Gesso de tijolo: prós e contras

Hoje em dia, as pessoas estão usando cada vez mais o gesso decorativo para o acabamento de interiores. Os revestimentos estruturados são esteticamente agradáveis ​​e eficientes, e são adequados para uma ampla variedade de estilos de interiores. Muitas pessoas escolhem o gesso decorativo parecido com um tijolo, porque essas superfícies parecem muito interessantes. Consideremos mais detalhadamente os prós e os contras de tais materiais, as principais variedades dessa "alvenaria", as características de utilização das composições.

Peculiaridades

Os consumidores observam um grande número de vantagens do gesso.

Entre as principais vantagens de tais revestimentos estão as seguintes:

  • Facilidade de acabamento de trabalhos. Esses materiais são muito fáceis de aplicar, não sendo necessário recorrer a especialistas experientes para isso. No entanto, deve ser destacado que a própria formação da “alvenaria” exigirá tempo e paciência.
  • Esses revestimentos são resistentes a tensões mecânicas, resistência, longa vida útil (claro, muito depende de como o trabalho de acabamento foi executado). Os rebocos de tijolos são adequados para uma ampla variedade de locais.
  • Este material é muito amigo do ambiente, é seguro para a saúde humana.
  • Essas composições fornecem isolamento térmico e acústico nos quartos.
  • Esses materiais vêm em uma ampla variedade de cores.
  • O preço desses revestimentos é bastante acessível, podendo ser comprados por consumidores com diferentes níveis de renda.

Se falamos sobre as desvantagens da superfície do "tijolo", podemos notar as peculiaridades de sua textura. Em termos estéticos, isso é uma vantagem, mas em termos práticos, é um inconveniente desnecessário, porque vários contaminantes se acumulam rapidamente nos recessos. Também é importante notar que antes de aplicar esses revestimentos, é necessário preparar as bases o mais cuidadosamente possível. Caso contrário, a "alvenaria" não ficará bonita.

Visualizações

Para a implementação de decoração de interiores sob um tijolo usando gesso decorativo, você pode usar diferentes métodos.

As opções podem ser as seguintes:

  • o uso de ladrilhos de gesso (com a ajuda dele você pode imitar um tijolo);
  • aplicar uma imagem em gesso texturizado (deve ser cru).

A opção mais popular é desenhar um padrão na superfície. Ao escolher este método, você pode economizar muito, pois não precisa comprar uma grande quantidade de materiais.

Projeto

Fazer imitação de alvenaria em gesso é um processo bastante divertido e criativo (especialmente se você mesmo pintar os tijolos). Você pode dobrar ligeiramente as costuras: assim a superfície ficará muito interessante. Você pode criar a ilusão de uma alvenaria real precisamente com a ajuda de uma ligeira negligência.

Uma parede decorada com tijolos pode parecer o mais natural possível: para isso você precisa pintá-los em uma cor natural. No entanto, outras opções são possíveis, mais brilhantes e mais incomuns. Alguns destacam as costuras tornando-as mais escuras.

Você pode experimentar formas e superfícies. Deixe os tijolos ásperos, irregulares ou o mais lisos possível - em ambos os casos, a parede ficará muito interessante. Superfícies envelhecidas funcionam muito bem para alguns projetos. Para obter este efeito, um processamento especial pode ser executado.

Várias opções são possíveis: imitação de um belo tijolo de fachada, clínquer "de rua" ou mesmo estilização para a antiguidade.Você pode fazer o revestimento geometricamente verificado, limpo ou dar à superfície uma aparência deliberadamente áspera.

Não é necessário decorar toda a sala com imitações de tijolos. É ainda melhor combinar essa decoração com materiais de acabamento mais tradicionais: ladrilhos, tinta, papel de parede.

As seguintes opções são populares:

  • Decoração de várias aberturas (janela, porta), arcos. Assim, você pode tornar o objeto mais atraente, dê-lhe individualidade. Deve-se notar também que as superfícies com esse acabamento são mais resistentes a várias influências mecânicas.
  • As áreas com "alvenaria" podem ser localizadas de forma caótica. Com esta técnica, você pode destacar alguns elementos do interior (pinturas, lareiras, espelhos).
  • Uma parede da sala pode ser acabada com "tijolos". Esta opção de uso de gesso é a mais popular: você pode destacar o lugar mais bonito da sala.

dicas e truques

Antes de usar o gesso decorativo, é necessário nivelar as paredes. A preparação preliminar é muito importante: se você ignorar esta etapa, com o tempo, o revestimento pode começar a descascar e rachar.

Você precisará fazer o seguinte:

  • remova revestimentos velhos, papel de parede da parede;
  • elimine lascas, buracos, rachaduras e outros defeitos semelhantes;
  • aplique gesso nas áreas mais problemáticas.

Antes de usar material decorativo, vale a pena aplicar um primer na parede. Deve ser selecionado com base no tipo de base. A quantidade de primer também depende disso.

Qual é a melhor escolha?

Se você deseja obter imitações de alvenaria, é melhor optar pelo gesso.

Deve ser dada preferência a materiais que tenham as seguintes vantagens:

  • Amizade ambiental;
  • exclusão de encolhimento;
  • fácil de usar.

Não é recomendável misturar cola para ladrilhos de cimento e material de gesso para gesso. Caso contrário, o revestimento irá rachar, descascar a superfície.

Usando um raspador

Se você planeja aplicar gesso, prepare as seguintes ferramentas:

  • regra de gesso;
  • espátula de aço (a lâmina deve ser bastante larga - cerca de 25 cm);
  • juntas usadas por pedreiros;
  • espátula menos larga (largura - até 10 cm): essa ferramenta será conveniente para corrigir pequenos defeitos;
  • raspador (você pode usar uma placa de aço caseira, cinzel).

Calcule a área de superfície que você estará processando, neste caso, você deve se concentrar na quantidade de material preparado. Quando o primer tiver sido aplicado na superfície, use gesso. Aplique uma camada de material e torne-a o mais uniforme possível.

Será possível começar a criar costuras quando a argamassa secar: use uma regra de construção longa para isso. A largura ideal da junta é de até 10 mm. Ao criar costuras, considere o padrão que deseja obter.

Assim que as costuras estiverem marcadas, limpe-as com um raspador. Com esta ferramenta, você precisará remover o excesso de gesso. A profundidade de limpeza das costuras depende da ideia do design. Você será capaz de obter uma determinada forma usando a junta.

Fita adesiva

Algumas pessoas preferem usar fita adesiva para fazer imitações de tijolos. Este método de execução do trabalho é mais trabalhoso, porque a fita é bastante difícil de remover da superfície. Parte do gesso pode ser removida da parede junto com a fita. Depois de remover a fita, você precisará processar adicionalmente as costuras, "tijolos".

Se você ainda optou por este método, aplique um primer na superfície e marque as futuras costuras com um lápis. Aplique fita adesiva nas costuras forradas. As pontas da fita adesiva devem ficar fora da área que você está processando.

Aplicar argamassa de gesso na superfície com auxílio de uma espátula. Você também precisará cobrir a fita adesiva nas costuras com gesso. Em seguida, torne a camada o mais uniforme possível. Quando o material estiver seco, remova a fita com cuidado puxando as pontas. Não demore a retirar a fita, porque então o gesso vai endurecer e será muito mais difícil fazê-lo.

Recebidas as costuras, será necessário corrigir o desenho e aguardar que o revestimento seque completamente. Para tornar as bordas suaves e suaves, você pode processá-las com uma esponja úmida.

Tingimento

Para fazer com que o gesso de imitação de tijolo pareça o mais bonito possível, você pode realizar um acabamento de superfície estético. Muitas pessoas preferem usar formulações de coloração. Você pode escolher uma tinta padrão ou tentar misturar diferentes tintas e vernizes para criar uma tonalidade exclusiva.

A composição de coloração é geralmente aplicada em duas etapas:

  • Primeiro, toda a superfície é coberta com tinta e verniz. Para fazer isso, você pode usar uma pistola de pulverização ou um pincel.
  • Usando um pincel, aplique a composição de cores da tonalidade selecionada nas costuras.

Uma variedade de opções de coloração são possíveis - tudo depende de suas preferências e imaginação. Você pode deixar as costuras brancas, realce-as com uma cor escura. Antes de aplicar a tinta, você pode tratar a superfície com uma lixa: isso deixará a parede o mais lisa possível e o revestimento ficará perfeito.

Para tingir a imitação de tijolos, você pode escolher tons de cinza, marrom e avermelhado. Algumas pessoas preferem não pintar a parede, mas adicionar as tinturas necessárias ao gesso. Além disso, você pode aplicar verniz na tinta: isso tornará a superfície mais estética, além disso, o revestimento ficará protegido de desbotamento. Se você quiser uma superfície "áspera", use corantes diferentes que diferem ligeiramente no tom. Portanto, o "assentamento" se tornará o mais natural possível.

A imitação de tijolos tornará o interior da sala mais original. Este projeto é adequado para uma ampla variedade de estilos. É perfeitamente possível lidar sozinho com a aplicação de gesso decorativo por baixo do tijolo: basta escolher materiais de alta qualidade, utilizar ferramentas convenientes e ter em consideração algumas recomendações.

Lindos exemplos no interior

Os tijolos que você cria podem parecer produtos caros de clínquer.

Uma parede de realce com imitação de alvenaria anima significativamente o interior.

              "Maçonaria" pode parecer deliberadamente descuidada.

              Muitas pessoas preferem pintar sobre as costuras com uma cor escura. Esta é uma opção de design comum que funciona especialmente bem para o estilo escandinavo.

              Para os prós e contras do gesso, veja o próximo vídeo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário