Gesso seco: tipos e aplicações

Gesso seco: tipos e aplicações
  1. O que é isso?
  2. Variedades de misturas
  3. Características dos materiais em folha
  4. Trabalho de instalação
  5. Conselho de profissional

Antes, ao preparar o gesso, era necessário passar algum tempo misturando cal, cimento ou gesso. Agora, qualquer consumidor moderno pode comprar gesso seco pronto para uma casa de estrutura de madeira, para decoração de exteriores de outro edifício, para trabalhos de decoração de interiores. Antes de aplicar na superfície, basta diluir em água.

Outro tipo popular de drywall é o material em folha de drywall, considerado muito fácil de usar. Abordaremos os tipos e nuances do uso de vários gessos secos com mais detalhes.

O que é isso?

O gesso seco pode ser vendido como uma mistura de fluxo livre, que requer diluição em água. Os materiais em folha são criados à base de gesso (nesse gesso é de aproximadamente 93%). Os fabricantes recortam a folha com papel ou papelão nos dois lados: isso não permite que o gesso se desmorone, se rache.

A composição do gesso laminado também inclui substâncias orgânicas que diferem em viscosidade (por exemplo, amido). Eles aumentam a resistência dos materiais e os tornam mais duráveis. Drywall é versátil, é usado para acabamento de uma grande variedade de superfícies. Por esse motivo, muitos consumidores modernos escolhem exatamente esse tipo de gesso.

Variedades de misturas

Se falamos de emplastros diluídos em água, nota-se que existem vários tipos principais de tais soluções. As misturas são cal, cimento ou gesso.

Gesso

Esses materiais são muito populares porque você pode trabalhar com eles muito rapidamente. Eles incluem não apenas gesso, mas também enchimentos de polímero. Essas misturas são adquiridas para trabalhos de acabamento de interiores. A principal vantagem do gesso é que não há necessidade de acabamento, pois a base é muito plana. As desvantagens de tais materiais são baixa resistência e instabilidade ao líquido.

Antes de usar o gesso, é necessário retirar toda a sujeira da parede, torná-la o mais uniforme possível. Ao preparar a mistura, guie-se pelas proporções indicadas pelo fabricante. Leia as instruções com atenção. Use uma espátula para aplicar o material na superfície: a camada deverá ser feita o mais uniforme possível. Esse revestimento geralmente seca em um dia e cura completamente em cerca de uma semana.

Lima

Esta é a opção mais tradicional e é usada pelos consumidores há anos. A composição de tais materiais inclui cimento, areia, cal. Este tipo de gesso é utilizado para o acabamento de superfícies interiores: não é resistente aos líquidos, pelo que não é adequado para paredes exteriores.

A principal vantagem dessas formulações é o preço baixo, mas não são duráveis ​​e secam depois de dois dias, nem antes. Esses revestimentos tornam-se extremamente duros em cerca de um mês.

Cimento

Os rebocos secos à base de cimento são versáteis: podem ser usados ​​tanto na decoração de interiores como de exteriores. Os principais componentes são areia e cimento, componentes adicionais que aumentam a adesão e tornam o material de preenchimento polimérico mais viscoso.

Esses revestimentos não são adequados para substratos úmidos. Por isso, será necessário secar bem a superfície antes de aplicar o gesso. Também é necessário usar um material especial de primer de penetração profunda. O revestimento seca em três dias (porém, isso pode acontecer mais rápido), endurece completamente em uma semana.

É muito fácil trabalhar com rebocos diluídos em água. Basta ter o máximo cuidado, atenção e levar em consideração as recomendações que estão indicadas nas instruções. Na hora da compra, as características do material são muito importantes: selecione-o com muito cuidado, levando em consideração as características da superfície.

Se você não consegue decidir que tipo de gesso é melhor, gesso ou cimento, sugerimos assistir ao vídeo a seguir.

Características dos materiais em folha

O gesso laminado tem muitas vantagens.

As seguintes vantagens são especialmente atraídas para os consumidores:

  • Facilidade de instalação. Se você instalar o material em folha, não precisará esperar um pouco antes de terminar. É importante notar também que a instalação em si é muito mais rápida e fácil do que aplicar o gesso convencional.
  • Insonorização. Esse material é um obstáculo às ondas sonoras.
  • Resistência ao fogo. Este revestimento não se espalha e mantém a chama. Apenas a camada superior de papelão ou papelão sofrerá.
  • Segurança para a saúde humana. Os gessos laminados são criados sem a utilização de componentes nocivos. Quando aquecidos, esses materiais não emitem substâncias nocivas.

Também é importante notar que os materiais em folha não são tão caros quanto os estuques líquidos. Essa vantagem acaba sendo decisiva para muitos consumidores.

O gesso de folha seca não tem apenas vantagens, mas também desvantagens:

  • Resistência insuficiente a líquidos. Mesmo se você aplicar um revestimento especial à prova d'água na parede de gesso, ela não será capaz de resistir à exposição à água por muito tempo. Se o seu apartamento estiver inundado, você precisará redecorar o teto ou as paredes.
  • Força insuficiente. Não é recomendado pendurar móveis ou equipamentos pesados ​​em paredes de drywall.

Trabalho de instalação

Os materiais em folha podem ser instalados de diferentes maneiras. Dois métodos são comumente usados.

Na cola

Com este método de instalação, o drywall é fixado à base com adesivos. Você pode comprar uma mistura especial, ela é diluída em água. Os fabricantes costumam indicar as proporções nas embalagens. O resultado deve ser um material homogêneo e espesso o suficiente para ser facilmente aplicado ao substrato.

O drywall tem um peso significativo, portanto você não deve realizar o trabalho de instalação sozinho. É recomendável que você tenha um assistente para instalar esse material.

A instalação em adesivos é realizada da seguinte forma:

  • Limpe primeiro a base onde será aplicado o gesso. Você pode fazer isso com uma lixadeira ou lixa.
  • Aplique um primer no teto ou nas paredes. Devido a isso, a superfície e o adesivo irão aderir melhor um ao outro.
  • Espere o primer secar e passe a cola, aplique no centro da parede e em todo o perímetro. Deve haver bastante adesivo na superfície. A cola também pode ser aplicada na própria parede de gesso.
  • Encoste a folha contra a superfície. Com a ajuda de um nível de edifício, será possível verificar se ele está instalado corretamente.

Quando o acabamento estiver concluído, espere o adesivo secar (a embalagem geralmente indica o tempo correto). Usando uma massa de acabamento, sele as juntas entre os produtos de drywall. Depois será possível proceder ao acabamento: colagem de papel de parede, colocação de revestimentos de azulejos, aplicação de tinta. Esta é a maneira mais fácil de instalar materiais em folha, este método é adequado mesmo para uma pessoa inexperiente.

No quadro

A instalação em um quadro não é como o método anterior.Primeiro, você precisa preparar a moldura de alumínio: em seguida, o gesso seco é fixado a ela com parafusos auto-roscantes.

O trabalho de instalação é realizado na seguinte ordem:

  • Limpe a superfície, prepare-a para a instalação da estrutura. É necessário remover buracos, livrar-se das irregularidades. Caso contrário, o quadro não se manterá bem.
  • Instale um perfil horizontal na parte inferior da parede. O design é baseado neste elemento. Usando o nível do prédio, você precisará marcar a base com antecedência.
  • Em seguida, o perfil superior é instalado no teto.
  • Em seguida, deve ser realizada a instalação de racks verticais. Eles irão conectar os elementos inferior e superior. Para garantir que não há vãos durante a instalação do drywall, observe um passo de 40 cm. Usando um nível de construção, verifique se os elementos verticais estão localizados uniformemente.
  • Usando uma chave de fenda e parafusos auto-roscantes, fixe a parede de gesso ao quadro. Certifique-se de que não há espaços entre as folhas: elas devem ser colocadas de ponta a ponta.

Conselho de profissional

Se você deseja obter bons resultados de trabalho e obter um revestimento durável e de alta qualidade, é necessário considerar certas regras.

Lembre-se das seguintes nuances:

  • Todas as utilidades devem ser resolvidas antes de usar o gesso seco. Disponha-os com antecedência.
  • Em ambientes com alto risco de incêndio, use coberturas à prova de fogo.
  • Não instale a placa de gesso seca em temperaturas muito baixas, caso contrário, o papelão ou papelão descascará da parede de gesso.
  • Não use materiais de folha convencionais em ambientes com umidade muito alta. Pare de escolher folhas com revestimento resistente à umidade.

Leve em consideração as recomendações do fabricante e siga rigorosamente as instruções, neste caso o resultado do trabalho de acabamento não o decepcionará. Se você não tiver certeza de que pode escolher o material certo sozinho, consulte um especialista com antecedência.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário