Gesso para cal: prós e contras
Tradicionalmente, o gesso de cal é utilizado para construção e acabamento superficial, que não perdeu demanda ao longo de sua existência. É utilizado para a decoração de interiores, bem como para nivelar e proteger quaisquer superfícies. As argamassas de cal são quentes, mas não tão fortes quanto o cimento.
Peculiaridades
Pessoas experientes sabem que as misturas de edifícios são usadas para alisar superfícies internas e acabamento externo de edifícios. Assim, protegem a superfície dos efeitos negativos dos fatores naturais, e o uso de uma solução torna o acabamento um procedimento confortável e de curta duração.
O reboco de cal é preparado antes do acabamento da obra, ou facilita o processo e obtém misturas prontas. Basta diluí-los com água em uma determinada proporção.
Se você quiser preparar a solução sozinho, precisa saber sua composição, que inclui os seguintes componentes:
- Lima;
- agua;
- areia do rio.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do estuque de cal devem-se a vários fatores.
- Alta capacidade de adesão, sendo esta propriedade independente da matéria-prima da qual é feita a superfície a ser tratada. O acabamento é especialmente bem-sucedido em superfícies de pedra e madeira. Pode-se concluir que a cal é um material versátil para construção.
- Após o endurecimento da mistura, surge uma grande plasticidade, sem risco de fissuras.
- A capacidade da solução de "respirar" e a alta permeabilidade ao vapor garantem um clima interno favorável.
Junto com as vantagens indiscutíveis, o limão tem algumas desvantagens:
- Depois de realizar os trabalhos de reparação, passados vários dias, notará que a superfície adquiriu irregularidades. Esse sinal de menos é fácil de eliminar se você seguir o conselho: como a solução é aplicada em várias camadas, é preciso esperar um pouco depois da primeira camada e só então passar para a segunda. Normalmente, o tempo depende do tipo de solução. Para algumas opções, é suficiente esperar uma hora, e para algumas - um dia.
- A desvantagem é a falta de dureza suficiente da composição aplicada. É importante saber que depois de algum tempo, o gesso adquirirá dureza suficiente, e será possível cravar pregos.
- Antes de iniciar o trabalho, é necessário um primer ou um simples spray. É preparado da seguinte maneira: mistura-se o cimento com a cal até obter uma consistência cremosa. Mas após a pulverização, você deve esperar até 10 horas para que a mistura endureça.
- O efeito protetor contra o aparecimento de mofo e bolor é obtido devido às propriedades bactericidas do material. Mesmo com muita umidade no ambiente, não há risco de surgimento de microorganismos.
- Preço acessível de gesso.
- Alta plasticidade da solução, bem como facilidade de aplicação durante o trabalho. Isso torna possível fazer reparos com suas próprias mãos, na ausência da experiência necessária.
- O uso de gesso sobre uma superfície de madeira protegerá a parede de vários roedores e insetos.
Visualizações
Graças à combinação da cal com outros componentes com aquelas características positivas que não estão presentes na cal, tornou-se possível obter soluções com características de desempenho melhoradas.
Essas substâncias incluem cimento, argila e gesso. A argila como aditivo à argamassa confere durabilidade ao revestimento, mas seca rapidamente, portanto em nenhum caso a mistura deve ser preparada com antecedência. A cola PVA, na quantidade de 2% do volume total da solução, ajuda a acelerar o processo de endurecimento. Aumenta a viscosidade para que o revestimento resista a todos os fatores externos. Os aditivos coloridos aumentam a permeabilidade ao vapor da superfície e a mistura seca preparada pode ser usada para reparos posteriores.
O gesso permite que a mistura endureça rapidamente, enquanto a parede é muito lisa.
Com base no componente adicionado à mistura, existem vários tipos de argamassas de cal:
- A cal com adição de areia é usada para acabamento áspero de tetos e paredes. Mas esse tipo de mistura é usado para uso interno, pois não tem resistência suficiente. Não pode ser aplicado na superfície de gesso - aparecerão partes descascadas.
- A cal com cimento é uma solução complexa, contém mais de dois componentes. Junto com o cimento, a areia está contida na solução. Esta mistura é altamente durável e é utilizada para o acabamento de todos os tipos de superfícies. Este tipo de argamassa é considerada uma excelente opção para trabalhos em bruto como decoração e pintura de fachadas. A mistura é freqüentemente usada para operação em condições de alta umidade.
- A cal com adição de gesso é utilizada em trabalhos de acabamento de interiores com um nível de umidade não superior a 60%. É usado para paredes de madeira, gesso, pedra. A limitação é concreta: ele interage com o gesso e forma camadas.
- A cal com adição de argila é usada para fortalecer as paredes internas.
Se a proporção de aglutinante e cal não estiver correta, a mistura geralmente é muito oleosa ou muito fina. Se a mistura ficar oleosa, isso significa que há mais aglutinante na solução do que o necessário. Como resultado, a superfície da parede fica coberta de rachaduras. Se a solução for pobre, isso indica falta de cal, o que leva à destruição das propriedades plásticas e à aquisição de baixa resistência.
Ao mesmo tempo, a superfície não está sujeita a rachaduras e encolhimento.
Area de aplicação
O gesso é usado para decorar edifícios que mais tarde serão pintados ou revestidos de papel de parede. Gesso decorativo de textura original e relevo colorido é utilizado no acabamento de fachadas de edifícios públicos. Para edifícios residenciais, esta solução raramente é usada. Os rebocos com aditivos protetores especiais protegem contra a água e garantem o calor em edifícios residenciais.
As argamassas de cal com adição de cimento são utilizadas para rebocar paredes em edifícios com elevado teor de humidade. As argamassas de cal com adição de gesso e cimento são recomendadas para uso somente em ambientes internos e secos. O gesso de argila-cal é usado para decorar paredes de madeira e pedra em ambientes com baixo nível de umidade.
Preparação da solução
A preparação da cal de gesso para o trabalho inclui várias etapas.
Na primeira fase, você precisa decidir sobre o tipo de solução para que suas propriedades sejam adequadas a uma superfície específica. Para a autopreparação do gesso, é preciso levar em consideração a sequência de ações - preparação de uma única mistura seca dos componentes, seguida da diluição com água morna nas proporções desejadas. Você pode misturar os componentes em qualquer recipiente. No entanto, o fundo da loiça deve ser uniforme. Isso ocorre porque o cal se deposita no fundo devido à sua fraca capacidade de dissolução.
O resultado será um gasto excessivo das matérias-primas usadas e uma consistência insuficiente da solução.
Além disso, uma camada de areia pré-peneirada é derramada ao longo de todo o perímetro e a cal é espalhada por cima. Em seguida, a composição é misturada até que uma consistência homogênea seja formada.Na última etapa, é necessário preencher várias camadas de cal e, adicionando água morna, misturar bem.
Preparação da primeira camada de gesso: adicionar 0,2 partes de cal e 2,5 partes de areia a uma parte do cimento Portland. A segunda camada é preparada adicionando 0,2 partes de cal e duas partes de areia a uma parte do cimento. Para preparar a terceira camada, você deve pegar 1 parte de cimento, 0,2 partes de cal e 1-1,5 partes de areia.
Para uma mistura de alta qualidade de todos os componentes da mistura, normalmente são usadas brocas especiais. Este método permite simplificar e agilizar o processo de preparação da argamassa de cal. Não se esqueça que para preparar uma mistura de alta qualidade, deve-se seguir as proporções exatas e adicionar água aos poucos, mexendo até que a composição fique homogênea.
A qualidade da superfície e o resultado final dependem da aplicação correta de cada camada de argamassa de cal. Sujeito às proporções e tecnologia necessárias para realizar os trabalhos de acabamento, você mesmo pode fazer reparos e economizar significativamente.
Dicas de aplicação
O gesso é aplicado na superfície em três camadas. Esta é a condição mais importante para a obtenção de um resultado de qualidade.
A primeira camada, chamada de respingos, melhora a adesão da primeira camada à base da parede. Para esta camada, a consistência da solução não é preparada muito espessa. A mistura é espalhada sobre toda a superfície com espátula, sem nivelar mais. Uma certa quantidade de spray deve ser coletada na espátula e varrida com um pincel a curta distância. Se você balançar com força e de forma ampla, uma grande quantidade da mistura é borrifada sem atingir a superfície.
A segunda camada é o solo. É considerada a camada principal e possui espessura de até 50 mm. A solução para isso é preparada mais espessa do que quando polvilhada. A mistura é aplicada à superfície com talocha ou untada com talocha, conforme a sua consistência o permitir. O excesso de sujeira é removido com um cortador de gesso. Após o término desta etapa, é necessário verificar a uniformidade horizontal e vertical da aplicação.
A terceira camada é usada para eliminar defeitos, pequenas lascas, alisando e obtendo uma superfície plana. A mistura é preparada com a mesma consistência da aplicação por pulverização e aplicada sobre uma superfície úmida com alguns milímetros de espessura. Em seguida, a superfície é esfregada com um dispositivo especial - um ralador projetado para polir. Se o solo tiver tempo para secar, você pode molhar a superfície com uma escova.
O uso de gesso de cal permite economizar significativamente e fazer reparos de alta qualidade.
Você aprenderá ainda mais sobre a aplicação do gesso no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.