Gesso mosaico: tipos de composições e características de uso
O gesso mosaico é um material de acabamento requintado e original conhecido desde Bizâncio, onde era usado para decorar edifícios religiosos e culturais. Então, o material foi esquecido sem merecimento, e somente no século 18 foi revivido novamente. Isso aconteceu graças a M. Lomonosov, que descobriu a técnica dos painéis de mosaico. Atualmente, o gesso mosaico é um material versátil, acessível e bonito, que possui um grande número de leques e é muito procurado pelos consumidores.
Características e benefícios
O gesso mosaico é uma composição combinada de copolímeros acrílicos e massa de aparas de pedra, que são usados como granito, mármore, quartzo, lápis-lazúli e malaquita. Uma ampla gama de cores é alcançada devido à adição de corantes ao material. O tamanho das aparas de pedra varia de 0,8 a 3 mm de diâmetro e depende do tipo de pedra e da finalidade do gesso.
O material possui elevadas características operacionais e decorativas, as quais se devem às seguintes vantagens indiscutíveis:
- Versatilidade. O gesso pode ser usado tanto para trabalhos externos quanto internos.
O material pode ser montado em superfícies de tijolo, cimento-areia, concreto, pedra e gesso cartonado, o que aumenta significativamente seu escopo e o torna ainda mais popular.
- Resistência à umidade. O material protege as paredes da penetração de umidade de forma confiável. Isso garante que nenhum fungo, bolor ou patógenos apareça.
- Alta resistência a condições ambientais agressivas. O gesso é bem tolerado por oscilações de temperatura, radiação ultravioleta e exposição a chuvas intensas. Isso permite que o material seja usado em todas as zonas climáticas.
As paredes exteriores com acabamento em mosaico mantêm a cor original ao longo de toda a sua vida útil.
- Boas características de isolamento térmico e acústico. A fachada, com acabamento em gesso mosaico, ajudará a reduzir a perda de calor na estação fria e economizará significativamente no aquecimento.
- Uma vasta gama de modelos, representada por uma grande variedade de texturas e tons, permite implementar as decisões de design mais ousadas.
- Boa respirabilidade. As paredes de gesso são bem ventiladas. Isso elimina o acúmulo de umidade e o aparecimento de fungos, além de prolongar significativamente a vida útil da estrutura.
- Alta resistência e elasticidade. O material possui excelente resistência à abrasão, deformação e esforços mecânicos. A superfície do mosaico é estável e durável.
- Facilidade de aplicação e fácil manutenção. O material é adequado para aplicação manual e em máquina. A instalação não causará dificuldades mesmo para pessoas sem experiência em revestimento de paredes.
Devido à sua resistência a todo o tipo de sujidade, a superfície dispensa uma manutenção regular e meticulosa, especialmente conveniente para a decoração de fachadas e o acabamento de grandes áreas.
desvantagens
As desvantagens do gesso mosaico incluem o alto custo do material devido à presença de ingredientes naturais caros na composição. Por exemplo, o preço médio de um quilo de gesso Ceresit é de 120 rublos.As mais caras são as espécies resistentes ao gelo e à umidade com alta adesão e destinadas ao uso ao ar livre.
O custo também é influenciado pelo tamanho dos cavacos de pedra, pela densidade e pela finalidade do material.
Outra desvantagem é a limitação da aplicação do gesso em superfícies constituídas por lã mineral e lã de vidro. A má manutenção das matérias-primas também é observada. Se uma certa seção da parede estiver danificada, será difícil eliminar o problema pelo método de reparo localizado: as superfícies novas e antigas serão diferentes e pode ser muito difícil obter sua semelhança completa.
Entre as desvantagens está a necessidade de aplicar misturas de primer especiais em superfícies de metal. Caso contrário, eles serão suscetíveis à corrosão química e ao desenvolvimento de ferrugem na superfície do mosaico.
Âmbito de aplicação
A capacidade de usar o material em todos os tipos de superfícies oferece uma variedade de opções para seu uso. A resistência do gesso aos raios ultravioleta e à água permite decorar fachadas de edifícios residenciais e públicos. Não há risco de perder sua aparência original. A superfície em mosaico mantém o brilho das cores e a forma impecável durante toda a vida útil.
A ductilidade e elasticidade do material garantem a integridade do revestimento em caso de encolhimento da casa ou de pequenos terramotos: a superfície rebocada não se desfaz nem fende.
O gesso em mosaico combina harmoniosamente com qualquer direção de estilo, que é muito valioso ao decorar interiores. A combinação de várias cores e texturas parece muito interessante. Esta técnica enfatiza a geometria do espaço e dá vida ao interior de forma visível.
Para trabalhos internos, é recomendado o uso de uma mistura de grãos finos, e para trabalhos externos, é melhor usar uma mistura de grãos grossos.
Visualizações
O gesso mosaico está disponível em uma grande variedade. Os modelos diferem uns dos outros nas seguintes maneiras:
- Tamanho de partícula de lascas de pedra. O material tem granulação fina, o diâmetro da partícula é 0,8 mm, granulação fina - com partículas de 0,9 a 1,2 mm, granulação média - 1,2-1,5 mm e granulação grossa - com fragmentos de até 3 mm de diâmetro.
Quanto maior for o miolo, maior será o consumo de material.
- Por tipo de material o gesso pode ser granito, mármore, quartzo, malaquita e lápis-lazúli. O método de pintura da mistura também depende do material de fabricação. Algumas raças possuem uma cor natural persistente e não precisam de coloração. Outros precisam de coloração adicional para obter cores saturadas brilhantes.
Misturar migalhas de cores diferentes dá um efeito muito interessante e é frequentemente usado para decoração de interiores.
- Tipo de pasta. Os compostos acrílicos possuem alta elasticidade e são apresentados em misturas prontas que não requerem diluição adicional. As composições minerais contêm componentes de cimento, gesso ou cal e são caracterizadas pela alta resistência do revestimento formado e custo relativamente baixo. A desvantagem deste tipo é a limitação de uso: apenas misturas de cimento são adequadas para trabalhos ao ar livre, e gesso e cal devem ser usados apenas em ambientes internos As composições de silicato contêm vidro de potássio. A desvantagem é que endurece muito rapidamente, por isso esse tipo é recomendado para pessoas com certas habilidades em acabamento. Os compostos de silicone são feitos à base de resinas de silicone e são adequados apenas para decoração de interiores.
- No local de aplicação Existem três tipos de gesso mosaico: soluções decorativas para decoração de interiores, materiais de fachada e misturas para acabamento de cave.
Dicas úteis
As recomendações a seguir ajudarão a agilizar o trabalho de acabamento e não cometer erros ao escolher o modelo certo:
- Ao comprar o material, você deve se certificar de que todas as sacolas sejam liberadas no mesmo lote. Caso não seja possível adquirir modelos da mesma série e as composições sejam feitas em dias diferentes, recomenda-se misturar bem todo o material em um único recipiente. Isso eliminará as diferenças de cor e tornará a composição uniforme.
Você deve prestar atenção à granularidade do modelo e comprar composições do mesmo tamanho de lascas de pedra.
- Deve-se ter em mente que nem todos os tipos de materiais são adequados para uso em instalações residenciais. O gesso feito à base de partículas de quartzo é categoricamente inadequado para a decoração de interiores: a pedra tem um fundo de radiação natural e pode ser perigosa para os residentes.
- No acabamento de fachadas, recomenda-se o uso de misturas com tonalidades naturais naturais: o pó nessas superfícies é praticamente invisível. A composição de granulação grossa permite o acabamento sem a eliminação preliminar de pequenos defeitos.
Rachaduras, buracos e lascas serão mascarados de forma confiável sob a camada de mosaico.
- O trabalho ao ar livre com gesso deve ser realizado com uma temperatura do ar de pelo menos cinco graus e uma umidade relativa não superior a 80%.
- Antes de aplicar o gesso, a superfície da parede deve ser preparada. Isso aumenta significativamente a adesão e promove uma distribuição uniforme da argamassa.
- A utilização de modelos de diferentes granulometrias dará à fachada um volume visual e tornará a estrutura sólida e apresentável. Ao escolher um revestimento de parede para instalações residenciais, deve-se levar em conta que o gesso mosaico pertence aos revestimentos "frios", portanto é melhor utilizá-lo em espaços não residenciais como banheiro, varanda ou corredor.
No próximo vídeo, você verá as regras para aplicação de gesso mosaico.
Belos exemplos
O uso de gesso mosaico permite criar imagens artísticas espetaculares e é um verdadeiro achado para decorar quartos e implementar ideias de design arrojado.
A combinação harmoniosa de tons tornará o corredor aconchegante e estético.
Cores contrastantes e bela textura do revestimento irão adicionar rigor e capricho à casa.
A composição de ladrilhos cerâmicos e "mosaicos" enfatiza com sucesso o estilo e decora perfeitamente a fachada.
Mosaico de gesso na decoração de espaços públicos parece limpo e lacônico.
Tijolos decorativos e lascas de pedra são uma excelente solução para interiores modernos.
O comentário foi enviado com sucesso.