Gesso gesso: variedades e aplicações
Para revestimento decorativo, muitas vezes é necessário criar uma superfície perfeitamente plana de paredes e tetos. Os materiais modernos à base de gesso são especialmente populares entre as misturas de gesso. Graças aos aditivos especiais, seu âmbito de aplicação não se limita mais a ambientes com umidade moderada. Alguns tipos de gesso são adequados para uso em banheiros e fachadas de edifícios. E a possibilidade de seu uso como acabamento decorativo abre novos horizontes para a criatividade.
Peculiaridades
O gesso é um material de acabamento moderno, utilizado para a aplicação de revestimentos ásperos e finais. Basicamente, as misturas à base de gesso são recomendadas para decoração de interiores com baixa umidade do ar. Mas novos aditivos tecnológicos e alguns acréscimos à tecnologia de processo tornam possível o uso de gesso no banheiro, vaso sanitário ou para uso externo.
Esses modificadores são cargas de fluxo livre com vários tamanhos de frações e polímeros ou aditivos minerais. Eles tornam a argamassa mais leve e mais plástica, além de melhorar sua aderência a várias superfícies. O componente de gesso regula o microclima da sala ao absorver a umidade do ar frio e devolvê-la quando a temperatura aumenta.
Os rebocos de gesso são adequados para corrigir pequenos e grandes defeitos superficiais e são fáceis de usar.
Especificações
Em termos de suas características técnicas, os estuques de gesso diferem em muitos aspectos das misturas de gesso e cimento. As características desses parâmetros dependem principalmente do componente básico, que é um mineral de origem natural - o gesso. As diferenças entre as propriedades da argamassa e do revestimento acabado são causadas pelos aditivos tecnológicos presentes na mistura.
Independentemente do fabricante e das características dos ingredientes, o revestimento de gesso acabado possui as seguintes características:
- Amizade ambiental. A superfície do material não emite substâncias nocivas à saúde, mesmo quando aquecida e molhada.
- Isolamento térmico. A condutividade térmica do gesso com uma densidade de 800 kg por m3 está na faixa de 0,23-0,3 W / (m ° C).
- Isolamento de ruído. O gesso é um material macio e absorve o ruído externo.
- Permeabilidade ao vapor de água. A ventilação natural e um microclima confortável na sala são alcançados devido à absorção e liberação da umidade pelo material, dependendo da temperatura e da umidade do ar.
- Resistência à geada. A superfície endurecida pode suportar temperaturas de -50 a + 70 ° C.
- Hidrofilicidade. O gesso absorve muito bem a água. Quando excessivamente úmido, o material adquire a estrutura da massa.
Durante o trabalho, é necessário observar a temperatura do ar de +5 a + 30 ° С. A sala deve ser bem ventilada, mas as correntes de ar devem ser excluídas. A luz solar direta no gesso úmido pode causar rachaduras.
O consumo de material para rebocar 1 m2 de superfície com camada de 1 cm varia de 8 a 10 kg.Em uma passagem, pode-se aplicar uma camada de argamassa de até 5-6 cm sem reforço, com a instalação de uma tela de reforço, ela é aplicada até 8 cm.
O endurecimento da composição ocorre geralmente em 1 hora após a aplicação, a superfície seca após 3 horas e o processo de cura pode levar de 7 a 14 dias.
Os fabricantes oferecem o gesso na forma de pó seco e mistura pronta. A entrega do material seco para preparação da solução aos pontos de venda é realizada em sacos de papel, cujo peso volumétrico pode ser de 5, 15, 20, 25 e 30 kg. Para preparar a mistura, 2 partes desse gesso são misturadas com 1 parte de água. O material acabado é fornecido na forma de pasta plástica em baldes de 20 litros.
Composição
O principal componente do gesso é o sulfato de sódio aquoso, comumente chamado de gesso ou alabastro. As pedras desse mineral de origem natural são submetidas a queima prolongada em altas temperaturas e, a seguir, trituradas até o tamanho da fração desejada. Quanto menor for o tamanho das partículas obtidas, melhores serão as características de qualidade da matéria-prima acabada. O componente de gesso é responsável pelas propriedades de ligação da mistura.
Ingredientes adicionais na forma de cargas de origem natural ou artificial conferem ao gesso à base de gesso as propriedades desejadas. Eles tornam a mistura mais leve, reduzem o consumo de material e aumentam as características de resistência. Além disso, o tamanho e a forma das partículas de enchimento dão à superfície uma textura diferente. Esses componentes podem ser areia moída, poliestireno expandido, vidro de espuma, vermiculita e perlita.
A espessura da camada aplicada também depende do tamanho de seus grãos:
- grãos finos são aplicados em uma camada fina a partir de 8 mm;
- granulação média: espessura do revestimento de até 5 cm;
- grãos grossos são usados para fazer uma camada espessa.
Para o branqueamento da mistura de gesso, a composição inclui titânio ou branco de zinco, que são sais de metal. Além do branqueamento, os enchimentos de cal alteram algumas das características da solução. O endurecimento do gesso calcário ocorre após 5 minutos, após 30 minutos a superfície endurece e a resistência é ganha em 1-2 dias.
Polímeros e aditivos minerais são utilizados como plastificantes e reguladores do tempo de pega e endurecimento da mistura. Esses componentes dão à composição plasticidade adicional e melhoram a adesão às superfícies tratadas. A composição exata e a tecnologia de produção de tais elementos não são divulgadas ao consumidor por razões comerciais.
O gesso seco é diluído apenas com água, sem adicionar ingredientes adicionais. Dependendo da consistência desejada da solução, a quantidade de água pode ser ajustada. A mistura líquida é adequada para o acabamento de uma superfície plana ou decoração. Como tal, ele se espalha facilmente pela parede.
Uma argamassa espessa é usada para nivelamento áspero, selagem de rachaduras, cavacos e buracos.
Condições de armazenamento
A vida útil de qualquer gesso não é mais do que 6 meses a partir da data de produção. Ao comprar, preste atenção ao estado da embalagem, não deve haver quebras ou danos. Uma mistura que expirou ou foi exposta à umidade perde todas as suas características declaradas. Não pode ser mexido até ficar homogêneo. A aplicação de tal solução será difícil ou mesmo impossível.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro material de construção, as misturas de gesso têm suas vantagens e desvantagens.
Entre as vantagens estão as seguintes:
- O baixo peso da composição não aumenta a carga sobre a fundação e reduz os custos com mão de obra durante a operação, facilitando principalmente o alinhamento dos tetos.
- Devido à sua boa plasticidade, é facilmente espalhado em todas as superfícies verticais e horizontais, mesmo em uma camada fina.
- É composto por 95% de ingredientes naturais e não faz mal à saúde.Não emite substâncias tóxicas mesmo em contato com água e altas temperaturas.
- O gesso tem boa aderência em quase todas as superfícies.
- É caracterizada por alta permeabilidade ao vapor, devido à qual a umidade não se acumula sob a camada de gesso, e a circulação natural do ar ocorre no ambiente.
- Não está sujeito a encolhimento, portanto, se a tecnologia for seguida corretamente, não se formam fissuras na superfície.
- Completamente à prova de fogo. O material não está sujeito ao fogo em nenhuma temperatura.
- Recupera-se sozinho após a inundação. Se os vizinhos inundarem de cima, depois de alguns dias a mancha vai secar e desaparecer por si mesma.
- Não é suscetível a mofo e bolor.
- Você pode obter uma superfície lisa ou texturizada com o tom desejado sem recorrer a decoração adicional.
- Ao contrário do gesso, o consumo da mistura de gesso é 1,5-3 vezes menor. A espessura mínima da camada para cimento é de 20 mm, para gesso - 5-10 mm.
O gesso tem várias desvantagens:
- Não é protegido contra umidade. Em salas úmidas e com forte umedecimento, a camada de gesso pode ser lavada ou flácida.
- Baixa resistência ao impacto. O estresse mecânico pode causar lascas e arranhões.
- Sob uma camada de gesso, os metais são suscetíveis à corrosão, pois o gesso absorve umidade constantemente.
- Todo o trabalho deve ser executado antes que a solução comece a definir.
- O custo das misturas de gesso é cerca de 20% mais alto em comparação com o cimento.
Como é diferente do gesso?
Apesar de o gesso se chamar gesso, o nome correto do seu principal componente é alabastro. É essa substância que se apresenta na mistura na forma de um pó finamente disperso. Gesso é um nome generalizado para uma rocha, da qual o material necessário para as necessidades humanas é posteriormente obtido.
Os rebocos de gesso modernos diferem do gesso comum em propriedades adicionais da solução devido à presença de aditivos de polímero e várias inclusões em sua composição. Graças a eles, a textura da superfície, a velocidade de presa e de secagem mudam.
O material torna-se mais plástico, mais fácil de ajustar e tem características de resistência aprimoradas.
Visualizações
Os fabricantes dividem principalmente os tipos de composições de gesso de acordo com dois parâmetros.
Dependendo da localização da superfície a ser tratada:
- Para trabalhos de interior, são utilizadas misturas de gesso universais baratas.
- Para trabalhos externos e superfícies em ambientes com alta umidade, são utilizadas misturas de fachada mais caras ou gesso resistente à umidade.
Levando em consideração o processamento posterior da área acabada:
- Começando - é feito para nivelar as paredes e depois aplicar um revestimento decorativo sobre elas.
- Acabamento - serve simultaneamente como camada de nivelamento e decoração.
Ao escolher um gesso, deve-se ler atentamente as instruções do fabricante. Normalmente indica para quais superfícies se recomenda o uso dessa mistura e qual a melhor forma de aplicação - manual ou mecanizada. O processamento mecanizado cria uma camada mais durável e uniforme, mas o trabalho requer equipamentos especiais caros. Se o gesso for resistente à água, com certeza isso estará indicado na embalagem.
Polímeros e cargas minerais tornam a estrutura da argamassa leve e elástica, portanto, quase todos os gesso são adequados para superfícies feitas de uma grande variedade de materiais. Destinam-se ao nivelamento de tectos, bem como de paredes de madeira, argila e betão. O gesso perlite à base de gesso ajuda a reduzir significativamente o consumo de material, melhorando a sua resistência e propriedades de isolamento térmico. O gesso de cimento-gesso cria uma camada durável da superfície acabada, que será mais fina do que o gesso de cimento convencional e seca muito mais rápido.
A maior seleção de emplastros de gesso é apresentada na forma de misturas secas. Mas se você não tem certeza de que será capaz de preparar de forma independente uma solução com a consistência desejada, pode comprar uma pasta pronta. Para começar a trabalhar com essa solução, você só precisa abrir o contêiner. Este material é mais caro do que as misturas secas e só é adequado para aplicação manual. Não pode ser diluído com água ou plastificantes, caso contrário perderá suas propriedades.
Cores e textura
A grande maioria das misturas de gesso comuns são apresentadas em branco e cinza, às vezes tons de azul, rosa ou bege estão presentes. A cor da mistura depende diretamente do gesso utilizado na composição. Dado o campo a ser desenvolvido, as intensidades e tonalidades podem variar muito.
Durante a produção, os gessos decorativos são pintados com cores especiais, e sua gama de cores é quase ilimitada. Para a escolha correta do tom, recomenda-se familiarizar-se com amostras e catálogos, que devem ser apresentados em lojas especializadas. Você também pode usar gesso veneziano para decorar as paredes. Uma superfície que se parece com granito ou mármore é criada aplicando várias camadas finas de tons diferentes. Em seguida, é aplicada uma cera especial, que cria uma estrutura de pedra lisa.
Para criar várias texturas, cargas especiais são adicionadas ao gesso: pequenas pedras, mica, areia, fibras de algodão e madeira, tijolo moído. Com a ajuda deles, você pode não apenas imitar uma superfície de madeira ou pedra, mas também obter o efeito de veludo ou couro. A estilização das paredes "como um tijolo" e a criação dos padrões é realizada com a ajuda de rolos e estampas decorativas especiais. Você pode usar materiais disponíveis, como pincéis ou sacos plásticos.
Qual é melhor escolher?
Para que após o acabamento da sala com gesso, a qualidade do revestimento não fique em dúvida, é necessário optar por materiais que atendam a GOST. Os parâmetros dos rebocos de gesso para trabalhos de interiores são detalhados em GOST 31377-2008.
Seco:
- o teor de umidade do material não deve ser superior a 0,3% da massa total;
- peso de 1 m3 na forma solta - 800-1100 kg, na forma prensada - 1250-1450 kg.
Em solução:
- o uso de água por 1 kg da mistura deve estar na faixa de 600-650 ml;
- tempo de configuração para aplicação manual - 45 minutos, para aplicação da máquina - 90 minutos;
- consumo por 1 m2 com camada de 1 cm com aplicação manual - 8,5-10 kg, com aplicação à máquina - 7,5-9 kg;
- retenção de umidade sem gotejamento - 90%.
Superfície acabada:
- resistência à compressão - 2,5 MPa;
- força de adesão com outras superfícies - 0,3 MPa;
- densidade por m3 - 950 kg;
- permeabilidade ao vapor - 0,11-0,14 mg / (mh · Pa);
- condutividade térmica - 0,25-0,3 W / (m ° C);
- encolhimento não é permitido.
Para tratamento de superfície, existe um SNiP especial 3.04.01-87. Estes são os requisitos para a uniformidade da aplicação do gesso e seu teor de umidade. O desvio da horizontal e da vertical em 1 metro é permitido dentro de 1-3 mm, e para toda a altura da sala - 5-15 mm. Não deve haver mais de 2-3 irregularidades por 4 m2, e sua profundidade é limitada a 2-5 mm.
O teor máximo de umidade da base é de 8%.
Para ambientes úmidos, é necessário escolher um gesso recomendado pelo fabricante para essa finalidade. A composição usual não é adequada para o trabalho em tais instalações. Para dar ao revestimento resistência adicional à umidade, um primer de penetração profunda ou contato de concreto à base de acrílico é aplicado a ele. Para o mesmo fim, você pode usar uma mástique impermeabilizante. Essas misturas devem ser aplicadas em várias camadas sobre uma superfície completamente seca.
Antes de finalmente decidir sobre a escolha da mistura de gesso, primeiro você precisa ler as análises sobre vários fabricantes e composições. Você pode adquirir materiais somente em lojas especializadas, e na hora de comprar recomenda-se consultar um especialista.
Aplicativo
O gesso é geralmente usado em ambientes com baixa umidade.A mistura é ótima para quarto, berçário e sala, pois não utiliza substâncias que podem ser prejudiciais à saúde. Inicialmente, as argamassas de gesso são destinadas ao nivelamento de paredes para papel de parede e pintura. Eles são convenientes para vedar juntas de drywall.
Para obter um revestimento de alta qualidade uniforme, o gesso é espalhado sobre a superfície em camadas espessas. O nivelamento é melhor feito via de regra, mas se não estiver disponível, você pode usar uma espátula. As paredes são alinhadas de baixo para cima, em paralelo fazendo com que os movimentos sejam a regra para a esquerda e para a direita. Ao trabalhar no teto, a regra é puxada.
Uma camada de gesso pode flutuar, por isso deve ser periodicamente puxada e nivelada.
Após 20-30 minutos após a aplicação, é necessário cortar o excesso da mistura como regra e alisar as irregularidades com uma espátula. Após cerca de 1 hora, se a camada não for deformada pela pressão digital, deve-se umedecer com água ou primer. Quando a superfície ficar opaca, esfregue em movimentos circulares com uma esponja de metal ou plástico. O excesso de argamassa deve ser removido do ralador durante o rejuntamento. Em seguida, é necessário alisar toda a camada de gesso com uma espátula.
Recomenda-se repetir o rejuntamento após mais 5-6 horas. Em seguida, a superfície é polida com espátula ou espátula especial. Essas ações visam tornar o revestimento perfeitamente uniforme e fechar os poros dilatados. Essa superfície não precisa ser massa, e antes de pintar e aplicar outros revestimentos decorativos, bastará tratá-la com um primer.
Para o método da máquina, são utilizados equipamentos especiais caros, que, se necessário, podem ser alugados. O gesso é misturado em um recipiente e fornecido por meio de uma mangueira. Neste caso, as camadas são aplicadas com sobreposição, o nivelamento é feito da mesma forma que no método manual. Este tratamento cria uma camada mais uniforme, o que tem um efeito positivo na qualidade do revestimento.
Pagamento
Em média, o consumo de material por 1 cm de camada de gesso é de 8 a 10 kg.
Depende diretamente dos seguintes parâmetros:
- fabricante e características da mistura;
- uniformidade da superfície;
- espessura da camada.
Para determinar qual camada de gesso é necessária, você precisa verificar a diferença no bloqueio das paredes em 3-5 pontos de cada lado. Para fazer isso, uma corda é esticada sob o teto no mesmo nível, e várias cordas são puxadas estritamente verticalmente para baixo a uma distância igual umas das outras. É necessário medir a distância de cada cordão à parede: a menor distância indicará o ponto mais saliente e a maior indicará a obstrução máxima.
Em seguida, a diferença entre essas distâncias é calculada e o resultado é dividido por 2. Esta será a espessura da camada principal. Este valor é adicionado à espessura da camada adicional de no mínimo 3 mm e 10-15% para a reserva.
Assim, com um bloqueio de parede de 3 cm por 1 m2, serão necessários cerca de 2 kg da mistura.
Como preparar argamassa de gesso?
A autoprodução de uma solução a partir de misturas secas prontas deve ser feita estritamente de acordo com as instruções do fabricante.
Existem também diretrizes gerais que são adequadas para quase todas as formulações:
- Em um recipiente com 1 litro de água, cuja temperatura deve estar na faixa de 20-25 ° C, é necessário colocar 2 kg de mistura seca.
- Misture bem com um misturador de construção ou uma broca com um bico especial. Como último recurso, a mistura de pequenos volumes da mistura pode ser feita com uma espátula ou espátula;
- Deixe a solução por 3-4 minutos para ganhar força e plasticidade. Mexa novamente. A mistura resultante não deve escorrer da ferramenta e apresentar grumos.
Todas as manipulações para o preparo da mistura devem ser feitas em recipiente e utensílios limpos. A quantidade de ingredientes para cada nova porção deve ser medida com cuidado, pois diferenças na mistura podem levar a uma cobertura insuficiente.
Existem receitas para fazer você mesmo gesso à base de gesso:
- Para 4 partes de gesso, adicione 1 parte de serragem e 1 parte de cola para azulejos.
- Em 1 parte de gesso, são adicionadas 3 partes de giz em forma de pó com frações finas e cola de madeira na quantidade de 5% da massa total da mistura.
- Uma parte do gesso é pré-embebida em água e misturada com 1 parte da massa de limão.
Nas duas primeiras receitas, os componentes secos são primeiro misturados e só depois diluídos em água até a consistência desejada. A agitação é efectuada em duas fases com um intervalo de 3-4 minutos. Vários plastificantes podem ser adicionados a tais misturas. A cola PVA é adicionada na quantidade de 1% da massa total, sendo permitido o uso de ácido tartárico ou cítrico e plastificantes especiais.
A cal também confere plasticidade à argamassa e aumenta a pega e o tempo de secagem.
Como secar?
A secagem da superfície deve ocorrer naturalmente. A sala deve estar livre de correntes de ar e dispositivos de aquecimento em funcionamento, a temperatura do ar exigida não deve ser inferior a +5 e não deve ser superior a + 25 ° С. Não permita que a luz direta do sol atinja o revestimento. Não acelere a secagem com uma pistola de ar quente ou qualquer outro equipamento de aquecimento.
Após 3-7 dias, a sala deve ser totalmente ventilada para remover a umidade da camada de gesso. O gesso vai secar completamente e ganhar força somente após 1-2 semanas. A superfície acabada deve ser lisa e leve. Em seguida, você pode colar azulejos ou papel de parede nele. E o teor de umidade do revestimento para pintura não deve exceder 1%.
Como pintar?
Uma grande variedade de tintas é adequada para pintar paredes e tetos sobre gesso: óleo, adesivo, acrílico, látex e tintas à base de água. Em termos de composição e características, o mais indicado para o gesso é a emulsão aquosa devido à sua estrutura porosa. As únicas tintas que não devem ser usadas em superfícies de gesso são as tintas de cal.
Ao usar tintas a óleo e acrílicas, a superfície deve ser tratada com um pincel de metal não muito duro para obter um acabamento áspero. Isso é necessário para que as tintas adiram bem ao gesso e não descolem das paredes após a secagem.
Antes de pintar, é necessário certificar-se de que o teor de umidade do gesso não ultrapassa 1%. Para realizar essas medições, um dispositivo especial é usado - um medidor de umidade. Se a superfície atender a todos os requisitos, deve primeiro ser tratada com um primer. O primer é realizado em 2 ou 3 etapas, de modo que um período de tempo entre a aplicação das camadas é mantido, durante o qual a camada anterior está completamente seca.
O primer removerá o excesso de poeira da superfície e melhorará a adesão entre os revestimentos.
Nuances importantes
O gesso é adequado para muitas superfícies. Pode ser aplicado em cimento e gesso de cal, drywall, madeira e tinta. Além disso, as misturas de gesso podem trabalhar em blocos de silicato de gás, toras, aglomerado e concreto de argila expandida. Essas superfícies devem ser sempre preparadas com primer. Para a maioria desses materiais, um primer universal regular de duas ou três camadas funcionará, enquanto as lajes de contato de concreto e a tinta são mais bem aplicadas em lajes de concreto.
Antes de prosseguir com a aplicação do gesso, é necessário preparar cuidadosamente a superfície. Todos os revestimentos decorativos antigos são completamente removidos, remova manchas de graxa, cola e poeira. Caso a parede ou o teto tenham sido previamente pintados, recomenda-se a remoção completa da camada de tinta. Para fazer isso, você pode usar um raspador ou moedor com um acessório de moagem. Camadas de gesso velho também precisam ser removidas.
É necessário remover todos os elementos metálicos da superfície tratada, pois a camada de gesso aumenta o efeito da corrosão sobre eles. As peças de metal que não podem ser removidas são abundantemente revestidas com um composto anticorrosivo.
Grandes fissuras, lascas e outros defeitos significativos devem ser cobertos com argamassa de cimento.
A camada mínima para algumas misturas de gesso é de 5 mm.Mas a espessura ideal para uma camada de gesso é de 1-2 cm. Em casos onde há grandes defeitos na superfície, pode ser necessário aumentar a espessura do revestimento para 8 cm. Nessas circunstâncias, o reforço da superfície com galvanizado ou malha de plástico será necessária. Além disso, o reforço da parede deve ser feito em edifícios novos, a fim de excluir a deformação durante o encolhimento do edifício.
Para instalar uma tela de reforço em toda a superfície da parede, você precisa aplicar um marcador a cada 35-45 cm com um marcador. Nessas marcas, os furos são feitos com um punção e hastes de plástico dos pinos são inseridos neles . A malha é cortada em pequenos pedaços retangulares e sobreposta com parafusos autoatarraxantes. A distância da parede ao material de reforço não deve ser superior a metade da camada de gesso.
Nenhuma deflexão é permitida na estrutura de reforço, e quando você tocá-lo, não deve haver vibração. Para corrigir essas deficiências, um fio com a forma da letra Z é enfiado entre as células da malha para fortalecer a estrutura.Uma mistura de gesso, de consistência mais líquida, é despejada no lado interno da malha. Esta camada é deixada para secar por 10-20 minutos e somente depois que uma camada externa mais espessa é aplicada.
Você também pode precisar instalar beacons de guia. Como eles, você pode usar um perfil de alumínio para drywall, que deve ser removido após a secagem da camada de gesso. Você pode fazer seus próprios faróis de uma mistura de gesso. Para fazer isso, uma faixa vertical é construída a partir da solução e nivelada com um nível. Você pode trabalhar em balizas de gesso em 3-4 horas.
Após a secagem completa do gesso, é necessário verificar a uniformidade da cor e a uniformidade da superfície. Você só pode verificar a cor com a luz brilhante certa. Rachaduras e lascas não são permitidas no revestimento acabado, e ele não deve ser perfeitamente liso ou muito poroso. Apenas pequenos poros são necessários na superfície. Se houver falhas, uma segunda camada fina de gesso deve ser aplicada sobre o revestimento acabado.
Existem muitas nuances a serem consideradas ao trabalhar com materiais de gesso. Por exemplo, você pode adicionar cimento ao gesso, misturá-lo com alabastro ou serragem. Vários aditivos conferem novas propriedades e texturas à solução. Qualquer solução de gesso precisa ser trabalhada muito rapidamente. Se endurecer, não funcionará para deixar a mistura congelada de molho para trabalhar mais com ela.
Fabricantes
Fabricantes nacionais e estrangeiros fornecem ao mercado gesso de diversas composições e finalidades. Quase cada um deles na linha de produtos contém misturas para uso interno e externo, bem como para aplicação manual e mecanizada. Ainda não existe uma classificação exata das empresas em termos de qualidade e preços de misturas de gesso, de modo que a escolha do material só pode ser feita com base na comparação das características técnicas.
Parâmetros ideais de estuque de gesso Etalon para trabalho de interiores de um fabricante nacional:
- cor - cinza claro;
- a quantidade de água para a preparação da solução - 0,55-0,6 l / kg;
- a espessura de uma camada é de 2 a 30 mm;
- resistência à compressão - 40 kg / cm2;
- temperatura durante o trabalho - de +5 a + 30 ° С;
- a solução é adequada para trabalhar dentro de 1 hora;
- consumo por camada de 1 mm - 0,9-1,2 kg / m2.
O gesso Standard para aplicação à máquina tem todas as mesmas características, exceto o tempo de trabalho, que é aumentado para 100 minutos.
O gesso "Teplon" da empresa russa "Unis" é adequado para trabalhos de interiores e é aplicado tanto manual como mecanicamente:
- Cor branca;
- a quantidade de água para a preparação da solução - 0,4-0,5 l / kg;
- a espessura de uma camada é de 5-50 mm;
- resistência à compressão - 25 kg / cm2;
- temperatura durante o trabalho - de +5 a + 30 ° С;
- a solução é adequada para trabalhar em 50 minutos;
- consumo por camada de 1 mm - 0,8-0,9 kg / m2.
O gesso Bolars também é produzido na Rússia e possui os seguintes parâmetros:
- Cor branca;
- a quantidade de água para a preparação da solução - 0,44-0,48 l / kg;
- a espessura de uma camada é de 2 a 30 mm;
- resistência à compressão - 25 kg / cm2;
- temperatura durante o trabalho - de +5 a + 30 ° С;
- a solução é adequada para trabalhar dentro de 1 hora;
- consumo por camada de 1 mm - 1 kg / m2.
Emplastros de gesso turco do Dr. misturar. cetim, Rigips, Siva e muitos outros.
Para informações sobre como fazer gesso em faróis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.