Malha de gesso: tipos e escopo
O reparo, especialmente em carcaças secundárias, é impossível sem nivelar todos os tipos de superfícies, sejam paredes, teto ou piso. A opção mais adequada para trabalhos de nivelamento é a utilização de gesso. Esta opção fornece não apenas o nivelamento da superfície, mas também o isolamento térmico e acústico do apartamento, o que muitas vezes é um fator importante para os residentes. Para uma camada de nivelamento mais confiável e durável, é necessário usar uma tela especial de gesso. Ele não só fixa a camada de nivelamento, mas também evita rachaduras e descamação do material das superfícies.
Peculiaridades
Em primeiro lugar, deve-se destacar que a tela de gesso é um material versátil que pode ser utilizado em todos os níveis de construção e decoração. Assim, por exemplo, pode servir de base para um painel de parede e pode ser usado como uma camada de adesão no nivelamento de superfícies. A finalidade e a eficiência de seu uso dependerão diretamente do material com o qual esta ou aquela malha é feita, além disso, as características de projeto dos diferentes tipos podem desempenhar um papel significativo.
Na maioria das vezes, a malha de gesso ainda é usada para trabalhos ao ar livre., é uma camada de adesão entre a parede e a camada de nivelamento do gesso. A melhor adesão ocorre devido à estrutura das células, que são inerentes a todas as superfícies das malhas, é graças a elas que os espaços vazios são preenchidos com a mistura de gesso e sua melhor adesão à superfície a ser nivelada. E também é graças a esta propriedade que uma textura monolítica uniforme é obtida como resultado.
Outra característica e ao mesmo tempo vantagem desse material é a facilidade de sua instalação, portanto, o nivelamento da superfície com gesso e tela está sujeito até mesmo a um reparador inexperiente.
A solução pega de forma confiável, não flui, como resultado, forma uma superfície nivelada confiável.
Hoje, a tela de gesso não é usada apenas como adesivo no nivelamento de superfícies, mas também em outros trabalhos de reparo. Portanto, uma malha é freqüentemente usada ao instalar um sistema de aquecimento de piso. Este material é um engate para uma mesa de concreto que cobre o dispositivo de aquecimento por piso radiante. A malha de arame é freqüentemente usada para reforçar todos os tipos de estruturas, bem como na construção de gaiolas e currais. A tela também pode ser usada como um material de cobertura de proteção.
A seleção do seu material depende diretamente da espessura da camada de gesso necessária. Se não for necessário um nivelamento sério e a espessura da camada de revestimento não ultrapassar 3 centímetros, o uso de uma malha fina de fibra de vidro é bastante apropriado. Esta é a opção mais barata, que tem o menor peso, mas ao mesmo tempo protege perfeitamente a superfície de rachaduras.
Se a espessura da camada ficar na faixa de 3 a 5 centímetros, é mais aconselhável usar uma tela de metal. Ela poderá não só fortalecer a camada e evitar rachaduras, mas também excluir a possibilidade de descascar o revestimento. Se a espessura da camada necessária ultrapassar 5 centímetros, idealmente vale a pena abandonar o nivelamento desta forma, pois mesmo a malha de vedação mais forte não será capaz de evitar a delaminação de uma camada de material muito espessa.
Para que serve?
Para que a superfície rebocada retenha sua aparência original pelo maior tempo possível, de modo que não ocorram descascamentos desnecessários, fissuras e outras deformações do material, é necessário aderir a uma tecnologia especial durante o trabalho de faceamento.
A tecnologia consiste na utilização de uma camada especial de ligação entre a parede áspera e o gesso que será aplicado na superfície selecionada. Uma malha de construção especial é usada como tal camada. É ela quem consegue criar uma forte adesão de paredes e gesso, para excluir fendas e descamação.
Antes do uso de redes especiais de vários materiais para o trabalho externo e interno, uma camada de reforço de rios de madeira, bem como galhos finos, eram usados para reparos, mais tarde uma malha de reforço de metal começou a ser usada. No entanto, este material era bastante pesado, sua instalação foi trabalhosa, então logo foi criado um substituto para o metal e uma malha leve e macia de gesso de plástico ou fibra de vidro começou a ser usada para o acabamento da fachada. Esta opção é mais fácil de usar, absolutamente qualquer um pode manuseá-la, além disso, o plástico e a fibra de vidro são mais convenientes de cortar e muito mais leves que as opções de arame, porém, como aderência e reforço do acabamento, não são de forma alguma inferiores aos outros materiais usado.
O uso de malha de reforço de gesso é aconselhável quando:
- É necessário criar uma moldura de reforço especial que não permita que a camada de revestimento respingue ou fenda, o que pode ocorrer durante o processo de secagem do material.
- É necessário fortalecer a ligação entre dois materiais que são muito diferentes em composição. Assim, por exemplo, sem o uso de uma camada de colagem, é impossível esperar o sucesso do reboco de materiais como aglomerado, compensado, espuma, uma vez que tais materiais possuem uma textura muito lisa para aderir à mistura de nivelamento.
- Você pode usar um dos materiais para o processamento de juntas ou costuras que são formadas durante a instalação de quaisquer materiais. Por exemplo, é muito conveniente lidar com juntas entre folhas de drywall ou outras opções de folha.
- Você também pode recorrer ao uso de malha no processo de instalação de uma camada impermeabilizante e isolamento. Freqüentemente, é necessária uma camada de ligação entre essas camadas e a subparede.
- A estrutura da malha é boa e para uma melhor aderência dos materiais durante a instalação do sistema de piso radiante, garante a compactação da betonilha de betão utilizada na instalação.
- Além disso, é aconselhável o uso de uma camada de reforço durante a instalação de pisos autonivelantes. Uma função de ligação e reforço também será executada aqui.
Sem o reforço, a camada de gesso pode rachar ou começar a descascar, isto se deve ao fato de o processo de secagem de uma camada com mais de 2 centímetros de espessura ser irregular, resultando em encolhimento zonal do material, que pode levar a rachaduras e outros defeitos de revestimento. A camada de malha proporciona uma secagem mais uniforme do material devido à estrutura especial do favo de mel.
O material das células seca de forma muito mais rápida e uniforme, evitando alterações estruturais tanto durante o processo de reparo quanto após sua finalização.
Vale lembrar também que tal reforço é necessário não só para trabalhos internos, pois as paredes externas ficam expostas a efeitos negativos muito maiores. Mudanças de temperatura, umidade, vento e outros fatores naturais podem prejudicar o revestimento, portanto, com este tipo de acabamento, é aconselhável utilizar uma versão reforçada, que é chamada em lojas especializadas - fachada ou tela para acabamento externo.
Tipos e características
Assim, tendo determinado por que a malha de gesso ainda é necessária, você pode proceder sem problemas para uma análise de seus possíveis tipos, bem como os prós e contras de uma ou outra opção. Hoje o mercado da construção oferece uma grande variedade de tipos: serpyanka, arame, soldado, polipropileno, pintura, basalto, abrasivo, plástico, metal, galvanizado, tela de vidro, aço, polímero, náilon, montagem. É fácil se confundir com eles e escolher o completamente errado.
Na hora de escolher, antes de mais nada, é preciso entender que todas as opções apresentadas se dividem entre as que serão utilizadas para a decoração de interiores e as que poderão ser utilizadas para as fachadas externas. Eles serão diferentes em resistência e materiais de fabricação.
Os materiais mais populares incluem:
- Plástico. Este material é uma das opções mais duráveis. Pode ser utilizado como interlayer tanto na decoração de interiores como no exterior. Este material é melhor do que outros para fortalecer e nivelar uma parede de tijolos. Graças a esta combinação, a malha de plástico pode muitas vezes ser encontrada com o nome de malha de alvenaria, uma vez que é frequentemente usada no processo de assentamento de uma parede. Permite não só obter uma maior aderência dos tijolos, mas também reduzir o consumo de argamassa, uma vez que a camada pode ser mais fina.
- Outra opção popular é a malha versátil., pode ser utilizado tanto para decoração de interiores como para trabalhos de exterior. No entanto, a opção universal também inclui três subgrupos, cuja definição depende do tamanho das células. Determine: pequeno, aqui o tamanho da célula é mínimo e igual à medida de 6x6 mm; médio - 13x15 mm, assim como grande - aqui o tamanho da célula já tem dimensões de 22x35 mm. Além disso, dependendo do tipo e tamanho da célula, será determinado o âmbito de aplicação desta ou daquela opção. Assim, as pequenas células são a opção mais adequada para o acabamento de paredes e tetos em instalações residenciais. A malha do meio é geralmente feita de poliuretano, o que lhe confere rigidez e resistência adicionais, e seu escopo também se limita ao trabalho interior. Mas células grandes podem ser usadas para enfrentar superfícies externas.
- Mais adequado para uso em superfícies com alto relevo é malha de fibra de vidro... É um dos materiais versáteis mais duráveis e fáceis de usar e também é adequado para trabalhos de decoração de interiores e exteriores. O reforço com este tipo é o mais fácil devido ao facto da fibra de vidro não ser um material frágil, o que significa que mesmo nas dobras e deformações mais severas não o temem. Graças a esta propriedade, o material é quase a opção mais popular usada em trabalhos de reparo. Além disso, seu custo é bastante baixo e a recuperação ocorrerá muito rapidamente.
- O polipropileno é outra opção popular. Pela sua leveza, é a melhor opção para decoração de tetos. Além disso, o polipropileno é imune a vários tipos de produtos químicos, o que significa que pode ser usado em combinação com uma variedade de misturas e materiais. A tela de polipropileno também vem em diversas variedades. O tipo é determinado pelo tamanho das células.
Por exemplo, a melhor opção para decoração de teto é a plurima - uma tela de polipropileno com células de 5x6 mm.
Para as camadas mais espessas, recomenda-se o uso de uma versão de polipropileno chamada armaflex. Graças aos nós e células reforçadas com uma dimensão de 12x15, é ele quem consegue suportar as cargas máximas e fornecer reforço mesmo nas paredes mais espessas e gofradas.
O polipropileno sintoflex atua como material de acabamento universal, podendo ter malha de 12x14 ou 22x35.
- A malha de metal não perde sua popularidade. Os tamanhos das células aqui podem variar de 5 mm a 3 centímetros, no entanto, as opções com tamanhos 10x10 e 20x20 são mais populares. O escopo de aplicação, porém, se limita apenas ao trabalho interno, visto que o metal é extremamente suscetível a fatores naturais externos e pode ser foleiro mesmo sob uma camada de gesso, o que pode prejudicar a aparência da fachada, sem falar no fato de o material perderá sua funcionalidade.
- Malha galvanizada já pode ser utilizado para trabalhos ao ar livre, uma vez que não é influenciado por fatores externos.
Qual usar?
Parece que não há nada difícil na escolha e instalação de uma rede em particular, você apenas tem que escolher uma opção por custo e finalidade, mas você também deve prestar atenção a algumas das nuances que podem se tornar um fator determinante na escolha de uma ou outra opção.
Existem dois fatores principais que serão decisivos na escolha de uma malha adequada para o acabamento. Este é o material da superfície rugosa e a espessura da camada de gesso. Essa espessura dependerá diretamente do relevo inicial da parede.
Dependendo do material da parede, será selecionado o material da malha, bem como o método de fixação. Assim, para cimento, concreto aerado, blocos de concreto e uma parede de tijolo, fibra de vidro ou plástico é mais adequado, a fixação ocorre com buchas.
Em superfícies de madeira, a fixação ocorre com parafusos autorroscantes galvanizados. As bases de metal, por outro lado, só podem existir com uma malha de metal, e o processo de fixação ocorre por soldagem com uma máquina de soldar.
Para isopor e tinta, bem como superfícies de cerâmica, é melhor usar polipropileno leve, plástico ou fibra de vidro.
O polipropileno muitas vezes não requer fixação adicional, é facilmente fixado à parede por ancoragem, no entanto, deve-se ter em mente que o polipropileno não pode ser usado em superfícies muito irregulares, o chamado extremo, onde uma camada muito espessa de gesso é precisava.
No processo de determinação da espessura da camada necessária para nivelar a parede, você deve usar uma ferramenta especial - o nível de construção. Com a sua ajuda, é necessário encontrar o ponto mais baixo e, focalizando-o, determinar a espessura da futura camada de gesso.
Dependendo das medidas obtidas, você também pode escolher uma ou outra opção.
Assim, para camadas de gesso, na faixa de 2 a 3 centímetros, é aconselhável o uso de fibra de vidro, plástico ou polipropileno. Se a camada for superior a 3 centímetros, recomenda-se a utilização de uma rede metálica, previamente fixada na parede, caso contrário a estrutura acabada ficará muito pesada e simplesmente cairá com o seu próprio peso. Nos casos em que a camada necessária ultrapassar 5 centímetros, é melhor prestar atenção a outros métodos de nivelamento, por exemplo, revestimento de gesso cartonado. Isso reduzirá significativamente o custo das misturas secas e acelerará significativamente o processo.
Outro fator significativo na escolha de uma malha será sua densidade. Quanto maior a densidade, melhor é o reforço.
Em termos de densidade, todas as grades podem ser divididas em vários grupos:
- 50-160 gramas por 1 sq. metro. O uso de tal malha é mais comum na decoração de interiores de apartamentos. As diferenças nessas opções estão apenas no tamanho das células, o que por si só afeta de forma insignificante os indicadores de reforço, o que significa que depende apenas da escolha do comprador.
- 160-220 gramas. Essas malhas são uma opção para decoração de exteriores, não temem mudanças de temperatura e podem suportar camadas mais espessas de gesso, podem ser utilizadas em paredes extremas e outras estruturas, por exemplo, em um fogão. O tamanho das células aqui, como regra, é 5x5 mm ou 1x1 centímetro.
- 220-300 gramas - opções de malha reforçada. Eles são capazes de suportar cargas máximas e condições extremas.
Vale lembrar que quanto maior a densidade da malha, maior seu custo.
Montagem
As nuances de instalação dependerão dos seguintes fatores: o material da parede e seu estado, o tipo de malha, bem como a espessura da camada de gesso. Como a fibra de vidro e o metal são as opções mais populares hoje em dia, vale a pena considerar a fixação com esses exemplos.
A tecnologia de fixação de uma tela de metal e posterior reboco da superfície é muito simples. Primeiro você precisa consertar os cortes de metal na parede áspera. Esta etapa é necessária, pois o metal tem um peso morto bastante grande, e com o gesso aplicado aumentará ainda mais, o que acarretará no colapso da estrutura. Também vale lembrar que para instalar a tela na fachada externa é necessário adquirir uma versão galvanizada que não tenha medo das condições extremas de existência.
Além da rede em si, a instalação exigirá buchas e uma fita de montagem especial. É necessário iniciar a fixação da tela com medidas, isso ajudará a cortar os segmentos necessários e cobrir toda a superfície a ser tratada.
A próxima etapa é fazer furos para os pinos. A distância entre os orifícios deve ser de cerca de 40-50 centímetros.
Além disso, vale a pena manter uma disposição quadriculada na colocação.
A instalação começa no canto superior próximo ao teto, esta é a opção mais conveniente e correta. Ao aparafusar os parafusos na parede e assim fixar o material, é necessário usar anilhas especiais ou fita de montagem, cujas peças devem ser colocadas sob a cabeça do parafuso. Além dos parafusos autorroscantes, é possível utilizar pregos de cavilha, que são simplesmente cravados na parede, o que acelera significativamente o processo. A malha pode ser fixada a uma superfície de madeira com um grampeador de móveis comum.
Se uma camada da malha metálica não for suficiente, o volume pode ser aumentado, neste caso a sobreposição entre as camadas deve ser de cerca de 10 centímetros. Depois que toda a superfície a ser tratada estiver coberta, pode-se proceder ao estuque.
A malha de fibra de vidro pode ser esticada de várias maneiras. É um material muito cómodo para a decoração de interiores e pode ser utilizado por um artesão com qualquer experiência. Além disso, a fibra de vidro tem baixo custo e é muito fácil de instalar.
Ao apertar, os cantos superiores também servirão de referência, é melhor começar a apertar a partir daí. A primeira etapa, como na versão anterior, é a medição da superfície que requer revestimento. Em seguida, você precisa cortar a malha nos segmentos necessários, se necessário, a junta também deve deixar uma sobreposição de 10-15 centímetros.
Quando as seções necessárias forem recortadas, basta fixar a malha em vários lugares aos parafusos e este será o primeiro método, após o qual a camada necessária de gesso é aplicada sobre ela.
Para um alinhamento completo, você pode contar com balizas de gesso.
Além disso, é possível montar no próprio gesso. Para fazer isso, é necessário aplicar uma fina camada de gesso em várias zonas, em seguida, prender uma tela e, por assim dizer, pressioná-la na mistura. Depois de algum tempo, quando a estrutura já estiver um pouco definida, pode-se aplicar a camada de nivelamento superior. Como resultado deste procedimento, a tela será fixada com segurança e não cairá mais, e o revestimento não rachará e ficará mais forte.
Dicas e sugestões úteis
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a escolher e corrigir a malha de gesso:
- Antes de fixar o material à superfície, é necessário retirar toda a poeira e sujeira, e também aplicar o primer na parede. Isso proporcionará melhor adesão durante a aplicação subsequente do material.
- Além disso, os especialistas aconselham desengordurar o próprio material, isso pode ser feito com soluções de acetona ou álcool. Isso também proporcionará melhor adesão das misturas no futuro.
- Uma atenção especial deve ser dada à área dos cantos das aberturas.Aqui a armadura deve ser reforçada, portanto, via de regra, uma malha adicional de 30 centímetros de largura é fixada.
- Existem também requisitos especiais de SNiP para gesso. Na maior parte, eles se relacionam com a espessura da camada aplicada. Assim, por exemplo, para gesso gesso "Rotband" este valor varia de 5 a 50 mm, mas para gesso de cimento este valor é de 10 a 35 mm. Mas, especificamente, o SNiP não impõe requisitos especiais para a instalação da rede.
- Embora o SNiP não imponha requisitos especiais nas grades, eles têm seus próprios GOSTs. Os mais populares são as opções de tecido com células quadradas GOST 3826-82, bem como o metal GOST 5336-80. Portanto, no momento da compra, é necessário solicitar ao vendedor todos os documentos disponíveis, somente neste caso você poderá obter um produto realmente de alta qualidade que atenderá integralmente aos requisitos indicados.
- Ao escolher, o componente visual também é importante. As células devem ser uniformes e iguais, também não deve haver queixas sobre a qualidade da tecelagem. Ao escolher uma tela de metal galvanizado, é importante certificar-se de que o revestimento seja uniforme e livre de pontos calvos ou fendas. Se for feita a escolha do tecido, é necessário realizar um teste simples de amarrotamento - se o revestimento for de boa qualidade, ele não deforma, e após amassado tomará sua forma original.
- Quanto mais espessa a camada, mais espessa e forte a malha deve ser selecionada. É sempre bom lembrar que as redes tecidas são adequadas para coberturas de até 3 centímetros de espessura, e as de metal têm eficácia de 3 a 5 centímetros. Se a espessura da camada de cobertura for maior, então é melhor usar materiais em folha para nivelar a parede - isso economizará energia e reduzirá os custos financeiros com misturas secas.
- Para trabalho externo, você precisa usar um modelo reforçado mais durável. É melhor se a base for um metal com densidade de pelo menos 145 gramas por metro quadrado. metros, e o mais importante - a malha selecionada deve ter um revestimento galvanizado que protegerá a superfície das mudanças de temperatura e umidade.
- Se for escolhida uma mistura à base de concreto para o reboco da superfície, então em nenhum caso deve ser usado um reforço de plástico, pois depois de algum tempo o cimento irá corroê-lo.
- Ao calcular o número necessário de buchas, você pode usar uma regra simples. Por 1 sq. metros, geralmente 16-20 peças são usadas.
Para informações sobre como instalar uma tela de gesso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.