Qual é o melhor gesso para as paredes de um apartamento?
Antes de iniciar a reforma, é muito importante desenvolver um projeto de design que leve em consideração as suas necessidades. Apesar dos aparentes custos adicionais, no futuro economizará tempo, esforço e dinheiro, já na fase inicial você saberá a quantidade exata de desbaste e acabamento. O projeto de design do apartamento permite pensar em muitas pequenas coisas e tornar o espaço mais ergonômico. De acordo com o plano pronto, os reparadores cometerão muito menos erros e será mais fácil para você controlar o trabalho deles.
Uma das principais etapas para preparar as paredes para decoração é o alinhamento das paredes. Você pode nivelar as paredes usando diferentes métodos, mas um dos mais populares é o reboco. Para obter um resultado de alta qualidade, você precisa escolher uma boa composição com a qual seja conveniente trabalhar. A escolha do gesso é uma questão que exige uma abordagem criteriosa, desde a análise da composição até à avaliação da facilidade de aplicação e do custo.
Os principais critérios para a escolha do gesso
Não existe uma solução única para todos. Qualquer mistura consiste no ligante principal, areia de diferentes frações e aditivos. Mas a escolha não é feita apenas com base na composição. A propósito, vale a pena começar pelo fato de que gesso e massa de vidraceiro costumam se confundir. Esses processos, de fato, são semelhantes e estão diretamente relacionados ao alinhamento das paredes.
Se a curvatura das paredes ou do teto for significativa e as diferenças forem de pelo menos 5 mm, após a aplicação da camada de gesso a superfície ficará granulada. Para remover essa granulação, ela precisa ser alisada. É para isso que ajuda a massa, cuja camada limite pode chegar a 5 mm, mas o gesso pode ter até 70 mm de espessura.
Aqui estão as principais questões que o guiarão na escolha de uma mistura de gesso.
- Por que foi comprado. Se for executado um acabamento áspero, o material será um, se o acabamento for acabado, será diferente. Por exemplo, as propriedades decorativas da composição são importantes para o acabamento.
- Qual será o acabamento após o reboco das paredes. A escolha da composição também depende se se trata de um azulejo ou pintura, talvez papel de parede.
- Quanto você está disposto a gastar nesta parte do reparo. A bifurcação do preço pode ser bastante grande.
Cada mistura de gesso tem sua própria textura. Para ver como ficará a superfície após esse processamento, é melhor não na foto na Internet, mas nas amostras do mercado de construção - então fica mais claro. Por exemplo, misturas à base de cimento são freqüentemente usadas para criar a popular textura de "besouro de casca" ou "casaco de pele".
É imprescindível avaliar o peso da mistura e as características das paredes da sala. Se for uma parede de bloco fina, precisará de uma mistura leve. E o tipo de superfície onde a composição será aplicada também é importante. Se não for escolhido de acordo com o tipo, a boa adesão não funcionará e depois de secar tudo simplesmente desmoronará. E as medições também precisam ser feitas com antecedência - queremos dizer medições da deflexão das paredes.
À quantidade revelada da mistura, é necessário adicionar uma margem, pois muitas vezes o gesso não é suficiente, e isso é descoberto já durante o processo de reparo.
Composição e propósito
O enchimento da mistura costuma ser areia. Os aditivos são necessários para dar ao gesso as qualidades necessárias para o funcionamento. Mas o principal determinante da composição ainda é o ligante. De acordo com ele, costumam decidir que tipo de gesso vai fazer o acabamento das paredes de concreto.
- Cimento. O gesso de cimento distingue-se pela sua elevada resistência. Ela não tem medo da umidade e, portanto, com mais frequência ainda é comprada para processar pedestais e fachadas.Mas também nas paredes das divisões onde os indicadores de humidade são instáveis, ou muito altos, é melhor terminar com uma mistura de cimento.
- Gesso. O gesso, que não é rotulado como "resistente à umidade", só pode ser usado em ambientes secos e aquecidos. Infelizmente, ele capta facilmente a umidade diretamente do ar, depois do qual incha e suas camadas começam a se afastar da parede.
- Polímero. Essa composição pode ser considerada universal com segurança. É adequado para uso interno e externo e pode ser aplicado em superfícies de qualquer material. É verdade que para o alinhamento grosseiro você encontra uma opção melhor, porque o gesso polimérico é aplicado muito finamente, vai ter que gastar muito.
- Argila. Perdeu a popularidade anterior, antes o material era muito acessível e era possível fazer a composição você mesmo. Mas sua competição foi feita por materiais mais convenientes e perfeitos. Portanto, as misturas de argila raramente são usadas hoje em dia e, se forem revestidas com elas, não são paredes, mas fogões de tijolos e salas de utilidades de madeira. É verdade que, se você quiser manter o estilo ecológico, o gesso decorativo à base de argila é um material bastante autêntico e interessante. Mas será difícil para um iniciante trabalhar com isso.
- Lima. Também não é uma opção que possa ser considerada relevante. O reboco de cal pode ser usado para nivelar paredes em ambientes com umidade muito alta ou onde o aquecimento é excluído. Em uma palavra, onde pode aparecer muito mofo. Mas esse acabamento não pode ser chamado de durável.
No entanto, as opções listadas são definitivamente suficientes para não sentir a escolha limitada.
Prontidão para o trabalho
Nesse sentido, o gesso assume 3 opções - composição caseira, mistura a seco e pasta.
Eles diferem um do outro:
- composição caseira preparado a partir de componentes tomados separadamente, que são misturados em proporções estritamente especificadas de acordo com as instruções;
- mistura seca embalados em sacos de papel, devendo ser diluídos em água antes do uso;
- colar vendido em baldes de plástico, pode ser usado imediatamente.
É lógico que o menor incômodo com a pasta, ela pode ser aberta e aplicada imediatamente. Mas você terá que pagar a mais por essa conveniência. Pode-se usar uma mistura seca, porque custa menos que pasta, e não é tão difícil diluí-la, as instruções da embalagem costumam ser compreensíveis até para um “bule de chá”. O gesso caseiro será o mais barato, mas o processo de mistura é bastante trabalhoso. E se bagunçar as proporções, misturar incorretamente, todo o reparo pode ser um fracasso.
E também vale a pena mencionar separadamente o chamado gesso seco. Trata-se de materiais em folha de gesso, que, via de regra, possuem um invólucro de papelão. São ideais para alinhar paredes com irregularidades significativas e quedas de nível. Também são convenientes porque não é necessário interromper o reparo enquanto os compostos do gesso secam.
Facilidade de aplicação
Para quem vai rebocar paredes pela primeira vez, este parâmetro pode ser talvez o mais importante. Porque se o processo for desconfortável, erros podem ser cometidos e o conserto obviamente não agradará. E o que poderia ser pior do que uma situação em que, após uma falha de auto-reparo, você tem que chamar os mestres para consertá-la. O enorme pagamento a maior é apenas uma desvantagem dessa experiência. Portanto, a melhor opção para os iniciantes é justamente uma solução plástica que adere perfeitamente a qualquer tipo de superfície e é facilmente alisada sobre ela. Então, dê uma olhada mais de perto nos emplastros de polímero não será supérfluo, esta é a mesma opção. É verdade que eles não são baratos. Acontece que, por um lado, a facilidade de aplicação é alta, por outro lado, o preço não dá direito a erro.
O gesso também se distingue pela boa plasticidade. Mas a solução será definida muito rapidamente, o que pode ser uma surpresa para um iniciante. Depois de meia hora, em algum lugar a solução engrossa, torna-se completamente inutilizável.Portanto, é preparado em porções, o que, infelizmente, desacelera o ritmo de trabalho. Mas o gesso seca muito rapidamente, então não haverá necessidade de esperar muito antes da próxima etapa do reparo. Seque - e você pode colar o papel de parede, por exemplo, não depois de alguns dias, mas muito mais rápido.
As misturas de gesso de cimento são consideradas materiais menos confortáveis do ponto de vista de aplicação. Esta é uma composição pesada com muito baixa plasticidade e também é difícil de alisá-la. Para neutralizar de alguma forma esse nível de plasticidade, pode-se adicionar cal.
Mas também existem vantagens nas composições de cimento. Eles retêm sua fluidez por pelo menos uma hora e meia, o que significa que o mestre terá um tempo livre para nivelar a composição na superfície.
Preço
Aqui, vale a pena dizer de imediato: comparar apenas números é um grande erro. Porque o custo inclui não só a fórmula tecnológica, aspecto acabado, durabilidade, mas também muitos outros aspectos. Se a reparação não permitir atrasos e não forem possíveis longas pausas técnicas, não poupará dinheiro e comprará aquelas misturas que secam muito rapidamente. E você pode simplesmente calcular o consumo real.
Por exemplo, para selar uma solução de uma mistura seca de cimento ou gesso, você precisa entender o quanto da composição acabada ficará. Ou seja, menos água será gasta no cimento para a mesma quantidade de material seco e mais composição de gesso será obtida na forma acabada. Além disso, o consumo de gesso é sempre menor que o de cimento. Acontece que embora o preço inicial da mistura de cimento e da mistura de gesso não seja o mesmo, no final, levando-se em conta a quantidade de embalagens adquiridas para a mesma superfície, os valores se igualarão.
Com as composições de polímero, é completamente diferente, eles são de muitas maneiras mais convenientes do que seus predecessores mais arcaicos. Mas eles são muito mais caros. O mínimo de erros ocorre com eles, é mais fácil para os iniciantes trabalharem com misturas de polímeros, mas o preço desse conforto é alto. Portanto, ao escolher uma mistura pelo preço, é preciso avaliar o tempo que é dado para reparos, o nível de experiência e muito mais.
Qual mistura você deve escolher?
Talvez você tenha que escolher não entre as opções padrão, mas sim entre as misturas especiais. Existem aqueles também. Por exemplo, compostos resistentes a ácidos. Eles são usados para tratar paredes em indústrias que são caracterizadas por vapores químicos agressivos. Mas esta opção também é possível em seus apartamentos, porém, já como uma camada de acabamento decorativo. Tal gesso não tem medo do ataque químico e é muito despretensioso ao partir. E também existem compostos com proteção de raios-X, no entanto, em casa essa mistura de barita quase nunca é usada.
Se você seguir as recomendações clássicas, terá o seguinte.
- Gesso para alvenaria - quase sempre é uma composição de cimento. Desta forma, uma camada de espessura suficiente pode ser criada na parede, que irá esconder todas as gotas e áreas problemáticas. E antes do trabalho, a superfície é necessariamente molhada. Se este for o concreto de espuma como base, argamassa de cimento é usada no mesmo nível de gesso.
- Salas húmidas também requerem cimento, e melhor - gesso de polímero.
- No quarto, corredor, sala de estar (isto é, salas e espaços convencionalmente "elegantes") geralmente decoram as paredes com compostos de gesso. É verdade que a resistência de tal material não é tão alta. E se a parede está constantemente sofrendo tensões mecânicas, é melhor recusar o gesso em favor do cimento ou do polímero.
- Varanda, loggia e banheiros também requerem o uso de composições de cimento. Bem como as encostas exteriores, por exemplo.
E você também pode se concentrar nos dados da tabela comparativa ao escolher a melhor opção.
Critérios para avaliação |
Tipo de gesso |
||
gesso |
cimento |
calcário |
|
você vai precisar de massa? |
- |
+ |
+ |
força |
Alto |
baixo |
baixo |
Resistência à umidade |
- |
+ |
+ |
propriedades bactericidas |
- |
+ |
+ |
consumo por 1 metro quadrado com espessura de revestimento de 1 cm |
8,5-10 kg |
12-20 kg |
8,5-10 kg |
tempo de endurecimento |
até 1,5 horas |
2 horas |
até 1,5 horas |
De acordo com muitas propriedades, o gesso de cimento torna-se o líder na análise. Para o nivelamento de paredes, este é um material clássico, e mesmo com as condições em que as paredes devem ser resistentes à umidade e não temer os esforços mecânicos. Porém, trabalhar com isso não é a experiência mais fácil e este problema pode ser reduzido pela introdução de aditivos plastificantes ou cal simples na composição. A principal desvantagem da composição do cimento é que ela não deixa as paredes "respirarem". E se você quiser um microclima ideal na sala, terá que comprar gesso. Mas não é tão durável quanto gostaríamos.
É por isso que a questão da compra de uma composição de gesso é tão polêmica. Mas haveria uma escolha, e já uma decisão, depois de pesar todos os prós e contras, as condições atuais, uma pessoa certamente encontrará. E com certeza será uma abordagem individual.
O comentário foi enviado com sucesso.