Gesso melhorado: o que é e quais são os requisitos de composição?

Hoje, o gesso é um dos materiais mais procurados na área da reparação e construção. Ao contrário de muitas opções, essas formulações são acessíveis e fáceis de trabalhar. Deve-se prestar atenção especial a um tipo de gesso aperfeiçoado. A peculiaridade dessa opção da mistura padrão é a presença de componentes adicionais que conferem propriedades de alto desempenho ao material.

O que é isso?

Improved Plaster não é um tipo especial de acabamento com as substâncias melhoradas incluídas nesta mistura. O material é baseado em componentes padrão, sem modificadores. É apenas uma opção intermediária na classificação das massas: ocupa uma posição padrão entre uma mistura simples e uma mistura de alta qualidade. A diferença entre todos os tipos de revestimento é determinada por documentos regulamentares - SNiP e GOST.

Simples - é usado com mais frequência para acabamento de instalações não residenciais, quando não há requisitos aumentados de lisura e nivelamento da superfície da parede. Prevê a aplicação de apenas 2 camadas - respingos, primer.

Melhorou - é utilizado como decoração de interiores de edifícios residenciais, quando é necessário uniformizar as paredes, ou como acabamento ou revestimento - será aplicado na superfície tratada ladrilhos, mosaicos, etc. em três camadas: pulverização, solo e cobertura.

Alta qualidade - o gesso implica, além de três camadas, a aplicação de mais um primer adicional. Assim, consegue-se uma lisura perfeita da superfície da parede.

E ainda, em comparação com muitos outros acabamentos, a massa possui uma alta resistência mecânica. Microfissuras raramente aparecem em superfícies tratadas com gesso aprimorado. Além disso, o material proporciona alta resistência à umidade nas paredes, o que permite sua utilização em diferentes ambientes.

Além disso, na composição de emplastros melhorados, muitas vezes é usada cola de PVC, que atua como um componente de ligação adicional. A versatilidade também está na resistência ao fogo. Mesmo sob ação térmica direta, a superfície mantém sua estrutura original.

Requisitos de recursos e composição

Antes de se familiarizar com a composição do gesso aprimorado, você deve entender quais são as diferenças entre esta opção e outros tipos de acabamentos.

Nesse caso, você precisa prestar atenção aos seguintes recursos:

  • após o tratamento com gesso aperfeiçoado, o revestimento torna-se uniforme e liso;
  • para atingir o resultado desejado, é necessária uma pequena camada de material - até 1,5 cm;
  • com o gesso aperfeiçoado, os trabalhos de acabamento são muito mais rápidos do que com os simples.

Deve-se notar que imediatamente após a aplicação de tal massa, a superfície pode ser pintada ou colada com papel de parede. Não são necessárias manipulações adicionais, uma vez que o gesso melhora significativamente as propriedades do revestimento.

Observe que, ao trabalhar com essas formulações, você pode, mas não necessariamente, usar beacons. Neste caso, a espessura dos elementos deve corresponder totalmente à camada de acabamento, caso contrário a tecnologia de aplicação será violada.

Vale a pena atentar para o fato de que a espessura das camadas deve obedecer aos padrões SNIP. De acordo com suas disposições:

Respingos:

  • para tijolo e concreto armado - até 0,5 cm;
  • para paredes de madeira, tendo em conta telhas ou malha metálica - 0,9 cm.

Projetado para preparar a superfície e aumentar a adesão antes de aplicar as camadas subsequentes, para que a parede seja pré-limpa e a poeira seja removida. A mistura é preparada na consistência de creme de leite líquido. Em seguida, todas as fissuras e depressões mais profundas do que 5 mm são preenchidas. Nesta fase, o contato do concreto deve ser aplicado às paredes de concreto.

Primer para cada camada:

  • para argamassas de cimento pesadas (para salas com altos níveis de umidade) - 5 mm;
  • para peso leve - gesso, cal (para salas secas) - 7 mm;
  • a espessura de todas as camadas (até 3 é permitido) - não mais do que 10-15 mm.

Este revestimento deve completar completamente o nivelamento da superfície. Uma solução bastante grossa é usada - até a consistência da massa. Cada camada subsequente de primer é aplicada depois que a anterior secou completamente.

Cobertura - não mais do que 2 mm:

Gesso decorativo pode ser usado para esta camada. É aplicado na camada de solo já seca, mas não completamente. O solo seco é umedecido para aumentar a adesão.

A espessura de todas as camadas de gesso melhorado não deve exceder 20 mm. Deve ser dada atenção especial aos requisitos de qualidade para esses gessos. A composição utilizada para pulverização e primer deve passar por uma malha com células de até 3 mm de diâmetro. Quanto à solução de revestimento, refere-se a furos com tamanho de até 1,5 mm.

Os grãos devem estar presentes na areia usada para preparar a composição. O tamanho permitido de cada partícula para pulverização e solo é de 2,5 mm. No caso de acabamento, o indicador não deve ultrapassar 1,25 mm.

Area de aplicação

O gesso melhorado é utilizado tanto em salas de estar como em espaços públicos, aumentando as qualidades de proteção das superfícies. A composição fornece um alto grau de adesão a várias superfícies e materiais de acabamento.

A vantagem do gesso melhorado é que ele é adequado para:

  • para substratos de tijolo, concreto, madeira e mistos, constituídos por diferentes materiais;
  • para acabamento de paredes, vãos de janelas, frente de cornijas e colunas;
  • como camada de nivelamento para tetos em salas para diversos fins.

Tecnologia de aplicação

O processo tecnológico não é particularmente complexo se você aderir à sequência de etapas. Primeiro você precisa começar a preparar a base. A poeira e a sujeira são removidas da superfície para que posteriormente não haja dificuldades de adesão. Depois disso, pequenos defeitos e rachaduras devem ser eliminados.

Muitos especialistas recomendam o uso de um primer penetrante. O tratamento das paredes deve ser realizado antes mesmo da aplicação do gesso, o que aumentará a aderência da superfície com diferentes composições. Ressalta-se que é necessário passar para as próximas etapas somente depois que a superfície estiver completamente seca.

Então você precisa começar a misturar os componentes para o revestimento. A base de cal apagada e areia são considerados ingredientes. Sua proporção com a água deve ser de 1: 1,5.

Os profissionais recomendam o uso de outro método comum. Para a solução, é necessário preparar areia, cimento e água. A cola PVA é usada como componente de colagem. Nesse caso, todos os ingredientes separadamente custarão muito menos do que a solução pronta.

Para misturar, você precisa de um recipiente no qual a água é despejada - 20 litros. Para tal volume de líquido, são utilizados cerca de 200 g de um componente adesivo, se necessário, as proporções podem ser alteradas. Em seguida, todos os componentes são misturados, despejando gradualmente areia e cimento no recipiente. A mistura deve ser bem homogeneizada até se obter a composição com a consistência desejada.

Graças à aplicação deste método, é possível tornar a camada de gesso ligeiramente maior. A espessura admissível é de 80 mm. Neste caso, a aplicação pode ser realizada sem um dispositivo de framework, o que facilita muito o trabalho. Também ajudará a evitar irregularidades.

A próxima etapa é pulverizar com uma solução fraca. Este período de trabalho é um dos mais importantes, pois é assim que a superfície é preparada para o primer. Devido à presença de uma consistência líquida da composição, todos os defeitos na parede podem ser preenchidos de forma rápida e fácil. O tratamento garante a máxima uniformidade da superfície.

O próximo passo é aplicar o primer. Para o trabalho, você precisa de uma espátula, que no processo é posicionada em um ângulo de 150 graus. Inicialmente, a aplicação é realizada com movimentos laterais, e depois - de baixo para cima. A espessura média do solo varia de 12 a 20 mm. Uma regra é usada para determinar a uniformidade. Para eliminar defeitos, uma solução é obrigatória.

A etapa final é a capa. Esta camada é aplicada de acordo com uma tecnologia especial. No processo, é necessário não apenas nivelar, mas também limpar a superfície. Basicamente, um balde pneumático especial é usado para cobrir com esta camada.

O solo, que já está seco, deve ser umedecido com um pouco de água. Usando um pincel, cubra-o em várias camadas. Após a secagem, é esfregado com espátula de madeira, pressionando firmemente a ferramenta contra a superfície. Primeiro, os movimentos circulares são executados, depois - horizontal e vertical.

Esse trabalho é difícil, principalmente se o processamento da camada de gesso for realizado em uma grade. Realizar um encobrimento requer certas habilidades e muita experiência. Se você usar uma solução pronta, deve seguir estritamente as instruções especificadas pelo fabricante.

dicas e truques

Se você estiver trabalhando com gesso aperfeiçoado pela primeira vez, é aconselhável usar algumas recomendações úteis de artesãos profissionais. Por exemplo, durante a preparação da solução, gesso pode ser usado em vez de cimento. Além disso, adiciona-se à composição um pouco de cola PVA - 100 g, melhorando a resistência e a qualidade da camada de acabamento.

    Ao pulverizar, preste atenção especial aos desníveis. Após um processamento cuidadoso, você receberá um revestimento confiável sem a presença de pequenas rachaduras, que muitas vezes complicam os processos posteriores.

    Para determinar a uniformidade do solo após a aplicação, a regra deve ser aplicada horizontalmente na parede. A ferramenta é então usada vertical e diagonalmente.

    Para os requisitos para a composição do gesso aperfeiçoado, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário