Gesso drywall: escolha da mistura e tecnologia de aplicação
Drywall apareceu em meados do século XX, mas só foi amplamente utilizado nas últimas duas décadas. Actualmente, é utilizado em todo o lado - para a construção de divisórias, revestimento de paredes e tectos, construção de vários tipos de estruturas. No entanto, nem todo mestre, muito menos um iniciante, sabe como processar este material corretamente.
Peculiaridades
Drywall é um material de construção que consiste em várias camadas:
- papel - são dois e estão localizados fora;
- gesso - atua como uma camada interna; para melhorar suas propriedades, vários enchimentos são adicionados a ela.
É emitido na forma de folhas, que podem ser:
- convencional (GCR);
- resistente à umidade (GKLV);
- resistente ao fogo (GKLO);
- com aumento de resistência (fibra de gesso - GVL).
Entre as vantagens do material, a principal é que pode ser utilizado não só para criar objetos de construção retangulares, mas também radiais, com formas totalmente impensáveis. É multifuncional - esconde bem as falhas arquitetônicas (por exemplo, desvios de um ângulo reto em vários graus) e paredes e tetos irregulares, comunicações de ventilação, tubos e fiação. Além disso, é leve, flexível, ecologicamente correto, com isolamento térmico e resistência ao fogo razoavelmente bons.
Existem também desvantagens - fragilidade, isolamento acústico deficiente e a necessidade de adquirir um sistema de fixação especial.
Nos fóruns de construção, há longas discussões sobre a necessidade de aplicar gesso em estruturas de drywall. Afinal, na verdade, eles têm as mesmas funções - nivelar e proteger as paredes de influências externas. Além disso, eles são muito semelhantes em composição. Os profissionais ainda enfatizam que isso deve ser feito.
- Primeiro, a superfície da placa de gesso raramente é deixada em sua forma original. E para a aplicação de qualquer revestimento decorativo, é necessária uma superfície perfeitamente plana.
- Em segundo lugar, ao fixar placas de drywall, muitas vezes é necessário encaixar e, para isso, são necessários fixadores. Todas as tampas e juntas ficarão perfeitamente visíveis, mesmo sob papel de parede e pintura.
- Em terceiro lugar, é necessário se você quiser mascarar defeitos que apareceram durante a operação de longo prazo.
- Em quarto lugar, o gesso é aplicado no caso de ser ela o revestimento decorativo.
Escolha de gesso
De acordo com a finalidade da mistura, que pode ser aplicada em drywall, pode ser dividido em três tipos:
- para uso geral (em camada contínua) ou para uso local (como máscara de irregularidades - amassados, depressões e saliências);
- para criar proteção contra umidade, frio, sons altos e outras manifestações do ambiente;
- para criar uma camada decorativa.
Os primeiros são aplicáveis apenas para folhas resistentes à umidade. Isso se deve ao fato de que os comuns são deformados sob a influência da água e do vapor. Portanto, não só não devem ser colocados em banheiros, mas também cobertos com gesso à base de água. Claro, muitos especialistas observam que o impacto negativo é contido pela cartilha. Mas, no negócio de reparos, é melhor não arriscar.
O gesso convencional pode ser subdividido em:
- Gesso - forma uma camada branca. A brancura é freqüentemente alcançada por meio da adição de aditivos (amianto e materiais semelhantes) que são ruins para a saúde humana. No entanto, economiza muito tempo devido à facilidade de aplicação.As desvantagens incluem o alto custo, baixa resistência e resistência à umidade, em comparação com outros materiais.
- Magnésio - também adequado para decoração de interiores. Difere em altos indicadores de força. Não se desintegra nem queima. Ela tem uma desvantagem significativa - o preço.
- Areia de cimento - adequado para decoração dentro e fora do edifício. Às vezes, para tornar a mistura mais plástica, adiciona-se cola ou cal. É mais difícil de aplicar do que outros tipos, mas essa desvantagem é totalmente compensada por seu preço acessível, durabilidade e longa vida útil.
- Lima - usado com mais freqüência fora do que dentro. Entre as vantagens estão a naturalidade, a facilidade de uso. Este tipo é o de menor resistência, portanto, para melhorar esse indicador, às vezes é adicionado cimento.
São estes materiais que constituem a base dos chamados gessos especiais:
- Isolante térmico. Espuma de vidro, poliestireno, vermiculita ou perlita são adicionados à base de areia, cimento e cal. O segredo para mantê-lo aquecido está em sua textura especial, que inclui bolhas de ar.
- À prova de som. Os componentes adicionais neste caso são pedra-pomes, argila expandida, escória ou vermiculita - eles absorvem bem os sons.
- Impermeabilização. A resistência à umidade é garantida pela adição de polímeros.
- Proteção de raios-X. Aumenta a proteção contra radiação devido à barita incluída na composição.
- Resistente a ácidos. É resistente à ação de produtos químicos, pois contém vidro potássico e quartzito.
O gesso decorativo é uma alternativa ao papel de parede e a alguns tipos de tintas. Além da beleza externa, essa mistura tem função protetora. Além disso, é versátil e pode ser aplicado em qualquer tipo de placa de gesso cartonado, incluindo placas de gesso convencionais.
A composição da mistura pode ser distinguida:
- Mineral. O mais orçamentário, pois se baseia no mesmo cimento. Ele retém bem a sua cor durante todo o período de operação, mas é facilmente descascado.
- Acrílico. Mais durável. Mas sob a influência da luz solar, ele perde seu brilho.
- Silicone. Plástico, fácil de aplicar e resistente à umidade.
- Silicato. Resistente aos esforços mecânicos, bem como à ação do fogo, água e luz solar. É durável, mas inacessível devido ao seu alto custo.
A superfície de tal gesso pode ser lisa ou gofrada, homogênea ou granular. A escolha da cor é praticamente ilimitada, pois qualquer pigmento dos materiais de construção existentes no mercado pode ser adicionado à mistura.
Processo de aplicação
Antes de rebocar uma parede ou qualquer outra superfície com uma mistura, você precisa prestar atenção às áreas problemáticas.
Vamos analisar esse processo usando o exemplo de juntas:
- Primeiro você precisa escolher um material. Uma massa também é adequada para costuras. Danos mais profundos devem ser tratados com gesso.
- A mistura é diluída com um misturador ou manualmente.
- As bordas das folhas são cortadas em ângulo para criar um chanfro. O recesso resultante é preparado.
- Em seguida, aplique a solução com uma espátula estreita na ranhura e nivele. Coloque a tela de reforço por cima e cubra-a com outra camada.
- Alise tudo com uma espátula larga.
- Após a secagem, as irregularidades devem ser removidas com uma escova ou lixa.
Os cantos internos são tratados da mesma maneira. Do lado de fora, há cantos de malha especial ou perfis de metal. As tampas dos parafusos auto-roscantes devem ser rebaixadas em relação ao nível da superfície. Eles também são primeiro preparados e depois com massa.
Antes de colar o papel de parede, esse revestimento é suficiente.
Antes de pintar ou colocar ladrilhos, o gesso é obrigatório:
- São necessárias duas espátulas. Uma solução estreita é aplicada a uma ampla.
- Aplicar a mistura diretamente na parede com uma espátula larga e nivelar.
- As camadas devem ser as mais finas possíveis. Se no final for necessário nivelar um grande desvio do nível, então é melhor aplicar várias camadas finas do que uma, mas espessa.
- A camada de acabamento é igual e controlada pela regra.
- Após a secagem, a superfície deve ser lixada.
Arcos e outras estruturas com contornos semicirculares são finalizados da seguinte forma:
- Um primer é aplicado na superfície e um perfil de reforço ou tela é instalado nos cantos do arco, fixado com pregos ou parafusos temporariamente.
- Com uma pequena espátula, aplique a massa entre os cravos, pressionando com firmeza.
- Após o endurecimento, retire os cravos e triture.
- Então você deve prosseguir para a abóbada interna do arco. Para isso, pegue uma espátula larga, aplique massa e alise com uma camada fina sobre a superfície designada. Você pode fazer a demão de acabamento na hora, já que não há irregularidades.
O gesso decorativo pode ser aplicado de diferentes maneiras, mas inicialmente a parede deve ser preparada em duas camadas e a mistura de base aplicada em camadas finas.
Então você precisa fazer o seguinte:
- Para obter qualquer cor, o gesso pode ser tingido em massa ou coberto com tinta depois de concluído todo o trabalho. Para colorir a solução, você precisa adicionar cor a ela. Em seguida, aplique a massa decorativa resultante na parede e distribua.
- Comece a formar um alívio. Para isso, use rolos, espátulas, pincéis, esponjas e outros meios improvisados. Tudo depende do tipo de efeito que você deseja obter no final. Às vezes, a textura começa a se formar diretamente durante a aplicação da solução. Às vezes, os pulverizadores são necessários para a aplicação.
- Após o endurecimento, a superfície é pintada, coberta com cera ou, ao contrário, parte do revestimento é removida com vários dispositivos. Novamente, tudo depende da sua imaginação.
Dicas e truques:
- Antes de iniciar as manipulações, é necessário pensar e preparar o inventário, meios improvisados (escada, fontes de luz adicionais, cabos de extensão). Não se esqueça dos equipamentos de proteção (macacão, touca, sapatos, luvas).
- Apenas as folhas inteiras são rebocadas, sem furos. Já em locais onde a integridade é rompida, o revestimento pode penetrar na camada interna do drywall. Com essa deformação, é melhor substituir imediatamente a folha por uma nova.
- Não negligencie o primer. Qualquer revestimento se encaixa melhor nele. E quando aplicado em lençóis, também protege contra o inchaço.
- O primer é aplicado com rolo. As bases alquídicas, acrílicas ou fenólicas são as mais adequadas em nosso caso. Eles não apenas melhoram as propriedades da placa de gesso, mas também economizam dinheiro.
- Antes de aplicar qualquer tipo de revestimento, a superfície deve ser cuidadosamente limpa. Isso é especialmente verdadeiro para o pó de gesso, que permanece em grandes quantidades após a instalação das placas de gesso. Para removê-lo, é necessário um bom, de preferência um aspirador de pó industrial. Além de umedecer a superfície com um borrifador, além da mistura seca que precisa ser diluída, estão à venda soluções prontas.
- Todas as soluções são preparadas em porções. E as sobras são fechadas hermeticamente em recipientes.
- O tempo de solidificação da solução é diferente para cada fabricante. Deve-se levar em consideração quando é necessário aplicar a próxima camada somente depois que a anterior estiver completamente seca. É importante seguir as instruções da embalagem em tudo.
- A climatização interior contribui para a rápida execução das obras e a melhoria da qualidade do revestimento. Não deve ser quente nem frio. É necessária uma troca de ar constante.
Para gesso cartonado, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.