Sutilezas do processo de reboco do teto
Um elemento importante para criar calor e conforto em qualquer casa é o teto. Um lindo lustre está preso a ele, emitindo uma luz suave. Você pode tornar a superfície do teto de um apartamento ou casa requintada, solene e elegante usando várias técnicas de construção e métodos de acabamento.
Peculiaridades
Com possibilidades modernas de escolha de materiais de construção O reparo da superfície do teto pode ser feito de diferentes maneiras:
- pode ser caiado de branco;
- pintar;
- fazer suspenso;
- preparar para colocar ladrilhos;
- cole o papel de parede.
Cada um desses acabamentos, cada um com seus prós e contras, é precedido por processos como primer e gesso.
Primeiro, o trabalho preparatório é realizado
Em uma casa ou apartamento recém-construído com tetos de concreto, o reboco começa com a preparação das fundações. É melhor tornar a superfície do teto mais áspera. Para isso, um entalhe é aplicado em todo o perímetro com ferramentas especiais ou por um método improvisado (usando um machado).
Após a exposição desta forma, os entalhes permanecem na superfície do teto., o que no futuro permitirá que o gesso ganhe espaço. Depois de terminar o trabalho de priming, você pode começar a tratar a superfície com argamassa de cimento. Ele é usado para selar o teto das lajes de piso.
Um fator importante a ser considerado é a umidade interna (não mais do que 30%).
No caso de não observância deste parâmetro, bem como na aplicação do reboco de cimento em regime de temperatura diferente, poderá ocorrer a sua má fixação.
Quando se trata de um apartamento ou casa em que residiram por um longo período de tempo, então, tendo-se iniciado os trabalhos de reboco, é necessário desmontar a superfície antiga (retirar camadas de tinta, papel de parede e outros materiais). Este processo é mais demorado e trabalhoso.
A cal pode ser umedecida com água e removida com uma espátula. A tinta velha à base de água, por exemplo, é removida com uma solução de iodo e água. Um frasco (garrafa) de composição de iodo é usado para 1 balde de água. Se houver fungo no teto, você pode removê-lo umedecendo a base com uma composição de sulfato de cobre e água (5 gramas da mistura são usados para 1 litro de água).
Tetos caiados e cobertos com argamassa de cal são embebidos em água, em seguida, remova as camadas antigas com uma espátula. Após a desmontagem, as superfícies são cuidadosamente lavadas com água e deixadas secar.
Em um edifício com teto de madeira, o trabalho no revestimento de superfícies do teto começa com o enchimento preliminar de malha de metal ou telhas (telhas). Esses materiais auxiliares ajudarão ainda mais a camada de gesso aplicada a aderir firmemente ao teto.
O teto, forrado com placas de gesso, deve ser limpo de sujeira. Um ponto importante é que não há necessidade de instalar beacons.
Um primer é aplicado na superfície seca nas juntas das placas (por onde passam as costuras). Esses pontos são processados com muito cuidado.
Os pontos de interconexão das placas (parafusos auto-roscantes, parafusos aparafusados) são apertados com mais força ou com fita especial. Todas as partes salientes são coladas com ele, então, no processo de massa, as costuras e irregularidades são niveladas.
Após a secagem da camada de primer, o forro é massajado e, portanto, preparado para pintura ou papel de parede.
O reboco de drywall deve ser, se sua superfície for muito resistente à umidade.
Quando as folhas não diferem em tal característica de qualidade, é melhor não realizar o processo de estuque.
Caso seja necessário revestir o tecto de gesso cartonado com papel de parede fino, é possível pré-rebocar. Isso é feito para que as placas de gesso não possam ser vistas através do papel de parede.
Como engessar?
Antes de prosseguir com o processo de reboco da superfície do teto com as próprias mãos, você deve escolher um primer e massa de vidraceiro.
Para diferentes tipos de tetos (concreto, madeira, drywall), serão necessárias misturas e formulações especiais de soluções para processamento.
As soluções para reboco de tetos e paredes são utilizadas da seguinte forma:
- gesso;
- composição areia-cimento;
- Lima;
- solução de gesso de seda;
- uma mistura de migalhas de espuma;
- gesso decorativo;
- mistura de polímeros.
Seleção de mistura
A moderna indústria da construção oferece uma ampla gama de soluções e composições para o acabamento de tetos.
Qual escolher para rebocar da melhor forma, poderá descobrir familiarizando-se com as suas características de qualidade. O gesso de acabamento é aplicado com diferentes soluções dependendo da base do teto.
A composição de gesso pode ser usada para gesso.
Sua característica é a capacidade de tolerar bem os danos mecânicos. O teto após o processamento com esta mistura não irá rachar.
O gesso polimérico acrílico é considerado uma mistura versátil. É usado por qualquer motivo. É resistente à umidade e durável.
O gesso decorativo é dividido em texturizado, gofrado, floco, terrazzita, mistura estrutural.
Todos eles são composições que criam uma aparência tridimensional para as superfícies do teto:
- O gesso estrutural contém fibras de madeira.
- A composição do relevo contém fibras sintéticas e partículas de pó de mármore.
- A argamassa texturizada é composta por vários aditivos e pode ter diferentes composições.
- A mistura de terrazita é feita à base de cimento. Adicionados a ele são chips de mármore, mica e vidro.
- Flocos são flocos de acrílico de diferentes tamanhos e cores. Em combinação uns com os outros, eles representam uma gama extraordinária de cores. Depois de aplicar esse gesso, o verniz é usado como acabamento.
As formulações de cimento incluem adições de areia e cal. Eles não são classificados como particularmente duráveis, porque com o tempo, danos causados por esforços mecânicos são possíveis. Também há rachaduras no teto.
Entre as novas misturas frequentemente utilizadas nos últimos anos, um lugar especial é dado à nova composição. A areia na composição da pasta de cimento foi substituída por migalhas de espuma. Uma solução de gesso é considerada uma mistura isolante. Também inclui componentes como pó de pedra-pomes, grânulos de espuma, areia perlita.
As migalhas de espuma não são tóxicas, absorvem bem o som e têm alto isolamento térmico. O material é refratário e pode suportar altas temperaturas negativas e positivas.
O teto é muito bem nivelado com uma solução cheia de lascas de espuma de plástico.
O gesso de seda é composto por fibras de seda. Também contém celulose, cola e uma série de aditivos que tornam a composição durável. Esses componentes tornam o enchimento poroso, aumentando o isolamento acústico. Suas qualidades ajudam a reter o calor, que pode escapar pelo teto frio.
A mistura deve ser diluída com água, o resultado é uma composição cremosa. É precisamente o tipo da sua densidade que, quando aplicada no tecto e nas paredes, forma uma camada que permite ocultar de forma fiável os defeitos e depressões. O resultado corresponde às expectativas. A superfície é sólida, sem costuras e juntas.É bom cobrir as bases de concreto com esse gesso, após a aplicação obtém-se tetos totalmente planos e lisos.
Ferramentas para o trabalho
Por falar em ferramentas e dispositivos de trabalho, deve-se destacar que a massa é realizada com espátulas de metal (de largura diferente), pincel e rolo.
Você vai precisar de uma mistura de gesso, um recipiente com água, uma espátula, uma broca com bico ou misturador, uma régua de lixa e cola.
É aconselhável o uso de máscara protetora e óculos de proteção para excluir a possibilidade de contato com os olhos e trato respiratório das camadas de materiais antigos a serem desmontadas. Para drywall, você precisará de um primer e massa.
Como instalar beacons?
Para deixar corretamente a superfície do teto perfeitamente plana e bonita após o reboco, são instalados materiais auxiliares, chamados balizas (balizas). O próprio processo de trabalhar com bases de teto é trabalhoso. Cada centímetro de espessura é aplicado com uma camada adicional de argamassa. Usando beacons, este processo pode ser reduzido ao mínimo.
Eles são fixados na base do teto de tal forma que os topos desses materiais formam um plano comum muito plano. As balizas são feitas com materiais diferentes. Podem ser ripas de madeira, perfis metálicos com a forma da letra "T", tiras de argamassa de gesso.
O mais demorado dos três métodos é a criação de faróis de gesso.
Listras são feitas ao longo do teto, atuando como guias. Toda a base do teto é então alinhada ao longo deles.
A produção das tiras é bastante demorada, mas a vantagem da obra é que, ao final da obra, esses materiais não precisam ser retirados do forro e os locais onde foram fixados são consertados.
A vantagem é a possibilidade de fazer balizas de qualquer altura, já que o gesso é utilizado como matéria-prima para sua fabricação.
Perfis de metal em forma de T são freqüentemente usados para aplicar gesso em uma base de teto de até 1 cm de espessura. Caso seja necessário criar uma camada mais espessa, uma solução é colocada sob as balizas, permitindo assim atingir a altura desejada. É fácil trabalhar com esses perfis, no entanto, ao aplicar uma camada espessa no teto, o processo de colocar as balizas na mesma altura leva muito tempo.
Você também pode nivelar o teto com ripas de madeira. Mas a madeira absorve a umidade em grandes volumes, por isso antes do trabalho é melhor manter as ripas em água, para que depois, após a secagem, não mudem de tamanho e espessura.
Conveniente é sua facilidade de fixação e uso.
Qualquer tipo de farol escolhido para instalação no teto de uma casa de banho, cozinha ou sala é precedido do processo de marcação. Os métodos de instalação de balizas no teto e nas paredes são semelhantes entre si.
Instruções passo a passo para instalar beacons
Primeiro, você precisa verificar a superfície do teto com um fio nivelado ou cortado. Determine o ponto mais baixo do teto e marque (usando um cordão de tinta). A partir deste ponto, começa a instalação dos beacons.
Usando fita adesiva, marque o teto na linha. Em seguida, com um nível (incluindo um laser), os ângulos entre as linhas são verificados para que fiquem estritamente em 90 graus. Depois disso, os trilhos (balizas) são fixados às linhas-guia com parafusos.
A distância entre as fiadas de ripas não deve ser superior a 20 cm Os parafusos são nivelados para que após o trabalho a base do teto possa cobrir todos os defeitos e áreas problemáticas (saliências, depressões). Onde existia o ponto mais baixo da superfície do forro, o farol é elevado à altura máxima, nivelando-o com os demais faróis em todo o perímetro. Normalmente é melhor usar um trilho de aço com um comprimento de 60 cm a 1 m 40 cm. No reboco, ele se moverá ao longo das balizas por toda a área do teto.
A preparação para trabalhos futuros termina aqui. Os interessados podem assistir ao vídeo.
Reboco
Antes de rebocar tetos diferentes, você deve se lembrar de preparar qualquer um deles.
Depois que o primer secar, você pode começar a instalar os beacons e o processo de gesso. Para diferentes tipos de tectos (madeira, gesso cartonado, betão), é utilizada uma mistura especial de gesso.
A tecnologia de trabalho não é particularmente complexa. Inicialmente, uma solução ou massa é preparada.
Para tornar a mistura muito plástica, é comum adicionar cola PVA a ela. A aplicação de tal solução no teto garantirá seu assentamento rápido e forte fixação à superfície. Qualquer que seja a espessura da camada de gesso, essa solução não permitirá que o teto se rache ou desmorone no futuro.
Uma mistura de água com cola PVA é feita com um misturador especial, adicionando gradativamente o gesso a esse líquido. Tudo é misturado até que uma massa homogênea seja obtida.
A solução resultante com uma espátula começa a ser jogada no teto. A aplicação é feita em grandes bloopers, você precisa garantir que eles estejam próximos um do outro. Todos os vazios e reentrâncias são preenchidos com uma solução, e então eles pegam um trilho de régua e o carregam ao longo dos faróis, como nos trilhos.
Acontece uma tela lisa. Nos locais onde o gesso é supérfluo, ele é removido com uma espátula.
Desta forma, uma solução é lançada sobre ele, e de cima é realizada com um corrimão como uma régua, nivelando a superfície do teto. Depois que todo o teto foi coberto, a solução tem tempo para agarrar por cerca de 30 a 40 minutos e, em seguida, eles pegam novamente o trilho - como regra, e cortam todas as saliências e irregularidades em toda a área. Ao mesmo tempo, as balizas são retiradas e os locais onde foram fixadas são suavemente selados com argamassa. Concluída essa etapa do trabalho, dá-se tempo para que a solução seque completamente, após o que a superfície rebocada deve ser tratada com água. Após a lavagem, é esfregado (alisado) com uma espátula. Isso completa o trabalho de reboco das superfícies do teto.
No caso do drywall (quando é rebocado para pintura), é necessário fechar todas as irregularidades e aplicar um primer. A solução também é preparada em um misturador, partindo cuidadosamente os pedaços de gesso para que depois não possam causar irregularidades na superfície do teto.
A aplicação é feita com espátula.
Uma solução é colocada nele e, em seguida, lançada no teto, distribuindo-se uniformemente. A camada de solução deve ser fina. Depois que o gesso do teto secar, a parede de gesso deve ser lixada até atingir uma superfície espelhada.
As placas de gesso absorvem muito bem o gesso decorativo. Revestir a superfície de tetos com materiais de pedra tornou-se uma tendência da moda. Eles são granulados na estrutura.
Como resultado da aplicação, belas superfícies convexas são obtidas. Lascas de pedra seca são aplicadas com uma pistola de pulverização. É melhor que o trabalho de reboco de tetos seja mecanizado (máquina) do que manual.
Surgiram no mercado máquinas especiais para reboco no mercado de ferramentas e acessórios de construção. Com o método de trabalho manual, a solução é preparada em pequenas porções. Uma vez que se solidifica rapidamente, é muito difícil manter proporções perfeitamente precisas ao prepará-lo.
Com o reboco mecanizado, a qualidade do trabalho é muito superior do que com o reboco manual. O processo mecanizado leva menos tempo.
Qualquer que seja o método de trabalho escolhido, o gesso ajudará a tornar o teto de uma casa ou apartamento uniforme e bonito, preparando-o para processamento posterior (papel de parede, pintura).
Adendo
Especialistas com vasta experiência em trabalhos de gesso dão os seguintes conselhos:
- É muito difícil para um iniciante fazer tetos abobadados com as próprias mãos. Será muito mais barato procurar ajuda profissional. Você não poderá configurar beacons e usar a regra de rake. Precisamos de outras tecnologias conhecidas pelos mestres.
- Ao preparar a solução, não é necessário fazer muito.
- Se desprezarmos o tempo indicado na embalagem (tempo de desenvolvimento da solução), parte da mistura pode ficar sem uso, pois já está endurecida e endurecida no recipiente.
- Retirando as camadas antigas do teto, é necessário retirar a camada da parte superior das paredes em 2,5-3 cm, para que na aplicação do gesso haja uma boa junta.
- Para realizar com sucesso o trabalho de reboco, é necessário comprar reboco decorativo, primer e massa de vidraceiro da mesma marca (um fabricante).
Para obter informações sobre como engessar corretamente o teto em beacons, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.