Decoração de parede com gesso: prós e contras

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e design
  3. Como misturar a composição?
  4. dicas e truques
  5. Sutilezas de aplicação
  6. Por quanto tempo ele seca?

O reboco de paredes com uma composição de gesso encontrou ampla aplicação na eliminação de irregularidades superficiais para fins de pintura posterior ou papel de parede. Essa composição é ecologicamente correta, não causa alergias, não tem odor, é bastante fácil de usar, é consumida economicamente, não tem medo de fogo, tem propriedades isolantes de calor e supressoras de ruído.

As vantagens indiscutíveis incluem também a capacidade de manter um microclima constante no ambiente, já que o gesso absorve rapidamente o excesso de umidade quando aparece, e então também cede facilmente quando o ar fica excessivamente seco.

Além disso, a superfície, pré-tratada com argamassa de gesso, não tem medo de cravar pregos e aparafusar com o peso.

Na maioria das vezes, as paredes, tetos e divisórias de instalações residenciais, bem como escritórios e outros edifícios de finalidade semelhante, são recortados com composição de gesso. Não é recomendado o seu uso para o nivelamento de paredes em banheiros e lavanderias, onde níveis elevados de umidade do ar estão presentes o tempo todo. Para esses fins, uma mistura de gesso resistente à umidade é mais adequada. Também é indesejável o uso de argamassa de gesso para o nivelamento de paredes em salas não aquecidas e em fachadas de ruas abertas.

O gesso é aplicado em uma ampla variedade de substratos - concreto, espuma de concreto, alvenaria, cimento-areia e outras superfícies. A única condição é que o material não seja suscetível à umidade.

Observe que se a superfície a ser revestida apresentar danos graves, deve-se primeiro selá-la com cimento, pois o revestimento de gesso é aplicado em camada fina e não será capaz de esconder defeitos cosméticos.

O gesso é altamente plástico e, portanto, permite a criação de filetes na área do forro.

A decoração das paredes com gesso gesso, devido às características do material, possui certas nuances, que serão discutidas em detalhes a seguir.

Peculiaridades

Levando em consideração a tecnologia e observando todas as recomendações das instruções de uso, mesmo uma pessoa inexperiente em reboco poderá realizar o nivelamento das paredes por conta própria.

Em primeiro lugar, você precisa preparar a superfície de trabalho., ou seja, limpe-o de poeira e possível contaminação e pré-escorve. Esta manipulação proporcionará melhor adesão e adesão mais firme da superfície tratada com a composição. Antes de aplicar a composição, determine a espessura desejada da camada de gesso: quanto mais fina ela for, mais líquida deve ser a composição. Espalhe a composição ao longo da parede com uma espátula fina e, para o nivelamento, use a regra - uma faixa longa e uniforme de 1,5-3 m de comprimento.

No caso de aplicação do gesso em várias camadas, antes de passar para a próxima, deixe a anterior secar bem - isso levará pelo menos 3 horas. Espalhe e nivele a primeira camada, movendo horizontalmente, a segunda camada - ao contrário, verticalmente.

O gesso não forma rachaduras, portanto, as superfícies tratadas com ele oferecem amplas possibilidades de processamento decorativo. Para o trabalho com bases de concreto, utiliza-se uma mistura de gesso com primários.

À medida que a aplicação avança, o gesso espalha-se uniformemente e depois torna-se perfeitamente liso.Demora pelo menos 5 dias para o revestimento secar completamente, após o qual a superfície está pronta para o acabamento final.

Tipos e design

Há muito que o gesso é utilizado como base e como componente de nivelamento. Atualmente, suas variedades decorativas são amplamente difundidas, o que pode facilmente competir com a popularidade do papel de parede. É fácil combiná-lo com outros tipos de acabamentos e, como resultado, dar vida às idéias de design mais ousadas. Pode ser liso ou texturizado.

O gesso decorativo pode ser dividido em tipos de acordo com o agente de ligação:

  • Acrílico flexível, perfeitamente aplicado a uma grande variedade de superfícies, adequado para criar elementos decorativos e padrões com um rolo ou espátula. Disponível no mercado como mistura pronta para uso. Se desejar, você pode adicionar o corante desejado a ele. Adequado para trabalhar em casas de banho e cozinhas. Para aplicar o gesso na base, podem ser utilizadas instalações especiais, o que normalmente é feito com muito trabalho. Note que para obter uma tonalidade uniforme e textura igual, é necessário mexer constantemente a composição para que não perca a uniformidade e, se possível, não interromper o trabalho por mais de meia hora. A superfície resultante pode ser limpa com detergentes suaves.

  • Mineral. Ele usa cimento como aglutinante. Esta formulação é vendida em pó. Dos aspectos positivos, pode-se destacar sua força, resistência a danos mecânicos, boas propriedades de isolamento acústico. Permite pintura ou envernizamento.

  • Silicone produzido com base em resina sintética. O plástico, de fácil aplicação, ao terminar a secagem, forma uma película hidrorrepelente na superfície, o que permite cobrir as superfícies do banheiro. De longa duração, não tem medo de mofo e bolor. É utilizado exclusivamente para fins decorativos e não requer preparação prévia da superfície para a aplicação, uma vez que nivela perfeitamente as paredes. A categoria de preço desse gesso é ligeiramente superior à dos tipos anteriores. É comercializado em embalagens de vários tamanhos, o que é extremamente prático para a criação de um design interior único durante o acabamento final.
  • Silicato - fabricado em vidro líquido. É o tipo de revestimento mais resistente e duradouro, evita o apodrecimento das paredes e o aparecimento de bolor, pelo que é mais utilizado para a decoração exterior de fachadas, embora por vezes seja utilizado para trabalhos interiores. Não sofre alterações de temperatura e vento. Vem em branco ou pode ser colorido. Ideal para substratos porosos como concreto aerado.

Uma preparação preliminar cuidadosa é necessária para trabalhar com outras superfícies. Além disso, uma das desvantagens é apontar uma possível alteração na cor do revestimento sob a influência da luz solar direta.

Na aparência, o gesso é dividido nos seguintes tipos:

  • Estrutural - com a adição de lascas de mármore ou quartzo, parece uma superfície granular não uniforme. Altamente respirável e resistente à umidade.

  • Texturizado - demonstra alta aderência a tijolos, madeira e superfícies de gesso simplesmente lisas. Cria facilmente uma imitação de madeira, tecido ou pedra, sendo possível pintar a composição em diferentes cores. Este tipo de gesso mascara perfeitamente as irregularidades.

  • Veneziano - imita mármore ou ônix, é freqüentemente usado em decoração de interiores em estilo clássico. A aplicação de tal gesso requer uma preparação cuidadosa das paredes, incluindo reforço, massa e primer. Em seguida, a tinta é aplicada com uma espátula de borracha. Cada esfregaço requer uma secagem cuidadosa. Pode ser fosco ou brilhante.

  • Flock é um novo desenvolvimento que contém flocos de acrílico na composição.Cria uma imitação de camurça ou veludo, é muito utilizada para acabamento de tetos e colunas.

Gostaria de destacar brevemente os tipos de acabamento mais populares atualmente:

  • "Besouro de latido" - contém grânulos minerais que, quando aplicados, imitam um padrão semelhante à trajetória de um besouro da madeira. Utilizado apenas para acabamentos, adapta-se perfeitamente a suportes de gesso cartonado, tijolo e betão.

  • "Cordeiro" - contém aparas minerais. Via de regra, é utilizado para trabalhos de fachada, adapta-se perfeitamente a qualquer tipo de superfície, previamente limpa de sujeira e preparada com primer. Após a secagem, pode ser pintado em qualquer cor desejada.

  • "Casaco de pele" - foi classificado em primeiro lugar em popularidade por muito tempo. Mexa bem a composição antes de começar a trabalhar, pois os elementos decorativos tendem a se depositar no fundo do recipiente com o tempo.

Como misturar a composição?

A receita para a solução é extremamente simples:

  • Em uma calha ou balde profundo, a água limpa é coletada a uma taxa de 0,5-0,7 litros por 1 kg de pó.

  • A mistura é despejada no recipiente e bem misturada usando um misturador para construção ou uma furadeira. Se essa técnica não estiver disponível, a solução é misturada manualmente até ficar homogênea.

  • Em seguida, a mistura é deixada em repouso por 5 minutos, amassada novamente, após o qual está completamente pronta para uso.

  • Em comparação com o cimento, a mistura de gesso endurece muito rapidamente, lembre-se disso, este é um processo irreversível e não pode ser retardado.

dicas e truques

Ao realizar o trabalho, preste atenção às seguintes nuances:

  • O gesso endurece muito rapidamente, por isso não leva mais de meia hora para aplicá-lo na superfície.

  • Após o endurecimento, a composição é inadequada para o trabalho. É inaceitável tentar diluí-lo novamente com água ou adicionar novos constituintes para retardar o processo de cura.

  • Na sala onde o trabalho é executado, deve haver ar seco e a temperatura não deve ser inferior a +5 e não superior a +25 graus.

  • Certifique-se de que não há correntes de ar, caso contrário, o resultado do trabalho pode ser danificado.

  • Antes de aplicar o gesso, certifique-se de que todos os fios necessários (por exemplo, elétricos ou relacionados a alarmes) foram roteados.

  • Lembre-se de que o gesso irrita os órgãos respiratórios - faz sentido se proteger se você mesmo estiver fazendo o trabalho.

  • Se houver peças de alumínio ou aço nas paredes, desmonte-as ou trate-as com um agente anticorrosivo, pois o gesso tende a oxidar objetos de metal.

  • Ao final do trabalho, certifique-se de que não haja marcas ou manchas indesejadas na superfície rebocada. Se encontrados, remova-os com um desengraxante especial ou vapor.

  • É melhor inspecionar novamente a superfície, pronta para o acabamento final, com boa iluminação.

  • Leve a sério a sua escolha de mistura. É melhor dar preferência a marcas que já são conhecidas no mercado e têm boas críticas dos clientes.

  • Na hora da mistura, é permitido usar um misturador de construção para uma preparação mais rápida e uniforme da mistura.

  • Não se esqueça de estudar cuidadosamente a base e prepará-la para o trabalho - as paredes de concreto e madeira devem ser preparadas de diferentes maneiras antes do reboco.

Sutilezas de aplicação

Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar-se para cobrir o piso com uma película protetora para evitar que a composição fique sobre ele. Leia atentamente as instruções de uso do pó com o qual vai trabalhar.

Antes de diluir a mistura de gesso, é necessário preparar a superfície de trabalho para que fique o mais limpa e seca possível.

Seria correto fazer isso em várias etapas:

  • pedaços de concreto são lascados, que não aderem bem à superfície da base;

  • bata na parede - se um som abafado for ouvido, o concreto se soltou, ele também precisa ser derrubado;

  • rachaduras e cavidades são limpas e preenchidas com cimento;

  • as superfícies secas são polidas com uma escova de aço;

  • a poeira das paredes pode ser removida com uma escova macia ou com um aspirador de pó;

  • o revestimento de gesso não adere à tinta a óleo, por isso esta deve ser removida com uma broca especial, a superfície da mancha deve ser lixada com uma escova de aço duro ou limpa com um solvente e, em seguida, uma camada de composição de gesso deve ser aplicado;

  • para o pré-tratamento de paredes de basalto e granito, são utilizadas composições especializadas que são aplicadas à superfície na forma de aerossol. Após um período de tempo, a massa solidificada é removida da superfície na forma de um filme que absorveu todos os contaminantes, após o que as paredes são preparadas com um primer acrílico - é importante não permitir que o ar goteje das paredes e formar bolhas de ar;

  • a fim de melhorar a aderência da base e do revestimento, utiliza-se um primer; para paredes de concreto, a ferramenta de "contato com o concreto" é adequada;

  • paredes de tijolos e blocos são tratadas com solo que possui características de penetração profunda para reduzir sua higroscopicidade. Use também produtos especializados antes de trabalhar com uma base de madeira.

O reboco das paredes realiza-se com auxílio de balizas ou sem a sua utilização, bem como com instalação de malha armada ou sem ela.

O trabalho sem farol é realizado quando é necessário recortar ligeiramente a parede em um plano ou criar uma camada decorativa externa. Isso geralmente é feito à mão. Usando a regra, as irregularidades no teto e nas paredes são determinadas - a ferramenta é pressionada em diferentes lugares, indicando assim a área de trabalho. Uma composição de gesso é aplicada a essas áreas e espalhada sobre a superfície. Além disso, usando a regra, a presença de uma lacuna entre a ferramenta e a superfície tratada é determinada.

Se a ferramenta se ajusta perfeitamente, o mesmo algoritmo é trabalhado na próxima seção. Todas as áreas planejadas são processadas da mesma maneira. A espessura aproximada da camada será de 2-3 mm, após a secagem da composição e o lixamento da superfície, pode-se proceder ao acabamento decorativo da base.

O trabalho com faróis é adequado quando se trabalha com grandes áreas da base, quando não é possível realizar o reboco à máquina. Perfis de metal especializados, linha de pesca ou cabos finos são usados ​​como faróis.

A tecnologia é a seguinte: as balizas são niveladas, tentando manter a camada de gesso o mais fina possível. Usando um nível, crie uma marcação para instalar beacons. Aplique um pouco de argamassa nos locais indicados e fixe as balizas, certifique-se de verificar o nível. Observe que a distância entre eles deve ser entre 30 e 50 cm - pequenos espaços garantem um procedimento mais fácil. Tente manter a distância entre eles não mais do que o comprimento da regra de construção. Além disso, de olho nas balizas, a composição é aplicada na base e distribuída, o excesso é retirado.

Para realizar essa manipulação, uma regra também é usada. Após a camada de gesso secar um pouco, sua superfície deve ser nivelada com um cortador. Lembre-se de que você precisa iniciar esta etapa pelo menos meia hora após o término do trabalho.

Após duas horas, a superfície pode ser alisada. Para fazer isso, borrife água com um borrifador e deixe a umidade ser absorvida pela camada superior da composição de gesso. Quando a superfície rebocada volta a ficar mate, com um pincel especial, esfrega-se a camada superior umedecida em toda a parede, preenchendo as menores irregularidades e tornando a superfície perfeitamente lisa. Em seguida, a superfície é novamente bem passada com uma espátula especializada.

Se for necessário dar um brilho brilhante ao gesso, depois de um dia ele é novamente umedecido com água e rapidamente esfregado com uma espátula até que o efeito desejado seja alcançado.É altamente recomendável obter os perfis metálicos após o término do trabalho, e as covas remanescentes podem ser facilmente reparadas com uma pequena porção da solução, mas se já tiver terminado, você sempre pode diluir uma quantidade adicional.

Beacons podem enferrujar com o tempo e manchas feias aparecerão na superfície, prejudicando assim sua aparência. Se os perfis de metal não estiverem dobrados ou danificados, eles podem ser usados ​​na próxima vez. A única vez que os perfis podem ser deixados sob uma camada de gesso é se você quiser colocar os ladrilhos em cima da base de gesso.

Utiliza-se malha reforçada quando é necessário rebocar paredes com resistência insuficiente ou no caso em que a camada de reboco deve ultrapassar 2 cm. Na maioria dos casos, se as paredes forem suficientemente lisas, são tratadas com uma camada de primário. As bases de gesso cartonado ou concreto aerado são preparadas em várias camadas.

Por quanto tempo ele seca?

Conforme mencionado acima, a solução endurece muito rapidamente - dependendo das características da mistura, o tempo de endurecimento varia de 45 minutos a 1,5 horas. O tempo máximo de configuração é demonstrado por misturas para aplicação de hardware - eles endurecem em duas horas.

Para aumentar a vida útil e a confiabilidade da camada de gesso, é necessário permitir que as camadas sequem adequadamente. A segunda camada é aplicada somente após a primeira estar completamente seca.

Quando o trabalho termina, as superfícies são deixadas secar por 5 a 7 dias, então as paredes estucadas podem ser lixadas e preparadas para o acabamento decorativo.

O processo de decoração de paredes com gesso, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário