Baterias de chave de fenda: tipos, seleção e armazenamento

Baterias de chave de fenda: tipos, seleção e armazenamento
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Design e especificações
  4. Dicas de Seleção
  5. Modelos populares
  6. Operação e manutenção
  7. Regras de substituição de bateria

As chaves de fenda movidas a bateria são um tipo popular de ferramenta e são amplamente utilizadas na construção e na vida cotidiana. No entanto, a eficiência e durabilidade de tal dispositivo depende inteiramente do tipo de bateria instalada no dispositivo. Portanto, a escolha da fonte de alimentação deve receber atenção especial.

Vantagens e desvantagens

A alta demanda do consumidor e um grande número de avaliações positivas sobre os dispositivos com bateria se devem a uma série de vantagens indiscutíveis de tais modelos. Em comparação com dispositivos de rede, as chaves de fenda sem fio são completamente autônomas e não precisam de fonte de alimentação externa. Isso permite realizar trabalhos nos territórios adjacentes, onde é tecnicamente impossível esticar o transporte, bem como no campo.

Além disso, os dispositivos não possuem fio, o que permite sua utilização em locais de difícil acesso, onde não é possível se aproximar com uma ferramenta de rede.

Como qualquer dispositivo técnico complexo, os modelos de bateria têm seus pontos fracos. Estes incluem um peso maior, em comparação com os modelos de rede, devido à presença de uma bateria pesada, e a necessidade de carregar a bateria periodicamente.

Além disso, o custo de algumas amostras independentes excede significativamente o custo de dispositivos operando na rede, o que muitas vezes é um fator decisivo e obriga o consumidor a abandonar a compra de dispositivos com bateria em favor dos elétricos.

Visualizações

Hoje, as chaves de fenda sem fio são equipadas com três tipos de baterias: modelos de níquel-cádmio, íon-lítio e níquel-hidreto metálico.

Níquel cádmio (Ni-Cd)

Eles são o tipo de bateria mais antigo e mais difundido conhecido pela humanidade nos últimos 100 anos. Os modelos se diferenciam por sua alta capacidade e baixo preço. Seu custo é quase 3 vezes menor do que o das amostras modernas de hidreto de metal e íon de lítio.

As baterias (bancos) que compõem a unidade comum têm tensão nominal de 1,2 volts, e a tensão total pode chegar a 24 V.

As vantagens desse tipo incluem uma longa vida útil e alta estabilidade térmica das baterias, o que permite que sejam utilizadas em temperaturas de até +40 graus. Os dispositivos são projetados para mil ciclos de descarga / carga e podem ser operados no modo ativo por pelo menos 8 anos.

Além disso, com uma chave de fenda equipada com este tipo de bateria, é possível trabalhar até que ela esteja totalmente descarregada, sem medo de diminuição da potência e falha rápida.

A principal desvantagem das amostras de níquel-cádmio é a presença de um "efeito memória", devido ao qual não é recomendado carregar a bateria até que esteja completamente descarregada... Caso contrário, devido à recarga frequente e de curto prazo, as placas das baterias começam a se deteriorar e a bateria falha rapidamente.

Outra desvantagem significativa dos modelos de níquel-cádmio é o problema de descarte de baterias usadas.

O fato é que os elementos são altamente tóxicos, por isso requerem condições especiais de conservação e processamento.

Isso levou à proibição de seu uso em muitos países europeus, onde um controle estrito foi estabelecido para manter a limpeza do espaço circundante.

Hidreto metálico de níquel (Ni-MH)

Eles são mais avançados, em comparação com o níquel-cádmio, opção de bateria e têm alto desempenho.

As baterias são leves e de tamanho pequeno, o que torna muito mais fácil trabalhar com uma chave de fenda. A toxicidade dessas baterias é muito menordo que o modelo anterior, e Embora o "efeito de memória" esteja presente, ele é expresso de maneira bastante fraca.

Além disso, as baterias são caracterizadas por uma alta capacidade, um case durável e são capazes de suportar mais de um mil e quinhentos ciclos de carga-descarga.

As desvantagens dos modelos de níquel-hidreto metálico incluem baixa resistência ao gelo, que não permite que sejam usados ​​em condições de temperaturas negativas, auto-descarga rápida e não muito longa, em comparação com as amostras de níquel-cádmio, vida útil.

Além disso, os dispositivos não toleram descargas profundas, demoram muito para carregar e são caros.

Íon de lítio (Li-Ion)

As baterias foram desenvolvidas na década de 90 do século passado e são os dispositivos acumuladores mais modernos. Em termos de muitos indicadores técnicos, eles superam visivelmente os dois tipos anteriores e são dispositivos despretensiosos e confiáveis.

Os aparelhos são projetados para 3 mil ciclos de carga / descarga e sua vida útil chega a 5 anos. As vantagens desse tipo incluem a ausência de autodescarga, o que permite não carregar o aparelho após um armazenamento prolongado e começar a trabalhar imediatamente, além de alta capacidade, leveza e dimensões compactas.

As baterias não têm nenhum "efeito de memória", razão pela qual podem ser carregadas em qualquer nível de descargasem medo de perda de energia. Além disso, os dispositivos carregam rapidamente e não contêm substâncias tóxicas.

Junto com muitas vantagens, os dispositivos de íon de lítio também apresentam pontos fracos. Isso inclui alto custo, menor vida útil e baixa resistência ao impacto em comparação aos modelos de níquel-cádmio. Então, sob forte choque mecânico ou caiu de uma grande altura, a bateria pode explodir.

Porém, nos modelos mais recentes, algumas falhas tecnológicas foram eliminadas, tornando o dispositivo menos explosivo. Assim, foi instalado um controlador de aquecimento e nível de carga da bateria, o que permitiu excluir completamente uma explosão por superaquecimento.

A próxima desvantagem é que as baterias têm medo de uma descarga profunda e exigem monitoramento regular do nível de carga. Caso contrário, o dispositivo começará a perder suas propriedades de trabalho e falhará rapidamente.

Outra desvantagem dos modelos de íon-lítio é o fato de sua vida útil não depender da intensidade de uso da chave de fenda e dos ciclos que ela deu certo, como é o caso dos dispositivos de níquel-cádmio, mas apenas da idade do bateria. Então, após 5-6 anos, mesmo os novos modelos estarão inoperantes, apesar de nunca terem sido usados. É por isso a compra de baterias de íon de lítio é razoável apenas nos casos em que se espera o uso regular de uma chave de fenda.

Design e especificações

A bateria é considerada um dos principais componentes da chave de fenda, a potência e a duração do dispositivo dependem de quão altas são suas propriedades de desempenho.

Estruturalmente, a disposição da bateria é bastante simples: a caixa da bateria está equipada com uma tampa que é fixada a ela por meio de quatro parafusos. Uma das ferragens geralmente é preenchida com plástico e serve como prova de que a bateria não foi aberta. Isso às vezes é necessário em centros de serviço ao consertar baterias que estão na garantia. Dentro da caixa há uma guirlanda de baterias com conexão em série, devido à qual a tensão total da bateria é igual à soma da tensão de todas as baterias. Cada um dos elementos possui sua própria marcação com parâmetros operacionais e tipo de modelo.

As principais características técnicas das baterias recarregáveis ​​para chaves de fenda são capacidade, voltagem e tempo de carga total.

  • Capacidade de carga medido em mAh e mostra por quanto tempo a célula é capaz de fornecer a carga quando totalmente carregada. Por exemplo, um indicador de capacidade de 900 mAh indica que com uma carga de 900 miliamperes, a bateria será descarregada em uma hora. Este valor permite julgar o potencial do dispositivo e calcular corretamente a carga: quanto maior a capacidade da bateria e melhor o dispositivo retém a carga, mais tempo a chave de fenda será capaz de funcionar.

A capacidade da maioria dos modelos domésticos é de 1300 mAh, o que é suficiente para algumas horas de trabalho intensivo. Em amostras profissionais, esse número é muito maior e atinge 1,5-2 A / h.

  • Voltagem Também é considerada uma propriedade técnica importante da bateria e tem impacto direto na potência do motor elétrico e na quantidade de torque. Os modelos domésticos de chaves de fenda são equipados com baterias de média potência de 12 e 18 volts, enquanto as baterias de 24 e 36 volts são instaladas em aparelhos potentes. A tensão de cada uma das baterias que compõem a bateria varia de 1,2 a 3,6 V e depende do modelo da bateria.
  • Tempo de carga total indica quanto tempo leva para a bateria carregar totalmente. Basicamente, todos os modelos de bateria modernos são carregados com rapidez suficiente, em cerca de 7 horas, e se você só precisa recarregar o dispositivo um pouco, às vezes 30 minutos são suficientes.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com as recargas de curta duração: alguns modelos têm o chamado "efeito memória", por isso recargas frequentes e curtas são contra-indicadas para eles.

Dicas de Seleção

Antes de proceder com a compra de uma bateria para chave de fenda, é necessário determinar com que freqüência e em que condições a ferramenta deve ser usada. Portanto, se o dispositivo for comprado para uso irregular com uma carga mínima, não há sentido em comprar um modelo caro de íon de lítio. Neste caso, é melhor optar pelas baterias de níquel-cádmio comprovadas, com as quais nada acontecerá durante o armazenamento de longo prazo.

Produtos de lítio, independentemente de estarem em uso ou não, devem ser mantidos carregados, mantendo pelo menos 60% da carga.

Se a bateria for escolhida para instalação em um modelo profissional, o uso da qual será constante, então neste caso é melhor levar "lítio".

Ao comprar uma chave de fenda ou uma bateria separada de suas mãos, você deve se lembrar das propriedades dos modelos de íon de lítio envelhecerem de acordo com sua idade.

E mesmo que o instrumento pareça novo e nunca tenha sido ligado, a bateria nele provavelmente já está inoperante. Portanto, em tais situações, você deve escolher apenas modelos de níquel-cádmio ou estar preparado para o fato de que a bateria de íon-lítio terá que ser trocada em breve.

Em relação às condições de funcionamento da chave de fenda, deve-se ter em mente que se a ferramenta for escolhida para trabalhar no campo ou na garagem, então é melhor optar pelo "cádmio"... Ao contrário das amostras de íon de lítio, toleram muito melhor a geada e não têm medo de pancadas e quedas.

Para trabalhos internos pouco frequentes, você pode comprar um modelo de hidreto metálico de níquel.

Eles têm uma grande capacidade e são comprovados como auxiliares domésticos.

Portanto, se você precisa de uma bateria barata, resistente e durável, deve escolher o níquel-cádmio. Se você precisa de um modelo amplo que pode girar o motor por um longo tempo e poderosamente - este é, obviamente, "lítio".

As baterias de níquel-hidreto metálico em suas propriedades são mais próximas das de níquel-cádmio, portanto, para operação em temperaturas positivas, podem ser escolhidas como uma alternativa mais moderna.

Modelos populares

Atualmente, a maioria das empresas de ferramentas elétricas fabrica baterias para brocas e chaves de fenda. Entre a enorme variedade de modelos diferentes, existem marcas populares mundiais e dispositivos baratos de empresas pouco conhecidas. E embora devido à alta competição, quase todos os produtos no mercado sejam de alta qualidade, alguns modelos devem ser destacados separadamente.

  • O líder em número de revisões de aprovação e demanda do cliente é Makita Japonesa... A empresa fabrica ferramentas elétricas há muitos anos e, graças à experiência acumulada, fornece apenas produtos de alta classe para o mercado mundial. Assim, o modelo Makita 193100-4 é um representante típico das baterias de níquel-hidreto metálico e é famoso por sua alta qualidade e longa vida útil. O produto pertence à categoria de baterias de alto preço. A vantagem deste modelo é uma grande capacidade de carga de 2,5 A / he a ausência de um "efeito memória". A tensão da bateria é de 12 V e o modelo pesa apenas 750 g.
  • Bateria Metabo 625438000 é uma bateria de iões de lítio e incorporou todas as melhores características deste tipo de produto. O dispositivo não possui um “efeito memória”, que permite carregá-lo conforme a necessidade, sem esperar a descarga completa da bateria. A voltagem do modelo é de 10,8 volts e a capacidade é de 2 A / h. Isso permite que a chave de fenda funcione por muito tempo sem recarregar e seja usada como uma ferramenta profissional. Instalar uma bateria substituível no dispositivo é muito fácil e não causa dificuldades mesmo para os usuários que estão substituindo a bateria pela primeira vez.

Uma característica deste modelo alemão é o seu baixo peso, de apenas 230 g, o que torna a chave de fenda significativamente mais leve e a coloca no mesmo nível dos eletrodomésticos em termos de conforto de uso.

Além disso, essa bateria é bastante barata.

  • Níquel-cádmio modelo NKB 1420 XT-A Carga 6117120 produzido na China usando tecnologia russa e é análogo às baterias Hitachi EB14, EB1430, EB1420 e outros. O dispositivo tem alta tensão de 14,4 V e capacidade de 2 A / h. A bateria pesa bastante - 820 g, o que, no entanto, é típico para todos os modelos de níquel-cádmio e é explicado pelas características de design das baterias. O produto se distingue pela capacidade de funcionar com uma única carga por um longo tempo, as desvantagens incluem a presença de um "efeito memória".
  • Bateria cúbica 1422-Makita 192600-1 é outro membro da família popular e é compatível com todas as chaves de fenda desta marca. O modelo tem alta tensão de 14,4 V e capacidade de 1,9 A / h. Esse dispositivo pesa 842 gramas.

Além dos modelos de marcas já conhecidas, existem outros designs interessantes no mercado moderno.

Assim, a empresa Power Plant lançou a produção de baterias universais que são compatíveis com quase todas as marcas populares de chaves de fenda.

Esses dispositivos são muito mais baratos do que as baterias nativas e têm se mostrado muito bem.

Operação e manutenção

Para aumentar a vida útil das baterias, bem como para garantir seu funcionamento correto e estável, algumas regras simples devem ser seguidas.

  • O trabalho com chaves de fenda equipadas com baterias de níquel-cádmio deve ser continuado até que a bateria esteja completamente descarregada. Recomenda-se armazenar esses modelos apenas quando descarregados.
  • Para que os dispositivos NiCd "esqueçam" rapidamente o nível de carga indesejado, é recomendado operá-los várias vezes em um ciclo de "carga total - descarga profunda". No processo de trabalho posterior, é altamente indesejável recarregar essas baterias, caso contrário, o dispositivo pode “lembrar” novamente os parâmetros desnecessários e, no futuro, “desligar” exatamente nesses valores.
  • Uma bateria Ni-Cd ou Ni-MH danificada pode ser reparada.Para isso, passa por ele uma corrente em pulsos curtos, que devem ser pelo menos 10 vezes maiores do que a capacidade da bateria. Durante a passagem dos pulsos, os dendritos são destruídos e a bateria é reiniciada. Em seguida, ele é "bombeado" por vários ciclos de "descarga profunda - carga total", após os quais eles começam a usá-lo no modo de trabalho. A recuperação de uma bateria de níquel-hidreto metálico segue o mesmo esquema.
  • A restauração das baterias de íon-lítio pelo método de diagnóstico e bombeamento de uma célula morta é impossível. Durante sua operação, ocorre a decomposição do lítio e é absolutamente impossível compensar suas perdas. Baterias de íon de lítio com defeito devem ser substituídas apenas.

Regras de substituição de bateria

Para substituir as latas por uma bateria Ni-Cd ou Ni-MH, primeiro você deve removê-la corretamente. Para fazer isso, desparafuse os parafusos de fixação e, em modelos mais econômicos que não estão equipados com uma estrutura removível, levante cuidadosamente o bloco com uma chave de fenda e remova a bateria.

Se o corpo estiver colado no cabo da chave de fenda, usando um bisturi ou uma faca de lâmina fina, desconecte o bloco em todo o perímetro e puxe-o para fora. Depois disso, é necessário abrir a tampa do bloco, dessoldar ou morder todas as latas das placas de conexão com um alicate e reescrever as informações da marcação.

Normalmente, esses modelos de bateria são equipados com baterias com tensão de 1,2 V e capacidade de 2.000 mA / h. Eles geralmente estão disponíveis em todas as lojas e custam cerca de 200 rublos.

É necessário soldar os elementos nas mesmas placas de conexão que estavam no bloco. Isso se deve ao fato de já possuírem a seção transversal necessária com resistência, necessária para o correto funcionamento da bateria.

Se não foi possível salvar as placas "nativas", então as tiras de cobre podem ser usadas em seu lugar. A seção dessas tiras deve ser absolutamente idêntica à seção das placas "nativas"caso contrário, as novas lâminas ficarão muito quentes durante o carregamento e acionarão o termistor.

A potência do ferro de soldar ao trabalhar com baterias não deve exceder 65 W... A soldagem deve ser feita de forma rápida e precisa, sem permitir que os elementos sobreaqueçam.

A conexão da bateria deve ser consistente, ou seja, o "-" da célula anterior deve ser conectado ao "+" da próxima. Depois que a guirlanda é montada, um ciclo completo de carregamento é realizado e a estrutura é deixada sozinha por um dia.

Após o período especificado, a tensão de saída em todas as baterias deve ser medida.

Com montagem adequada e solda de alta qualidade, esse valor será o mesmo em todos os elementos e corresponderá a 1,3 V. Em seguida, a bateria é montada, instalada em uma chave de fenda, ligada e mantida sob carga até que seja totalmente descarregada. Em seguida, o procedimento é repetido, após o qual o dispositivo é recarregado e usado para o fim a que se destina.

Tudo sobre baterias para chaves de fenda - no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário