Regra para gesso: escolha de ferramenta para acabamento
A regra é uma tira plana ideal, com a qual a superfície é nivelada ao decorar paredes com gesso. Além disso, a ferramenta é necessária para controlar a uniformidade (qualidade) do trabalho executado.
Variedades
A regra para o acabamento com gesso é uma régua lisa de madeira de até 2 m de comprimento, cuja principal desvantagem é a tendência à deformação sob os efeitos negativos da umidade. Este problema pode ser eliminado usando, por exemplo, uma impregnação especial para óleo de secagem de madeira.
A regra do tipo moderno já é um perfil de 3 metros com largura de até 12 cm, feito de alumínio. Esta regra de metal leve não sofrerá deformação, portanto, tal ferramenta é muito durável.
Por exemplo, a régua em forma de h pode ser equipada com um nível hidráulico embutido, o que simplifica muito o fluxo de trabalho do tipo faça você mesmo. Essa ferramenta também pode ser usada para outros trabalhos em que haja necessidade de aplicar um nível longo.
Para verificar a regularidade da parede, é aplicada uma regra a ela, de acordo com o vão formado entre elas, o plano é examinado e a presença de curvatura é avaliada. Um tamanho de 1,5 cm é considerado uma tolerância.
Este tipo de verificação deve ser realizado em todo o plano. O nível do edifício também é usado para verificar a inclinação correta das paredes.
Regra de alisamento de gesso
O gesso é ajustado cortando os resíduos em excesso com a régua. Ao mesmo tempo, a regra deve deslizar ao longo de trilhos especialmente fixos, cujo nome é beacons. Essas balizas são definidas antecipadamente por nível. Essas ripas devem estar em um plano perfeitamente plano. A existência de faróis e a sua competente instalação permitirão um perfeito reboco. O método mais popular de acabamento de superfície geralmente é o gesso.
Faróis
Essas ripas de orientação não são fixadas com muita força nos cantos e ao lado das encostas das portas e janelas. O vão entre eles vai depender do tamanho da largura da parede, a distância não deve ser menor que o comprimento da própria régua de ajuste da camada de gesso.
Esses faróis diferem em design e material de fabricação:
- Faróis de madeira. A madeira tem uma desvantagem significativa - a inconstância das formas geométricas. A madeira deforma-se muito rapidamente, portanto, raramente é usada para trabalhos "úmidos".
- Faróis de metal. Um perfil de estanho comum atua como um farol de aço. Essa ferramenta não inchará quando exposta à água. No entanto, ele também tem desvantagens - um perfil fino e facilmente dobrável a um custo mais caro do que as ripas de madeira comuns.
O alinhamento da camada de gesso com a regra das balizas auxiliares aproximadas geralmente é feito por meio de um perfil. Existem diferentes tipos de pontos de referência:
- Tijolo ou azulejos de cerâmica... Pequenos pedaços de tijolo, pedra, lascas de ladrilho cerâmico podem ser um ponto de referência. Eles são fixados na parede em determinados planos. Claro, esta não é uma solução muito conveniente, mas você ainda pode usar ladrilhos ou tijolos quando a instalação de lâminas sólidas for impossível.
- Mistura de construção. Fragmentos da solução são instalados em toda a área de trabalho, a fixação é realizada a uma distância conveniente para o trabalho. Este complicado fluxo de trabalho pode afetar a qualidade do gesso. Conseqüentemente, ele pode ser usado apenas em ambientes que não diferem em requisitos elevados - uma garagem ou um anexo.
Às vezes, pregos com uma corda esticada também são usados. Esta opção não é uma decisão profissional. O reboco com régua com guias é considerado o mais simples.
Reparando balizas
A sala inteira deve ser inspecionada antes de fixar o marco. É necessário identificar se as paredes estão deformadas, se há inclinação, quão acurados são os cantos da sala. O reboco nos cantos da sala é considerado a etapa mais importante. A distorção geométrica é muito perceptível nos cantos; todos os cantos da sala devem permanecer perfeitamente retos. Primeiro, as paredes precisam ser examinadas com um fio de prumo, para que você possa encontrar um ponto que se torne um marco futuro.
Em seguida, é necessário aparafusar os parafusos nas paredes, graças ao qual será possível instalar as balizas da forma mais uniforme possível. Aperte os parafusos primeiro nos cantos superiores. Usando um nível vertical ou um fio de prumo, faça o mesmo para os cantos inferiores da sala.
Os faróis são orientados para as cabeças dos parafusos já instalados no nível dos parafusos:
- O perfil de metal é aplicado aos próprios parafusos.
- As balizas de orientação de madeira são colocadas próximas de modo que seu plano corresponda totalmente à área da cabeça do parafuso.
O Reiki deve ser corrigido com uma solução, isso deve ser feito ao longo de toda a linha do nível estabelecido com uma espécie de "erros graves". Para tal, é melhor usar uma talocha dentada. Os trilhos perfilados de metal em estanho são muito flexíveis, portanto, ao realizar essa operação pela primeira vez, é melhor apoiar o trilho em 6 parafusos. Parafusos adicionais para estabilidade podem ser aparafusados a uma distância de 50 cm.
Após o endurecimento da argamassa, o vazio existente deve ser preenchido sob as guias. Para obter uma fixação rígida, é necessário "revestir" as guias nas laterais. Depois de colocar os dois marcos próximos aos cantos, você pode começar a proteger as ripas adicionais. A necessidade disso pode surgir apenas devido às peculiaridades do comprimento da parede.
2 parafusos são aparafusados na superfície da parede entre o canto e o trilho para fixar a corda. Nesse caso, a corda deve ser pressionada firmemente contra o trilho. Após a operação realizada, pode-se proceder à instalação das guias em qualquer quantidade sem a utilização de um trabalho nivelado e meticuloso. Para fixar, você pode usar uma mistura em vez de uma solução, que será necessária para rebocar uma sala. Você pode aplicar uma mistura contendo gesso, isso irá acelerar o processo de trabalho, já que o gesso é um material de endurecimento rápido.
Nesse caso, a linha pode ser puxada acima do nível do rack. Esta opção é oportuna ao usar balizas rígidas, elas não dobram no momento da indentação. Assim, é preferível aplicar a regra de gesso, que é aplicada no farol e é prensada com pressão em todo o seu comprimento. Neste caso, você deve puxar a corda a uma certa distância das ripas de madeira, tal folga deve ser igual à largura da própria régua.
Fixação a laser
O uso de um laser de construção ajudará a facilitar significativamente o fluxo de trabalho: para começar, eles colocam um risco na regra (desenhar uma linha com um lápis comum é considerado suficiente, ela vai perfeitamente "grudar" no alumínio). O laser deve ser instalado de forma que se afaste do ponto de referência na distância da largura do fragmento previamente delineado.
Assim, ao pressionar na guia, você precisa tentar alinhar a linha traçada no fragmento e o plano do laser de construção. Resolvendo o problema desta forma, você não precisa puxar cordas extras e aparafusar os parafusos.
Reboco
De acordo com a regra, o reboco consistirá em várias camadas - spray, solo e cobertura. Spray - aplicação da primeira camada com solução com consistência semelhante a creme azedo para melhor aderência ao plano da parede.
Quando a primeira camada está quase completamente seca, a camada de primer principal é aplicada. É necessário lançar a solução sobre a superfície com espátula ou espátula. Ao mesmo tempo, é preciso jogar a solução para obter uma camada com excesso. É melhor jogar a argamassa em vãos - em fragmentos nas paredes entre os marcos. Como regra, você precisa começar a rebocar as paredes entre os faróis a partir do chão, começando pela parte inferior.
Depois que o vão é completamente coberto, o alinhamento começa. Para isso, a régua é aplicada horizontalmente à parede, para dar destaque às arestas existem balizas que limitam a área de trabalho. Nesse caso, o esforço é direcionado de baixo para cima.
Se houver entalhes ou amassados na superfície rebocada após o alisamento, é necessário jogar um pouco mais de argamassa para repetir a régua. Depois disso, uma superfície lisa perfeita é obtida.
É necessário levar em consideração os recursos existentes ao trabalhar com essa ferramenta auxiliar:
- A ponta da régua para aparar o excesso remove o gesso remanescente, limpando a superfície. A ferramenta não deve ser pressionada com o lado largo, para não entortar a lâmina, a estrutura deformada pode tornar a superfície das paredes irregular. O plano resultante se parecerá com painéis verticais muito perceptíveis que serão visíveis sob a camada do papel de parede.
- Ao eliminar o excedente, você pode trabalhar como uma regra seca. Ao final de todo o processo, será mais correto molhar a ferramenta para obter a maior lisura.
- A régua de alumínio é muito flexível, por isso é tão fácil de deformar ou dobrar. Ao trabalhar com tal régua de alumínio, não é necessário permitir que a solução solidifique na própria superfície do instrumento. A regra deve ser liberada periodicamente.
A mistura seca deve ser limpa, para a limpeza são utilizadas ferramentas duras, deixando muitos riscos na superfície do alumínio. E uma superfície arranhada começa a ficar suja muito mais rápido. A última camada - o revestimento é aplicado a uma superfície com primer quase seca.
Removendo beacons
A maioria dos construtores geralmente não remove pontos de referência. Tudo isso em nada afeta a questão da viabilidade técnica. Os trilhos-guia caseiros não são removidos por vários motivos:
- O reboco nos faróis é rápido o suficiente. Em um esforço para terminar mais rápido, os trabalhadores simplesmente ignoram a necessidade de remover os faróis.
- Remover os faróis não é nada difícil, será mais difícil repor os sulcos restantes. Nem todo amante será capaz de nivelar as paredes e não deixar rastros.
Faróis não galvanizados e baratos devem ser removidos. Com o tempo, os faróis selecionados para o trabalho começam a enferrujar no interior das paredes, o que leva ao aparecimento de manchas marrons na superfície.
É necessário retirar as balizas quando a camada de gesso estiver quase completamente seca. Para remover os faróis, você precisa encontrar sua parte superior, retirar o perfil com qualquer ferramenta conveniente, usar um alicate para quebrar o perfil, inclinando-o para baixo. O trabalho deve ser feito em fragmentos separados de 25 cm, é melhor não quebrar todo o perfil como um todo, para não haver mais destruição.
Os faróis de madeira devem ser removidos imediatamente e sem falhas. E aqui está tudo sobre a diferença nos materiais de construção. O gesso com a madeira reage às condições ambientais existentes de maneiras diferentes, respectivamente, e também "respiram" de maneiras diferentes. O farol de madeira é móvel, então com o tempo ele se soltará e uma rachadura aparecerá na área de contato. Tudo isso afetará as características térmicas de toda a estrutura e a estética de sua aparência.
Para informações sobre como instalar beacons e usar a régua de gesso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.