Gesso "Bark beetle": características e recursos de aplicação
O moderno tipo de gesso denominado "Bark beetle" é um dos materiais de acabamento mais procurados. O revestimento original é conhecido por suas propriedades estéticas e protetoras. Simplicidade e facilidade de uso o tornam um material universal em todos os aspectos.
Características da composição
Os principais componentes do gesso são grânulos e pó. O tamanho dos grãos varia de 1 a 5 mm. Afeta a quantidade de material necessária. Quanto mais grossos os grãos, mais mistura é necessária... Também afeta a expressividade do desenho.
A mistura pode ser composta por gesso, cimento ou acrílico. Mármore ou grãos minerais de areia são usados como grânulos. A desvantagem de uma mistura de gesso ou cimento é que, ao contrário de uma composição acrílica, eles devem ser diluídos antes da aplicação.... É importante observar a tecnologia de cozimento e as proporções aqui.
As vantagens do gesso incluem a presença de uma grande variedade de composições. Cada fabricante se preocupa em melhorar a qualidade, aumentando a versatilidade de seus produtos. Portanto, apesar da presença dos principais componentes da mistura, são introduzidas substâncias adicionais. Dependendo do resultado desejado, você sempre pode escolher as características mais ideais.
Não negligencie o conselho de profissionais. Uma consulta competente permitirá que você entenda toda a variedade de componentes e sua combinação com os dados iniciais.
Tipos e características
O nome do gesso "besouro da casca" vem do nome de um inseto - um besouro da casca, que deixa recessos peculiares na árvore.
A aparência única da superfície externa é formada por pequenas ou grandes depressões que imitam a trilha de um besouro. O padrão é formado por mármore, lascas minerais ou dióxido de titânio. Cria o efeito de uma árvore comida por um besouro da casca.
Deve-se notar que as características técnicas das composições decorativas de gesso podem diferir dependendo da qualidade, tipo de componentes constituintes.
As composições diferem em propósito:
- para decoração de paredes interiores;
- para decoração exterior de casas;
- formulações universais.
Diferenças na estrutura:
- com grãos grandes;
- com um tamanho de grão médio;
- com grão fino.
Diferença por tipo de componente principal:
- Misturas minerais à base de cimento ou gesso têm uma vida útil de pelo menos 7 anos. Devido à sua resistência a baixas temperaturas e alta umidade, são utilizados para acabamento de superfícies externas de habitações.
- Misturas de polímeros à base de acrílico são muito plásticos. Graças a esta propriedade, o risco de fissuras é eliminado. Em condições favoráveis, a composição pode manter suas qualidades por 20 anos. As misturas acrílicas são usadas com mais frequência em paredes e tetos internos.
- Há também misturas de resina de silicone, que têm plasticidade, impermeabilidade à umidade. Em condições favoráveis, sua vida útil é de 10-15 anos.
Diferenças no grau de prontidão para uso:
- soluções prontas;
- misturas secas que requerem diluição.
As vantagens do gesso texturizado "Bark Betle" também incluem:
- Força... O gesso pode suportar tensões mecânicas e vibrações. Tem uma longa vida útil.
- Facilidade de atendimento... Poeira e sujeira podem ser facilmente limpos com água ou qualquer detergente.
- Resistência a temperaturas extremas... O material tolera facilmente temperaturas de até 50 graus negativos.
- Ausência de substâncias nocivas na composição evita o aparecimento de partículas tóxicas no ar. Isso permite que o material seja usado dentro de alojamentos, quartos de crianças.
- Resistência ao fogo... O material não é inflamável, o que permite a sua utilização na cozinha, junto à lareira.
- Fácil de aplicar... A conformidade com a tecnologia correta permite que você faça reparos em ambientes internos com suas próprias mãos.
- Textura original... O padrão incomum combina harmoniosamente com quase qualquer tipo de design de interiores.
- Custo relativamente baixo... A presença de um grande número de fabricantes permite que você escolha a opção mais adequada para qualquer orçamento.
- Facilidade de composição... O material não cria carga adicional nas estruturas de suporte, o que reduz significativamente o risco de danos ou desgaste.
O conhecimento das características das formulações facilita a navegação em toda a variedade de ofertas do mercado.
Cores e desenhos
Padrões de gesso exclusivos decoram qualquer ambiente. A título de decoração, os acabamentos podem ser feitos no tecto, em várias ou apenas numa parede.
Se inicialmente a mistura for branca, ao preparar uma solução ou coloração subsequente, você pode criar um esquema de cores diferente. Tons monocromáticos de pastel e tons de bege são relevantes. Você também pode criar relevos contrastantes. A paleta de cores pode ser representada por tons de vermelho brilhante, marrom, amarelo, prata, azul.
Deve-se notar que quando um corante é adicionado à solução acabada, as cores parecem mais naturais. Se for utilizado pó seco, recomenda-se pintá-lo somente após a secagem do gesso.
Para obter uma cor rica, a cor é produzida em duas etapas:
- A primeira camada de tinta é aplicada com pincel. Nesta fase, a ênfase pode ser apenas nas ranhuras.
- Após a secagem da tinta, aplique uma segunda demão de tinta com rolo. Para que a tinta não manche o desenho de gesso, o trabalho é executado em ritmo acelerado. Você pode usar tons mais claros.
O posterior envernizamento da superfície dará resistência e realçará o brilho da cor.
Você também pode escolher uma mistura de cores. Neste caso, não há necessidade de adicionar corante.
Dependendo da técnica aplicada de aplicação do material, o tipo de padrão é formado... Se a mistura for aplicada em círculos, o padrão terá depressões ovais. Se os movimentos fossem regulares para cima, para baixo ou para a direita, para a esquerda, obtêm-se depressões retas semelhantes a fios. Você pode fazer movimentos diagonais, então as ranhuras serão direcionadas para os lados dos cantos opostos.
A saturação da imagem depende do tamanho de grão selecionado... Se uma pequena fração foi usada, o padrão será mais refinado, menos perceptível. Esse projeto é mais adequado para decorar pequenas áreas, paredes interiores ou tetos em um quarto, sala de crianças.
Se uma fração grossa de grãos foi usada, o padrão será mais perceptível, grosso. Este desenho é mais frequentemente utilizado na decoração de superfícies externas. Dentro da sala, um desenho profundo será relevante se houver uma grande área, por exemplo, em uma sala de estar, um corredor. Em estilos de design moderno, por exemplo, industrial, minimalismo, alta tecnologia, essa decoração também terá uma aparência adequada e harmoniosa.
A presença de diferentes tamanhos de grão, bem como a possibilidade de usar qualquer tipo de cor, permite criar modernos modelos de superfície originais.
Como escolher?
Exemplos de acabamentos prontos, bem como conselhos de especialistas que não devem ser negligenciados, irão ajudá-lo a decidir sobre o desenho, a cor do gesso.
Em primeiro lugar, você deve decidir sobre as características da composição. Diferentes tipos de misturas são adequados para decoração de interiores e exteriores. O cálculo leva em consideração a espessura da camada de gesso desejada, que depende do tamanho do grão, das condições de operação, dos efeitos mecânicos, químicos ou da temperatura. A vida útil também é importante, assim como o preço.
Você precisa pensar com antecedência nas cores, no desenho. Um tamanho de grão específico é selecionado para formar o resultado desejado. É melhor comprar a quantidade necessária de consumíveis imediatamente, pois muitas vezes os lotes do mesmo fabricante podem ter pequenas diferenças de tons.
Dando preferência às composições prontas mais convenientes ao uso e ao plástico, deve-se lembrar que não podem ser armazenadas. A mistura não utilizada seca rapidamente e torna-se inutilizável. Também é importante observar que essas soluções tendem a ser mais caras.
Neste plano o consumo de misturas secas é mais econômico e são mais baratas.
No entanto, as proporções corretas devem ser observadas durante o cozimento.
Dependendo se o reparo será realizado por um profissional ou um iniciante, um determinado tipo de ferramenta e tecnologia para aplicação do material são selecionados.
Antes de adquirir um material de acabamento, é necessário estudar as instruções da embalagem, bem como a data de lançamento. Não é recomendável usar uma mistura que tenha uma vida útil de mais de um ano.
Para trabalhos de interiores
A decoração de paredes em interiores ou corredores deve ser feita levando em consideração o uso de componentes ecologicamente corretos, corantes persistentes e materiais resistentes à umidade. Para formar um belo padrão requintado, o tamanho dos grânulos é geralmente escolhido menos de 2,5 mm... Os amantes de relevos extravagantes podem preferir tamanhos grandes.
Na hora de escolher um gesso para o acabamento de uma varanda, principalmente se não for aquecido, deve-se escolher uma mistura com características mais confiáveis. Eles devem ser resistentes a alta umidade e temperaturas extremas.
Independentemente de você escolher uma solução pronta ou uma mistura seca para diluição, é importante pensar com antecedência sobre uma paleta de cores que se combinará harmoniosamente com itens de interior.
Para decoração de exteriores
As misturas são selecionadas com um grande tamanho de grânulo - não inferior a 2,5 mm... Uma vez que o gesso estará exposto a várias influências ambientais adversas, é necessário escolher composições que tenham a maior resistência, resistência a extremos de temperatura, umidade e estresse mecânico. Como regra, tais composições requerem uma preparação preliminar, portanto, é importante calcular corretamente a quantidade necessária de material.
Deve-se tomar cuidado com a escolha das cores com antecedência, que devem ser combinadas com o design externo ao redor.
Area de aplicação
O material de gesso é usado para decorar as paredes internas de um apartamento e as fachadas externas de casas particulares. Ele também é usado para decorar espaços públicos. No entanto, isso acontece com muito menos frequência. Devido às suas propriedades versáteis, pode ser aplicado sobre uma base de concreto, tijolo, gesso cartonado, painéis, bem como sobre paredes de blocos de concreto.
A composição não é usada para acabamento de substratos de madeira, metal, vidro e plástico.
Parâmetros corretamente selecionados de gesso permitem que você o use como material de acabamento para paredes ou tetos em qualquer ambiente.
Tecnologia de aplicação
Se quiser fazer o acabamento das paredes com as próprias mãos, deve estudar cuidadosamente o processo de aplicação do gesso. O cumprimento da sequência, bem como das regras de uso do material, permitirá que você obtenha o resultado desejado, que o fará deliciar por muitos anos.
Antes de aplicar a composição na superfície acabada, é necessário preparar os dispositivos e recipientes necessários com antecedência. A mistura pronta pode ser aplicada imediatamente... Não requer treinamento adicional.
Caso precise diluir para obter o gesso, siga as instruções da embalagem. Deve ser examinado cuidadosamente. Qualquer composição tem características próprias, pelo que pode evitar muitos incómodos.
Sequência de preparação da solução:
- Prepare um recipiente com a quantidade necessária de água. A proporção exata está indicada na embalagem. A temperatura da água deve estar à temperatura ambiente.
- O pó seco é derramado lentamente em um recipiente com água. Neste caso, a mistura é bem agitada até a obtenção de uma massa homogênea. É importante evitar a formação de grumos.
- O mingau homogêneo pode fermentar por 5-10 minutos.
- Mexa bem novamente. Um mixer dedicado pode ser usado.
A quantidade da mistura é determinada com base na área da superfície a ser revestida, tamanho do grão, características composicionais. Por 1 sq. m pode levar de 2 a 5 kg da mistura. As proporções exatas estão indicadas na embalagem.
Para aplicar a solução, são utilizadas ferramentas, por exemplo:
- Espátula, espátula, espátula... Nivele a superfície, remova o excesso.
- Ralador... Esta ferramenta serve para formar uma superfície absolutamente de alvenaria. O material mais confiável com o qual o ralador é feito é o metal. É caracterizado por uma longa vida útil. Para iniciantes, é recomendável escolher uma ferramenta de poliuretano. Mas os profissionais costumam escolher o poliestireno, que é extremamente frágil.
Para um trabalho único, um ralador de plástico é adequado... A ferramenta à base de madeira também tem uma vida útil relativamente curta. Existem flutuadores de borracha à base de látex.
A ferramenta é escolhida dependendo da finalidade, facilidade de uso, custo.
Nos acabamentos de fachadas, de forma a obter a melhor qualidade, deve ser feito na primavera ou no outono. A temperatura do ar deve estar entre 5 e 30 graus acima de zero. A umidade não deve exceder 60%. Melhor se o tempo estiver calmo.
A superfície sobre a qual o gesso será aplicado deve ser plana e limpa. Rachaduras, irregularidades de mais de 2 mm não são permitidas.
No dia anterior ao reparo, as paredes ou o teto são preparados para combinar com o acabamento. Isso é feito para que o material aplicado fique em contato próximo com a base. Via de regra, são utilizadas misturas contendo areia de quartzo. A base de concreto não pode ser preparada, mas apenas umedecida com água.
Ao realizar trabalhos de reparo, é importante seguir a sequência de ações:
- A mistura preparada é aplicada uniformemente na superfície, espalhando-se por toda a área. A ferramenta é mantida em um ângulo de 30 graus. Cada sulco subsequente é aplicado de forma a sobrepor uma parte do sulco anterior em 4-6 mm.
- Um ralador é usado para formar o padrão. A pressão uniforme sobre a composição em diferentes direções permite obter a imagem desejada. A prensagem é realizada em seções de 1-1,5 metros.
- Para evitar que a solução endureça rapidamente, mexa periodicamente durante a operação.
- Após cerca de 2 dias, as paredes ou teto são lixados, removendo o excesso de material e, em seguida, aplicado o primer.
- Se a tinta não foi adicionada ao gesso, depois que a superfície secou, você pode começar a pintar.
- Após a secagem da tinta, a base é nivelada e envernizada.
Deve-se observar que a aplicação da mistura deve ser feita com muito cuidado. Ao menor movimento errado, o desenho ficará borrado.
O acabamento das fachadas externas merece atenção especial. Não é permitido fazer pausas no trabalho por mais de 4-5 horas... Caso contrário, a aparência da superfície será irregular. Portanto, os reparos são realizados com o envolvimento de uma equipe. Além disso, são utilizados meios mecanizados de aplicação da mistura, o que reduz significativamente o tempo de reparo.
O resultado final depende muito da técnica de gesso. Podem ser movimentos horizontais retos, movimentos verticais, fricção circular.Quanto mais perfeita for a técnica, melhor será o resultado.
Como aplicar o escaravelho, veja o vídeo abaixo.
Dicas de cuidados
Paredes com acabamento em gesso Bark Beetle não requerem manutenções especiais. Basta mantê-los limpos fazendo limpeza úmida. Porém, para se obter o resultado desejado, resistente a influências diversas, é necessário seguir as regras de aplicação do material.
O processo de coloração merece atenção especial. Quaisquer falhas no futuro levarão a uma perda na qualidade ou na aparência da superfície.
Antes de começar a pintar, certifique-se de que as paredes estão secas, niveladas e limpas. Se necessário, são nivelados com espátulas. Se a coloração for realizada ao ar livre, é melhor escolher um clima seco e calmo.... Você também precisa tomar cuidado para que os raios diretos não incidam sobre a tinta que seca. Se a coloração for realizada em várias etapas, é necessário resistir ao tempo entre as etapas.
A superfície é revestida com verniz após a secagem da tinta. Além disso, se o processo for realizado ao ar livre, é necessário escolher um clima adequado, e também fornecer proteção máxima contra influências externas negativas.
O processo de coloração começa não antes de 2-3 dias após a aplicação do gesso... As datas exatas estão indicadas nas instruções da embalagem da mistura texturizada. Também indica os tipos de tinta que se combinam idealmente com a composição da mistura.
O cumprimento das regras de aplicação do material economizará tempo, dinheiro e também obterá a qualidade desejada por muitos anos.
Fabricantes e avaliações
Existe um grande número de fabricantes nacionais e estrangeiros no mercado que produzem misturas de diferentes composições e características.
As classes mais comuns usadas para acabamentos externos incluem:
- Ceresit CT 175 ... Solução pronta à base de resina de silicone. De acordo com as avaliações, fica muito bonito na parede, mas requer habilidades especiais quando aplicado. Possui boa aderência, resistência ao gelo, durabilidade.
- Ceresit CT 35... Uma mistura à base de cimento, os minerais são usados como substâncias adicionais. O gesso é fácil de aplicar e durável. Tem um custo relativamente baixo.
- Unis "Escaravelho de casca grossa"... Uma mistura à base de cimento, farinha com enchimento de mármore. O material é forte o suficiente, não riscado, resistente a temperaturas extremas, resistente à umidade, mas não tolera a exposição à luz solar durante a secagem.
- "Bergauf Dekor"... Mistura seca à base de cimento, farinha de mármore, carga mineral, componentes modificadores adicionais. De acordo com as avaliações, este material de acabamento tolera bem o gelo, a umidade e é fácil de aplicar.
As classificações internas incluem:
- Ceresit CT 64... Solução pronta à base de acrílico com cargas minerais, pigmentos. Requer habilidades especiais quando aplicado. Possui boa aderência, aparência agradável. A base deve ser perfeitamente plana. Tem um isolamento térmico deficiente, é rapidamente consumido e não é barato.
- Knauf "Besouro de casca de diamante 1,5 mm"... Mistura a seco à base de cimento com adição de grânulos minerais. Segundo as avaliações, o material é de fácil aplicação, possui resistência, ductilidade e boa qualidade. No entanto, há análises de que o material se desintegra após a secagem.
- Osnovit Exterwell "Besouro de casca 2 mm"... Uma mistura à base de cimento com adição de grãos minerais. Segundo as avaliações, tem resistência, é barato, fácil de aplicar. Também há avaliações de que, após a secagem, o material se desintegra.
- "Garimpeiros" - mistura seca à base de gesso. Fácil de aplicar, barato. A superfície "respira" com ela. Requer uma massa após a aplicação. Entre os pontos negativos, está uma rápida secagem da composição.Em geral, entre as vantagens do gesso "Bark besouro", os usuários distinguem uma excelente aparência, resistência à umidade, temperaturas extremas, longa vida útil, facilidade de uso, capacidade de aplicar várias vezes a tinta.
Entre os pontos negativos estão o acúmulo de poeira, partículas de sujeira nas ranhuras, trincas, estilhaçamento de material, complexidade de aplicação e custo. Muitos associam as consequências negativas ao uso de tecnologia errada durante a aplicação, uma combinação de materiais de diferentes fabricantes.
Assim, ao escolher um gesso, você não deve se guiar pelo conhecimento da marca, publicidade ou preço. Um critério importante são os componentes constituintes que melhor corresponderão ao resultado desejado.
Lindos exemplos no interior
Idéias originais permitem que você crie uma imagem única, conforto e beleza no ambiente. A foto mostra exemplos de como criar um ambiente aconchegante e aconchegante usando o gesso Bark beetle.
- Um interessante design de cozinha com a utilização de acabamentos texturizados.
- A combinação harmoniosa de cores diferentes com ornamentos perfurados cria uma atmosfera de calor e mistério.
- O design do quarto em estilo moderno com o uso de gesso decorativo cria uma atmosfera de mistério e tranquilidade.
- Possibilidade de utilização de gesso para acabamento de uma parede.
- O desenho incomum é impressionante em sua originalidade e escala. A decoração da fachada com gesso texturizado transforma o edifício, torna-o limpo e moderno.
O comentário foi enviado com sucesso.