Como rebocar uma parede de tijolos corretamente?
O momento do acabamento é muito importante nas obras de construção e reforma. Deve-se ter em mente que quase qualquer pessoa pode rebocar uma parede de tijolos por conta própria, não sendo necessária experiência e habilidades especiais neste assunto. Se você realizar o trabalho corretamente, o seu resultado ficará encantado por muitos anos e nenhum problema surgirá. A principal condição é o cumprimento das regras e nuances do processo, das quais falaremos em nosso artigo.
Tipos de gesso
O primeiro problema que os finalizadores enfrentam é escolher o gesso certo. Não depende apenas de quão lisas as paredes se tornam. O material também protege a superfície da penetração de umidade, pode exercer uma função decorativa, além de ajudar a melhorar o isolamento acústico e térmico. O gesso pode ser dividido em vários tipos dependendo do escopo de sua aplicação:
- comum;
- especial;
- decorativo.
O gesso comum é normalmente usado em salas nas quais outros acabamentos são planejados. Pode ser usado como base para pintura ou papel de parede. O especial protege perfeitamente contra a umidade, ajuda a fortalecer o isolamento acústico e térmico. Decorativo, porém, pode ser feito em várias cores e texturas, normalmente é usado para trabalhos ao ar livre.
Para um trabalho de qualidade, a escolha correta da solução é muito importante. Ele contém areia e um aglutinante especial, geralmente cimento, gesso ou argila. O tipo de solução deve depender do local de uso.
Ferramentas necessárias
O próximo ponto importante é a seleção de instrumentos. Deve-se ter em mente que a falta de itens necessários pode atrapalhar o andamento dos trabalhos e não possibilitará o alcance do resultado desejado. Então, você vai precisar de um recipiente no qual a solução será diluída, um misturador ou uma espátula para misturá-la, um pincel ou rolo para aplicação, um raspador, um cinzel, um perfurador, um nível, uma broca, uma fita métrica, meia espátula para remover cantos, um ralador, uma pistola de pulverização para molhar a superfície, um fio de prumo, geralmente um lápis.
Para acelerar o andamento dos trabalhos, é aconselhável o uso de uma pistola de gesso. Ele faz um excelente trabalho de pulverização da composição na parede. Ao mesmo tempo, o resultado é melhor. Devido à pressão, a solução adere melhor à superfície, preenchendo as irregularidades, e o processo em si é muito mais rápido.
Como preparar a solução?
Ao rebocar uma parede de tijolos, podem ser utilizadas argamassas de cimento e de gesso. Eles diferem em certos parâmetros. O gesso deve ser misturado em pequenas quantidades, pois seu tempo de pega é bastante curto. O cimento, por outro lado, pode resistir a períodos mais longos, por isso é aconselhável prepará-lo em quantidades maiores. O tempo final de secagem também depende disso - se, em uma situação com gesso, esse processo levar até uma semana, a mistura de cimento finalmente secará após um mês.
Existem 2 formas de engessar a superfície, que se diferenciam pela presença de balizas. Nesse caso, a solução em ambos os casos é preparada da mesma maneira. Acontece da seguinte maneira.
Em primeiro lugar, é necessário peneirar a areia, retirando os detritos. Em seguida, o cimento é adicionado em proporções de aproximadamente 3: 1 e bem misturado até uma consistência uniforme. Depois disso, a água é despejada. Mexa a solução constantemente.Se as proporções não forem observadas, a adesão à superfície pode se deteriorar. Usando uma broca, a solução é bem misturada, após o que é deixada por alguns minutos.
Para aumentar a plasticidade da solução, você pode adicionar látex, dispersão de PVA ou um plastificante. Recomenda-se usar a mistura nas próximas 1,5 horas. Quando engrossar, você pode adicionar um pouco de água.
Estágio preparatório
Uma etapa importante é o trabalho preparatório. Inclui vários pontos que não podem ser ignorados. Em primeiro lugar, é necessário verificar a disponibilidade de ferramentas. Isso é seguido pela preparação da superfície.
As paredes precisam ser examinadas com cuidado. Os tijolos soltos, se houver, são fixados com cimento ou espuma de poliuretano. Rachaduras e lascas são manchadas, áreas deformadas são removidas. Se isso não for feito, a superfície gessada pode começar a se deteriorar rapidamente. A composição antiga precisa ser removida.
O fio de prumo ajudará a identificar imperfeições e irregularidades da superfície. As costuras são alisadas, sujeira e poeira são removidas. O resto da superfície também é limpo, após o que deve ser aplicado o primer. É o primer que ajudará os materiais a aderirem melhor. O próximo item é a instalação de beacons.
Para começar, parafusos auto-roscantes são instalados nos cantos superiores, projetando-se alguns centímetros acima da superfície. Os cabos de prumo são colocados, os parafusos devem ser fixados atrás de seus cabos. Em seguida, é esticado um torniquete, que forma linhas retas horizontalmente, e são colocadas balizas sob elas, a distância entre as quais é de 2 metros. Os pontos de fixação devem estar separados por 20 centímetros. Como resultado, a parede terá linhas divisórias verticais.
Tecnologia de trabalho
Não é difícil rebocar corretamente uma parede de tijolos, basta seguir estritamente a tecnologia. Para iniciantes, muitas vezes surge a questão de saber se os faróis devem ser removidos. Os especialistas respondem positivamente, explicando que a implementação deste parágrafo o salvará de muitos problemas no futuro. Afinal, mesmo os elementos galvanizados sofrerão corrosão com o tempo, o que anulará o trabalho realizado.
Deve-se ter em mente que o reboco em exteriores e em interiores tem nuances próprias. Vamos abordá-los com mais detalhes.
Lado de fora
Se o trabalho não for realizado dentro, mas fora das instalações, a fase preparatória não deve ser negligenciada. Se a casa é velha e já se procedeu à reabilitação exterior do edifício, o primeiro passo é retirar a sujidade e o pó. Em qualquer caso, será necessário umedecer a fachada, o que pode ser feito com um regador convencional ou um borrifador. Em seguida, a superfície deve ser preparada.
Você pode usar uma malha especial. É apertado antes de iniciar o trabalho e a mistura é aplicada por cima. O nivelamento do gesso é feito de baixo para cima, com foco nas balizas. Para obter uma superfície perfeitamente plana, você deve usar a regra.
Recomenda-se aplicar a solução em camada fina. Se você fizer alguns truques, haverá menos rachaduras de contração. A primeira camada é necessária para preencher os poros e garantir uma maior adesão dos materiais. O segundo é aplicado apenas em uma superfície seca, por isso adere melhor e segura com mais firmeza. A solução neste caso é usada mais espessa.
Para maior aderência à camada superior, a superfície deve ser escovada com uma escova de aço. O acabamento deve ter 2 milímetros de espessura.
Depois de realizar todas as manipulações, é feito o rejuntamento. Isso requer um ralador, que deve ser movido no sentido anti-horário. Assim que a argamassa estiver concluída e as paredes secas, você pode começar a caiar.
Dentro de casa
Se os reparos forem realizados em um apartamento, o trabalho deve ser feito da seguinte forma. Os faróis devem ser fixados com segurança à superfície a ser molhada. A solução, em primeiro lugar, preenche fissuras e irregularidades nas paredes.Assim que a primeira camada estiver seca, é aplicada a parte principal do gesso, cuja espessura depende do nível das balizas.
A mistura é nivelada de baixo para cima, o excesso de material é removido. Não aplique a mistura em uma camada muito grossa, pois pode rachar. Depois que o revestimento secar um pouco, as balizas devem ser removidas e as costuras cuidadosamente reparadas. Em seguida, é realizada a selagem. Depois disso, você pode realizar o acabamento pelo lado de dentro da sala.
Dicas úteis
Reboco de paredes de tijolos - o processo não é muito complicado, mas requer, no entanto, cuidado e execução competente. Você pode fazer o trabalho com as próprias mãos, no entanto, a violação das regras básicas pode levar ao fato de que depois de um tempo o gesso irá rachar e desmoronar, respectivamente, você terá que alterar a decoração da sala ou a fachada do construção. Para evitar tal problema, além de descrever a tecnologia de trabalho, os especialistas dão recomendações, enfocando nas quais é possível reduzir o tempo de operação, obter um bom resultado e prolongar a vida útil da superfície. Vamos considerar os principais.
Deve-se notar que a gama de materiais para decoração de exteriores é bastante ampla. Existem tijolos decorativos, revestimento, cerâmica e muito mais. O gesso ocupa um dos lugares principais. Os conhecedores de design incomum e novas tecnologias vão gostar do gesso decorativo da fachada chamado "besouro da casca". É muito utilizado e popularizou-se devido ao seu aspecto, imitando a madeira estragada por um besouro da casca.
Se o reboco de paredes de tijolo for realizado em ambientes com alta umidade, os especialistas recomendam adicionar cal à mistura. Esta opção será adequada ao realizar trabalhos em caves de edifícios. Para aumentar a plasticidade, você pode adicionar uma pequena quantidade de sabonete líquido. Deve-se ter em mente que o reboco não deve ser executado a temperaturas abaixo de 7 graus.
Caso não seja possível usar argamassa de cimento, os especialistas recomendam fazer uma mistura de gesso. Nos casos em que é necessário processar uma parede com isolamento, mas é impossível usar materiais especiais, a adição de pedra-pomes salvará a situação. Para verificar a prontidão, deve-se realizar um teste de aplicação da mistura. Para fazer isso, ele é colocado em uma espessura pontilhada de 2 a 3 centímetros e deve se manter firme na superfície. Se a camada tiver mais de 7 centímetros de espessura, a mistura deve escorrer.
Deve-se ter em mente que se o prédio foi construído recentemente, é preciso resistir ao tempo para que ele encolha. Qualquer casa de alvenaria monolítica está sujeita a este processo. Se for necessária uma cobertura espessa, uma malha de reforço deve ser selecionada. Esta condição é especialmente importante ao realizar trabalhos ao ar livre.
Para rebocar paredes de tijolos em ambientes internos, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.