Cera para gesso decorativo: receitas de composições e recursos de aplicação

Contente
  1. Variedade de revestimentos
  2. Selecionamos para superfícies diferentes
  3. Como aplicar?
  4. Correção de erros
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Custo e qualidade
  7. O que substituir?
  8. Avaliações

A cera serve como revestimento para o gesso decorativo e é o toque final na criação de uma imagem completa. Para que uma parede acabada com gesso tenha uma aparência completa, é necessário aplicar cera. Ele difere na composição e nas características de aplicação. A superfície encerada não mancha com o tempo. A camada protetora de cera evita que as tintas percam sua cor original, elas permanecem com a mesma suculência depois de muitos anos.

E não é só essa a vantagem da cera. É capaz de proteger as paredes da humidade, mas ao mesmo tempo permite a passagem do ar, graças ao qual as paredes respiram, não aparecem mofo e bolor. Ou seja, qualquer uma das reparações mais luxuosas, em que se gastou muito dinheiro, irá deliciar os seus proprietários durante muitos anos. Mas, é claro, o enceramento está diretamente relacionado à aplicação de gesso e à preparação de paredes ou tetos. Para que tudo seja bonito e funcional, as tecnologias de todos os processos devem ser observadas. Não haverá nenhum efeito desejado se pelo menos um link falhar nesta importante cadeia.

Alguns têm medo de aplicar a composição por conta própria, considerando-o um processo difícil. Na verdade, esta é uma tarefa totalmente viável, se você fizer tudo de acordo com as instruções e escolher a cera certa. Você mesmo pode prepará-lo usando uma receita comprovada, bem como obter o tom desejado com a ajuda de componentes adicionais.

Variedade de revestimentos

Hoje, sem muita dificuldade em construir supermercados, você pode escolher exatamente a cera mais adequada para uma determinada superfície, ler as instruções de aplicação e se aconselhar com o vendedor.

Ao decorar o gesso veneziano, a cera atua como um protetor contra a umidadeque cria uma película fina. Além disso, uma parede tratada com essa cera parece graciosa e ganha brilho adicional.

Existem duas opções para escolher uma cera neste caso. Ele vem na forma de líquido ou gel. A superfície brilhante pode ser simplesmente revestida com cera líquida. Para superfícies porosas, a cera em gel é adequada.

A cera pode conter substâncias com ingredientes naturais ou sintéticos. A cera de abelha pertence ao natural, graças ao qual é possível criar uma fina camada na parede, dando-lhe assim um brilho.

Se o brilho não for de particular importância, você pode usar uma composição feita artificialmente à base de materiais sintéticos. Tende a dar à parede um acabamento mate, mas acredita-se que este revestimento é muito mais fiável e durará mais tempo.

Cada cera é à base de água. Com base nisso, você pode ajustar ligeiramente a composição adquirida na loja. Se parecer muito grosso, pode ser ligeiramente aquecido, mas não em fogo aberto, mas simplesmente coloque-o perto de um lugar quente, por exemplo, perto de um radiador. Quando derreter, você pode adicionar água. Seu valor não deve exceder três por cento. Em seguida, recomenda-se deixar a composição por três dias para que a massa fique homogênea. Depois disso, você pode começar a terminar o trabalho.

Selecionamos para superfícies diferentes

É impossível considerar o revestimento de cera separadamente do tipo de gesso, pois é a cera a conclusão lógica do trabalho que se iniciou com a escolha do gesso e do revestimento de parede.Para gesso, uma opção de revestimento é necessária, para gesso marroquino ou veneziano, outra.

É necessário insistir em vários tipos de estuques decorativos que são especialmente populares hoje em dia e nas opções de seu revestimento.

Uma variedade de gessos decorativos e cera permitirá que você pense sobre o estilo da sala nos mínimos detalhes e projetar o revestimento para corresponder às suas características de desempenho. Por exemplo, desde que o gesso seja tratado com cera ou verniz, você pode usá-lo para decorar o banheiro, o banheiro e a cozinha.

Se a escolha recaiu sobre o gesso veneziano, significa que o revestimento da sala terá uma estrutura lisa e brilhante, o desenho será translúcido. Tudo isso será possível graças à técnica multicamadas. Como resultado, você pode conseguir a imitação de mármore, granito, jaspe.

O gesso veneziano é aplicado em várias camadas. Graças a essas paredes de "pedra", o efeito será simplesmente incrível. A cera complementará a composição, graças a ela surgirão reflexos e transbordamentos na parede. Juntos, o gesso e o acabamento em cera criarão não apenas um design original, mas também durabilidade. Esse revestimento não rachará nem desbotará com o passar dos anos e durará pelo menos 15 anos. Além disso, após a secagem final, pode ser lavado com segurança, sem medo de estragar algo. Afinal, é a cera que cria a película protetora para um revestimento tão caro.

Existe outra opção para conseguir o efeito da antiguidade - com a ajuda de um verniz especialapós a secagem, aparecerão rachaduras na parede. Mas este é apenas um efeito visual. A resistência e a qualidade do revestimento não serão prejudicadas.

Existe um gesso veneziano, que já contém cera, e esse revestimento, devido à sua impermeabilidade, pode até ser usado em banheiros.

O gesso veneziano é mais frequentemente preferido para ser tratado com cera transparente, uma vez que a cor do gesso em si é normalmente pensada para que não precise de uma tonalidade adicional. As únicas exceções são os casos em que, além do brilho, também é necessário obter vazantes e vazantes de ouro ou prata. Este efeito pode ser facilmente obtido adicionando componentes especiais.

Para outros tipos de gesso, você pode usar cera colorida, que permite criar vários tons na parede. Esta opção é adequada para gesso marroquino.

Contém cera e óleo de linhaça, que também criam um efeito repelente de água. A camada preparatória e de relevo cria padrões únicos na parede. A camada protetora superior, cuja aplicação é necessária na fase final, é aplicada com cera. E sua presença é necessária. Portanto, os especialistas recomendam a compra de um produto acabado para que o revestimento fique exatamente como deveria ser. Então, por um longo tempo de operação, haverá a garantia de que o gesso não sofrerá destruição e deformação. Como etapa final, você pode adicionar folha de ouro à cera para criar um efeito de veios. O gesso marroquino é o caso quando se pode, se desejar, tratar as áreas com cera colorida para realçar o efeito, dar profundidade e saturação às cores.

Como aplicar?

Para que a parede tenha uma tonalidade uniforme sem transições, o trabalho não pode ser interrompido. Assim, a parede terá estrutura e cor uniformes. Se pode ser difícil para um mestre não muito experiente, então é muito mais fácil lidar com essa tarefa juntos.

Na hora de comprar cera, recomenda-se calcular com antecedência a área a ser coberta. O consumo pode ser diferente, e depende da composição da cera e do gesso que foi aplicado na parede, bem como do efeito final a ser alcançado.

Depois que todas as camadas de gesso foram aplicadas na parede e secaram bem, é necessário preparar a superfície para o procedimento de enceramento. É necessário examinar cuidadosamente toda a área novamente para quaisquer falhas anteriormente não percebidas.Depois de aplicar a cera, a fixação será muito problemática. A parede deve estar livre de poeira. Se foi previamente limpo com um pano úmido, é necessário aguardar um tempo para secar.

Ao encerar, a superfície deve estar absolutamente seca e limpa.

O mais importante é a precisão e sem pressa.

Os profissionais costumam aplicar cera com espátula ou com espátula de borracha. Para iniciantes, será mais fácil se você pegar uma pequena quantidade de cera e tratar pequenas superfícies. É mais provável que isso evite defeitos, já que a cera seca rapidamente e se você não agir rápido o suficiente, a superfície pode ficar irregular. A cera é esfregada sobre a superfície com um pano macio branco e limpo, de preferência flanela, até que a parede comece a brilhar.

O tempo de secagem da cera depende da empresa em que é produzida. Alguns fabricantes prometem que a cera vai secar em três horas, enquanto outros têm o número seis na embalagem. Mas em qualquer caso, o endurecimento completo ocorrerá em um período de duas a três semanas. Depois disso, não será perigoso tratar as paredes com um pano úmido e usar detergentes não agressivos.

Wax tem possibilidades infinitas - é este acorde final que irá adicionar entusiasmo ao seu quarto. O principal é dominar bem a técnica de sua aplicação. Se necessário, você pode criar relevo na superfície ou experimentar cores diferentes. Mas você não deve fazer assim. Deve haver uma ideia clara de como será a aparência na realidade. E um esboço pré-pensado não vai doer em nada. Isso evitará frustrações desnecessárias. É ainda melhor se você começar com uma parede pequena e não central, mas discreta. Isso permitirá que você obtenha a primeira experiência e leve em consideração os erros enquanto continua o reparo em superfícies mais visíveis.

Correção de erros

Se, após a conclusão da obra, forem encontradas algumas falhas na parede, não será tarde para consertá-las imediatamente. Mas depois de quatro horas, será difícil fazer isso. Portanto, é melhor se apressar. O excesso é bem removido com pano limpo. Se não funcionar, você pode umedecê-lo levemente em aguarrás e limpar a superfície.

Acontece também que a composição endureceu completamente e só então alguma falha apareceu no olho. Não entre em pânico. Em alguns casos, um secador de cabelo de construção pode ajudar. Aquece a área onde o defeito é encontrado. Em seguida, o revestimento é lavado com água quente. Você pode tentar tratar a peça estragada com um solvente especial, que é usado para remover o primer da superfície da madeira.

Deve-se ter em mente que depois de todas as manipulações, essa área pode parecer diferente da parede inteira.

Portanto, é melhor eliminar todos os erros de uma vez, como se costuma dizer, “em perseguição”. Melhor ainda, evite-os completamente.

Isso não é tão difícil de fazer. Ao trabalhar com cera, não coloque muito sobre uma espátula ou espátula. É melhor pegar um pouco, moer bem, trabalhar gradativamente em pequenas áreas, movendo-se gradativamente em uma direção. Em seguida, o revestimento ficará em uma camada uniforme.

Segundo mestres com experiência na aplicação de gesso e cera, existem tipos de revestimentos nos quais passados ​​alguns dias não se consegue fixar nada e nem é preciso tentar para não piorar. Esta é uma cera que inclui um componente acrílico. Não pode ser derretido com ar quente e lavado com produtos químicos. O filme é muito durável. Esta é uma cera muito boa e de alta qualidade, mas, provavelmente, é melhor usá-la se você tiver confiança em suas habilidades e pelo menos um pouco de experiência com gesso.

A cera é a última etapa, graças à qual é possível obter um brilho e um efeito interessante na superfície. Mas às vezes acontece que a cor do gesso aplicado na realidade difere daquela que foi originalmente concebida.Isso costuma acontecer com quem está trabalhando com esse tipo de material pela primeira vez. Remodelar a parede é difícil e incômodo, e também caro, visto que o gesso decorativo não se distingue pelo seu baixo custo. Existe uma chance de consertar tudo com cera. Você pode comprar amarelo, que dará o efeito de dourado claro. Se você adicionar prata à cera incolor, poderá obter um tom prateado na superfície.

Na maioria dos casos, é usado para cobrir paredes com cera transparente ou uma tonalidade amarela. Existem também cores que permitem que você mesmo faça a sombra.

Para decorar gesso texturizado, são frequentemente escolhidas composições contendo componentes perolados, dourados ou prateados. A cera colorida é mais adequada se você precisar criar um interior marroquino ou uma imitação de pedra natural.

Como fazer isso sozinho?

Você também pode usar cera caseira, mas é uma boa ideia testar em uma superfície para ver o que você obtém antes de aplicá-la na parede para a decoração final.

A base será cola para papel de parede não tecido. Deve ser diluído de acordo com as instruções, muito bem misturado com um misturador de construção ou um acessório de broca especial. Se nem um nem outro estiver disponível, um mixer regular servirá. Você deve obter uma massa homogênea sem um único caroço. Em seguida, é adicionado o verniz brilhante do painel, tudo isso é bem misturado. Se estiver planejado que a cera tenha uma tonalidade, adiciona-se no final uma tinta com efeito dourado ou prateado.

Você pode ir por outro caminho. A base da cera será uma cera transparente comprada em uma loja, e prata, bronze ou pó fino dourado serão adequados como componentes adicionais. Essa composição dará à parede um brilho e cintilação - bronze, prata ou ouro, dependendo do componente selecionado.

Custo e qualidade

O preço da cera depende do fabricante e dos materiais (naturais ou sintéticos) com os quais é feita. Para navegar aproximadamente a quantidade de cera necessária, você pode tomar como base a média, que é de 50 a 70 gramas por metro quadrado. O preço de um revestimento para gesso decorativo varia de quatrocentos a quatro mil rublos.

Por exemplo, um quilo de cera VGT feito na Rússia pode ser comprado por 440 rublos, o mesmo volume para o gesso veneziano é apenas dez rublos a mais. Este tipo de revestimento é feito com materiais sintéticos. Com ingredientes naturais, a mistura fica bem mais cara. O revestimento "Cera di Veneziano" (Rússia) custará 3.900 rublos por litro. Este é exatamente o valor do pacote. A cera colorida da Suécia da Parade custará de 700 a 800 rublos.

A escolha, é claro, cabe ao consumidor. Mas os mestres recomendam fortemente não economizar na compra de cera, apenas pelo motivo de que se inicialmente as diferenças não podem ser vistas, não se sabe como a cera se comportará após vários anos de operação e como ficará a superfície.

Isso se aplica principalmente ao gesso veneziano, onde a cera é considerada um dos componentes mais importantes. Se a camada superior vai proteger a parede e encantar com brilho e brilho depende do trabalho de acabamento que é feito com cera. E mais uma vantagem a favor da cera natural - somente sobre este produto podemos dizer com certeza que é cem por cento atóxico. Além disso, a cera de alta qualidade é mais agradável de trabalhar, ela se fixa e se espalha melhor na superfície. Isso significa que trabalhar com ele é um prazer.

A italiana Cebos-Ecocera é considerada uma das líderes em número de vendas e qualidade dos produtos oferecidos nesta área. O conteúdo de cera de abelha branca neste revestimento garante proteção de superfície confiável a longo prazo e um brilho brilhante, que certamente irá deliciar com suas cores e transbordamentos.

O que substituir?

Você não pode prescindir do acabamento do gesso com cera, pois ele não terá a aparência final que foi planejada para lhe dar. Mas em alguns casos, quando, por exemplo, não há habilidade suficiente na aplicação da cera ou não foi possível comprar a opção desejada, existe uma alternativa. O verniz tem a mesma função da cera. Protege a superfície das influências nocivas, retém a tinta por muito tempo e adiciona brilho.

Poucos dias após o tratamento com verniz, a superfície pode ser lavada com segurança com um pano úmido sem medo de danificar o revestimento.

Os vernizes também têm classificação própria. Para gesso decorativo, destinam-se aqueles que têm composições seguras para humanos e se dissolvem com água. O verniz pode ser mais fosco ou brilhante, pode variar no tempo de secagem.

A principal coisa que você precisa prestar atenção ao escolher uma ou outra composição é que ela é respirável e ao mesmo tempo resistente à umidade. Essas características são as mais importantes.

Normalmente, para o tratamento de gesso decorativo, opta-se por um verniz acrílico, à base de água. É inodoro, atóxico e considerado um material ecologicamente correto.

Quando seco, o líquido branco se transforma em uma camada transparente protetora, que dá à parede um brilho brilhante e não muda de cor. Às vezes, essa solução é tingida se houver necessidade não apenas de dar brilho à superfície, mas também de adicionar um tom.

O verniz geralmente seca muito rapidamente. Três horas são suficientes para a secagem completa. Além disso, o verniz é usado quando é necessário dar à superfície um efeito antiquado e fazer fissuras. Nesses casos, geralmente é usado um verniz de madrepérola. Dá uma tonalidade prateada ou dourada.

Aplicar verniz na parede não é um processo difícil, mas até agradável. Mas é preciso levar em consideração alguns pontos que vão facilitar o trabalho e melhorar a qualidade da demão final. Antes de aplicar o verniz na superfície rebocada, deve-se tratá-la com um primer. Ele protegerá a superfície de mofo e bolor no futuro, fortalecerá o gesso e reduzirá o consumo de verniz. É aplicado de várias formas: por pulverização ou com pincel, rolo, esponja.

Quanto ao verniz, é mais fácil corrigir erros com ele do que com cera. Basta retirar a camada antiga com uma solução especial e aplicar uma nova.

Avaliações

Antes de fazer este ou aquele trabalho, pode aproveitar as opiniões de artesãos profissionais ou que decidiram fazer reparações, utilizando pela primeira vez tipos de revestimentos como o gesso decorativo e a cera.

Como muitos notaram, as vantagens da cera de gesso são óbvias. Os revestimentos processados ​​por ele parecem chiques e elegantes. Qualquer sala pode ser alterada irreconhecível. Graças às cores e texturas corretamente selecionadas, o design da sala parece harmonioso.

As donas de casa enfatizam que as superfícies tratadas com cera em conformidade com todos os processos tecnológicos não se deterioram com o tempo, mesmo sob a influência da umidade. E o fato de serem fáceis de cuidar é muito importante.

Vários consumidores afirmam que tanto o gesso quanto a cera são materiais caros que devem durar muito tempo. Portanto, você precisa tratá-los com muito cuidado.

Deve-se ter em mente que se um fragmento separado for danificado, será impossível restaurar a versão original. Durante a restauração, a cor será necessariamente diferente da geral. Às vezes, os tons são escolhidos com tanto cuidado que é simplesmente irreal conseguir exatamente o mesmo tom. Mesmo o melhor mestre não pode fazer isso. Só pode haver uma opção neste caso - mudar todo o revestimento.

Uma conclusão pode ser feita: ao escolher um gesso decorativo, você deve pensar imediatamente sobre qual cera será usada como acabamento e comprar todos os materiais e ferramentas necessárias.

Para obter informações sobre como aplicar cera em gesso decorativo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário