Gesso veneziano: suas características e abrangência

Gesso veneziano: suas características e abrangência
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Estilos
  5. Projeto
  6. Cores
  7. Qual escolher?
  8. Area de aplicação
  9. Dicas de uso e cuidados
  10. Ferramentas e componentes
  11. Sutilezas de aplicação
  12. Dicas e truques práticos
  13. Fabricantes e avaliações
  14. Lindos exemplos no interior

No mercado moderno, o gesso veneziano está se tornando cada vez mais procurado. Os designers a escolheram pela capacidade de criar um interior em estilo antigo. Este artigo considerará os recursos e o escopo deste material de revestimento.

Peculiaridades

A principal característica distintiva do gesso veneziano é sua textura semelhante a uma superfície de mármore. Para obter este efeito, usa-se farinha de pedra como base. O pó, constituído por granito, quartzo, mármore ou outras rochas valiosas, constitui a base do material de revestimento. Em seguida, um aglutinante é adicionado - enchimentos sintéticos. Anteriormente, uma mistura de cal e água era adicionada à composição, mas esta composição está desatualizada.

Os corantes naturais são substituídos por pigmentos artificiais que não possuem propriedades tóxicas. Resinas acrílicas e polímeros sintéticos dão cor ao futuro revestimento. O gesso veneziano é liso se contiver partículas finas. A estrutura da superfície pode ser alterada diminuindo ou aumentando o tamanho das partes constituintes. Junto com as matérias-primas, os artesãos são aconselhados a adquirir material para a confecção de uma capa protetora - cera de abelha ou seus análogos.

A composição da mistura garante suas propriedades mecânicas, que distinguem este revestimento de outros materiais de revestimento. Essa mistura é bastante viscosa e plástica, o que permite não só aos artesãos, mas também aos iniciantes. Os pigmentos coloridos possuem brilho suficiente, portanto o material pode ser aplicado em no máximo duas camadas.

Devido à estrutura complexa, três tipos de superfície podem ser obtidos: relevo, revestimento liso ou estrutura artística complexa.

As misturas de gesso diferem não apenas em nomes e cores. Os fabricantes distinguem diversas variedades deste material, diferindo na homogeneidade da composição. A qualidade da superfície futura está diretamente relacionada à densidade e pegajosidade do produto original. A mistura de maior aderência proporcionará um acabamento melhor.

O gesso sem corante é transparente, o pigmento colorido é adicionado a ele antes do uso. O acabamento mais popular é a imitação de mármore. Os designers adoram usar material transparente para um acabamento brilhante. No entanto, esse revestimento requer uma preparação cuidadosa da superfície áspera. O acabamento é aplicado em superfícies de madeira e alvenaria.

Dependendo da tecnologia de aplicação da cera, o gesso ficará fosco ou brilhante. Se uma camada de gesso for pré-nivelada com um dispositivo especial antes de aplicar um revestimento de cera, a futura superfície brilhará. O efeito mate é obtido pela aplicação de uma fina camada de cera sem pré-tratamento do gesso.

Os artesãos aconselham a escolha de um gesso finamente disperso para obter uma superfície reflexiva.

Vantagens e desvantagens

O gesso veneziano tem vários pontos fortes e fracos.

Entre as vantagens do master estão as seguintes:

  • Amizade ambiental. Apesar de a composição do gesso veneziano conter polímeros artificiais, ela não é tóxica.O revestimento pode ser utilizado para revestir quarto de criança ou sala de estar. O material não tem efeito negativo no corpo, portanto o contato com ele é absolutamente seguro.
  • Resistência à umidade. Graças ao acabamento à base de cera, o gesso é protegido de forma confiável do contato com a água. O revestimento não absorve umidade e não se deteriora, por isso pode ser utilizado para revestir ambientes com alta umidade.
  • Resistência ao impacto. A superfície é resistente à deformação, capaz de suportar impactos físicos externos e mudanças bruscas de temperatura. A vida útil do gesso chega a 15 anos. A resistência da superfície aumenta ao interagir com a mistura de carbono: uma película protetora se forma na superfície.
  • Espectro de cores. O material pode ser de qualquer cor e textura diferente - depende da ideia do design e da tecnologia de estilo. Para obter a saturação ou efeito desejado, você deve adicionar o corante apropriado. O efeito da antiguidade pode ser alcançado adicionando grânulos de mármore com cerca de dois milímetros de diâmetro à mistura. O gesso também permite que você crie pinturas artísticas, mas este trabalho requer as habilidades adequadas e precisão.
  • Facilidade de desmontagem. O reparo parcial ou a substituição completa do revestimento não são difíceis de realizar. Devido à peculiaridade da aparência, as costuras de topo do revestimento antigo e novo não são visíveis. A textura do gesso permite a substituição repetida do revestimento aplicado.

Além das vantagens óbvias, o gesso veneziano tem várias desvantagens.

Eles devem ser levados em consideração ao escolher este revestimento:

  • Um grande dispêndio de força física e tempo. A instalação de alta qualidade deste material de revestimento requer um trabalho árduo e longo. A superfície rugosa deve ser nivelada e a mistura deve ser colocada estritamente de acordo com a tecnologia. Quanto mais lisa a textura precisa ser obtida, mais cuidadosamente a composição precisa ser aplicada. O não cumprimento das regras levará à formação de estrias e manchas.
  • Preço Alto. O material de qualidade contém raça natural, por isso não é barato. O revestimento feito de análogos baratos parece muito pouco natural. Além disso, as propriedades de desempenho da superfície dependem da qualidade do produto.

Os artesãos recomendam não economizar em matérias-primas e acessórios de modelagem para obter o revestimento perfeito com uma longa vida útil.

Visualizações

O gesso mais popular é "Veneto"... Uma característica desse tipo de revestimento é o efeito de mármore polido sem brilho. A superfície decorativa mate é adequada para revestir qualquer divisão. A vantagem desse gesso é seu baixo custo e disponibilidade. O revestimento não requer condições especiais de operação, por isso é vantajoso adquiri-lo em famílias com crianças ou animais de estimação.

"Trevignano" - gesso brilhante. O material cria um efeito visual de iluminação interior, criando um efeito de espelho nas paredes. Quando empilhadas, as camadas ficam semitransparentes, o que permite sobrepor várias sombras umas sobre as outras. Este gesso será uma excelente solução para criar um interior de estilo clássico. O revestimento está em perfeita harmonia com os afrescos.

Se for necessário obter um efeito de mármore bruto, os designers recomendam a compra de gesso "Marbella"... A superfície texturizada sob os raios de luz dá um jogo de cores incomum. O revestimento se assemelha a veludo com salpicos ou veios brilhantes.

Os mestres recomendam o uso desse gesso para decorar ambientes com alta umidade, porque é o mais resistente à umidade entre os análogos.

Os materiais com superfície mate são mais populares no mercado porque requerem menos manutenção. Ensausto - um acabamento semi-fosco, pensado para quem tem medo de manchas em superfícies de espelho, mas quer manter o brilho.Manchas reflexivas fazem o gesso parecer granito.

O gesso acrílico é feito à base de látex acrílico. Esse revestimento é muito mais fácil de aplicar e bastante durável na aplicação. A vantagem do acrílico é que a superfície pode ser muito brilhante. A base água permite que o gesso seja tingido em várias cores de qualquer intensidade. Esse revestimento não é menos ecológico do que sua contraparte de cal.

Craquelure é um gesso decorativo com efeito de craqueamento. A rede de crack é obtida através da aplicação de uma solução, levando em consideração uma tecnologia especial. De cima, o gesso deve ser revestido com tinta à base de água para proteger a superfície da umidade. As fissuras são obtidas soprando a composição com um secador de cabelo e subsequente contacto com o ar. As rachaduras podem ser acentuadas com uma aplicação final de cera.

Com base na técnica de gesso, os seguintes tipos de revestimento são distinguidos:

  • Clássico. A estratificação tradicional com chips de mármore é ótima para iniciantes. Projetado para decorar grandes superfícies de paredes ou tetos.
  • O revestimento de mármore requer um trabalho cuidadoso para simular o material natural. O detalhamento de alta qualidade e a precisão na aplicação de gesso em superfícies ásperas são altamente valorizados. Esta tecnologia é usada para decorar elementos internos individuais.
  • O gesso texturizado é usado não apenas para criar o efeito de material de pedra, mas também para imitar um revestimento de madeira. Artesãos habilidosos são capazes de recriar couro a partir desse verniz. É melhor deixar o trabalho com esse tipo de material para o mestre.
  • O revestimento madrepérola é obtido pela adição de partículas especiais à mistura crua. As manchas refletem a luz, criando um brilho correspondente. Esse material é usado para decorar alguns elementos ou seções de paredes.

Estilos

O gesso veneziano é usado para criar interiores em vários estilos. Ele se tornará um cenário digno de espaço. É importante levar em consideração que o revestimento realmente se manifestará somente em condições de iluminação suficiente, portanto, o Venetian não deve ser utilizado em apartamentos escuros. O revestimento tem sido amplamente utilizado na criação de interiores clássicos, quartos nos estilos Império e Barroco.

É costume decorar o interior no estilo barroco com pompa especial. Usam gesso com imitação de pedra nobre, mas não monocromática. É importante selecionar um revestimento forte e durável que possa suportar cargas prolongadas.

A principal característica distintiva do Barroco é a abundância de moldes em estuque e pinturas monumentais. Afrescos e padrões volumétricos são montados nas paredes, para que o gesso não se desintegre.

Ao criar um interior em estilo Império, os designers aconselham evitar alvenaria áspera. A superfície das paredes deve ser absolutamente lisa com um leve brilho. Uma abundância de espelhos é bem-vinda, por isso é melhor escolher o gesso fosco. Tal como no Barroco, o estilo Império não pode ser imaginado sem a moldura em estuque nas paredes, pelo que o revestimento da parede deve ter as propriedades adequadas.

A decoração clássica das instalações implica a ausência de detalhes desnecessários. As paredes são acabadas com estuque com padrões. A instalação de tal revestimento requer muito tempo e habilidades adequadas. Os padrões podem ser substituídos por uma superfície plana com uma imitação de pedra natural. O gesso deve ter uma base natural e parecer natural. Deve-se dar preferência a revestimentos de cores claras: bege ou leitoso.

Projeto

Geograficamente, o gesso veneziano pode ser colocado em qualquer lugar, mas sujeito a alguns requisitos. O cômodo ideal para decoração com este tipo de material de revestimento é a sala de estar. As paredes desta sala não são submetidas a tensões excessivas e não se prestam a humidade excessiva, pelo que não são impostos requisitos especiais ao gesso.Além disso, ao projetar uma sala de estar, raramente introduzem quaisquer restrições estilísticas, portanto, a saturação de cores e a textura do material são escolhidas a pedido da família.

Para uma sala de grande porte, um veneziano de cores vivas é perfeito. É importante lembrar que a sala deve estar suficientemente iluminada, mesmo durante o dia. Em salas pequenas, é melhor usar cortinas claras. A superfície do espelho refletirá bem a luz, o que ajudará a expandir visualmente o espaço. Mas não exagere com superfícies que brilham, dê preferência ao gesso fosco com respingos cintilantes.

Os designers aconselham não se empolgar com a decoração da sala: os acabamentos brilhantes ficam rapidamente entediados e a estadia prolongada numa divisão com paredes claras pode causar uma sensação de cansaço.

A aplicação deste revestimento é trabalhosa e demorada, o que torna impossível para os clientes atualizarem o interior com frequência. A solução mais lucrativa é cobrir cores suaves e imitar o material natural: mármore, granito ou madeira.

Os mestres recomendam prestar atenção à instalação de um tecto falso com revestimento de gesso veneziano. Esta técnica de design é bastante nova, por isso não teve tempo de ganhar muita popularidade. Vale a pena notar a sofisticação dessa abordagem: uma sala de estar com teto falso estilizado como um material caro de pedra parece luxuosa. No entanto, esse movimento só é adequado para salas com altura de três metros ou mais. Quartos pequenos com tetos tensos parecem achatados e desconfortáveis.

Muitos não têm pressa em usar "veneziano" para revestimento de cozinha. Os designers desaconselham seguir estereótipos sobre a inadequação do uso deste material. O gesso de alta qualidade possui todas as propriedades necessárias para o uso, portanto é adequado para o acabamento da cozinha. É importante apenas levar em consideração algumas das condições de cobertura.

O gesso deve ser resistente a odores estranhos e não absorvê-los. A resistência à umidade do revestimento também desempenha um papel importante: o material deve resistir ao contato de curto prazo com a água e à limpeza úmida do ambiente. Durante a operação, a tonalidade do revestimento não deve desbotar e a superfície deve estar coberta de rachaduras. Além disso, o gesso deve resistir a mudanças bruscas de temperatura sem consequências visíveis. Para garantir todas as propriedades acima, os fabricantes adicionam componentes especiais à mistura seca.

Apesar da resistência do revestimento à água, os artesãos não aconselham o uso de gesso no lavatório e na área do fogão. Deve ser dada preferência a azulejos de parede. Devido à sua textura complexa, é bastante difícil remover a gordura e a sujeira do gesso. A restauração permanente não é lucrativa.

Deve ser lembrado que este revestimento combina perfeitamente com outros tipos de materiais, pois permite a criação de imagens complexas.

Ao rebocar um banheiro, deve-se dar preferência a um acabamento brilhante homogêneo. A superfície de mármore irá decorar o ambiente em um estilo clássico, e a seda molhada irá criar um belo acabamento iridescente. A superfície de uma estrutura complexa pode acumular umidade, portanto, há risco de mofo e bolor. Também será útil aplicar uma camada adicional de esmalte, o que aumenta a resistência à umidade do revestimento. A camada protetora simplificará muito a manutenção da superfície.

Você não deve usar relevo na decoração de uma pequena sala. Mas uma superfície lisa e luminosa pode ampliar visualmente uma pequena sala.

Os designers aconselham dar preferência ao gesso branco ao decorar uma casa de banho e uma sanita.

A decoração do corredor com gesso veneziano vai alegrar o apartamento. O revestimento combina bem com o grés porcelanato, por isso pode ser utilizado para forrar a área de entrada.Para evitar a contaminação rápida desta área, é preferível usar materiais com uma paleta escura. A combinação de gesso com telhas de clínquer será interessante.

Cores

Este revestimento possui uma ampla paleta de cores e muitos tons, permitindo dar vida a quase todas as soluções de design. Uma vez que pigmentos coloridos são adicionados à composição no processo de mistura da massa, a intensidade da cor do futuro revestimento depende da vontade do cliente. O gesso sem aditivos é branco e translúcido. Mas esse material requer um processamento cuidadoso da superfície de base, por isso é mais conveniente pintar o gesso.

"Veneziano" imita bem as superfícies das pedras nobres de origem natural, portanto, costuma receber tons claros com predominância de alguns pigmentos. O gesso cinza, verde ou marrom-amarelado é amplamente utilizado no revestimento de paredes de salas de estar. Os tons amarelos claros ajudam a criar uma atmosfera de conforto e harmonia.

Para os amantes de interiores extravagantes e soluções complexas, existe um revestimento preto. Mas esse tipo de revestimento é recomendado para uso apenas em salas espaçosas. Uma solução muito interessante seria usar um revestimento preto com transições ou faixas de luz. A malha dourada de fissuras tornará o interior verdadeiramente único.

Para realçar o efeito, os designers são aconselhados a complementar o folheado a ouro com uma decoração feita com materiais apropriados: castiçais e molduras douradas tornarão o ambiente luxuoso.

Os folheados de três cores não são usados ​​com muita frequência devido à maior complexidade de aplicação. No entanto, você não deve evitar decorar paredes com transbordamentos e transições complexas. Este acabamento é adequado para decorar um quarto ou quarto de criança.

É importante lembrar que as cores devem estar em harmonia e não se interromper. Você pode completar a imagem de uma sala iluminada com a ajuda de tecidos brilhantes ou elementos de mobiliário.

Apesar da abundância de cores e texturas do gesso veneziano, os líderes de vendas ainda são cores naturais e materiais naturais estilizados. O estilo ecológico está ganhando cada vez mais popularidade: os designers usam gesso decorativo até mesmo para decorar quartos com motivos escandinavos. Misturas de cores neutras estão se tornando verdadeiras favoritas no mercado.

Qual escolher?

As propriedades de desempenho do revestimento podem variar ligeiramente dependendo da área de sua aplicação. Para revestimento de superfícies em ambientes com alta umidade, é necessário prestar atenção especial ao revestimento final: cera e esmalte.

Para uso na cozinha, o revestimento deve ter alta permeabilidade ao vapor. A melhor solução seria adquirir um material com altas propriedades antifúngicas.

Para decoração de parede no corredor e corredor, deve ser dada preferência a amostras de maior resistência. A área de entrada da sala sofre constantes quedas de temperatura, o que aumenta seu desgaste. É necessário selecionar um material que seja resistente ao aquecimento e resfriamento críticos da superfície. Os fabricantes modernos criam um "veneziano" em uma base acrílica: esse revestimento tem maior resistência, mas uma aparência não natural.

A Itália é líder entre os fornecedores de materiais. Empresas deste país criam um revestimento clássico, estilizado como mármore antigo. O material é fácil de aplicar, por isso é adequado para uso por artesãos profissionais e iniciantes. É importante encontrar materiais que não requeiram manutenção específica. Preste atenção na qualidade do revestimento final.

Ao comprar, preste atenção à marca e número de série do produto. Não é recomendável comprar gesso de lotes diferentes. A cor do produto acabado pode variar significativamente. Para garantir a uniformidade do revestimento, os mestres aconselham misturar toda a composição de uma vez.

A cor deve ser selecionada do mesmo fabricante da mistura seca: caso contrário, os componentes podem não se encaixar.

Area de aplicação

O gesso veneziano é usado exclusivamente para paredes e tetos internos de edifícios residenciais e públicos. Este tipo de revestimento não tolera temperaturas críticas e precipitação natural, portanto não é utilizado para revestimento de fachadas. Além disso, o gesso é usado para decoração parcial de alguns elementos. Por exemplo, uma lareira ou colunas decoradas com "veneziano" parecem ricas e podem decorar um interior no estilo império.

Devido à sua resistência à umidade, o revestimento também pode ser utilizado na decoração de banheiras e saunas. Muitas pessoas usam esse tipo de revestimento até na piscina, mas vale a pena dar atenção especial à seleção da cera e do esmalte. As propriedades de desempenho da superfície dependerão da qualidade e espessura da camada. O esmalte pode ser aplicado em várias camadas para obter o efeito e acabamento desejados.

O número de camadas de "Venetian" pode chegar a dez - tudo depende da solução de design e dos requisitos para a superfície futura. Camadas que simulam travertino ou ônix podem ser aplicadas. Você também pode usar gesso para pinturas artísticas. Esta técnica é usada no teto há muito tempo para criar um efeito visual. No entanto, não aplique muito gesso nas placas do teto - elas são um pouco mais difíceis de desmontar do que o revestimento de parede.

Dicas de uso e cuidados

Antes da aplicação direta do gesso veneziano, a superfície rugosa deve ser cuidadosamente preparada. O material é aplicado em quase todas as superfícies, exceto metal e madeira não tratada. Quando o gesso é aplicado a tal superfície, ele pode rachar e se desintegrar rapidamente. Para tais locais, uma solução exclusivamente acrílica com alta concentração de pigmentos adesivos é adequada.

Base ideal para gesso - alvenaria, blocos de concreto ou superfície de gesso cartonado. Superfícies previamente revestidas com tinta a óleo também são adequadas - sua base rugosa garante a aderência das camadas de gesso. É importante lembrar que as superfícies devem ser duráveis. A lâmina de desbaste é limpa de poeira e outros contaminantes. Lascas ou saliências devem ser reparadas com uma pequena camada de massa e, a seguir, nivelar a superfície.

Se a superfície foi previamente pintada, é necessário remover a camada de tinta obsoleta. As costuras entre as placas de drywall devem ser coladas e limpas para eliminar as diferenças de altura. Se for necessário colocar o gesso sobre uma superfície fraca, costuma-se reforçá-lo com uma tela metálica para que não ocorra deformação posterior.

Em seguida, a parede deve ser coberta com uma camada de massa e imprensada sobre ela. É proibido deixar pó na superfície tratada - isso irá reduzir a adesão das camadas do futuro revestimento e levar à destruição precoce. Em seguida, uma camada de composição de penetração profunda é aplicada. O processo de enchimento e posterior lixamento devem ser repetidos até que a superfície rugosa esteja perfeitamente plana.

É importante observar os intervalos de tempo entre a colocação das camadas - a superfície deve estar completamente seca. Caso contrário, a água entre as camadas causará rachaduras.

O processo de secagem depende da umidade do ambiente e da temperatura do ar. Quanto mais vapores houver no ar, mais tempo demorará o processo de secagem.

Se a superfície áspera parece uniforme e as diferenças não ultrapassam dois milímetros, pode-se iniciar o processo de aplicação do gesso. Para preparar a futura mistura, utiliza-se pó seco, que deve ser diluído com água nas proporções corretas. A massa resultante deve ter consistência semelhante ao creme de leite e ser homogênea. Em seguida, o pigmento de cor é derramado.Para que o material se misture melhor, os artesãos recomendam o uso de uma batedeira.

A primeira camada deve consistir em finas lascas de mármore, os subseqüentes podem conter grandes inclusões. Cada camada leva de quatro a seis horas para secar, portanto, estilizar é demorado. As camadas de envidraçamento são necessárias para obter o padrão pretendido e também demoram para secar. A vantagem do gesso - a massa é fácil de aplicar e espalhar sem esforço. Recomenda-se pressionar a espátula na superfície em um ângulo de quinze graus.

No processo de mistura do material, sua temperatura deve chegar a 11 graus: nessas condições, os componentes se dissolvem bem. É necessário segurar por cerca de dez minutos para permitir que a massa adira. Após este tempo, o processo de mistura pode ser retomado.

Você mesmo pode obter uma mistura seca de gesso, sabendo as proporções e a receita. Mas é melhor comprar um pronto, porque todas as propriedades do revestimento dependem da sua escolha.

O revestimento aplicado corretamente não requer manutenção especial: a superfície pode ser limpa com um pano úmido de vez em quando. É importante lembrar que o revestimento não tolera interação com solventes. Portanto, você precisa comprar com cuidado um produto de manutenção.

Para prolongar a vida útil do gesso, ele pode ser esmaltado a cada poucos anos.

Ferramentas e componentes

Para criar um revestimento com sua própria mão, você precisa dos seguintes componentes:

  • Primer. Este material é usado para pré-tratamento de superfície. A tecnologia do primer foi descrita anteriormente. É importante lembrar que a composição do solo deve incluir um enchimento de quartzo.
  • Água Concebido para fixar a mistura seca e obter massa de gesso. A água deve ser despejada no pó mineral gradualmente para que a mistura não se torne muito líquida.
  • Kohlers. Aditivos de coloração especiais destinados a obter um revestimento da tonalidade desejada. Os pigmentos de cor são adicionados após a mistura da mistura principal. A primeira camada de gesso é aplicada limpa, sem adição de pigmento corante.
  • Lixa de papel. É necessário estocar lixas de tamanhos variados de grãos. Em primeiro lugar, as partículas grossas são passadas sobre a superfície e a moagem final é realizada com papel de grão fino.
  • Cera. A camada final pode ser líquida ou pastosa. A cera é usada para proteger o revestimento da água e do vapor. Ele também confere resistência extra ao revestimento e o protege da sujeira.
  • Esmalte. Este material é colocado sobre o revestimento de cera, caso o gesso necessite de proteção adicional contra água.

Para o trabalho direto com gesso já preparado, são necessárias ferramentas especiais. Para aplicar o primer na parede, você precisará de uma espátula ou rolo. A escolha deste ou daquele dispositivo depende da densidade da massa e de sua viscosidade. Com uma espátula, aplique uma massa mais espessa, distribuindo uniformemente a camada das bordas da parede até o meio com movimentos suaves. Um rolo é mais adequado para criar uma superfície lisa para um gesso mais flexível.

Espátula - pequena pá de aço, o que ajuda a distribuir a massa pela superfície. Ao contrário da espátula, esta ferramenta é adequada para trabalhar em peças pequenas ou áreas de difícil acesso. Para trabalhar com gesso veneziano, recomenda-se aos artesãos que comprem uma espátula com bordas arredondadas para evitar marcas ásperas na superfície resultante. Freqüentemente, a espátula é combinada com uma espátula, mas com menos frequência é usada como principal ferramenta de revestimento.

Para aplicar cera, você deve comprar uma espátula de borracha especial. Ao contrário de uma amostra de aço, a borracha espalha a cera mais facilmente sobre a superfície e é capaz de criar uma camada fina. Além disso, uma luva de lã é comprada para trabalhar com cera.

Uma espátula ou régua permitirá que você obtenha uma superfície realmente plana. Essas ferramentas são comumente usadas para obter um acabamento liso com o mínimo de relevo. O rolo também é capaz de criar uma superfície plana, mas trabalhar com ele levará muito mais tempo.

Não se esqueça dos panos secos para a limpeza de superfícies e ferramentas em qualquer fase do trabalho. É importante lembrar que mesmo as menores partículas podem afetar a qualidade da superfície futura e afetar negativamente suas propriedades operacionais. Uma escada é necessária se você tiver que cobrir uma parede ou teto. O dispositivo deve estar estável, sua capacidade de manutenção deve ser verificada antes da operação.

Para obter uma superfície brilhante, a espátula não será suficiente. Os artesãos usam uma máquina especial de polimento de cera. O kit deve incluir um bico especial que alisa o revestimento sem agredir a superfície.

Sutilezas de aplicação

Para obter o efeito visual desejado, o gesso deve ser aplicado de uma determinada maneira. A técnica errada pode levar a um efeito visual diferente do pretendido. Você pode experimentar alternar camadas coloridas e transparentes ou aderir a técnicas comprovadas de aplicação de gesso veneziano em superfícies ásperas. Considere várias tecnologias para a aplicação de material de revestimento.

Para obter uma estrutura escamosa, é aplicada uma camada de gesso de três a cinco milímetros. O tamanho dos flocos futuros é diretamente proporcional à espessura da massa. Para imitar escalas, listras verticais são desenhadas com uma espátula.

O dispositivo é escolhido no tamanho de dez centímetros: quanto mais compacta for a espátula, mais organizadas ficarão as escamas. Mas aqui tudo depende mais das habilidades do mestre.

É comum cobrir uma camada completamente seca na parte superior com uma camada de tinta. Você pode pintar as próprias escamas ou a superfície entre elas com tinta brilhante. É importante lembrar que nem todo gesso será pintado com a mesma facilidade. É necessário familiarizar-se com a composição do revestimento e adquirir aquele que se destina ao posterior revestimento com tinta.

Para obter uma superfície semelhante a uma caverna, uma camada de gesso é aplicada com pinceladas largas na superfície preparada. Para obter pequenas irregularidades perfeitas sem danificar o revestimento, os mestres aconselham o uso de uma esponja para criar uma textura semi-antiga incomum.

Outro tratamento de superfície interessante é o uso de uma película de cobertura, que deve ser removida da superfície após o dia.

Qualquer impressão ou impressão será feita em gesso macio. Ao obter uma massa com a maciez desejada, é importante lembrar de manter a densidade do material. O gesso muito líquido não conseguirá aderir à superfície áspera e escorrerá dela.

A textura rochosa é perfeita para decorar ambientes em estilo clássico. A parede é uniformemente coberta com uma camada de massa de cerca de três milímetros de espessura. Conforme a camada aumenta, o padrão parece mais pronunciado. Esta técnica também é utilizada na decoração de peitoris de janelas e lareiras.

Devido à facilidade de aplicação, este método é o mais popular e adequado para instalação mesmo por artesãos novatos.

Após a colocação da camada de gesso e até a completa secagem, a superfície é recoberta com espátula metálica. Um padrão que imita uma superfície de rocha é aplicado com uma leve pressão. As linhas podem ser retas, mas as pinceladas parecem mais interessantes em uma ligeira inclinação. A pintura subsequente da superfície ampliará visualmente as "rachaduras" resultantes, completando a imagem.

Os projetistas aconselham simplificar o processo de aplicação de um padrão ao gesso bruto envolvendo o rolo com um material texturizado apropriado. O dispositivo resultante é capaz de cobrir uma grande superfície de uma só vez, reduzindo significativamente o tempo gasto para obter o efeito visual desejado.Faça experiências com a superfície: envolva o rolo com papel de parede de malha ou não tecido texturizado.

É possível cobrir a superfície com cera apenas uma semana após a aplicação da última camada de gesso. A cera pode ser selecionada tanto natural quanto sintética. No mercado moderno, você pode comprar um revestimento absolutamente inofensivo feito de materiais artificiais, que não é inferior em propriedades aos componentes naturais. Algumas ceras artificiais são capazes de resistir até mesmo a solventes fortes.

Podem ser incluídos agentes corantes adicionais na mistura de cera. Aplicar cera na superfície final pode dar um brilho dourado ou perolado. A cera deve ser aplicada em camada fina, tomando cuidado para não descascar ou descascar.

Se a camada de massa tiver uma textura convexa complexa, a cera é aplicada com movimentos circulares perfeitos. A cera é bastante fluida, por isso consegue penetrar mesmo em pequenas fissuras, protegendo o revestimento da humidade e conferindo-lhe um brilho luminoso.

Além disso, a superfície pode ser alisada com uma esmerilhadeira, se houver desejo de obter uma superfície espelhada perfeita. Deve ser lembrado que estrias serão visíveis em tal revestimento, como em alvenaria de azulejos. Portanto, a superfície resultante exigirá um manuseio mais cuidadoso e uma limpeza completa do que sua contraparte não tratada.

Se você não tiver uma lixadeira, pode alisar o revestimento com um pano macio.

Dicas e truques práticos

Nos casos em que o resultado não corresponda às expectativas e o revestimento precise ser desmontado, a superfície não deve secar. Você deve aplicar imediatamente a próxima camada até que a textura pretendida seja obtida. Caso contrário, você terá que remover parcialmente as camadas e realizar operações de preparação e nivelamento da superfície.

Se a superfície estiver parcialmente deformada ou danificada, a camada defeituosa pode ser removida com cuidado. Em seguida, um pouco de gesso é aplicado sobre o dano e uma nova camada é nivelada. Após a secagem completa, a superfície pode ser limpa com lixa de grão fino. Após a remoção, a área afetada é coberta com cera e deixada para secar junto com toda a superfície.

A superfície brilhante permite a aplicação de camadas adicionais de decoração. Graças à base transparente, você pode criar lindos overflows de cores. É importante aplicar a demão de cor em camada fina. As camadas devem se sobrepor parcialmente umas às outras e, em seguida, nivelar-se. Isso ajudará a criar uma transição de cor suave sem comprometer a uniformidade do revestimento.

A espessura das camadas pode ser alterada pressionando a espátula.

Os artesãos aconselham pressionar o acessório durante a colocação inicial da capa e finalizar a aplicação com um leve toque. Esta tecnologia permitirá que você obtenha uma superfície perfeita.

Os especialistas recomendam sempre manter panos limpos e recipientes com água à mão. Após o uso, todos os acessórios devem ser limpos imediatamente e as espátulas e roletes devem ser embebidos em água limpa. No processo de trabalho, é importante monitorar e remover a contaminação das ferramentas a tempo. A violação desta regra implica uma violação da tecnologia de colocação de gesso.

Você não deve aderir a um esquema de empilhamento de material e ter medo de cometer erros. O revestimento parece muito mais interessante com grandes lacunas e um padrão aleatório. O gesso veneziano é capaz de recriar completamente o acabamento natural natural. Mas, na natureza, não há praticamente nenhum padrão consistente claro. Portanto, não tenha medo de experimentar o revestimento.

É importante monitorar constantemente a limpeza da sub-superfície e das camadas aplicadas. Devido ao aumento da transparência do revestimento, qualquer contaminação se destacará. Essa contaminação deve ser removida imediatamente. Além disso, os grãos de poeira prejudicam a adesão das camadas, o que pode levar à delaminação do revestimento durante a operação.Pequenos detritos podem causar uma rede de rachaduras na superfície.

Fabricantes e avaliações

Se a questão de usar o gesso veneziano como material de revestimento ainda é controversa, você precisa se familiarizar com as avaliações reais de compradores que já estão usando esse material em reparos.

Os compradores observam queCobertura VGT à base de lascas de mármore natural, tem um preço acessível e uma ampla paleta de cores. Entre as desvantagens deste material, os clientes destacam a falta de aderência à parede. O fabricante oferece este revestimento em qualquer tamanho de grão, mas os clientes recomendam optar por amostras de grãos grossos. Este revestimento se distingue por sua riqueza e bela textura.

Além disso, o gesso decorativo com grandes inclusões é fácil de usar e é adequado até mesmo para iniciantes em renovação.

O gesso veneziano pode ser adquirido de fabricantes nacionais. Os compradores estão satisfeitos com o trabalho com o material feito na Rússia. A capa tem um preço baixo, por isso é perfeita para famílias jovens com um orçamento limitado. Os clientes observam que, mesmo por uma pequena quantidade, você pode comprar um material de alta qualidade que se parece com uma pedra natural.

Empresas russas produzir um revestimento que é convenientemente aplicado em várias camadas. Os compradores observam a textura uniforme do revestimento aplicado, a estrutura de alta qualidade e uma ampla paleta de cores. O material pode ser aplicado mesmo em áreas de alta umidade, mantém suas propriedades durante toda a vida útil e não requer cuidados especiais.

Lindos exemplos no interior

Para escolher o estilo e método adequados de aplicação do gesso veneziano, você precisa se familiarizar com o trabalho de outros mestres. Essa análise permitirá que você encontre a melhor textura e inspire a experimentação. Abaixo estão algumas soluções de design para decoração de interiores usando gesso decorativo.

O leve acabamento antigo combina bem com os elementos de madeira do interior. Os designers optaram pelo gesso marfim para encher a sala de luz e ampliar visualmente o espaço. Este revestimento serve como um excelente fundo para a colocação de pinturas massivas em molduras de madeira e espelhos. A superfície acabada é pintada com traços largos: este efeito também é usado na decoração de móveis de madeira.

Ao aplicar o material, a superfície da cera não é nivelada para evitar o aparecimento de um acabamento espelhado. Paredes claras e elementos de mobília correspondentes alongam visualmente a sala. Um lustre enorme também parece adequado: graças ao teto alto, sua estrutura complexa parece orgânica.

O gesso veneziano é usado como material de revestimento no design da cozinha. Uma nuance importante - o gesso não é aplicado em superfícies que estão constantemente em contato com a água. Uma parede coberta com um rico material verde cria uma certa profundidade de espaço. Esta cor está em perfeita harmonia com utensílios de cozinha e eletrodomésticos embutidos - o quarto tem um aspecto moderno e elegante.

Pinturas e fundamentos no tom adequado mantêm a cor das paredes e completam a imagem da sala. A cozinha ensolarada e de verão agrada aos proprietários em qualquer época do ano, e as cores ricas não causam desconforto. A luz do teto, refletindo na superfície brilhante da parede, enche a sala com ar e brilho.

Ao contrário dos estereótipos, o gesso veneziano pode ser usado não apenas para criar um interior no estilo clássico ou império. Os designers usam este revestimento ao decorar uma sala em um estilo loft moderno e elegante. O revestimento, imitando alvenaria tosca, é a melhor combinação possível com os elementos metálicos desta direção.

O acabamento em tijolo vermelho veneziano serve como uma cor de destaque no design da espaçosa cozinha.A ilusão de pedra cara está em harmonia com o teto de madeira e o piso de metal. O quarto parece frio e austero, conforme exigido por um loft. Devido à sua ampla gama de cores, este revestimento é mais adequado para manter a composição da cor.

Para decorar as paredes da casa de banho e da casa de banho, é utilizado um gesso especial à prova de água. Esse revestimento é submetido a processamento adicional com esmalte e pode durar muitos anos sem a formação de fungos e corrosão. Os designers criaram uma imagem invulgarmente sofisticada da casa de banho usando gesso veneziano com um brilho dourado. Graças à sua estrutura multicamadas, o revestimento parece profundo e complexo.

A superfície fosca é perfeita para montar um espelho enorme em uma moldura dourada decorada. As paredes de mármore claro combinam com móveis de madeira preciosa. A imagem se completa com pequenos detalhes dourados e elementos em estuque ao longo de todo o perímetro da sala. A superfície do gesso não é brilhante porque há detalhes reflexivos suficientes no ambiente.

O gesso veneziano de granulação grossa é geralmente usado para decorar corredores e loggias. O revestimento leve está em harmonia com as superfícies de vime dos móveis, criando um ambiente de conforto e aconchego. O pavimento em mosaico segue a textura das paredes, criando um espaço único e luminoso. A alvenaria não parece áspera, pelo contrário, nos elementos do corredor existe uma certa suavidade e suavidade das formas.

As janelas de madeira contrastam com os revestimentos de cores claras, tornando-se o centro emocional da sala. Quando a luz atravessa o vidro, ela reflete nas superfícies cremosas, enchendo a sala de calor. Os acentos de cores são definidos usando elementos decorativos coloridos - almofadas, bolsas e têxteis.

Graças ao gesso decorativo, padrões complexos podem ser feitos no teto e nas paredes do sótão. Normalmente, uma pequena sala é visualmente ampliada muitas vezes devido ao uso de um revestimento de cores claras e formas suaves. A luz do teto reflete na forma intrincada do teto, criando a ilusão de uma "caverna".

O material adequado para decoração é escolhido: o revestimento parece rochas reais à beira-mar. Para completar o interior, os pisos são forrados com tapetes em espiral. A estátua de pedra encostada à parede virá à imagem do interior com notas de antiguidade.

          Você pode aprender mais sobre o gesso veneziano no vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário