito para a execução de tarefas simples e complexas. Esse modelo pode torcer e torcer, bem como fazer furos na parede. O mandril é de liberação rápida aqui, para que o usuário não tenha problemas com a troca de acessórios. O design prevê uma bateria Li-lon, mas essas estão longe de todas as vantagens da chave de fenda, já que o fabricante se preocupou em equipá-la com um design moderno e um cabo ergonômico emborrachado.
Se falamos de equipamentos funcionais, a unidade oferece a capacidade de alternar velocidades, modos, reversão. Fornecido completo com duas baterias e um carregador adequado.
Entre as desvantagens, um cartucho solto e uma diminuição na capacidade da bateria podem ser distinguidos com o tempo.
- Einhell TC-CD 18-2, além das funções padrão que são inerentes a uma chave de fenda, também é equipada com um mecanismo de impacto, o que significa que a unidade pode ser utilizada em alvenaria e concreto. A estrutura está equipada com um motor moderno e potente e uma caixa de mudanças que opera em duas velocidades. O usuário pode aproveitar a parada de emergência em um momento conveniente para ele.
O mandril sem chave simplifica o processo de troca de acessórios e a luz LED ajuda a iluminar a área em que você está trabalhando. A velocidade é facilmente ajustável e depende do material que está sendo trabalhado.
O modelo também tem algumas desvantagens: uma bateria bastante fraca, uma curta duração do mecanismo de percussão.
- Stanley SBH20S2K equipado com um motor sem escova e mecanismo de impacto. Pode ser usado mesmo em superfícies duras. Este modelo se distingue por uma bateria durável com proteção contra superaquecimento. A potência do motor é aumentada em até 20%, existem 23 modos de rotação.
Tal unidade pode funcionar por muito tempo sem recarregar, e uma luz de fundo é instalada em sua caixa, o que simplifica o processo de trabalho em uma sala escura e em áreas de difícil acesso.
A caixa de câmbio possui duas velocidades, e suas marchas destacam-se pela durabilidade.
- Hitachi DV18DJL-RC produzido por uma marca japonesa. Pode ser chamada de chave de fenda profissional porque pode trabalhar em superfícies duras, tem controle de velocidade, iluminação e mandril sem chave, graças ao qual os encaixes podem ser trocados em questão de segundos.As desvantagens do modelo apresentado incluem uma bateria fraca e cara.
- Ryobi ONE + R18PDBL-LL99S equipado com um motor brushless, por isso é bastante potente. O redutor opera em duas velocidades, um mandril de liberação rápida é instalado. Ryobi ONE + R18PDBL-LL99S é uma marca japonesa, mas uma chave de fenda é produzida na China.
É recomendado para tarefas domésticas e profissionais.
O conjunto inclui duas baterias recarregáveis de diferentes capacidades: uma de 1,5 e outra de 4. Dentre as desvantagens, um custo impressionante deve ser destacado.
- AEG BSB 18CBL LI-402C 448463 - uma unidade engenhosa e muito poderosa que pode ser elogiada por sua confiabilidade. O fabricante oferece funcionalidade rica: não apenas um cartucho de liberação rápida e uma lanterna, mas também proteção contra operação contínua e sobrecarga, bem como a capacidade de instalar um acessório angular. Apesar de tantas qualidades positivas, esta ferramenta nem sempre é adequada para trabalhar com a mão estendida, pois é bastante pesada. Além disso, os usuários notaram que a bateria não se encaixa perfeitamente no corpo.
- Metabo BS 18 LT BL Q 602334550 É caracterizado pelo seu peso leve, formato ergonômico e facilidade de uso. Ele pode apertar parafusos e perfurar a superfície. Para tornar conveniente para o usuário trabalhar em uma área mal iluminada, uma luz de fundo é fornecida em seu design. A bateria mantém a carga perfeitamente, há um suporte de fixação localizado no cinto. O princípio de funcionamento desta chave de fenda é baseado em novas tecnologias, então a potência não diminui, mas economiza energia. Esta unidade distingue-se pelo seu alto custo, mas a fiabilidade e a qualidade o justificam plenamente.
- Bosch GSR 18 V-EC 0.601.9E8.104 - equipamento digno de um fabricante digno que está no mercado há vários anos. A chave de fenda é prática, o case é bem pensado, há um mandril sem chave e um indicador da quantidade de carga da bateria. O fabricante forneceu proteção contra giro da furadeira e superaquecimento.
Das deficiências, apenas a reação emergente entre a bateria e o case pode ser distinguida.
- Dewalt XRP DCD991P2 É uma das chaves de fenda mais confiáveis do mercado hoje. O aumento de potência é fornecido por um motor sem escova e a luz de fundo LED pode ser ajustada em intensidade. Em seu modo máximo, ele é usado como uma lanterna. Este é um equipamento confiável e conveniente que tem um custo impressionante, portanto, raramente é adquirido para tarefas domésticas.
Eles não podem funcionar no frio, pois a bateria perde rapidamente a carga.
- Makita DDF480RME pode ocupar legitimamente o primeiro lugar na classificação de confiabilidade. O fabricante japonês tentou criar um modelo compacto e potente que tenha todas as funções necessárias para realizar tarefas simples e complexas. Um motor sem escova está instalado no design, há uma luz de fundo de alta qualidade. A bateria é carregada muito rapidamente e pousa somente após 50 minutos de uso contínuo. Não há autodescarga.
O melhor do barato
O custo das mercadorias é na maioria das vezes o fator determinante para a escolha. O consumidor quer ver nas prateleiras chaves de fenda com preço acessível e qualidade decente.
- Um deles é considerado Bosch GSR 1440-LI com bateria de lítio. Dos recursos desta unidade, uma caixa de engrenagens de duas velocidades e proteção contra superaquecimento instalada na bateria devem ser distinguidos. Você pode alterar os acessórios em um movimento rápido graças ao mandril sem chave. Dentre as vantagens, vale destacar a atratividade, a confiabilidade, o peso leve e o corpo ergonômico. Quanto às deficiências, durante a operação, você pode sentir como o mandril bate, a broca para abruptamente.
Ao trabalhar em uma superfície irregular, o cartucho não tem a estabilidade desejada, portanto, alguns especialistas consideram seu custo muito alto.
- Não em último lugar entre os modelos baratos está Makita 6347DWDE... Essa unidade tem um torque decente, uma impressionante capacidade de bateria. Os usuários o elogiaram por sua confiabilidade e facilidade de uso.
Esta é uma chave de fenda bastante grande, portanto, em alguns casos, pode não parecer muito conveniente, embora não tenha uma trava de eixo.
- A lista de equipamentos baratos do mesmo fabricante inclui Makita DF330DWE... O dispositivo representa uma nova geração de chaves de fenda sem fio, já que possui um motor econômico em seu interior. O fabricante pensou na forma e no revestimento da alça para torná-la mais conveniente para o usuário trabalhar. Uma unidade tão pequena é carregada muito rapidamente. Seu design inclui um mandril sem chave. Entre as deficiências, pode-se destacar a iluminação muito forte, que está instalada incorretamente, bem como a folga no cartucho.
- Hitachi DS10DFL - uma das chaves de fenda mais valiosas em termos de preço e qualidade. Não possui apenas uma alça ergonômica e mandril sem chave, mas também um peso leve e tamanho compacto. O fabricante forneceu controle eletrônico de velocidade e até mesmo reverso - essas são funções pelas quais o consumidor às vezes tem que pagar a mais.
- Este fabricante tem outra unidade que vale a pena prestar atenção - Hitachi DS14DVF3... É perfeito para tarefas domésticas simples. O corpo da modelo é emborrachado, podendo ser pendurado em um cinto em um gancho. Tem um punho inteligente e confortável, excelente qualidade de construção e um interruptor reverso de fácil utilização.
- Sparky BR2 10,8Li HD É uma chave de fenda que vem com duas baterias. Distingue-se pela sua conveniência e tamanho compacto. O usuário leva 30 minutos para carregar cada bateria. A unidade pode ser usada não apenas para apertar parafusos, mas também para afrouxar. Quanto à luz de fundo embutida, não é muito conveniente para o trabalho.
O mais poderoso
Chaves de fenda potentes são necessárias quando são definidas tarefas de construção difíceis, ou seja, você tem que trabalhar com superfícies duras para as quais a capacidade de uma unidade convencional não é suficiente (por exemplo, concreto ou tijolo).
- Neste caso, vale a pena dar uma olhada mais de perto na conhecida chave de fenda Bosch GSR 1440-LI, cujo número de rotações por minuto chega a 1400. O peso desta unidade é de apenas 1,3 kg. Este é um modelo barato da série profissional e vem com uma segunda bateria. Não houve comentários negativos específicos, no entanto, foi notado que uma folga foi encontrada no cartucho (é importante notar que ele está presente em um grande número de chaves de fenda de diferentes categorias de preços).
- Uma alternativa pode ser Skil 2421 ou Skil 2531.
Apesar de os vendedores nas lojas não quererem recomendar esta empresa, segundo as avaliações dos clientes, ela não causa queixas graves e as suas chaves de fenda fazem um bom trabalho na tarefa.
- Você definitivamente deve prestar atenção a Hitachi DS10DAL com um número máximo de rotações de 1300. Em média, essa chave de fenda custará 6.500 rublos. Seu peso é de apenas um quilo, o que significa que será conveniente para o usuário trabalhar com a mão estendida. Um modelo tão poderoso de bateria é carregado em 30 minutos, enquanto essa energia é consumida de forma muito econômica.
Características de design
A chave de fenda sem fio é bastante complicada, sua parte principal é a bateria recarregável, já que é através dela que o aparelho é alimentado. Às vezes, a bateria é integrada na alça e, em alguns casos, fica mais baixa. Nem sempre é removível - esse recurso está presente em modelos mais caros.
A construção pode ser representada da seguinte forma:
- hexágono;
- redutor;
- fuso;
- motor;
- reverter;
- alavanca;
- bateria;
- botões para ativar diferentes modos.
Alguns modelos têm um seletor de velocidade e um receptor que permite remover os parafusos, não apenas parafusá-los. Todos os interruptores relevantes estão localizados na caixa. A caixa contém a caixa de engrenagens e o motor, e também contém a fiação e outros componentes importantes.
É feito de plástico à prova de choque. O motor é feito em forma de cilindro com ímãs dispostos em círculo. A âncora é montada em suportes de metal, como latão. O enrolamento está localizado nas ranhuras da armadura. É muito importante que seja feito de um material com alta condutividade magnética.
Um mecanismo igualmente importante é a caixa de câmbio, que é instalada em um compartimento separado.
Em sua construção:
- duas engrenagens - sol e anular;
- dirigiu;
- satélites.
Qualquer um desses componentes pode falhar - então serão necessários reparos. Em modelos baratos, essas peças são feitas de plástico (daí a fragilidade da ferramenta. Um regulador especial é responsável por alterar o número de rotações, no qual uma chave e um controlador estão envolvidos.
Princípio da Operação
Para chaves de fenda, independentemente do seu tipo, o princípio de operação permanece o mesmo. A eletricidade de entrada (neste caso, da bateria) aciona o motor instalado no interior. A partir dele, passando pelo eixo e pela caixa de engrenagens, ele se transforma e aumenta. A plataforma, fixada no mandril, recebe a força necessária e ganha a velocidade com que aciona ou retira o parafuso. A única diferença é que o equipamento de bateria opera em tensão constante, enquanto o alimentado pela rede elétrica opera em tensão alternada. Caso seja necessário trocar o bico, o usuário não deverá ter problemas.
O design do mandril pode ser de fixação rápida ou instalado em regime turnkey.
Em ambos os casos, o princípio é o mesmo:
- primeiro, pegue a broca ou broca necessária que se ajuste ao tamanho da cabeça do parafuso que você planeja aparafusar;
- o cartucho é removido (sentido anti-horário);
- os cames são espalhados e a plataforma é instalada no centro;
- prenda o bico aparafusando na caixa do cartucho (no sentido horário).
Regras operacionais
Para que a ferramenta funcione por muito tempo, o usuário deve seguir estritamente as regras de operação, que estão descritas nas instruções correspondentes.
Não use uma chave de fenda para trabalhos para os quais ela não se destina.
- O carregamento geralmente sofre com as ações do usuário. Isso ocorre porque a bateria deve estar totalmente carregada e descarregada. A capacidade da bateria não pode ser aumentada, mas por ações erradas ela pode ser reduzida.
- Uma nova bateria deve primeiro ser operada de forma que desperdice toda a energia, e só depois deve ser carregada.
- O usuário deve observar estritamente a localização dos campos "+" e "-".
- Primeiro, um carregador é conectado à rede e, somente depois, uma chave de fenda ou bateria é conectada a ele.
- Se a bateria estiver continuamente carregada, sua vida útil será reduzida.
- Antes de ligar a furadeira, você precisa ver se o botão funciona conforme o esperado.
- O bico deve estar firmemente travado na posição.
- A chave de fenda é ligada quando já está instalada com uma broca na superfície de trabalho.
- A qualidade da ferramenta depende do valor do torque.
- É necessário observar a profundidade em que o equipamento pode ser imerso durante a perfuração.
- Somente se a broca estiver perpendicular ao plano, a carga será distribuída uniformemente.
- O usuário não deve exercer nenhuma pressão adicional na chave de fenda.
- Quando a broca está emperrada, a ferramenta é desconectada da rede e o sentido de rotação é alterado.
- Vale a pena segurar a bateria para que não haja curto-circuito entre os terminais.
- As baterias não devem ser armazenadas no mesmo local que objetos de metal, nem coloque peso sobre elas, pois pode ocorrer vazamento de eletrólito.
- A temperatura da sala onde fica a chave de fenda com a bateria deve estar na faixa de + 30 a -5 graus Celsius.
- A ferramenta deve ser desligada imediatamente se houver cheiro de queimado ou fumaça.
- Não toque nas peças rotativas com as mãos.
- É impossível desmontar a fonte de alimentação - isso causará danos.
Se a ferramenta for utilizada corretamente, de acordo com as recomendações do fabricante, ela servirá por mais de um ano e atenderá perfeitamente às tarefas definidas.
Possíveis malfuncionamentos
As falhas podem ser mecânicas ou elétricas.
Mecânico inclui:
- quebra do cartucho, que simplesmente precisa ser substituído por um novo;
- a caixa de câmbio está avariada, pois seus componentes são de plástico;
- os rolamentos estão gastos;
- o regulador para alterar a força de tração está quebrado.
Falhas elétricas incluem:
- Desgaste da bateria;
- a porta onde o carregador está inserido não funciona;
- os contatos estão queimados ou os fios estão derretidos;
- mau funcionamento do motor elétrico.
Obviamente, é melhor não empreender a solução de problemas por conta própria se você não tiver a experiência adequada, pois você pode quebrar completamente o equipamento.
Para obter informações sobre como escolher uma chave de fenda sem fio para sua casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.