Reboco: as sutilezas da construção
Durante a reforma das instalações, por via de regra, torna-se necessária a realização de trabalhos de reboco. Este é um negócio demorado e levanta muitas questões daqueles que decidiram fazê-lo por conta própria e pela primeira vez.
É melhor entrar em contato com artesãos profissionais ao planejar o trabalho de estuque. Se você decidir rebocar as paredes, você precisa estudar cuidadosamente todas as sutilezas e nuances para alcançar os resultados ideais.
Peculiaridades
As misturas são de diferentes tipos, têm diferentes características e nuances de aplicação. Diferentes compostos de gesso são usados em ambientes internos e externos.
Para determinar corretamente que tipo de gesso você precisa, você precisa entender as características das paredes. O fator decisivo será o material com o qual as paredes são feitas. Na maioria das vezes, as paredes são de madeira, tijolo e concreto.
Para rebocar uma parede de tijolo, é necessária uma argamassa preparada à base de cimento... Existem duas opções: cimento misturado com areia ou cimento misturado com gesso. A principal diferença entre as soluções no tempo de solidificação... O gesso endurece mais rápido, portanto a solução com gesso deve ser preparada imediatamente antes da aplicação e em pequenas porções, enquanto a mistura com areia pode ser misturada em um volume maior.
Se o material da parede for concreto, antes do reboco, é necessário dar uma ligeira rugosidade à parede para melhor aderência da mistura à superfície.
Neste caso, a parede é tratada com um primer com aparas de quartzo. E assim como no caso de uma parede de tijolos, o gesso é adicionado à argamassa para fortalecer ainda mais a aderência. Um primer deve ser usado para uma parede de concreto.
Paredes de blocos de espuma não precisam de isolamento adicional, portanto são rebocados para fins decorativos. Um primer é necessário aqui, uma vez que o bloco de espuma tem baixa capacidade de ligação. Na hora de escolher uma solução, a taxa de adesão é de importância decisiva.
Paredes de madeira devido à sua lisura, são menos adequados para o reboco. Mas você ainda pode fazer isso preparando completamente a superfície. Deve ser cuidadosamente limpo e complementado com falta de aspereza, serifas, listras, cortes. Você pode usar treliças de madeira adicionalmente derrubadas, que servirão de base para a primeira camada da mistura de gesso e permitirão que ela prenda com mais firmeza essa camada intermediária.
Ao rebocar paredes com irregularidades, será necessário instalar uma malha de reforço, que se tornará a moldura da futura nova camada da parede.
E para processar adequadamente os cantos com a mistura, você precisará de uma ferramenta adicional - uma espátula. Também é melhor rebocar essas paredes usando faróis. Trata-se de um sistema especial de perfis que se fixam à parede e servem de guia para o nivelamento da superfície.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do gesso são óbvias: este revestimento é um material versátil para acabamento de paredes internas e fachadas externas. O gesso comum protege as paredes da influência de fatores destrutivos, nivela a superfície e pode melhorar o isolamento acústico e térmico do ambiente.O gesso decorativo é um acabamento cuja beleza e durabilidade são inegáveis.
Uma alternativa pode ser paredes cobertas com drywall, mas você precisa entender que drywall tem uma série de desvantagens, a mais importante delas é sua fragilidade. E usando gesso para decoração de interiores, é possível planejar trabalhos posteriores na parede, por exemplo, a instalação de suportes para TVs de plasma ou estantes. Essa parede vai suportar muito estresse.
As propriedades da mistura de gesso dependem da base.
Acrílico
A mistura à base de acrílico é resistente a microorganismos, tem permeabilidade ao vapor, mas esse gesso é mais sujeito a contaminação do que outros tipos. Nesse caso, a resina acrílica atua como componente principal, o que confere maior resistência ao revestimento acabado. Pode ser limpo com produtos convencionais, água e agentes de limpeza. E o acabamento da fachada aplicado de fora pode até ser regado com mangueira.
Se esse gesso for usado no topo de uma tela de reforço, aumentará significativamente a resistência da parede.
Os compostos acrílicos são divididos em duas categorias: para uso interno e externo.... As misturas acrílicas prontas podem ser complementadas com componentes antifúngicos e tingidas em qualquer cor. Seca rapidamente em relação aos outros gessos, pelo que terá de ser aplicado a uma boa velocidade. Isso deve ser levado em consideração ao planejar o escopo do trabalho.
Você também precisa se lembrar que quando essa mistura seca, sua cor vai desbotar e se tornar menos saturada, portanto, para obter cores mais brilhantes e vibrantes, você precisará de mais líquido de coloração.
É aconselhável comprar primer e gesso de um fabricante., uma vez que suas propriedades irão se complementar e reforçar umas às outras. Os rebocos de camada fina são produzidos já prontos.
Se você precisar obter uma camada mais espessa, então seria mais ideal comprar uma mistura seca, que se dilui nas proporções indicadas na embalagem, sendo mais conveniente aplicá-lo em máquinas especiais. No entanto, isso não evitará o nivelamento da camada acabada com ferramentas manuais.
Silicato
Uma mistura a base de vidro líquido tem alta permeabilidade ao vapor, não absorve sujeira, é utilizada quando não é possível a aplicação de um padrão (acrílico). As fachadas dos edifícios são cobertas com gesso de silicato. Devido à sua estrutura, esta mistura adere bem a superfícies difíceis e possui alta aderência. Tem propriedades de isolamento.
Uma das nuances dessa mistura é a mudança de cor quando molhada. Quando molhada, a parede escurece e depois volta à cor original à medida que seca.
A solução vai secar muito rapidamente, o que deve ser lembrado. Esse gesso é produzido imediatamente na forma acabada, portanto, tem uma paleta bastante limitada, que também deve ser levada em consideração.
Antes da aplicação desse gesso, as paredes devem ser tratadas com um primer especial de silicato, o que implicará em custos adicionais de tempo.
Uma propriedade importante e especial do gesso à base de vidro é a sua resistência ao fogo, o que proporciona segurança adicional contra incêndio.
Em geral, esse tipo de gesso é mais exigente de se aplicar., mas ao mesmo tempo desempenha perfeitamente suas funções, é confortável de usar.
Mineral
O gesso mineral contém lascas de mármore ou granito como componente principal. Possui cimento em sua composição, protege a parede de mofo e bolor. A opção mais comum, mas também de baixo custo. É possível usá-lo como base para pintura.
O nível de resistência desse material é muito superior ao de uma mistura acrílica, portanto, sujeito a todas as regras de operação, esse revestimento será o mais durável.Devido à estrutura porosa, o gesso mineral apresenta uma propriedade interessante: em alta umidade do ar, não enfraquece, mas, ao contrário, aumenta suas propriedades protetoras. Calmamente passa o ar, mas ao mesmo tempo é um excelente isolante térmico.
Essa mistura tem muito sucesso quando se trabalha com drywall na decoração de interiores de instalações.
Uma vez que a mistura de minerais pode ser apresentada de forma transparente, pode ser facilmente tingida em diferentes cores e é muito conveniente para decorar as superfícies interiores da sala. As diferentes texturas desta mistura dão um efeito diferente à parede acabada., portanto, é ótimo criar uma variação de "casaco de pele" com esse tipo de mistura de gesso.
Também deve ser lembrado que é bastante problemático calcular o consumo da composição mineral, pois a espessura da camada vai depender do tamanho da fração do miolo... A popular textura de seda úmida é criada a partir de gesso mineral.
Silicone
Este tipo de gesso apresenta uma elevada elasticidade, uma escolha de cores quase ilimitada, não requer cuidados especiais. Mas também tem uma desvantagem, é o alto custo do material. Essa mistura surgiu há relativamente pouco tempo e é baseada em resinas poliméricas. As vantagens claras são alta adesão e alta elasticidade. Esse material não atrai sujeira, resiste a fungos e mofo.
O revestimento é tão durável que pode ser utilizado com sucesso em áreas industriais, pois é absolutamente resistente às influências ácidas e alcalinas. Para fachadas, você precisa escolher misturas resistentes à geada... A mistura é consumida aproximadamente 3-4 kg por 1 sq. m de superfície.
Tipos de misturas
Misturas para decoração de interiores, acabamento diferem em sua estrutura e propriedades:
- Texturizado ou texturizado o gesso torna-se tal devido à presença de partículas sólidas médias e grossas na composição, por exemplo, areia de pedra, migalhas. Uma nuance interessante: o gesso texturizado pode ser feito de forma independente, adicionando vários aditivos à mistura usual para alterar a estrutura, por exemplo, lascas de mármore.
- Suave o gesso cria uma imitação de paredes brilhantes com vários padrões e manchas dentro. Este efeito é obtido por meio de uma tecnologia de aplicação especial.
- Em relevo ou estrutural a mistura, tal como o liso, é aplicada de forma especial, o que permite criar relevos profundos e incorporar várias soluções de design.
A decoração da sala pode ser feita com vários gessos texturizados. Por exemplo, um apartamento em que o hall de entrada é decorado com um tipo e cor de gesso e o corredor ou banheiro com outro vai parecer muito impressionante.
Considere os tipos mais populares de estuques decorativos.
Veneziano
O gesso veneziano é ideal para banheiros. Parece um piso de mármore. Para a base desse gesso, utiliza-se pó de pedra.
Aplicar não é uma tarefa fácil, às vezes você tem que aplicar até 6 camadaspara obter o resultado desejado. Mas quando isso é alcançado, não há como lamentar o esforço despendido, a sala adquire uma aparência tão bela e espetacular.
Usando o gesso veneziano, você pode criar um efeito liso e gofrado, tudo depende da tecnologia de aplicação. A grande vantagem desse gesso é que ele se encaixa bem em qualquer superfície. Como essa mistura é inicialmente transparente, é possível dar-lhe quase qualquer cor.
Com aplicação e condições de uso adequadas, esse gesso dura até 15 anos.
Para que a mistura veneziana se torne texturizada, grandes pedaços de mármore são adicionados a ela.
Escaravelho
O gesso "besouro da casca" é uma excelente opção para a decoração de fachadas. Devido à sua estrutura, tem maior resistência, sendo dificilmente perceptíveis os danos, por isso também é utilizado para escritórios ou locais públicos. Existem dois tipos que diferem na composição da substância de base.O primeiro é feito à base de acrílico e o segundo é feito à base de gesso.
O material com base acrílica pode ser adquirido totalmente pronto para uso, enquanto o gesso à base de gesso só pode ser encontrado na forma de pó seco.
A granularidade desta mistura deve-se à presença de grânulos de mármore ou granito. O efeito depende do tamanho desses grânulos, de modo que os maiores deixarão sulcos largos, enquanto os menores deixarão rastros quase invisíveis. Os grânulos de mármore podem ser substituídos por polímeros, então o peso da mistura será significativamente reduzido.
Resiste às mudanças climáticas, bem resistente à alta umidade e luz solar. Fácil de limpar com esponja e água.
Cordeiro
Uma mistura de "cordeiro", semelhante ao gesso "carocha", gesso de fachada. Cria um revestimento de parede em relevo, confiável e eficaz. No interior, também pode ser utilizado, principalmente quando houver necessidade de aplicação de um material particularmente resistente e durável.
Aplica-se a qualquer parede... Repousa sobre espuma de concreto, devido à sua permeabilidade ao vapor, evita o acúmulo de condensado entre as camadas, o que garante um microclima favorável na sala.
Âmbito de aplicação
O gesso é usado para o acabamento de instalações residenciais. Desta forma, as paredes são preparadas para pintura ou papel de parede. Existe também um gesso para acabamento das fachadas dos edifícios. Os trabalhos de reboco são realizados para nivelar e reforçar as paredes, bem como para aquecer a divisão.
A opção mais comum de gesso para fins de isolamento é aplicar a mistura sobre penoplex... Penoplex é um material de isolamento térmico ideal. Eles são circundados pela fachada da casa, então uma camada de penoplex é coberta com argamassa de gesso. No interior, uma opção de isolamento semelhante também é possível.
O gesso é uma opção quase universal para o acabamento de qualquer superfície. O assentamento da argamassa é possível sobre tijolo, concreto e até mesmo superfícies de madeira podem ser cobertas com uma mistura de gesso.
Ao contrário do equívoco popular, a solução pode e deve ser aplicada à espuma de poliestireno.
Por ser um excelente material de isolamento térmico, a espuma de plástico é bastante frágil e precisa de proteção de longo prazo contra fatores destrutivos externos. E o gesso é perfeito para isso.
Todos os tipos de estuques decorativos ajudam a tornar a decoração da divisão original e até invulgar. Existe uma ferramenta especial para gesso decorativo - rolo encaracolado, com o qual você pode criar verdadeiras obras-primas em decoração de parede... Seu princípio de funcionamento é o seguinte: uma impressão do rolo permanece na superfície úmida da mistura de gesso, que é um padrão.
A cobertura do rolo pode ser feita de vários materiais: pode ser couro, plástico, espuma de borracha, borracha. A visibilidade de um "casaco de pele" criará rolos de pele. A esponja de espuma, com a qual o cilindro é feito, pode ser envolvida com fios de várias maneiras com suas próprias mãos, criando seu próprio ornamento exclusivo.
Para para fazer padrões pronunciados na superfície da mistura de gesso, você precisará de rolos com revestimento rígido... Esses rolos serão reutilizáveis, com uma superfície convexa ou, ao contrário, côncava, para criar padrões volumétricos ou rebaixados.
Para criar um desenho, aplica-se gesso na parede, aguardam um pouco a secagem e, a seguir, começam a se mover com um rolo ao longo da camada, dando o aspecto desejado. Os movimentos devem ser suaves. É importante aplicar a junta padrão à junta, evitando sobreposições e sobreposições.
- Sgraffito - outro tipo de gesso decorativo muito interessante. A tecnologia de sua aplicação é muito peculiar. Camada sobre camada, com o auxílio de um estêncil, aplica-se uma mistura multicolorida, que é removida em partes. O resultado é um padrão complexo. Esta superfície pode ser limpa a seco.Se a integridade de uma parte do elemento for violada, é necessário substituir todo o elemento, ou seja, remover completamente a área danificada e recobrir parte da parede.
- Terrazítico mistura de gesso é usada para fachadas. Parecem rochas de imitação. A estrutura bastante pesada e densa deste gesso não deixa muito espaço para a criatividade.
A utilidade dos estuques decorativos reside no facto de suavizarem os desníveis da parede. Se houver imprecisões na superfície, elas serão facilmente ocultadas sob os padrões em relevo.
Uma vez que as tecnologias modernas permitem criar várias imitações a partir de misturas decorativas, como rochas, seda e veludo, mármore e granito, o âmbito de aplicação dos gessos é extenso.
Ferramentas necessárias
Para realizar o trabalho de gesso, você precisará de ferramentas especiais. Conhecendo a lista e o propósito, você mesmo pode comprá-los. E até mesmo faça com suas próprias mãos.
- Espátula - uma espécie de espátula. Projetado para medição de material. Com uma espátula, jogam a mistura na parede e alisam previamente a superfície. Parece uma espátula de ferro com um pequeno cabo de madeira. O tamanho ideal é 12-18 cm. Geralmente é feito de aço inoxidável. Na hora de escolher uma ferramenta para trabalhar no inverno ou no outono, é preferível ficar em uma espátula com cabo de madeira. Deve-se notar também que diferentes ferramentas são adequadas para diferentes tipos de mistura. Para argamassa de cimento, espátula de cimento e, para gesso "carocha" de plástico especial.
- Raspador - usado para limpar irregularidades. É uma ferramenta projetada para diversos trabalhos de limpeza. É conveniente para eles raspar irregularidades, resíduos de tinta ou papel de parede. Uma espátula pode ser usada como raspador, então sua lâmina deve ser encurtada, para que seja mais fácil e conveniente para eles trabalharem. O raspador pode ser combinado com um pano ou esponja para embeber o papel de parede teimoso. Às vezes, o raspador pode não ser capaz de lidar com o gesso velho que foi colocado firmemente nos lugares. Nesse caso, é aconselhável usar artilharia pesada, como uma furadeira de martelo.
- Ralador - esta é uma prancha de madeira na qual uma alça de madeira é fixada. Com um ralador, alise a camada da mistura ao longo da parede, após o uso da espátula. O material de fabricação pode ser diferente. Na maioria das vezes, os raladores são de madeira, plástico, borracha e metal. A vantagem de um flutuador de madeira é o baixo peso, o que pode ser significativo durante um trabalho prolongado. Contras - fragilidade e instabilidade à umidade. Um ralador de plástico, via de regra, é adquirido para um serviço ocasional e usado por artesãos profissionais. Para um iniciante, esse ralador será difícil de usar e se tornará instantaneamente inutilizável. A vantagem de um flutuador de metal é que ele é durável e liso, nivela perfeitamente a parede e protege a mistura de gesso da umidade.
- Poluterok - tal como o ralador, pode ser utilizado para alisar a argamassa, mas ao mesmo tempo é cómodo para trabalhar nos cantos internos. Eles removem o excesso de mistura e defeitos de aplicação.
- A regra - uma ferramenta para verificar os desníveis das paredes e fixá-los. É uma tira longa e perfeitamente plana de metal ou madeira. As réguas de madeira duram pouco porque se deformam quando expostas à umidade. Para aumentar sua vida útil, podem ser impregnados com agentes protetores. A régua de alumínio é leve e dura muito tempo. O alinhamento das paredes ocorre segurando a régua ao longo dos faróis.
- Mixer usado para mexer bem a mistura. Sua utilização permite economizar tempo e obter uma solução de alta qualidade. Os misturadores são monofuso e duplo fuso, de acordo com a quantidade de bicos. Os bicos substituíveis são diferentes para diferentes tipos de material. A pá reta é usada para misturas onde o aperto é necessário. Funciona horizontalmente.As lâminas em espiral são adequadas para cimento e massas. Um bico com parafusos opostos é usado para misturar tintas e vernizes. Os batedores universais não são a melhor escolha, uma vez que lidam mal com todos os tipos de materiais.
- Perfil para gesso será necessário quando reboco em faróis. Os faróis reais serão perfis de metal ou madeira. Os faróis de madeira não requerem uma solução especial ou cola, e os de metal são necessários quando se usa uma solução de gesso. As balizas mais utilizadas são de aço e são adequadas para uma camada de gesso de 6 a 10 mm. Essas balizas podem ser deixadas na parede após o acabamento do reboco, não sendo nem recomendado retirá-las para evitar rachaduras. Os faróis de gesso ajudam o revestimento a resistir às mudanças de temperatura na sala, pois quebram as paredes em fragmentos. É fácil instalá-los, não é necessário ter experiência, mas na hora de planejar fazer pela primeira vez, é melhor pedir ajuda, vai ser difícil fazer esse trabalho sozinho. Adequado não apenas para paredes, mas também para superfícies de teto.
- Cobreiro - material adicional e ferramenta auxiliar para a preparação de superfícies de madeira para reboco. As superfícies verticais de madeira são forradas com telhas para uma fixação mais duradoura do gesso. Na verdade, trata-se de tiras de madeira de até 5 mm de espessura, que são recheadas perpendicularmente umas às outras para formar uma treliça. Posteriormente, a mistura será aplicada nesta grade.
- Plano - necessário para cortar o excesso de gesso nos cantos da sala. Um tipo de plaina - um moedor movido a eletricidade. É conveniente retificar cantos com tal máquina, tendo algumas habilidades práticas. O desbaste é feito com uma lixa inserida na máquina. Ao comprar um avião normal, você deve se certificar de que suas facas estão alinhadas com o plano da parede lateral. Facas salientes deixarão ranhuras na superfície da mistura de gesso.
- Estêncil - ajudará no uso de gesso decorativo. Usando um estêncil, você pode criar relevos volumétricos de várias formas, padrões repetidos ou acentos únicos. Você pode fazer um design totalmente exclusivo. O estêncil se parece com uma placa de plástico transparente, na qual um padrão é recortado. Você pode comprar estênceis prontos ou solicitar seu próprio padrão de uma gráfica. O padrão aplicado através do estêncil não dará um grande volume à superfície, mas se projetará um pouco acima da parte principal da parede. Você precisa delinear um local para o padrão futuro e proteger o estêncil com fita adesiva. Entre as camadas da mistura a ser aplicada, é aconselhável o uso de um primer. Após a secagem do material, o estêncil é removido com um movimento rápido e confiante.
Como calcular a despesa?
É bastante simples calcular o consumo da mistura: o fabricante indica os parâmetros para os cálculos na embalagem do material. Deve-se ter em mente que ao aplicar gesso em paredes irregulares, o consumo aumenta. E também o consumo dependerá do tipo de mistura. Determine aproximadamente a taxa por sq. m ao aplicar uma camada de 10 mm.
Assim, a taxa de fluxo será:
- para composição de gesso - 10 kg;
- mistura de cimento - 16-18 kg;
- decorativo é consumido na quantidade de 8 kg por m². m.
Se precisar de cálculos mais precisos, você pode usar a calculadora online ou o esquema recomendado pelo fabricante.
Como preparar a solução?
Como regra, as paredes são rebocadas em três camadas:
- primeira camada se encaixa por pulverização, de modo que a mistura deve ter consistência líquida suficiente para isso;
- segunda camada mais adstringente;
- terceiro - ainda mais espesso.
Se o gesso for colocado em uma camada, é necessário diluir uma solução de densidade média. Se a solução for muito líquida, a adesão à superfície não ocorrerá, e se houver muito conteúdo adstringente na mistura, a camada começará a se desintegrar.Os três constituintes da mistura: líquido (água), ligante e o agregado desejado devem ser misturados nas proporções corretas para se obter o resultado desejado.
Considere as normas de quantidade para várias composições:
- Para gesso de cimento a proporção é a seguinte: primeira demão de pulverização - 1 porção de aglutinante para 4 porções de agregado. Primer - 1 parte de aglutinante para 2-3 partes de enchimento. A terceira, solução de acabamento, é diluída em uma proporção de 1,5 partes de agregado para 1 parte de aglutinante.
- Com a adição de pasta de argila... Para três aplicações consecutivas, as proporções são as mesmas: recomenda-se adicionar 3-5 partes de agregado a 1 parte de argila.
- Composição de limão assume a seguinte receita: pulverização - até 4 partes de agregado por 1 parte de aglutinante. Segunda aplicação de 2 a 4 partes de agregado em 1 parte de aglutinante. Para a camada de acabamento final, 2-3 partes de agregado são consumidas por 1 parte do aglutinante.
- Mistura de cal e cimento é calculado para uma porção de cimento. Primeira demão, spray, 0,5 partes de pó de cal e 3 a 5 partes de agregado. A segunda camada de solo para uma consistência ideal exigirá 0,7 a 1 partes de cal e 2,5 a 4 partes de agregado. O acabamento deve ser realizado com uma solução de 1-1,5 partes de cal para 1 parte de cimento e a quantidade de areia não deve exceder 2,5-4 partes.
- Em uma mistura de argila e cal de 3 a 5 partes de areia deve ser 1 parte de argila e 0,2 partes de cal.
- Argila de cimento a mistura não requer uma variedade de proporções para todas as três camadas. Você pode usar uma mistura na proporção de 1 parte de cimento, 4 partes de argila e 6 a 12 partes de areia.
- Composição de cal-gesso feito de 1 parte de cal, 1 parte de argila e 2-3 partes de areia para a primeira camada, 1,5 partes de gesso e 2 partes de areia para a segunda camada e 1,5 partes de gesso para a terceira camada. É importante notar que nenhuma areia é adicionada para a camada de acabamento.
Qual deve ser a camada?
Ao iniciar o trabalho de reboco, é importante compreender que as camadas da mistura de reboco devem ser feitas o mais finas possível. Isso garantirá a resistência e durabilidade do revestimento aplicado, enquanto camadas espessas encurtarão a vida útil do material de parede renovado. Existem certos padrões para a espessura das camadas, que são devido ao material da superfície.
Em uma parede de tijolos pode ser aplicada uma camada de pelo menos 5 mm, a espessura máxima sem malha de reforço é de 2,5 cm, e utilizando uma malha de 5 cm.
Paredes de concreto exigirá a aplicação de uma camada de 2 mm, a espessura máxima sem grade é de 2 cm, e com grade de 5 cm.
Revestimento de madeira devido a sua maciez, não agarra bem a mistura de gesso. Uma vez que para realizar esse trabalho em tal superfície, serão necessários dispositivos adicionais, como telas de reforço ou telhas, os parâmetros da camada dependerão da espessura dos produtos utilizados. Você pode se concentrar na espessura de 2 cm.
As três demãos de gesso recomendadas também terão espessuras diferentes:
- Primeira camadaQuando a composição é simplesmente lançada na superfície da parede, denomina-se pulverização, não nivela e é uma etapa preparatória para a aplicação principal, contribui para uma melhor adesão e facilidade de aplicação das camadas seguintes. Para pulverização, a espessura normal em uma superfície de tijolo será de 5 mm, e para uma parede de madeira - 8 mm.
- Próxima camada, chamado de primer, básico. Sua espessura dependerá do tipo de mistura e do material da superfície. Pode ser de 0,7 a 5 cm.
- Terceiro, camada de acabamento, acabamento... Como último, desempenha uma função decorativa, a sua espessura não deve ultrapassar 5 mm, optimamente 2 mm.
Como escolher balizas?
Faróis para reboco de paredes são utilizados quando existem irregularidades significativas. Esses são dispositivos auxiliares que funcionam em conjunto com a ferramenta de regra.O farol é uma espécie de guia para a regra na qual a ferramenta se apóia. Parece um perfil de metal ou plástico de diferentes tamanhos e seções. Existem retos e angulares.
Os guias podem ser feitos por você mesmo com blocos de madeira... Ao rebocar paredes de madeira e espuma de concreto, isso pode ser ainda mais conveniente, uma vez que tais faróis podem ser fixados na parede com parafusos auto-roscantes. Você também pode fazer faróis de gesso ou alabastro. Essa opção também tem suas vantagens.
Se for recomendado desmontar faróis industriais de acordo com a tecnologia no final do reboco da parede, então os faróis de fabricação própria não precisam ser removidos.
Antes de instalar as balizas, a regra é aplicada à superfície para determinar a parte mais saliente. Faróis serão erguidos a partir deste ponto. Eles devem ser rigidamente fixados à superfíciepara não mudar de posição sob pressão. Primeiro, as balizas são colocadas nos cantos, proporcionando um pequeno recuo. A precisão perfeita é necessária aqui. Os faróis devem ser estritamente verticais.
Após a instalação das balizas principais, são puxados fios ou linhas de pesca sobre elas, e já focalizando essas linhas, são definidos os pontos intermediários. Você precisa prestar atenção ao comprimento de sua regra, isso também importa na instalação de papoulas. Eles devem ser posicionados de forma que a distância entre eles era 15-20 cm menor que o comprimento da regra... Também é desejável que essa distância não seja superior a meio metro, para que você não precise nivelar grandes volumes de área em uma abordagem.
Você precisa monitorar constantemente o nível durante a instalação de beacons... O processo de instalação de um sistema de balizas leva algum tempo e é bastante trabalhoso, mas ao mesmo tempo, esta abordagem permitirá que você aplique o gesso de forma mais uniforme e habilidosa, as paredes parecerão de alta qualidade e feitas profissionalmente.
Preparação da superfície
Superfícies diferentes requerem preparações diferentes. No entanto, existem regras gerais que devem ser seguidas antes de aplicar a mistura. Se não prestar atenção suficiente à preparação, surgirão inevitavelmente problemas ao colocar a mistura ou durante o funcionamento da divisão. São possíveis destacamentos, fissuras e lascas.
A etapa mais importante é limpar completamente as superfícies de detritos, poeira, manchas e outros contaminantes.
É melhor usar escovas de metal para limpeza. Para obter melhores resultados, este pincel pode ser acoplado a uma broca para aumentar o efeito com voltas rápidas.... Se houver fuligem nas paredes, você pode lavá-la com uma solução de ácido clorídrico. Manchas de óleo e resina são removidas mecanicamente.
Para preparar uma parede de tijolos, você precisa realizar as seguintes etapas de trabalho:
- primeiro limpe a superfície com uma escova de aço;
- se houver irregularidades visíveis a olho nu, é necessário aplicar uma camada adicional da mistura sem esfregar;
- montes com altura superior a 10 mm são cortados ou lascados com qualquer ferramenta conveniente à mão;
- as depressões são cobertas com uma mistura;
- as costuras entre os tijolos devem ser cuidadosamente limpas, não apenas superficialmente. São arrancados com martelo ou cinzel a uma profundidade de pelo menos 10 mm e, a seguir, passados sobre a superfície com uma escova de metal;
- remova os restos de poeira e sujeira;
- ao final do preparo, é necessário umedecer a parede.
A parede de concreto é preparada de acordo com o seguinte esquema:
- a parede deve primeiro ser limpa com escovas de sujeira, poeira, remover manchas, se houver;
- então é necessário tratar os desvios e irregularidades de acordo com o princípio descrito na preparação das paredes de tijolos;
- a parede de concreto deve ser rugosa, livrar-se de sua lisura. Se a superfície for pequena, então é perfeitamente possível fazer ranhuras, usando um cinzel e um martelo, a uma distância de 3 mm. Se for necessário processar uma grande parte da superfície, os entalhes são aplicados com uma britadeira. É melhor organizá-los em um padrão xadrez;
- uma malha de metal também pode ser instalada na superfície de concreto. Isso irá promover uma boa adesão da mistura de gesso à parede. A malha é esticada e fixada com cavilhas em padrão xadrez. Após a tensão, é revestido com uma solução sem esfregar;
- a rugosidade necessária também pode ser obtida com um jato de areia. Via de regra, este aparelho é utilizado para grandes volumes de trabalho, uma vez que seu uso implica um aumento significativo no custo dos custos. O princípio do jato de areia é que a areia é pulverizada sob pressão, e suas pequenas partículas atingem o concreto com força, causando microdanos, o que acaba por dar a adesão necessária.
A melhor escolha para acabamento de paredes de madeira é drywall.... Mas às vezes é necessário aplicar a mistura de gesso. Nesses casos, as telhas são classicamente usadas. O processo envolve o enchimento de pequenas telhas de madeira na superfície.
Há também lençóis drapeados de grande volume, prontos para uso, que são muito mais convenientes de usar, economizando tempo e esforço. A segunda opção é anexar uma malha de metal à superfície. A maneira mais fácil e fácil é pregar pregos de metal na parede em um padrão quadriculado e trançá-los com uma corda de aço..
Um procedimento opcional, mas recomendado, é o tratamento de superfície com um primer.
Há um grande número deles, cada um com certas propriedades. Eles estão unidos por uma qualidade importante: os primers, penetrando profundamente na superfície, tornam-na homogênea, o que maximiza o fortalecimento da adesão. Ao escolher um primer, é recomendável estudar cuidadosamente as informações do fabricante.... É fácil fazer isso, instruções detalhadas e completas de uso estão necessariamente anexadas ao primer.
Processo de aplicação
Assim, as superfícies são preparadas, a argamassa é diluída nas proporções corretas, as balizas são expostas, as armaduras são esticadas. É hora de iniciar a etapa principal e final - aplicação do gesso. Antes de começar, não será supérfluo chamar novamente a atenção para os pontos importantes.
Temperatura e umidade internas. Via de regra, as informações da mistura indicam os parâmetros desejados ou mesmo exigidos de temperatura e umidade. Em média, a temperatura deve ser de +5 a +35 graus Celsius, e a umidade não deve exceder 60%.
- É importante manter os instrumentos limpos durante o processo de aplicação. Eles devem ser enxaguados completamente após cada etapa.
- Você precisa começar do topo, movendo-se gradualmente para baixo.
- Cada camada de gesso deve estar completamente seca antes de aplicar a próxima. Nesse caso, é importante evitar o ressecamento.
A aplicação da mistura de gesso é realizada em várias etapas sucessivas. A primeira camada, chamada de respingo ou spray, é aplicada borrifando o composto na superfície da parede com uma espátula. Na medida do possível, você precisa manter a distância de onde a mistura é lançada, a mesma.
Não é necessário nivelar o gesso aplicado, a menos que haja pontos particularmente proeminentes sobre ele. Saliências grandes devem ser removidas... A qualidade da aplicação da primeira camada depende da firmeza com que todo o gesso irá aderir à parede.
Depois que a camada de spray seca, você pode aplicar a próxima camada - um primer. É fácil verificar o quão seca está a primeira camada: é necessário pressionar a superfície com o dedo, o dedo não deve molhar e cair no gesso. A mistura para o primer é mais espessa, por isso é aplicada com espátula larga e nivelada. Desta forma, uma pequena superfície é rebocada, por exemplo um metro quadrado, e prossegue para a próxima seção, esfregando cuidadosamente as juntas com uma espátula.
Depois de como a mistura será aplicada em uma parte da parede medindo 8-9 metros, será necessária a seguinte ferramenta, que é chamada de regra. A regra é conveniente para nivelar e alisar grandes áreas, movimentos suaves com pressão uniforme. A técnica dos movimentos deve ser feita por você mesmo ou de forma circular. Não aja bruscamente ou abruptamente.
Gradualmente, toda a superfície será coberta com gesso. No processo, você deve monitorar cuidadosamente possíveis irregularidades e saliências.... Rastreie áreas com partículas descartadas. Eles precisam ser nivelados imediatamente., em áreas pequenas, porque se forem encontrados defeitos após a aplicação da mistura em uma área grande, os erros só podem ser corrigidos de forma que seja necessária a aplicação de outra camada. E isso, por sua vez, afetará a qualidade, pois quanto mais espessa a camada, menos forte e estável ela será.
A camada de acabamento é aplicada muito fina, mas de forma a cobrir todas as imperfeições possíveis.
A solução para a camada de acabamento deve ser homogênea, não sendo permitida a presença de partículas maiores que 2 mm na mistura... Se a camada anterior secou, é necessário caminhar ao longo da parede com um pincel embebido em água. A mistura é aplicada com uma espátula, pressionando sua borda contra a parede, com movimentos de varredura em arco.
Mesmo que todo o processo seja feito de acordo com a tecnologia, pequenas irregularidades estarão presentes. É por isso ao final do reboco da parede, é necessário fazer outro tipo de alinhamento, denominado graute... É realizado sequencialmente com ferramentas ralador e meio ralador. A primeira etapa é o rejuntamento até o desbaste, a segunda é o alisamento.
Antes do rejuntamento áspero, a superfície é levemente umedecida. A seguir, com uma bóia em círculo, com pressão uniforme na ferramenta, começam a esfregar a parede. É necessário atuar com muito cuidado para não diluir a camada de gesso, mas apenas nivelá-la perfeitamente. Para superfícies dentro dos cantos, use uma meia colher de pedreiro.... Uma ferramenta semelhante em design e função a um ralador, só que menor. "Forçar" a parede é esfregada com uma bóia com uma camada de feltro com movimentos regulares e amplos. Em seguida, eles passam para a próxima fase.
O alisamento é feito com uma bóia de metal ou tira de borracha. No início, os movimentos devem ser em linhas verticais e, em seguida, em linhas horizontais. Você não pode fazer movimentos circulares ou linhas verticais alternadas com linhas horizontais.
Se todas as regras de aplicação da mistura de gesso forem seguidas corretamente, as paredes ficarão lisas e agradáveis à vista.
dicas e truques
O reboco de paredes é um processo bastante difícil e demorado, que ainda está ao alcance de um iniciante. É importante não esquecer os pontos-chave. Prepare as paredes de acordo com todas as regras. Ao aplicar o gesso para pintura, é necessário alisar cuidadosamente a superfície. Jogue a solução na parede com cuidado, sem se afastar muito dela. Desenhe linhas retas ao longo dos faróis.
A argamassa de gesso seca nas paredes de 1 dia a duas semanas... Assim, por exemplo, para o gesso, aplica-se a regra: 1 dia por 1 mm de solução. Você pode calcular o tempo de secagem com mais precisão, prestando atenção às informações do fabricante da mistura de gesso.
O revestimento de cimento-cal pode secar em uma semana. Não é recomendável tentar artificialmente acelerar o processo de secagem., a temperatura ambiente mais quente permitirá que a mistura seque por conta própria. Isso tem um impacto negativo na força.
A temperatura ideal para trabalhar com gesso é de +20 graus Celsius.... Rascunhos e exposição direta ao sol devem ser evitados sempre que possível.
Poucos não profissionais sabem que também existe gesso seco e nada mais é do que drywall. Claro, esse material dificilmente será uma boa escolha para a construção de fachadas, uma vez que é completamente instável aos efeitos dos fenômenos climáticos. Mas para o acabamento de superfícies interiores, pode ser uma opção ideal, especialmente nas mãos de um novato em renovação.
Para informações sobre como alinhar corretamente as paredes com gesso nas balizas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.