Minvata para gesso: vantagens e características dos tipos de isolamento de fachadas

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Visualizações
  3. Tecnologia de instalação

A lã mineral é um material isolante versátil que permite isolar eficazmente a fachada e reduzir o custo de aquecimento da divisão. Combina bem com gesso e pode ser utilizado em todo o tipo de edifícios.

Características e benefícios

Minvata é uma placa fibrosa com dimensões de 60x120 e 50x100 cm. A espessura dos produtos é de 5, 10 e 15 cm, sendo as placas de dez centímetros as mais solicitadas. Essa espessura é suficiente para a utilização do material em condições climáticas adversas, sob influência de temperaturas de congelamento e grande quantidade de precipitação.

A densidade das fibras das lajes da fachada é ligeiramente superior à do material destinado à decoração de interiores e corresponde a 130 kg / m3. A alta densidade e elasticidade da lã mineral são condições necessárias para a sua instalação sob gesso. As placas devem resistir ao peso da argamassa a ser aplicada e manter as propriedades originais ao secar.

Devido ao facto de a maior parte do país se situar numa zona de clima frio, a lã mineral é muito procurada no mercado nacional de materiais de construção.

A popularidade do material se deve a uma série de vantagens inegáveis:

  • As excelentes propriedades de isolamento acústico e térmico do algodão garantem a retenção do calor em temperaturas abaixo de 30 graus e protegem de forma confiável a casa do barulho da rua;
  • A elevada resistência ao fogo e a incombustibilidade do material garantem total segurança ao fogo das placas, que só começam a derreter a uma temperatura de 1000 graus;
  • Roedores, insetos e outras pragas não mostram interesse na lã mineral, portanto, seu aparecimento nela é excluído;
  • A excelente permeabilidade ao vapor contribui para a remoção da umidade e rápida eliminação do condensado;
  • A resistência a esforços mecânicos moderados aumenta significativamente a vida útil da fachada e torna o uso de algodão em rama mais preferível do que o uso de espuma;
  • A ausência da necessidade de isolamento térmico adicional das costuras interpainéis resolve o problema de perda de calor em edifícios de grandes painéis;
  • O baixo custo e a disponibilidade do material possibilitam o acabamento de grandes áreas com custos mínimos.

As desvantagens da lã mineral incluem a presença de formaldeídos em sua composição, que têm um efeito negativo na saúde e no bem-estar de outras pessoas. Ao comprar, você precisa se certificar de que existe um certificado de conformidade e marcação da autoridade supervisora. Isso ajudará a evitar a compra de produtos abaixo do padrão e garantirá a segurança das matérias-primas.

Os trabalhos de instalação da lã mineral devem ser realizados com equipamento de proteção individual. As desvantagens incluem a necessidade de tratar as placas com uma composição hidrofóbica. Se isso não for feito, o algodão saturará a umidade e perderá suas qualidades de isolamento térmico.

Visualizações

A lã mineral é produzida em três modificações, que diferem em composição, finalidade e desempenho.

  • Lã de vidro. É feito de areia, soda, bórax, dolomita e calcário. A densidade das fibras corresponde a 130 kg por metro cúbico. O material é capaz de suportar cargas pesadas, tem um limite de resistência térmica de 450 graus e uma condutividade térmica de até 0,05 W / m3.

As desvantagens incluem a volatilidade dos componentes de fibra fina, o que requer o uso de um respirador e luvas durante a instalação. O algodão pode ser equipado com folha ou fibra de vidro, o que reduz um pouco a dispersão da fibra e aumenta a proteção contra o vento.

  • Lã de pedra (basalto). É feito de rochas de lava vulcânica e tem uma estrutura porosa. As características de economia de calor e isolamento acústico da lã de rocha superam indicadores semelhantes de outros tipos, graças ao qual o material é líder na demanda de consumo em seu segmento. As vantagens do tipo incluem estabilidade térmica de até 1000 graus, alta resistência aos esforços mecânicos e a presença de substâncias hidrofóbicas na composição, o que permite prescindir do tratamento adicional das placas com compostos hidro-repelentes. As desvantagens incluem a presença de formaldeído e a impossibilidade de usar algodão em rama para decoração de interiores.
  • Lã escória. Os resíduos de escória metalúrgica são utilizados na produção de placas. A textura das fibras é solta, com bom desempenho de isolamento térmico. As vantagens incluem baixo custo e maiores propriedades de economia de calor.

    As desvantagens incluem a alta absorção de fibras, razão pela qual a lã de escória precisa de um tratamento repelente de umidade obrigatório e não pode ser usada para isolar edifícios de madeira. Indicadores baixos de resistência à vibração e resíduos de ácido aumentados são observados.

    Para a instalação de lã mineral sob gesso, recomenda-se a utilização de tipos especiais de fachadas: placas universais Ursa Geo e Isover e placas rígidas Isover - "Fachada de gesso" e TS-032 Aquastatik. Ao escolher o algodão para uso externo, você também deve levar em consideração a marca do material. Para "fachadas úmidas", recomenda-se adquirir as marcas P-125, PZh-175 e PZh-200. Os dois últimos tipos têm indicadores de desempenho poderosos e podem ser usados ​​para revestir qualquer tipo de estrutura, incluindo superfícies metálicas e de concreto armado.

    Tecnologia de instalação

    Antes de prosseguir com o revestimento da fachada, é necessário preparar a superfície da parede. Para isso, é necessário limpá-lo da contaminação por óleo e desmontar os elementos metálicos. Se não for possível removê-los, deve-se fornecer-lhes um fluxo constante de ar, o que evitará sua corrosão e destruição prematura. Em tal situação, você deve evitar o uso de gesso acrílico devido à sua ventilação insuficiente. O gesso velho e a tinta restante também devem ser removidos.

    O próximo passo deve ser pendurar na parede. Para fazer isso, você precisa inserir os pinos de reforço e puxar os cabos de náilon entre eles. O uso de afundamentos o ajudará a avaliar a geometria da superfície e calcular corretamente a quantidade necessária de material. Então você pode começar a instalar o perfil do guia. Você precisa começar com a instalação de um elemento de embasamento, que servirá como guia de suporte para a primeira fileira de lajes e permitirá que você controle a distância entre a fileira inferior e a superfície da parede.

    Após a instalação do perfil guia, deve-se iniciar o revestimento da fachada com lã mineral. Ao fixar as placas, você pode usar tarugos ou cola especial. Em seguida, a lã mineral é reforçada com uma malha de metal, cuja borda inferior deve ser enrolada sob o perfil. A malha deve ser fixada com gesso para reforço de cola.

    A última etapa será o reboco decorativo da lã mineral. Para o acabamento, pode-se utilizar misturas de silicato, mineral, acrílico e gesso de silicone. Recomenda-se pintar a superfície rebocada.

    A lã mineral permite que você resolva de forma rápida e eficaz o problema de fachadas de fachada, reduza significativamente a perda de calor e economize significativamente seu orçamento. A simplicidade de instalação e a disponibilidade proporcionam ao material uma popularidade crescente e alta demanda do consumidor.

    Veja o vídeo de instruções para a instalação de lã mineral abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário