Gesso sobre madeira: tipos e características de aplicação
A tecnologia de reboco na madeira não é diferente do reboco de superfícies de outros materiais. A madeira sempre foi o material mais barato para a construção de casas.
Tipos e recursos de aplicação
Hoje, a madeira é pré-processada antes de construir uma casa:
- anti-sépticos contra cárie e mofo;
- impregnado com compostos e misturas de combate a incêndios;
- impregnado com impregnações para nivelar a cor;
- envernizado para proteger contra os fatores ambientais agressivos.
Como resultado, a casa fica bonita por dentro e por fora. Mas a madeira com inúmeras camadas de impregnação e verniz não pode mais emitir nada para a atmosfera. Deve-se ter em mente que todas as impregnações devem ser repetidas em intervalos regulares.
A decisão de rebocar ou não a fachada da casa é melhor tomada na fase de planejamento da construção. Nesse caso, você pode escolher uma opção mais barata para a construção de paredes. Você pode usar materiais com uma frequência menor de acabamento de superfície, e isso proporcionará uma economia tangível na aquisição de materiais. O reboco das fachadas das casas de toras é realizado pelo menos 1,5 anos após a construção.
Ao construir uma casa com moldura, independentemente dos painéis que você escolher, o reboco da fachada pode ser feito imediatamente. A estrutura da casa evitará o encolhimento dos elementos da parede.
Quais misturas escolher?
Primeiro, vamos descobrir quais misturas são melhores para escolher para rebocar superfícies de madeira. A seguir consideraremos as opções de misturas mais adequadas para o reboco de paredes internas e quais para as externas.
A mistura cimento-areia é a mais simples e acessível. Consiste em uma mistura de cimento e areia, cuja proporção varia de 1: 3 a 1: 5, dependendo da marca do cimento e da marca de argamassa desejada. As misturas pré-fabricadas também contêm plastificantes. A composição pode ser usada para rebocar superfícies de madeira tanto em interiores como em fachadas. Mas a mistura é bastante "dura", e em sua forma pura é inconveniente trabalhar com ela.
A argamassa de cimento-cal tem boa aderência às superfícies de madeira. A presença de cimento na solução confere-lhe resistência ao gelo e à água. Ele é usado para paredes internas e externas. Você pode comprar uma mistura seca pronta, mas é melhor prepará-la você mesmo.
Para fazer isso, você precisa se preparar:
- 1 parte de cimento grau 300;
- 4 partes de areia média, deve ser peneirada e não conter pedras grandes. No caso de usar cimento grau 400 ou areia 500, aceitamos 5 peças.
- 1 parte de cal apagada. A cal deve ser apagada pelo menos três dias antes do uso. Na embalagem com cal virgem, é indicado o tempo de maturação da cal. Deve-se ter em mente que a reação de têmpera ocorre com a liberação de uma grande quantidade de calor. Portanto, os pratos apropriados devem ser selecionados e precauções devem ser tomadas. Nós adicionamos água gradualmente. Até que uma massa homogênea de consistência de creme de leite seja obtida. A cal resultante deve ser filtrada. Filtre novamente antes de usar. Ao usar cal apagada incorretamente, o gesso irá rachar. Cal apagada pronta é vendida - fluff, por isso é melhor comprá-la.
Misturamos areia e cimento em estado seco. Começamos a despejar gradualmente o leite de limão com alteração constante. Você deve obter uma massa homogênea de consistência de creme de leite. O volume da mistura preparada não deve exceder o volume de produção por dia. A cal em soluções confere-lhes plasticidade, aumenta a resistência à água e é um anti-séptico, o que é especialmente importante quando usado para gesso em madeira em novas casas.
A argamassa de cal e gesso é uma mistura de gesso e cal seca. Soluções de gesso contendo gesso são usadas apenas para trabalhos de interiores em salas secas. Soluções de gesso contendo gesso têm medo de umidade. O tempo de pega do gesso é inferior a 30 minutos e depende da temperatura da argamassa - quanto maior, mais rápida é a pega. Portanto, é melhor rebocar paredes internas e divisórias com soluções de gesso. É necessário engessar com rapidez e precisão.
Os rebocos de argila são o material mais antigo que não perdeu relevância hoje. Lembre-se pelo menos das cabanas da cabana no sul da Rússia. A argila deve estar livre de partículas minerais, resíduos de raízes e inclusões sólidas de rochas sedimentares. É melhor comprar misturas de argila pré-fabricadas de fábrica.
Uma argamassa à base de argila para reboco em madeira é preparada da seguinte forma:
- Argila - 3 partes;
- 4 punhados de palha (por dez litros de barro); a palha pode ser substituída por serragem de madeira de coníferas, carvalho ou amieiro;
- Areia - 7 peças;
- 100 gramas de adesivo de papel de parede não tecido por balde de água.
Diluímos a cola em água. Despeje em um jato fino na mistura resultante até que a consistência necessária seja obtida. A solução de argila permanece plástica por muito tempo, então a mistura pode ser preparada para o dia todo.
Quando usar argamassa à base de argila para acabamento de paredes externas ou ambientes úmidos internos, adicionar 1 parte de cimento de marca não inferior a 400.
A prontidão da solução pode ser determinada por craqueamento. Role uma bola de 3 a 4 centímetros de tamanho e aperte entre duas placas. Se 3 ou 4 rachaduras rasas se formaram no bolo resultante, a solução está pronta. Se a bola se espalhar, a solução é "skinny" e é necessário adicionar argila. Na ausência de fissuras, a argila fica oleosa e deve-se adicionar areia.
Ferramentas e inventário
Para a produção de trabalho de forma independente, você precisará de ferramentas e equipamentos. A lista abaixo é apenas indicativa. Por exemplo, em vez de andaimes, você pode usar "cabras".
Algumas posições podem ser completamente excluídas:
- andaime ou escada;
- ferramenta elétrica - batedeira, chave de fenda, cabo de extensão elétrica;
- recipientes de trabalho - um tanque para misturar a solução, baldes para transportar a solução, uma cubeta para a solução;
- ferramentas de gesso - balde, falcão, geralmente uma espátula, uma espátula, espátulas de tamanhos diferentes;
- macete para calafetagem.
Não se esqueça das precauções de segurança - um cinto de montagem ao trabalhar em altura, um capacete, luvas de trabalho e luvas.
Preparando superfícies para o trabalho
Deve-se ter em mente que o reboco de casas de madeira só é permitido um ano e meio após a construção, para que a árvore esteja completamente seca. O reboco de casas de caixilharia pode ser executado imediatamente após a conclusão da construção.
Etapas do trabalho:
- Preenchemos todas as fissuras e fendas existentes com espuma de poliuretano ou calafetagem. Removemos manchas de óleo e betume de todas as superfícies, se houver. Efetuamos a calafetagem das paredes externas da casa por dentro e por fora.
- Tratamos todas as superfícies com um anti-séptico para prevenir o aparecimento de mofo e bolor. Se houver seções de paredes ou outras superfícies que não sejam feitas de madeira, por exemplo, um embasamento de concreto ou um encosto de uma parede feita de outro material, tratamos essas superfícies com contato de concreto.
- Se for necessário rebocar as divisões húmidas, fazemos impermeabilizações no seu interior. A maneira mais fácil de fazer isso é com feltro ou filme plástico.
- Pregamos uma malha de metal nas paredes externas e no porão.Nós o consertamos com cavilhas especiais para cogumelos. A malha não deve ter flacidez. Pregamos a malha de reforço nas paredes internas. Acontece que existem áreas locais em que a espessura do gesso acaba por ser superior a 3 cm. Isto acontece quando existem desvios das paredes da vertical em mais de 3 cm ou os cantos internos são superiores ou inferiores a 90 °. Neste caso, após a pulverização, colocamos outra camada de malha.
- Cobreiro. Comece a pregar por baixo em um ângulo de 45 °. Você deve obter células rômbicas de 50x50mm ou 45x45mm de tamanho. Em superfícies verticais, nós os pregamos por meio de três células. No teto - por meio de duas células. Ao estender a fita, deixe um espaço de pelo menos 5 mm entre as pontas. Umedecemos as pontas das fitas e pregamos cada ponta com pregos. Embora, na falta dela, você mesmo possa fazer uma telha, tendo em casa uma serra circular de mesa, serrando-a de tábuas ou ripas de tamanho adequado.
- A malha de reforço polimérica para alvenaria é fixada com parafusos auto-roscantes de cabeça larga. O número de parafusos auto-roscantes é de 10-12 peças por metro quadrado. A regra básica ao prender tal malha é que ela deve ser esticada como um barbante. Não são permitidas juntas em cantos verticais. Na junção das teias de malha, fazemos uma sobreposição de pelo menos uma célula.
Sequência de operações
O reboco é um processo úmido, portanto, deve ser planejado para a estação quente. O ideal é escolher o momento em que não chove.
Etapas do trabalho:
- Spray. Preparamos uma solução mais fluida que o normal e borrifamos com uma concha sobre a superfície preparada, começando de cima. Controlamos a espessura para que a camada não ultrapasse 9-10 mm. Prosseguimos para o próximo estágio depois que a primeira camada secou completamente.
- A camada principal. Aplique uma solução de consistência normal sobre a primeira camada. Nós nos alinhamos com os beacons. Começamos a rebocar de cima.
- A camada final. Eliminação de pequenos defeitos em superfícies de parede, alinhamento máximo com balizas.
- Grout. Lixamento e rejuntamento de paredes, obtendo-se uma superfície plana. Isso é especialmente verdadeiro se o papel de parede for planejado.
É irracional fazer o reboco sozinho, é melhor trabalhar com auxiliar e melhor ainda não com.
O elo mínimo para o gesso é de 3 pessoas, sendo melhor ter 2 elos: 1 mestre estucador e 2 aprendizes para preparar a argamassa e transportá-la. Eles também reorganizam os andaimes ou andaimes.
Depois de terminar o trabalho externo, você pode começar a rebocar as paredes internas. É preferível começar a trabalhar no interior a partir dos tectos e só depois rebocar as paredes para não estragar as superfícies já acabadas com um spray de argamassa. Concluímos o trabalho dentro da sala completamente e só então passamos para a próxima sala. A opção mais correta é começar a rebocar a partir do cômodo mais distante da entrada, movendo-se gradualmente em direção à porta da frente. Com esta direção de trabalho, as instalações são fechadas para secagem uma a uma. Assim, com a secagem adequada, o acabamento pode começar na mesma ordem.
Secagem de superfícies gessadas
A regra básica para a secagem de superfícies rebocadas é que durante os primeiros 3 dias não utilizamos nada para acelerar a secagem. A secagem acelerada resulta na secagem rápida da camada superior, evitando que a umidade escape das camadas subjacentes. Posteriormente, tais superfícies de gesso estalam. Os métodos acelerados podem ser usados no 4º dia, de preferência no 5º dia. A secagem pode ser acelerada ventilando ou aquecendo com uma pistola de ar quente.
As superfícies rebocadas das paredes externas devem ser protegidas tanto da secagem acelerada quanto da chuva. No caso das fachadas, o aquecimento dos raios solares soma-se aos fatores negativos, principalmente em dias de vento. Portanto, é melhor preparar imediatamente uma película protetora e fechar imediatamente as paredes com ela. Protegerá da chuva e do sol com o vento.
Como preparar paredes de madeira para gesso, veja abaixo no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.