Como criar argila chamotte?
As argamassas do tipo de fixação na indústria da construção são utilizadas de forma diferente, uma das mais populares é o concreto. Porém, o escopo de sua aplicação é pequeno devido à percepção de fatores externos: umidade elevada, quedas de temperatura. A argila chamotte é muito mais versátil. Entre suas principais vantagens estão a resistência ao fogo e o respeito ao meio ambiente, portanto, o escopo de aplicação é muito mais amplo do que o de outras soluções de colagem. Com a ajuda da chamotte, você pode criar materiais resistentes a altas temperaturas, gessos, inclusive decorativos, e misturas para modelagem.
Como diluir argila para colocar um fogão?
É possível diluir adequadamente a argila da argila, observando as proporções da areia da argila e outros componentes. É impossível usar apenas areia, pois a plasticidade da composição será muito baixa. Misturar areia para alvenaria e massa é necessária com a adição argila, caulim... As proporções de areia e argila devem ser mantidas 2 para 1, areia e caulim - 4 para 1.
Ambas as composições têm o direito de existir e trabalhar com elas não é particularmente diferente. Não se esqueça que não pode usar areia comum neste caso, uma vez que aumenta de tamanho com o aquecimento e destrói gradualmente a alvenaria. Outro componente que é combinado com o chamotte é cimento Portland... Isso é aceitável se a refratariedade máxima da futura alvenaria não for necessária.
Passos de cozimento
Primeiro você precisa preparar a solução, sem esquecer que depois de 2 dias ela ficará sólida e inadequada para o uso. Conseqüentemente, você precisa preparar tanta mistura quanto planeja usar hoje ou amanhã. A areia de caulim pode ser comprada em sacos (assim como a areia de chamote). O consumo de 100 tijolos é de cerca de 66-67 kg de areia de argila.
O processo inclui as seguintes etapas:
- chamotte e caulim nas proporções indicadas são combinados em um recipiente;
- a água é gradualmente introduzida na mistura com agitação constante;
- a proporção de água e areia de ambos os tipos é aproximada, é determinada quando administrada em porções;
- após a criação da solução, é deixado por três dias para absorver a umidade e atingir a consistência necessária;
- a seguir, a densidade e a qualidade da mistura são verificadas e ajustadas na direção certa - adiciona-se água ou areia;
- depois que a superfície é processada usando uma malha de construção e uma espátula;
- a composição é aplicada não muito densa e em uma grande camada, caso contrário a remoção de calor será lenta, os tijolos irão aquecer ainda mais, a queda de temperatura levará a rachaduras, a camada ideal é de 2-3 cm.
Possíveis problemas
A composição de argila refratária para alvenaria praticamente não tem críticas negativas dos construtores, é difícil imaginar uma solução mais confiável para fogões. Este material é muito durável, dura muito tempo, enquanto a confiabilidade não é reduzida. É ecologicamente correto, seguro e não se deteriora com as influências externas de temperatura e umidade. Ao mesmo tempo, a adesão está no mais alto nível.
No entanto, todas essas vantagens não excluem a presença de algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração:
- o custo da composição do argila refratário é bastante elevado, a produção deste material está associada a dificuldades técnicas;
- o pó da composição é muito fino e pode prejudicar o aparelho respiratório se não for utilizado equipamento de proteção;
- a solução não pode ser armazenada por muito tempo, você precisa calcular cuidadosamente quanto da composição você precisa em um determinado dia;
- pode ser difícil conseguir a consistência necessária até mesmo para um profissional: após três dias de inchaço, a composição pode ficar completamente diferente do que é necessário, isso é afetado pelo nível de umidade, temperatura;
- para conseguir a consistência ideal de creme de leite engrossado e sem grumos, é preciso demorar, introduzir água em pequenas porções, controlar a quantidade de componentes e a composição resultante, para que não vá desperdiçar e seja realmente de alta qualidade.
Como misturar argamassa de gesso?
A argamassa refratária para alvenaria não é a única coisa que pode ser feita com as próprias mãos em casa com areia de argila. Pode ser usado para preparar gesso decorativo ou de tipo intermediário. Esta composição é indispensável para a reparação de quaisquer instalações, desde que devidamente preparada. O gesso refratário aumentará o grau de confiabilidade da alvenaria da estufa se for trabalhado na superfície da estufa.
Esta solução é perfeita para todos os trabalhos de reparação cuja finalidade seja uma parede totalmente plana.
Os componentes para a preparação de uma solução de gesso são os seguintes:
- areia tipo argila refratária;
- areia de pedreira;
- Cimento Portland;
- sal.
A composição proporcional ideal: para 1 parte de cimento Portland, são obtidas 2 partes de areia chamotte e 7 partes de areia de pedreira. Além disso, a qualidade da solução é aumentada com a adição de sal - para 4 litros de massa, 50 gramas de sal serão necessários.
Vamos listar as principais recomendações de uso.
- É muito importante não ter pressa, adicionar água aos poucos, para conseguir uma composição realmente ótima e não refazê-la. A mistura correta não deve ser muito leve e se parecer com massa de panqueca. Este erro é corrigido pela introdução de uma quantidade adicional de mistura proporcional sem água.
- A consistência ideal do gesso de argila refratária assemelha-se ao creme azedo espesso (mas não excessivamente!). Na verdade, é semelhante a uma mistura de alvenaria, mas mais maleável, mais fácil de trabalhar, plástico.
- Para trabalhar com gesso, são necessárias espátulas que não tenham o mesmo comprimento e tamanho. Além disso, prepare uma serpyanka, ou seja, uma fita de malha, que tornará as costuras mais fortes e ajudará a aumentar a aderência da composição e da superfície.
- Em nenhum caso, não aplique a composição em uma camada espessa e firme, caso contrário, isso afetará a taxa de dissipação de calor e pode atrapalhar a qualidade do trabalho.
Como cozinhar para esculpir?
O gesso do tipo Fireclay é perfeito para a criação de itens de interior. O design moderno permite utilizá-los como detalhes de uma composição artística. O gesso Fireclay é perfeito para o nivelamento de irregularidades e para o estilo próprio de qualquer superfície. A argila chamotte é usada para criar:
- potes;
- esculturas;
- pratos;
- caixilhos para o interior;
- outros artigos decorativos.
Para tornar a argila adequada para esculpir à mão, o seguinte é adicionado a ela:
- agua;
- plastificantes;
- reagentes de retenção de umidade.
Nesse caso, é realista criar qualquer um dos itens acima que sejam acionados em altas temperaturas. Como é a alta temperatura que afeta a cor e a resistência do produto, é importante usar uma composição que não tenha medo do fogo. Em lojas especiais, você pode comprar massas do tipo chamotte que são introduzidas na argila. Este aditivo proporcionará à massa resistência ao calor e alta plasticidade. A composição é perfeita para criar objetos de grandes formatos, é bastante confortável trabalhar com ela.
Chamotte para modelagem pode ser apresentado em diferentes variações de frações. A cerâmica é excelente obtida de chamotte pequeno, mas grandes não são categoricamente adequadas para isso. Um grande tipo de miolo é adequado para a formação de produtos massivos, decoração de rua.
A receita para fazer massa para modelagem é a seguinte:
- a argila é peneirada, remove quaisquer inclusões estranhas, é embebida e seca;
- a argila seca é esmagada sob uma lona e peneirada;
- você pode passar o barro por um grande moedor de carne, mas neste caso não há peneiramento, apenas moagem;
- o barro deve ser defendido na água, retirando tudo o que for desnecessário da superfície;
- assim, o barro é embebido várias vezes, retirado de um recipiente e colocado em outro;
- depois, outra secagem;
- a areia de argila refratária é adicionada por último, é introduzida em quantidades que dependem da finalidade de uso;
- para a fabricação de itens decorativos de cerâmica, a proporção de chamotte e argila deve ser de 50 a 50, essa massa é chamada de chamotte, a quantidade mínima de chamotte é de 1 a 5.
Por quanto tempo a chamotte seca?
No fogão, segundo os especialistas, pode haver uma grande quantidade de líquido, ele está contido nos compostos de ligação. Quase todas as costuras de qualquer projeto são seladas com uma solução na qual haja água. Portanto, é tão importante que a composição da chamota esteja completamente seca e se torne um sistema térmico de alta confiabilidade. Para isso, não basta esperar - é preciso aquecer o fogão aos poucos, não até o aquecimento, usando uma pequena quantidade de combustível. Isso permitirá que a água evapore gradualmente.
É muito importante não esquecer a temperatura exterior. Se estiver abaixo de -10 graus, a umidade irá evaporar por mais tempo.
A temperatura externa deve estar entre 18 e 20 graus. O fogão é aquecido pelo menos 2 vezes ao dia, de preferência com lenha, mas não mais do que 4 lenha por fornalha. Este modo deve ser mantido de 1 a 1,5 semanas no verão, o tempo varia em função da espessura da alvenaria e das dimensões do recuperador. No inverno, o tempo de secagem aumenta para 14-20 dias.
Para mais informações sobre como preparar uma solução de argila chamotte, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.