Argamassa de gesso: composição e preparação
O gesso é um acabamento áspero de paredes e tetos, bem como da fachada de um edifício. Após sua aplicação, todos os outros trabalhos são iniciados. Você pode fazer isso sozinho ou convidar especialistas para isso.
Esta etapa do reparo é importante na medida em que o gesso protege as superfícies. Especialmente, não hesite em terminar a fachada, pois é mais vulnerável a influências externas.
Apesar da laboriosidade do trabalho e do longo tempo de secagem do revestimento, o reboco é um método clássico de decoração de interiores.
Peculiaridades
Com a ajuda do gesso, você pode incorporar uma variedade de soluções de design, fazer superfícies a partir de imitações de várias texturas e materiais. É adequado para todos os tipos de superfícies - de tijolo a madeira.
Para o trabalho de interiores, o gesso é subdividido em:
- estrutural - difere em heterogeneidade e dá relevo;
- texturizado - difere na granularidade dos materiais, dá uma textura diferente, por exemplo, sob uma pedra, madeira ou areia;
- decorativo - dá o efeito de pintura, enobrece a aparência da superfície;
- pedra - cria um desenho original;
- gesso artificial de látex - resistente a danos mecânicos.
O gesso externo também pode criar uma aparência atraente de um edifício, mas ainda assim sua função principal é fortalecer as paredes e protegê-las da destruição. Na maioria das vezes, é aplicado em várias camadas.
As características deste tipo de acabamento incluem também o aumento do isolamento térmico e acústico, suavização e eliminação de defeitos superficiais, resistência à água e ao fogo da superfície.
Na maioria das vezes, as argamassas de cimento e gesso são usadas para o reboco. Eles são caracterizados por um custo relativamente baixo e secagem rápida.
Para facilitar o trabalho, você pode usar estações especiais de reboco, já que o reboco é um processo bastante complexo e exige esforço. Isso economiza não apenas tempo, mas também materiais. A estação de gesso permite processar uma grande área de uma só vez, o que não requer processamento posterior.
Requisitos primários
Devido ao fato de que o gesso é a base para o trabalho subsequente, muitos requisitos são impostos a ele. A qualidade da argamassa é determinada pela sua resistência, plasticidade, boa aderência e ótima consistência.
É necessário estar atento à composição e proporções dos materiais. O âmbito de aplicação das soluções de gesso e a sua função depende disso. Além disso, os indicadores mais importantes são a resistência à água e ao fogo.
A resistência e durabilidade do revestimento são influenciadas não apenas pela composição da solução, mas também pela qualidade da preparação da superfície. Em superfícies de concreto, saliências e orifícios são selados e limpos com escovas especiais. Se necessário, coloque uma tela de metal e, antes de aplicar o gesso, a superfície é levemente umedecida com água.
As paredes de tijolos também precisam ser limpas e niveladas. Antes de terminar as superfícies metálicas, certifique-se de que não haja ferrugem. Recomenda-se o acabamento de superfícies de madeira com telhas ou escudos especiais. As telhas são tábuas de madeira finas feitas em forma de grade.
Tipos de misturas
Existem tipos básicos de soluções e soluções combinadas.
Os principais são:
- cimento (o mais durável);
- argila (reutilizável);
- calcário (aumenta a plasticidade e adesão);
- gesso (secagem rápida).
Quase sempre, para a preparação das soluções, adiciona-se ao material principal areia de rio, o que tem um efeito positivo na resistência da composição acabada e não necessita de limpeza.
As argamassas combinadas são compostas por diversos materiais básicos e, assim, melhoram as propriedades do gesso.
O gesso de cimento é muito pesado e um pouco difícil de trabalhar. Apesar desta desvantagem, a mistura de cimento proporciona uma longa vida útil, resistência e resistência à água. O gesso de cimento é constituído por materiais naturais, por isso é considerado seguro e amigo do ambiente.
A secagem prolongada do material é uma vantagem e uma desvantagem. No primeiro caso, é possível preparar imediatamente uma grande quantidade de solução e, no segundo, é necessário esperar muito tempo para que o gesso seque completamente (cerca de 10-14 dias) para os trabalhos posteriores.
É importante monitorar a quantidade de areia adicionada à solução., pois pode reduzir a aderência da mistura.
O gesso cimento-cal é renomeado caso seja necessário obter uma composição mais durável. Porém, o principal neste caso é não exagerar, pois uma grande quantidade de cal dará o efeito contrário - o gesso pode rachar. A proporção ideal da mistura de cal para cimento é de 1: 3.
A argamassa de cimento-cal é utilizada para a decoração de interiores de edifícios e para a decoração de fachadas.
O reboco à base de cal é utilizado para o acabamento de divisões com humidade média (não adequado a casas de banho) com paredes de pedra, madeira e outros materiais.
É importante levar em consideração o momento em que o gesso endurece muito rapidamente. (cerca de 10-15 minutos), por isso a solução é preparada em pequenas porções. Não é necessário diluir a solução no gesso endurecido - pelo contrário, isso levará a uma perda de força e adesão. Também é aconselhável dividir as superfícies em pequenas seções e rebocá-las uma a uma.
O gesso de argila é o material de acabamento mais antigo. Trabalhar com ele pode demorar muito, pois a argila deve ser preparada primeiro. Este tipo de gesso é utilizado em ambientes com baixíssima umidade. Cal (para maior plasticidade), cimento (para aumentar a resistência) ou gesso (para secagem rápida) são frequentemente adicionados à mistura de argila.
A principal característica distintiva do gesso de argila de outros tipos é a capacidade de se diluir em água quando totalmente endurecido. Assim, se muita argamassa foi preparada e ela congelou, então a água pode ser adicionada novamente e usada para o acabamento da superfície. Ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho não será afetada.
O gesso, com vantagens como leveza, facilidade de aplicação e alta resistência, tem uma desvantagem - a falta de resistência à água. Por um curto período de cura, você pode alterar a receita da solução de gesso adicionando azulejos ou cola PVA a ela.
O gesso decorativo (terrazite) é usado principalmente para a decoração de fachadas, às vezes para corredores. A composição possível de tal gesso é muito extensa, mas cimento e pigmentos de cor são quase sempre usados. Para obter diversas imitações, são necessários aditivos especiais e o uso das ferramentas necessárias para o acabamento.
O gesso de terrazzita se distingue pelo nível de granularidade, que depende da fração de enchimento:
- granulação fina - fração de até 2 mm;
- granulação média - 2-4 mm;
- grosso - 4-6 mm.
Qualquer gesso contém enchimento, água e aglutinante.
As proporções desses elementos na composição da solução também dependem do tipo de trabalho:
- salpicos;
- camada de primer;
- camada de acabamento.
A menor quantidade de aglutinante é usada para pulverizar e mais para a camada de acabamento.Esta é a razão da alta resistência do material de acabamento.
O reboco pode ser executado nas três camadas, bem como em apenas uma. Para cada método, proporções individuais são selecionadas. As formulações de argila sempre contêm menos deste material.
Se você deseja melhorar certas propriedades do gesso, pode adquirir aditivos especiais. Por exemplo, os plastificantes aumentam a plasticidade da mistura e fornecem um revestimento uniforme, evitando a delaminação. Eles também são capazes de reduzir a quantidade de água necessária.
Na estação fria, os aditivos com propriedades anti-gelo ajudam a realizar o trabalho de acabamento, de forma que não permitem que a solução congele. A areia de quartzo aumenta a resistência aos ácidos, a mica protege da radiação ultravioleta. Aparas de metal raramente são usadas devido às suas propriedades corrosivas, mas aumentam a resistência do revestimento.
Se for necessário aumentar a adesão ou encurtar o tempo de cura, então o aditivo adequado pode ser encontrado sem problemas.
Também existe uma vasta gama de aditivos decorativos:
- lascas de mármore são usadas para criar um estilo veneziano;
- flocos (peças coloridas de acrílico) dão o efeito de um revestimento de camurça;
- aditivos de cera e resina são usados para imitar pedra e seda.
A regra principal na utilização de aditivos é a sua quantidade, que na solução não deve ultrapassar 10% do volume principal. Alguns aditivos podem ser adicionados à solução usando uma seringa.
A diferença entre o gesso e a massa comum é que a massa é um acabamento de acabamento e esconde os defeitos feitos durante o reboco.
Como cozinhar?
Para preparar uma solução de gesso, você deve usar as seguintes ferramentas:
- recipiente para materiais;
- misturador de concreto (pode ser substituído por um misturador ou pá);
- adstringente, agregado e água;
- distribuidor.
Para preparar o gesso de cimento, primeiro você precisa peneirar a areia e limpá-la de detritos e caroços. Em seguida, misture cimento seco e areia completamente. Para fazer isso, use um misturador de concreto ou misturador. Assim que os elementos se tornarem uma massa homogênea, você pode adicionar água aos poucos, continuando a mexer suavemente. A composição finalizada deve adquirir o estado de creme de leite espesso.
Em termos de teor de gordura, a mistura se distingue em:
- gorduroso (forte pegajosidade);
- normal;
- magro (sem pegajosidade).
Uma mistura de alta qualidade deve ser distinguida pela uniformidade de composição e teor normal de gordura.
Para preparar uma solução de argila, é necessário embeber a alumina em água por várias horas e, a seguir, amassar para que não haja grumos. Em seguida, adicione serragem à argila. No final, a alumina deve ser espessa o suficiente. Para obter este resultado, é necessário mexer constantemente a mistura e adicionar um pouco de água.
Para se livrar completamente de grumos e detritos, você pode limpar a solução com uma peneira. Após essas etapas, a areia peneirada é adicionada. Mas tal mistura não terá resistência suficiente, portanto, cimento, cal ou gesso são adicionados a ela.
Para preparar o gesso à base de cal, somente a substância apagada deve ser usada. Primeiro, esse material é misturado com água e, em seguida, a areia é adicionada gradualmente.
A secura do gesso pode ser determinada pela mudança de cor de acinzentado para branco. A mistura pronta no recipiente pode ser armazenada por cerca de três dias, mas não é recomendável atrasar a aplicação, pois com o tempo a solução começa a perder sua plasticidade.
Se a cal for cal virgem, deve-se eliminar a calda. Para isso, a cal seca é diluída em água fria. É importante usar um recipiente grande, pois a têmpera é uma reação violenta. Óculos e roupas de segurança podem ser necessários. A cal neste estado deve durar cerca de duas semanas.
Para criar uma argamassa de cal-gesso, é necessário adicionar gesso à água e misturar até ficar homogêneo. Em seguida, é adicionado cal. É aconselhável realizar todas as etapas do preparo rapidamente, pois o gesso seca rapidamente.
O gesso de cimento-cal pode ser preparado com suas próprias mãos de duas maneiras:
- Na forma seca, mistura-se cimento e areia, depois pode-se diluir com leite de cal, purificado por peneira. Todos os elementos estão completamente misturados.
- Primeiro, cal, areia e água são misturados, e só então o cimento é adicionado. Além disso, a massa resultante é misturada.
O gesso decorativo pode ser feito de qualquer material de ligação, mas com a adição obrigatória de aditivos decorativos e pigmentos de cor.
As receitas de preparação das soluções não são muito diferentes, mas são levadas em consideração as características dos materiais utilizados.
Para preparar a solução sozinho, você deve executar as seguintes etapas:
- todos os materiais de gesso seco devem primeiro ser peneirados e completamente limpos;
- para ter certeza da homogeneidade da composição resultante, é aconselhável coar;
- as proporções dos materiais na composição são reguladas pelo tipo de trabalho (pulverização, aplicação de primer ou acabamento).
Atualmente, você pode comprar misturas secas prontas que só precisam ser diluídas em água. São bons porque têm uma composição profissional e especializada, contêm vários aditivos para aumentar a resistência e a ductilidade.
Possíveis erros
A qualidade do gesso final depende do correto preparo da composição e do cumprimento das proporções dos materiais. Erros podem resultar em rachaduras superficiais, descamação e inchaço.
Má mistura da solução leva a rachaduras devido à alta concentração de um aglutinante ou agregado em uma área. Rachaduras também aparecem devido à exposição a temperaturas muito baixas ou altas, correntes de ar. Portanto, após a aplicação do gesso, é melhor fechar todas as janelas e portas.
Uma nova camada só pode ser aplicada depois que a anterior estiver completamente seca.
Existe um equívoco de que se você adicionar mais cimento, a resistência da argamassa aumentará. mas isso não é verdade. É claro que a solução ficará mais densa, mas quando ela secar, rachaduras se formarão rapidamente na superfície.
Certifique-se de que a superfície está completamente seca antes de aplicar o gesso. Caso contrário, o revestimento não irá aderir bem e irá descascar rapidamente. Mas mesmo a superfície seca demais não agüentará o revestimento. Também não é recomendado fazer camadas muito finas ou grossas.
Para uma melhor fixação da mistura de gesso, vale a pena verificar se a superfície é suficientemente rugosa. Se você aplicar camadas de espessuras diferentes, após a secagem será notado pela cor irregular da superfície devido à diferente duração do tempo de secagem.
A resistência é influenciada pela quantidade de ligante e pela ausência de contaminação nos materiais. Não use gesso para superfícies de concreto, pois isso pode levar à destruição da superfície. Além disso, não é recomendado aplicar uma mistura de cal no gesso.
Adendo
Embora não seja recomendado influenciar o tempo de auto-secagem do gesso, se você garantir uma boa troca de ar no ambiente, a probabilidade de defeitos é reduzida.
É melhor umedecer a superfície antes de rebocar o tijolo.como este material tem boa absorção de umidade. Antes de terminar o trabalho, é necessário remover completamente qualquer contaminação da superfície para que a solução adira melhor. Não se esqueça de preparar o reboco da fachada - se houver vigas de concreto armado, elas são recobertas com argila queimada no forno.
Para a decoração exterior, não é aconselhável o uso de gesso gesso, uma vez que se deforma sob o efeito da chuva ou da neve. Para obter uma superfície perfeitamente uniforme, beacons podem ser instalados na superfície.Para fazer isso, primeiro você precisa verificar a verticalidade da parede e, em seguida, inserir os tarugos nos lugares certos e esticar a linha de pesca ao longo deles. Para evitar uma quebra, é necessário puxar a linha entre as balizas extremas.
Para corrigir cantos irregulares, uma camada adicional de gesso é aplicada. Se a irregularidade for muito grande, primeiro derrube completamente a camada de gesso e reaplique-a.
O melhor é realizar o reboco na primavera ou no outono, quando não há sol quente ou geadas fortes. As superfícies podem ser protegidas do sol com uma cobertura especial de proteção.
Uma camada espessa de argamassa pode rachar, mas se necessário, estique uma tela metálica de reforço antes de aplicá-la. É aconselhável realizar todos os trabalhos de instalação antes do reboco, para não danificar o revestimento ou os tubos (fios). Os elementos de comunicação são colocados em reentrâncias especiais na parede e cobertos com gesso. Não deixe os tubos de aquecimento próximos ao gesso, pois quando aquecidos eles se expandem e o revestimento se desfaz, podendo surgir manchas de ferrugem devido à capacidade do gesso em absorver umidade.
As superfícies devem estar totalmente livres de poeira, caso contrário o gesso não irá aderir adequadamente às mesmas.
Como misturar a solução no gesso, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.