Sutilezas de nivelamento de paredes com gesso

Contente
  1. Características de preparação
  2. Tipos de gesso
  3. Qual é melhor?
  4. Âmbito de aplicação
  5. Processo de aplicação
  6. dicas e truques

É perfeitamente possível que qualquer pessoa se torne um “mestre de si mesmo” no processo de renovação de uma casa ou apartamento, especialmente porque isso abre espaço para a criatividade e permite que você economize significativamente em chamadas de especialistas. Terminar o trabalho após um estudo cuidadoso de conselhos e recomendações profissionais certamente estará ao seu alcance. Mesmo que você precise apenas pintar as paredes ou colar papel de parede, o resultado pode não agradar, nem um pouco pelo despreparo do intérprete, mas sim pelo fato da superfície ser curva. Deve ser nivelado, então a tinta e qualquer outro revestimento caberá perfeitamente.

Características de preparação

Existem dois métodos básicos de alinhamento:

  • drywall;
  • gesso.

No primeiro, as paredes são revestidas com placas de gesso cartonado. Este método é por vezes referido como estuque a seco. A caixa se move mais rápido, com menos sujeira do que ao trabalhar com gesso.

Existem desvantagens significativas.

  • Os GKL são mais frequentemente montados em uma estrutura e, se a sala for pequena, uma redução adicional na área será crítica.
  • Pendurar objetos pesados ​​(por exemplo, armários suspensos) em tal acabamento só é possível com o uso de fixadores especiais na parede principal, há o risco de a parede de gesso não suportar a carga.

No segundo método, são utilizadas misturas especiais de gesso. Esses materiais não apresentam as desvantagens inerentes ao GCR. A tecnologia para trabalhar com gesso também não é muito complicada. O mercado oferece uma ampla gama de diferentes misturas, então você precisa levar em consideração a composição e o escopo do material para escolher a mais acertada.

Tipos de gesso

Existem rebocos de argila, cimento e gesso. Cada um tem propriedades positivas e negativas. O gesso de argila é usado com menos frequência do que outros, pois tem duas desvantagens significativas: seca por muito tempo (uma camada de 5–10 cm seca até 3 semanas), frágil (geralmente racha). Mas essa mistura é muito barata, pode ser feita à mão, o único de todos os gessos adere igualmente bem a qualquer superfície (madeira, adobe, tijolo, concreto).

O problema de falta de resistência é facilmente resolvido com a adição de cimento. E para o nivelamento de paredes com grande declive, tal mistura talvez seja a melhor opção, com a condição de ser aplicada sobre as telhas.

As misturas de cimento podem ser divididas em dois tipos, tais como:

  • para um revestimento áspero (primeira camada) - com uma fração de areia grossa;
  • para acabamento - com inclusões de areia fina.

As vantagens desse gesso incluem baixo custo, preparo rápido e facilidade de aplicação da solução, longa vida útil do revestimento resultante. O fato de a composição não secar muito rapidamente permite que até mesmo um mestre novato trabalhe com ela, mas aumenta o tempo necessário para reparos. Além disso, existe o risco de fissuras ao aplicar uma camada com espessura superior a 2,5 cm, caso em que é necessário um forro de reforço.

O gesso é um material muito popular devido às seguintes vantagens:

  • higroscopicidade - absorve bem a umidade e, se o microclima estiver muito seco, pode devolvê-la;
  • respeito ao meio ambiente e segurança - seguro para as pessoas, o que é especialmente importante para crianças e pessoas que sofrem de alergias;
  • consumo econômico - é necessária muito menos argamassa do que para cobrir a mesma área com outros rebocos.

A composição do gesso endurece mais rápido, o que pode ser considerado tanto uma desvantagem quanto uma vantagem, pois é necessária certa habilidade no manuseio do material, mas o tempo de execução do trabalho é bastante economizado, bastando preparar a mistura em pequena quantidade . O gesso à base de gesso é mais caro do que os outros, mas se levarmos em conta a economia de consumo, a diferença acabará sendo insignificante.

Qual é melhor?

É possível dar uma resposta definitiva a esta questão somente se todas as condições para o uso do material forem levadas em consideração. Para o revestimento principal (áspero) com forte curvatura das paredes, uma mistura de argila pode ser a melhor opção. Se os desvios não forem muito grandes, pode-se recomendar cimento ou gesso. Nesse caso, os fatores decisivos serão o preço e a preparação do funcionário. E, claro, o local onde a obra será realizada é de grande importância.

Âmbito de aplicação

Para salas de estar, qualquer composição à escolha do cliente é adequada. Na hora de decorar um viveiro, o gesso à base de gesso é a melhor opção. Para a decoração de locais onde a umidade é possível: cozinhas, banheiros, banheiros - recomenda-se o uso de misturas de cimento. Com o gesso, você pode nivelar não só as paredes, mas também o teto. Mas recentemente, drywall tem sido usado para esse propósito. E também realizam acabamento de acordo com a tecnologia de teto falso, que dispensa o nivelamento da superfície. A razão é que a aplicação de gesso sobre uma superfície horizontal acima da cabeça consome mais tempo do que os outros métodos citados.

Para o pavimento não se recomenda a utilização de misturas de gesso, sendo preferível utilizar betão ou misturas especiais para betonilha.

Processo de aplicação

Existem duas formas principais de rebocar paredes, tais como:

  • alinhamento a olho usando uma regra;
  • usando marcos de farol (pontos de referência).

    O primeiro método é aplicável quando a curvatura da superfície é pequena. Ao mesmo tempo, o gesso é lançado na parede preparada com uma espátula e nivelado com a régua, conduzindo-o de baixo para cima ao longo da superfície. Tendo passado por toda a parede, com a regra do maior comprimento, a superfície é novamente passada a ferro em diferentes direcções, retirando cuidadosamente todas as irregularidades. Ressalta-se que, neste caso, dificilmente será possível atingir o resultado ideal. Portanto, esse alinhamento é feito sob papel de parede ou outros revestimentos decorativos densos, mas não para pintura. E na maioria das vezes eles são usados ​​para salas de serviço.

    O método de beacon é usado com mais frequência.

    Inclui várias etapas.

    • Trabalho preparatório. Para que a camada de gesso seja forte e durável, as paredes devem ser preparadas. É necessário remover, se possível, todas as camadas do acabamento antigo. Para decidir se deve remover o gesso velho, você precisa verificar se ele se afastou da parede, se vazios se formaram sob ele. Isso pode ser determinado batendo em toda a superfície do chão ao teto. Se o som estiver abafado, então neste lugar a camada provavelmente desapareceu e o gesso antigo deve ser tentado para ser removido, especialmente com uma grande área desses vazios.

    É melhor fechar imediatamente grandes irregularidades visíveis, cobrir os poços com massa. Tente derrubar protuberâncias. Se a parede for acabada com um composto muito liso, existe o risco de má aderência ao gesso. Neste caso, é necessário fazer entalhes com moedor (triturador) ou perfurador, cerca de 100 por 1 m².

    • Primer. A aplicação de primer na superfície também é realizada para melhorar a aderência. A escolha das misturas é ampla o suficiente e depende do material da parede a que se destina e para que tipo de gesso pode ser utilizada. Normalmente na embalagem da mistura de gesso você pode ler sobre o primer recomendado. "Betonokontakt" e Cerezit117 são freqüentemente usados. Algumas formulações requerem umedecimento adicional da superfície ou limpeza completa do pó, portanto, você deve ler as instruções para elas. Aplicar o primer com rolo, pincel ou pistola.

    Para paredes de tijolos, em vez de uma composição especial, é permitido o uso de água pura. Neste caso, gesso imediatamente, sem esperar a secagem. Ao usar primers, o tempo de secagem deve ser observado de acordo com as instruções.

    • Instalação de balizas (fixação). Para um alinhamento de alta qualidade, guias especiais são usadas, chamadas de balizas ou pontos de referência. Com a ajuda do nível, são verificados o ângulo de desvio da superfície e o plano em que as balizas estão expostas. É melhor usar perfis de metal em forma de T especiais como guias. Você pode pegar pranchas de madeira, mas elas devem ser uniformes, e é difícil encontrá-las. A menor distorção arruinará todo o trabalho.

    Primeiro, os faróis extremos são fixados, recuando dos cantos não mais do que 30 cm. Para isso, é melhor usar parafusos auto-roscantes ou parafusos. Primeiro, os superior e inferior são aparafusados, depois ao longo de todo o perfil - a uma distância de cerca de 35–40 cm. As guias devem ficar firmes e não se mover para qualquer lugar. Então, entre as balizas extremas de cima, de baixo e no meio, puxa-se a corda ou linha de pesca. Com foco nas cordas, os seguintes perfis são aparafusados ​​a uma distância menor que o comprimento da régua, o que esticará a solução de gesso. É mais conveniente sair da porta se houver uma nesta parede.

    A verticalidade das guias é constantemente verificada pelo nível, ajustando assim a profundidade de torção do hardware. Para isso, você também pode usar um fio de prumo baixado dos parafusos superiores.

    Em seguida, as cordas são removidas, a superfície é novamente limpa de poeira e o reboco é iniciado. Às vezes, meios-fios feitos da mesma mistura de gesso que serão usados ​​no futuro funcionam como faróis. Mas, para obter um resultado de alta qualidade, esse método levará muito mais tempo, especialmente para um trabalhador inexperiente.

    • Reboco. A argamassa de gesso é preparada de acordo com a receita da embalagem. A mistura seca é diluída com água na proporção recomendada, misturada com um misturador de construção. Em seguida, a mistura é assentada por algum tempo e misturada novamente até ficar homogêneo. O gesso preparado é lançado na parede com uma espátula, começando de baixo e subindo. Você deve obter uma camada bastante densa que não cubra os faróis. Eles não o igualam, porque esta é a base.

    Quando a primeira camada seca, a superfície é umedecida e o processo se repete, mas depois que a faixa é coberta com gesso, deve-se seguir a regra. A ferramenta é aplicada perpendicularmente à superfície logo acima das bordas inferiores dos faróis. A régua deve ser realizada de baixo para cima, pressionando levemente, mas não com muita força, para não retirar o gesso. O excesso de mistura da ferramenta é removido com uma espátula e aplicado de volta na parede. A superfície é passada a ferro com uma régua até que a mistura deixe de ser capturada e recolhida.

    Em seguida, todas as outras tiras passam por etapas. É importante levar em consideração que na utilização do gesso, a mistura para cada etapa é preparada na quantidade necessária, deve ser calculada com precisão, pois a restante endurece rapidamente e se torna inutilizável. A camada de gesso agora deve estar alinhada com as balizas. Após aguardar a secagem completa, as guias devem ser retiradas. Isto é especialmente verdadeiro para os perfis metálicos, uma vez que se forem deixados no gesso, pode surgir ferrugem no futuro, o que estragará o revestimento decorativo externo.

    As ranhuras formadas após a retirada dos pinos são preenchidas com uma mistura de gesso da mesma composição, e tudo é comparado em um único plano por meio de uma régua.

    As lacunas deixadas ao redor do piso, teto e outras paredes também são preenchidas com gesso. Uma espátula angular é usada para nivelar e alisar a mistura nos cantos. Se necessário, você pode colocar uma terceira camada, que geralmente não tem mais de 2 mm de espessura.É necessário alinhar aberturas de janelas e portas, bem como encostas com gesso da mesma forma, utilizando guias em ambos os lados da superfície, ou, se a abertura não for larga, será suficiente um perfil no meio.

    • Tratamento de acabamento. Quando a parede está completamente seca, a superfície rebocada é novamente humedecida e, por fim, alisada com talocha ou nivelador especial. Para fortalecer a camada de gesso, a superfície é preparada com um composto de acabamento.

      Para avaliar objetivamente o resultado do seu trabalho, você pode compará-lo com os requisitos do SNIP 3.04.01-87 "Isolamento e revestimentos de acabamento", a saber:

      • o desvio da vertical não deve ser superior a 1–3 mm por 1 m;
      • para toda a altura da parede, o desvio máximo não deve exceder 5-15 mm;
      • em 4 m² de área - não mais do que 2-3 irregularidades com uma profundidade de não mais do que 2-5 mm.

      dicas e truques

      Vale a pena seguir várias recomendações de especialistas ao nivelar paredes com gesso.

      • No preparo da solução, deve-se ter em mente que um gesso mais fino adere melhor, mas tem efeito fluido, um gesso espesso pode formar uma camada espessa, mas suas propriedades adesivas são piores. Portanto, é aconselhável observar as proporções de mistura seca e água especificadas nas instruções com a maior precisão possível.
      • Se o trabalho for realizado em ambientes úmidos, não haverá tratamento desnecessário das paredes antes da aplicação de uma solução antifúngica.
      • Para tornar os cantos mais suaves, antes de começar a rebocar a segunda parede, é necessário esperar até que a primeira esteja completamente seca.
      • Se você fizer tudo certinho com as próprias mãos, seguindo as instruções, o resultado será o prazer de um trabalho bem feito e o conserto ficará muito mais barato.

      Como alinhar as paredes com gesso ao longo dos perfis do farol, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário