Rede de gesso de fibra de vidro: prós e contras
Para a decoração exterior e interior de edifícios, utilizam-se actualmente métodos "húmidos", por exemplo, massa e gesso. Essas manipulações podem ser realizadas tanto nas paredes quanto no teto das instalações. O reforço é uma parte indispensável de tais métodos. É com ele que se utiliza a malha de fibra de vidro.
Quando a construção está na fase final, é hora dos acabamentos. Sua tarefa não é apenas melhorar a estrutura, mas também dar força adicional às estruturas principais e protegê-las de influências externas. A malha de fibra de vidro de gesso é um assistente insubstituível na solução de tais problemas.
Atualmente, esse revestimento é bastante popular. O que pode acontecer se estiver ausente? Se o acabamento for aplicado diretamente em paredes e tetos, evitando a malha, essas superfícies irão rachar com o tempo. Neste caso, o revestimento em si simplesmente desaparece.
Por isso é tão importante usar a tela de gesso, que suportará a carga principal, como base para o material de acabamento. Além disso, a adesão do gesso à superfície exigida ficará mais forte.
Composição
A rede de fibra de vidro é feita de vidro de aluminoborossilicato. Durante o processo de produção, fios perfeitos são desenhados com boa flexibilidade e resistência. Os fios não se rompem, então pequenos feixes são formados a partir deles, a partir dos quais as redes são tecidas.
As células nessas grades podem ser de qualquer tamanho. Os materiais mais comumente usados são 2x2 mm, 5x5 mm e 10x10 mm. Os rolos têm geralmente 1 metro de largura e o comprimento pode variar até 100 metros.
Para evitar problemas com cantos e juntas, vários elementos de reforço podem ser adicionados ao material de base.
Visualizações
Para escolher o material necessário para a obra, é necessário ter uma ideia de suas características. A principal importância é a densidade, o tipo de impregnação e a área para a qual um determinado tipo de produto se destina a trabalhar.
É o tamanho da densidade da superfície que dá uma ideia da resistência e confiabilidade da malha. Existem três tipos:
- Produtos de gesso e pintura com densidade de 50 a 160 g / m2. m são usados para trabalhos de interiores. Os gessos têm uma densidade mais alta e um tamanho de célula maior.
- Quando forrar fachadas e outros trabalhos ao ar livre, são utilizadas malhas de maior densidade - até 220 g / sq. m. - com um tamanho de malha de 5x5 mm a 10x10 mm.
- Mas ao trabalhar com porões de edifícios e estruturas subterrâneas, a malha mais densa deve ser usada - até 300 g / sq. m. Esses materiais podem suportar cargas severas, umidade, quedas de temperatura e outras condições adversas.
Quanto maior a densidade, maior será o custo do produto. Isso se deve ao fato de que o consumo de material na produção aumenta.
Para facilitar a seleção de um material com certa resistência e propriedades, cada produto é marcado. Por exemplo, a marcação "CC" indica que a malha é de vidro; “H” e “B” alertam que deve ser utilizado para trabalhos externos e internos, respectivamente; a letra "A" denota produtos de reforço antivandalismo usados em trabalhos com estruturas subterrâneas e de subsolo, "U" - reforçado e outros.
Não será supérfluo pedir ao vendedor e verificar os documentos de conformidade da tela se não ouviu nada sobre o fabricante ou tem dúvidas sobre as suas propriedades.
Montagem
A instalação da rede de fibra de vidro não causa nenhuma dificuldade particular.
Um primer é aplicado em uma superfície plana e limpa. Em seguida, é preparada uma cola, que é aplicada ao primer em camada fina. A malha de gesso é pressionada no interior da camada de acabamento e deixada para secar completamente. Em seguida, o primer é aplicado novamente e a camada final de massa é aplicada.
A fixação da tela de fibra de vidro com parafusos auto-roscantes e outros produtos de metal é altamente indesejável. Seu uso pode levar ao aparecimento de ferrugem quando exposto às condições externas, respectivamente, a aparência do acabamento pode ser danificada.
Vantagens e desvantagens
A malha de fibra de vidro pode substituir os materiais metálicos. Tem um bom efeito na resistência das estruturas, livra o acabamento acabado do aparecimento de possíveis fissuras e prolonga a vida útil.
Se você não usar elementos de metal adicionais, os fenômenos corrosivos serão excluídos. É resistente à ação de soluções químicas, portanto, com o tempo, não aparece ferrugem no acabamento.
Os materiais são leves, pelo que são frequentemente utilizados para a decoração de tectos.
A tela é resistente às mudanças de temperatura, podendo ser utilizada tanto para acabamento externo quanto interno de edificações.
As roscas de fibra de vidro são flexíveis o suficiente para que possam ser usadas ao trabalhar com superfícies não muito planas.
A instalação dos materiais é simples, portanto, você mesmo pode fazer isso. Com a abordagem correta da ordem de trabalho, o acabamento durará muito tempo.
Na decoração dos primeiros pisos dos edifícios, é preferível utilizar redes metálicas, mais resistentes às influências externas.
Um desafio com este produto é que pode ser difícil para o instalador fazer o trabalho sozinho. Ao trabalhar com forro, é necessário excluir a possibilidade de flacidez, pois no futuro isso pode se tornar um problema. Portanto, é muito mais conveniente trabalhar em conjunto, de modo que um se empenhe no alongamento e o outro na fixação do material. Se a rede não estiver apertada o suficiente, podem aparecer bolhas de ar.
Entre as desvantagens, pode-se notar o preço bastante elevado dos produtos e seus componentes. Deve-se ter cuidado ao trabalhar com eles, pois o pó de vidro pode causar irritação.
Além disso, a quantidade de primer utilizada durante o trabalho é bastante elevada devido à boa absorção do revestimento.
Porém, se a ênfase for na qualidade, segurança e praticidade no acabamento, esse material não pode ser dispensado.
Veja abaixo as características de trabalhar com malha de gesso de fibra de vidro.
O comentário foi enviado com sucesso.